Napoleão

Napoleão Vincent Cronin

Resenhas - Napoleão

comprido 21/04/2021

Otimo
ótimo livro, bem diferente do é ensinado ao ensino médio, e uma alto biografia bem pessoal, aconselho a ler quem realmente gosta de historia, por que você entra num mundo bem particular de napoleão, não vejo napoleão como tirano, vejo um líder nato ,inteligente para sua época .

Gabrielli 04/04/2023

Boa biografia, mas muito parcial
A leitura é fluida e tranquila para iniciantes no assunto (como é meu caso), mas é nítido que o autor "passa pano" para Napoleão. Ansiosa para ler mais sobre a França e esse período em específico para aprofundar mais!

Lucas Lobo 11/05/2022

O Cavalo Branco de Napoleão
Que homem espetacular, que obra fantástica. Fiquei fascinado pela história de Napoleão. Um homem daqueles que nascem a cada 100 anos.
Gabi 13/05/2022minha estante
nossa, ver esse livro me lembrou meu avôzinho. ele era apaixonado por história é sempre tinha um lugar especial por Napoleão. dei esse livro pra ele de natal uma vez e ele quase chorou. amou demais!

Lucas Lobo 13/05/2022minha estante
Nossa, que demais ?

gribeirodeal 24/05/2023

Tirando a puxação de sardinha do autor para o Napoleão, e as menções aleatórias a genitalia do imperador, é um bom livro. Me fez ver Napoleão com outros olhos.

Krisley 09/07/2017

Essa é uma biografia bem pessoal e não “histórica” - como normalmente são escritas as biografias de personagens como César, Hitler ou Stalin por exemplo - no sentido que o autor não se preocupa em contar os eventos históricos através do biografado e sim jogar uma luz sobre suas aspirações, intenções e reações, meramente mencionando algumas batalhas ou acontecimentos importantes. É recomendável que o leitor tenha uma noção geral da Revolução Francesa e das guerras europeias da época para ter uma maior compreensão dos acontecimentos.

A intenção do autor foi mostrar Napoleão como um homem de carne e osso, e ele cumpriu este objetivo de forma magistral. Utilizando muitas cartas, diários e documentos ele consegue mostrar Napoleão de forma muito íntima, analisando profundamente sua personalidade, e chegando a dedicar um capítulo a descrevê-lo fisicamente de forma minuciosa, assim como sua rotina como primeiro-cônsul.

O autor claramente é um fã de Napoleão, não perdendo muito tempo criticando-o e sempre destacando todas suas benfeitorias, mas isso não tira o mérito dessa grande obra.
Edição caprichada da editora Amarilys, com folhas amareladas, boa formatação de texto e uma pequena seção de fotos em papel fotográfico (12 páginas).

Recomendo!
Albert 13/07/2017minha estante
Podemos dizer que a obra aborda e abrange o Napoleão pelo lado pessoal? Enfatizando o Napoleão como pessoa e não como líder?

Krisley 13/07/2017minha estante
Também é abordado ele como líder, mas é uma biografia muito pessoal, mais pessoal que qualquer outra biografia que já li (de qualquer pessoa). Mais pessoal que essa só uma autobiografia.

Br4ndon Lee 01/11/2020

Napoleão: Uma vida
Primeira biografia que leio, e estou certo que escolhi da pessoa certa. Muitas dúvidas que tive no cenário da Era Napoleônica foram esclarecidas neste livro. O fundamento de suas decisões, embora algumas radicais, a maioria foi com um senso de proporção justo, mesmo com a quantidade de traições. " Querem matar Bonaparte; precisamos defendê-lo e torná-lo imortal".

Marcos 26/02/2024

Essa biografia foi uma das melhores que li até hoje. O escritor descreve um Napoleão diferente do que vemos nos bancos escolares ou nos filmes. Temos um homem como qualquer outro, humano, que queria ter sua família sempre por perto; honrado e sonhador.
Patriota ao extremo.
Além de ser um profundo conhecedor de batalhas, fez grandes reformas na França, que perduram até hoje.
Infelizmente, seu excesso de confiança e ingenuidade em certos momentos, associado a traições de várias formas, levaram a sua queda.
Que se toque a Marselhesa!

Pedro Patriota 21/06/2015

Biografia detalhada sobre um personagem fascinante
Em algumas passagens, o autor deixa transparecer um certo excesso de simpatia pelo biografado, o que levanta questionamentos quanto à sua isenção e, consequentemente, quanto à qualidade da obra como relato histórico. Por outro lado, a narrativa em detalhes do cotidiano de Napoleão dão ao mesmo um aspecto mais humano, eliminando a barreira do tempo, retirando-o do pedestal histórico e dando-lhe vida. Bom livro de partida para pesquisas mais aprofundadas sobre Bonaparte.
lucianosousa 14/07/2016minha estante
O autor é inglês. Eu acho que ele faz isso por um sentimento de culpa histórico da Inglaterra com o Napoleão.
Mas com certeza tem que tomar cuidado com essa análise sim. Ademais, seu comentário retrata bem o que é o livro mesmo.

