Napoleão

Napoleão Vincent Cronin

Resenhas - Napoleão

Silvia363 01/04/2024

Napoleao de ?carne e osso?
Logo no prefácio, o autor fala que queria investigar como era o Napoleão de ?carne e osso?; acredito que ele conseguiu passar essa imagem e me ajudar a imaginar também. Com muitos detalhes e muitos fatos históricos, consegui fugir um pouco de estereótipos e convicções levianas que aprendi ao longo da vida. Recomendo.

Marcos 26/02/2024

Essa biografia foi uma das melhores que li até hoje. O escritor descreve um Napoleão diferente do que vemos nos bancos escolares ou nos filmes. Temos um homem como qualquer outro, humano, que queria ter sua família sempre por perto; honrado e sonhador.
Patriota ao extremo.
Além de ser um profundo conhecedor de batalhas, fez grandes reformas na França, que perduram até hoje.
Infelizmente, seu excesso de confiança e ingenuidade em certos momentos, associado a traições de várias formas, levaram a sua queda.
Que se toque a Marselhesa!

Daniel.Pegoraro 22/01/2024

Ótimo Livro, MAS...
Sempre tive muito interesse na história do Brasil, e julgo que Napoleão foi um dos homens mais importantes da nossa história, afinal, foi por causa dele que um rei covarde cruzou o atlântico. Buscando estudar um pouco mais sobre quem era e seus feitos históricos adquiri esta obra que me supriu em partes, isso porque, que fique claro, a obra é MUITO mais voltada para a personalidade e pensamentos de napoleão do que sobre suas batalhas e táticas de guerra. No que o livro se propõe ele cumpre, que é mostrar quem era Napoleão em carne, osso e mente, mas se você busca uma obra com um pitada histórica mais refinada, procure (e me indique XD) outra, pois esta é uma ótima obra biográfica, mas uma obra histórica mediana.

Shelmiau 15/01/2024

Meu personagem histórico favorito
Ele é incrível, seus feitos , suas conquistas, mas o que mais me faz apaixonar pela sua vida era a lealdade que ele tinha com seu exercito,,, ele era um homem de honra e foi traído tantas vezes , a verdade é que nenhum regime aguenta traição, todos caem através da traição. Chorei em acompanhar como foi sua morte . Mas é o destino de todos nós. Com certeza irei reler em breve ????

Etinquiring 17/12/2023

Napoleão Bonaparte em detalhes.
Acompanha-se em detalhes acontecimentos da vida de Napoleão num nível que se assemelha a uma história de aventura. Sendo assim, veremos a trajetória de um menino corso de nove anos e meio deixando sua casa e indo se envolver com o exército, que era um dos caminhos impostos, já que a outra alternativa era o viés à teologia.

A tentativa principal do autor era descobrir um Napoleão humano. Não falhou, trouxe detalhes, cartas, meticulosidade nas fontes, imparcialidade e a própria do mesmo de escrever uma ficção inserida no final do livro, além de certas contradições a respeito de seu caráter. Ao contrário de como é dito na escola, temos um livro que irá contra essa corrente, que traz as falhas de Napoleão tanto quanto seus feitos positivos, como a contribuição à Egiptologia que foi a descoberta da Pedra de Roseta que possibilitou os estudiosos a decifrarem hieróglifos. Observa-se também, a transformação veemente de sua índole após se tornar imperador.

Em suma, tiro meia estrela pois teria sido melhor se as imagens fossem colocadas nas ordens dos acontecimentos, pareceu uma enxurrada de informações jogadas de uma vez só. Recomendo para quem que queira aprofundar-se em quem foi Napoleão e é entusiasta em História, pois o autor é detalhista e não deixa de fora trazer acontecimentos da época que tiveram a participação de Napoleão.

