Não Se Pode Amar e Ser Feliz Ao Mesmo Tempo

Não Se Pode Amar e Ser Feliz Ao Mesmo Tempo Nelson Rodrigues

Resenhas - Não Se Pode Amar e Ser Feliz Ao Mesmo Tempo

Amal0 02/04/2024

Cartas de mulheres com problemas amorosos e respostas cheias de ironia.
Foi uma leitura divertida mas confesso que nas últimas páginas já estava entediada.

Peleteiro 27/01/2020

A essência do amor desesperado, do amor Nelsoniano
É inegável, sobretudo por conta do tempo e da figura de Nelson, que há um machismo incômodo na obra. Todas as vezes que disse que a mulher deveria fazer tal coisa pois era seu dever agradar o homem amado, me revirei como leitor. Entretanto, este defeito não foi capaz de tirar o valor da leitura. Através de Myrna, Nelson traz a essência da sua perspectiva sobre o amor, marcado pelo desespero, pela fascinação, e pelo ato de se colocar em segundo plano pela primeira vez na vida. Para Myrna, só é possível amar alguém, de verdade, uma única vez. Todo o resto, são distrações. Um livro que não te dá alternativas, senão devorá-lo.

Sheila Pires 25/03/2016

Tipo de livro que se lê devagarinho, pra render.
Divertidíssimo! Nelson encarna com perfeição a mulher de princípios dos anos 40. Sem papas na língua, Myrna dá conselhos irreverentes, sobre como lidar com o amor em todos os tipos de relações. Uma carta-conto melhor que a outra, ponto alto para "É uma delícia o ciúme sem motivo", com todo o tempero do universo rodriguiano.

Andreia.Gallo 24/03/2016

Tudo se resume no AMOR
Uns dos meus escritores favoritos. Nelson Rodrigues sempre ironizando tudo, se transforma em Myrna uma mulher disposta ajudar outras mulheres com seus sofrimentos amorosos e dilemas conjugais. Pra mim tudo se resume no Amor, onde Nelson ou melhor Myrna dá grandes conselhos da forma mais sarcástica e as vezes até verdadeira sobre o grande dilema de amar e perdoar.

tray 11/01/2016

Audácia
Nelson sempre me faz sair do conforto , com pensamentos ácidos me coloca na parede e me faz questionar muitos pensamentos , mais um livro maravilhoso de Nelson

jota 06/05/2012

Consultório sentimental é (ou era) isso aí
Travestido de Myrna, conselheira sentimental, Nelson Rodrigues mantinha uma coluna no jornal carioca Diário da Noite (nos idos de 1949), onde respondia missivas (palavra muito usada naquele tempo) de suas leitoras reais e imaginárias (havia leitores que lhe escreviam; uns poucos, claro).

As mulheres de então, em esmagadora maioria, trabalhavam apenas em casa e nutriam grande preocupação com questões ligadas à família, casamento, amores, namorados, traição, sogras, etc. Interessa que Nelson Rodrigues não perdia a oportunidade, em suas respostas ou conselhos, de quase sempre contrariar as expectativas dessas mulheres – e aí é que os textos se tornam engraçados -, aconselhando-as a fazer exatamente o contrário do que se poderia esperar de uma conselheira-padrão.

Coisa que Myrna não era. Justamente porque ela era Nelson Rodrigues.

Lido entre 26.04 e 06.05.2012.

Rodrigo 23/09/2011

Maravilhoso!
Esse livro capta bem a "alma da obra de Nelson Rogdrigues" um misto de irônia para tratar os problemas cotidianose sabedoria para forncer um ponto de vista claro e único.
Neste Livro Nelson Rodrigues é usa o pseudonimo de Myrna, uma mulher que está disposta a dar os melhores conselhos as leitoras e leitores com problemas amorosos.
Acontece que o autor tem um jeito todo peculiar de dar estes conselhos,ou seja, de forma extremamente políticamente incorreta e divertida. Nelson Rodrigues pode ser acusado de tudo , menos de hipócrita.

mariarachel 05/03/2009

Divertido
Se você consegue contemporizar as respostas e perceber a ironia do Nelson, comparando-o com a seriedade 'fofa' do Goldin e do Calligaris; se diverte. Apesar de sob a alcunha, se não me engano, de Myrna (tem também as da Susana Flag, mas não lembro onde), foi um livro que eu gostei de ter lido. São consultas sentimentais e ele com aquelas respostas super sarcásticas e divertidíssimas. A que eu me lembro melhor é a 'das vantagens de se apaixonar por um feio'.