Natanael Nonato 14/08/2022

Muito interessante
Estive bastante entretido desde o início até o fim das páginas deste livro. No entanto, não estou dando 5 estrelas apenas porque esta biografia é extremamente favorável à figura de Napoleão. Confesso que achei uma belíssima história, mas terei que ler a biografia de outro autor para me sentir mais confiante em relação ao conhecimento adquirido. O autor se sentiu na obrigação de criar um apêndice (A) para se defender de possíveis dúvidas no que se refere aos autores de memórias de sobre Napoleão. Achei estranho que o autor se esforçou pra mostrar que muitas figuras importantes da época de Napoleão não eram confiáveis, enquanto o livro seja totalmente favorável... Outra coisa que achei estranho foi mencionar absolutamente nada sobre fatos que eu já tinha ouvido falar, como as políticas coloniais de Napoleão, sobre o Haiti e a Luisiania... No mais, gostei de saber sobre a história da infância e formação desse famoso líder e sobre os fins dos seus dias, isolado em uma ilha no meio do oceano3. É uma história realmente incrível, riquíssima em detalhes militares, sociais, artísticos e até mesmo religiosos. A relação de Napoleão com a religião, sua campanha no Egito e na Rússia foram as partes que mais me interessaram! As citações de que Napoleão tinha atrações por outras figuras masculinas foram também pouco exploradas, mas ainda não sei se há realmente algo a ser explorado neste tema. É uma biografia bastante pessoal, se lê muito mais aspectos íntimos de Napoleão do que seus atos políticos. É de fato o que a biografia se propôs a fazer.

Para me certificar sobre todas as dúvidas, muito em breve lerei uma outra biografia famosa de Napoleão em língua portuguesa: a de Adam Zamoyski - O homem por trás do mito.

Alipio 08/05/2020

Napoleão - Uma vida ( melhor biografia)
Estava ansioso para ler esta biografia deste que é um dos personagens mais amado e odiado na história da humanidade.( tanto que "abortei" a leitura que estava fazendo e voltei-me a ela..? ).

Quem leu " Os Romavov", lembra dos sentimentos de admiração, ódio e temor que o Czar Alexandre I tinha de Napoleão.

Esta obra é considerada uma das melhores biografias de Napoleão Bonaparte na lingua portuguesa.

O livro divide a vida de Napoleão em vários períodos que vão da sua infância, juventude, vida adulta, Império, batalhas, conquistas e o seu exílio e morte na ilha de Santa Helena.

Outro diferencial desta obra, é o apêndice B que tráz parte de um manuscrito de ficção escrito por Napoleão e que se dispersou, porém o começo e o fim deste manuscritos foram parar na Biblioteca de Varsóvia. ( transcrito em Francês com a tradução em Português)

Além de Napoleão Bonaparte, ser um personagem com participações ou citações em livros de não ficção em Histórias Mundiais, vários escritores consagrados tiveram a figura de Napoleão como pano de fundo em seus romances. Entre eles estão: Stendhal ( O Vermelho e o Negro e A Cartuxa de Parma); Dostoiévski (Crime e Castigo) ; Liev Tolstói ( Guerra e Paz).

" Esta é uma biografia de Napoleão, e não uma história do período napoleônico....."

#historia #historiografia #bibliofilo
#literatura #livros #book #biografia #napoleaobonaparte

Daniel.Pegoraro 22/01/2024

Ótimo Livro, MAS...
Sempre tive muito interesse na história do Brasil, e julgo que Napoleão foi um dos homens mais importantes da nossa história, afinal, foi por causa dele que um rei covarde cruzou o atlântico. Buscando estudar um pouco mais sobre quem era e seus feitos históricos adquiri esta obra que me supriu em partes, isso porque, que fique claro, a obra é MUITO mais voltada para a personalidade e pensamentos de napoleão do que sobre suas batalhas e táticas de guerra. No que o livro se propõe ele cumpre, que é mostrar quem era Napoleão em carne, osso e mente, mas se você busca uma obra com um pitada histórica mais refinada, procure (e me indique XD) outra, pois esta é uma ótima obra biográfica, mas uma obra histórica mediana.

Otoniel.Filho 19/09/2020

Napoleão
Esse livro retrata a vida de Napoleão de maneira mais íntima, diferente de uma narrativa sobre as guerras que travou, faz breves comentários sobre uma guerra ou outra, excelente livro, após ele pude conhecer Napoleão sobre outra ótica, que homem incrível ele foi!

Célia 11/02/2019

Biografia da melhor qualidade
Entender como funcionava a cabeça de um dos maiores líderes que o mundo já teve, à partir de sua história desde criança nos faz compreendê-lo e respeitá-lo ainda mais. Excelente biografia. Recomendo fortemente a leitura.

Ernani.Maciel 18/02/2020

Muito mais que um grande conquistador.
É gratificante ler biografias, especialmente as bem escritas, com boas traduções como essa.

Primeiro livro que li dessa editora, gostei.

Aos poucos me envolvi com a história e, de repente, me apeguei tanto ao Sr. Napoleão e sua família ao ponto de não querer que a leitura terminasse tão cedo. Até demorei um pouco mais a ler as últimas páginas para saborear o livro por mais tempo.

Napoleão é lembrado por ter sido um grande conquistador, mas ele foi muito mais que isso. Adorava ler, tinha inclusive uma biblioteca respeitável. Patriota de mão cheia, apesar de ter nascido sob uma cultura italiana, foi pioneiro em políticas voltadas à população pobre, francesa e de outros países, e amava muito a família.

Nota máxima.

Edição muito boa, a única crítica fica ao tamanho da fonte, poderia ser um pouquinho maior.

Tharlley 14/02/2021

Bom livro, conta da vida do Napoleão de forma mais íntima sem focar tanto nas estratégias de guerra.