HPaganini 21/11/2023

Pequeno grande homem
Me surpreendi muito com a biografia do Napoleão.
Acredito que o autor foi de forma geral bastante imparcial, embora em alguns momentos sinto que ele tende a "minimizar" os erros mais grotescos de Napoleão. Existem duas faces dessa "moeda" que me surpreenderam bastante. A primeira, sendo o Napoleão político, se mostra bastante inspiradora. A forma que ele estrutura a França após uma longa guerra civil é de longe o que mais gostei. É fenomenal a forma como ele propõe melhorias no campo da educação, comércio, artes, moradia e tantas outras que construiu a forma que conhecemos a França. Alguns anos depois de sua morte, urbanistas ainda estariam replicando algumas das suas melhorias para tornar Paris uma cidade atual. Ainda como político, no campo de batalha ele replicou os mesmos resultados, com menos homens, menos recursos e diversas dificuldades ele foi capaz de vencer diversas batalhas. Talvez o segredo era o quão bom ele era em reconhecer suas vantagens no terreno que usava. A falta desse conhecimento foi a sua maior derrota, contra o táticas e inverno dos Russos.
Uma segunda face, o Napoleão filho, irmão, marido e pai me trouxe um mix de sentimentos. Suas relações pessoais eram, de forma geral, bem resolvidas, e é fofo ver o quanto ele foi apaixonado por seu filho até o ultimo dia de sua vida. Entretanto me espanta o quão flexível ele era em relação aos irmãos, e o tanto de dores de cabeça que eles lhe trouxeram. Quanto as suas esposas e amantes, sinto que Josephine sempre foi o seu grande amor, eles eram muito similares, e cada um sabia controlar a fraqueza um do outro. O divórcio deles por razões políticas e a falta de fertilidade no casamento parece que foi um estopim para que os defeitos de Napoleão sobressaíssem sobre suas qualidades, principalmente na vida política. Embora Josephine fosse dócil e feminina (bem como ele valorizava) ela sabia de alguma forma conduzi-lo. O mesmo não aconteceu com Maria Luísa, que se mostrou bastante submissa e divida entre o marido e o pai (czar da Rússia). Poético pensar que ela lhe deu o filho que ele tanto amou, mas que infelizmente ele não foi capaz de proteger e cuidar.
Bom... para finalizar, Napoleão é uma daquelas personalidades que faz jus a toda sua história, ele merece seus reconhecimentos glória por tudo que fez pela França, mas como todo ser humano, suas falhas também devem ser expostas, analisadas e dadas a suas devidas importâncias.
opalind_ 22/11/2023minha estante
??????

João 14/11/2023

O imperador
Um livro revelador, mostrando a verdadeira alma do maior homem do século XIX. Napoleão é tornado humano neste livro, e por isso passei a admirá-lo.

gribeirodeal 24/05/2023

Tirando a puxação de sardinha do autor para o Napoleão, e as menções aleatórias a genitalia do imperador, é um bom livro. Me fez ver Napoleão com outros olhos.

Nietzsche2 13/04/2023

Napoleão e a eterna busca por honra.
Lido ?Napoleão - Uma Vida? do biógrafo Vincent Cronin.

Quase um mês lendo, concluí essa biografia maravilhosa sobre um dos maiores ícones da humanidade.

Napoleão nascido na Córsega tem sua vida toda encaminhada para um futuro promissor.

?Eu nunca fui realmente meu próprio mestre; sempre fui governado pelas circunstâncias.? Pág. 239

Um militar que aproveitou todas as oportunidades pra ser excelente e ?o melhor? líder francês.
Que vida agitada, o homem não parava quieto, nem em seus últimos dias de vida.

?Eu floresço quando abalado; quanto mais preocupações tenho, melhor fica minha saúde.? Pág 333

O biógrafo, Vincent Cronin tem uma narração bem mais técnica, sem expor ou acrescentar nada de opinião pessoal. É tudo contato bem de forma ?aula de história?, bem diferente do Stefan Zweig. Enquanto lia pude perceber que era um trabalho feito minuciosamente e de bastante tempo entregue pra trazer tantos detalhes.

*Recomendo a leitura se realmente estiver interessado em conhecer a vida de Napoleão.*

Particularmente não senti em nenhum momento monótono pois o percursos desse Imperador é repleta de batalhas (literalmente) e de buscas.

?Ele ainda via a vida como uma batalha, sendo seu corpo, consequentemente, um possível troféu homérico.? Pág. 435

Muito bom.

Gabrielli 04/04/2023

Boa biografia, mas muito parcial
A leitura é fluida e tranquila para iniciantes no assunto (como é meu caso), mas é nítido que o autor "passa pano" para Napoleão. Ansiosa para ler mais sobre a França e esse período em específico para aprofundar mais!

Maíra 17/12/2022

Napoleão: Uma Vida, Vincent Cronin

Vincent Cronin, um biógrafo inglês, escreveu romances e diversas obras sobre a história europeia, mas dedicou-se especialmente à cultura francesa. De todas as suas biografias, a de Napoleão Bonaparte se tornou consagrada e amplamente reconhecida.

Meu conhecimento sobre o Imperador Francês era limitado e, de início, meu interesse nessa biografia foi o de me contextualizar, para posteriormente ler os clássicos Guerra e Paz e o Vermelho e o Negro. Todavia, me surpreendi positivamente com essa leitura que evidenciou várias faces de uma figura histórica tão importante.

A obra é estruturada como uma linha do tempo, em que conhecemos a infância de Napoleão em sua cidade natal, Corsega (região italiana dominada pela França), sua adolescência, que marca o início da carreira militar, a vida adulta como Imperador da França e, por fim, o exilio e a morte na ilha inglesa, Santa Helena.

Além da organização da biografia, ela também conta com múltiplos detalhes e elementos históricos que se conectam durante a construção do livro e com a narração em si, como a presença de figuras importantes e as descrições dos cenários.

O livro é repleto de detalhes da vida de Napoleão que não são facilmente encontrados, como suas ações, motivações e estratégias, o que, além de trazer um aprofundamento histórico do líder militar, também traz sobre a Revolução Francesa e duas batalhas significativas, a de Borodino e a de Waterloo.

No prefácio, o biógrafo informa que acredita que biografias devem lidar com eventos que evidenciem o caráter de uma pessoa e, corroborando com suas palavras, posso afirmar que após essa leitura, a percepção que eu tinha dessa figura foi consideravelmente transformada, pois além do Imperador Napoleão, agora, também consigo notar o Napoleão, repleto de virtudes, defeitos e erros como qualquer ser humano.

Ao final dessa edição, no apêndice B, há uma parte de uma ficção escrita pelo próprio Napoleão, de uma época que o mesmo esperava se tornar um escritor junto ao seu hábito de leitura, que buscou por muitas vezes incentivar, da mesma forma que venho a fazer agora.

Biografias é um dos meus gêneros prediletos e essa foi uma excelente leitura que recomendo a todos.

Tiago 21/11/2022

A vida de uma figura marcante
Devo começar dizendo que não sou muito fã de biografias. Mas estava lendo Os Miseráveis e a forma como Napoleão é descrito no romance me despertou o interesse por conhecer um pouco mais dessa figura histórica e, por consequência, da história da França.
Na época pesquisei e descobri que essa é uma das biografias mais bem avaliadas de Napoleão. Por ser um personagem tão polêmico, o autor Vincent Cronin dedica um apêndice para explicar quais fontes sobre a vida de Napoleão são fidedignas e foram utilizadas na escrita do texto.
Vale a leitura para quem gosta de história. É praticamente impossível ler e não se encantar com essa figura icônica que foi Napoleão e com seu legado que permanece ainda nos dias atuais.

Vinícius Vilela 09/09/2022

Completo e inesquecível
Uma biografia que traz os detalhes, não apenas das batalhas de Napoleão, mas de seu comportamento, sua vida, sua ascensão ao poder, matrimônios, amizades, traições, intrigas. Na leitura, somos mergulhados não vida e costumes da França dos Séculos XVIII e XIX. Impossível não ficar encantado e orgulhoso com tudo o que foi feito pelo mundo moderno a partir da Revolução Francesa e como Napoleão foi incansável na busca pelo crescimento da França.

Natanael Nonato 14/08/2022

Muito interessante
Estive bastante entretido desde o início até o fim das páginas deste livro. No entanto, não estou dando 5 estrelas apenas porque esta biografia é extremamente favorável à figura de Napoleão. Confesso que achei uma belíssima história, mas terei que ler a biografia de outro autor para me sentir mais confiante em relação ao conhecimento adquirido. O autor se sentiu na obrigação de criar um apêndice (A) para se defender de possíveis dúvidas no que se refere aos autores de memórias de sobre Napoleão. Achei estranho que o autor se esforçou pra mostrar que muitas figuras importantes da época de Napoleão não eram confiáveis, enquanto o livro seja totalmente favorável... Outra coisa que achei estranho foi mencionar absolutamente nada sobre fatos que eu já tinha ouvido falar, como as políticas coloniais de Napoleão, sobre o Haiti e a Luisiania... No mais, gostei de saber sobre a história da infância e formação desse famoso líder e sobre os fins dos seus dias, isolado em uma ilha no meio do oceano3. É uma história realmente incrível, riquíssima em detalhes militares, sociais, artísticos e até mesmo religiosos. A relação de Napoleão com a religião, sua campanha no Egito e na Rússia foram as partes que mais me interessaram! As citações de que Napoleão tinha atrações por outras figuras masculinas foram também pouco exploradas, mas ainda não sei se há realmente algo a ser explorado neste tema. É uma biografia bastante pessoal, se lê muito mais aspectos íntimos de Napoleão do que seus atos políticos. É de fato o que a biografia se propôs a fazer.

Para me certificar sobre todas as dúvidas, muito em breve lerei uma outra biografia famosa de Napoleão em língua portuguesa: a de Adam Zamoyski - O homem por trás do mito.

Lucas Lobo 11/05/2022

O Cavalo Branco de Napoleão
Que homem espetacular, que obra fantástica. Fiquei fascinado pela história de Napoleão. Um homem daqueles que nascem a cada 100 anos.
Gabi 13/05/2022minha estante
nossa, ver esse livro me lembrou meu avôzinho. ele era apaixonado por história é sempre tinha um lugar especial por Napoleão. dei esse livro pra ele de natal uma vez e ele quase chorou. amou demais!

Lucas Lobo 13/05/2022minha estante
Nossa, que demais ?