Fim

Fim Fernanda Torres




Resenhas - Fim


533 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


lari 20/05/2024

Fui surpreendida positivamente pela escrita da fernanda torres. comecei a ler o livro porque queria ver a série, mas já sei que vai ser difícil desbancar o livro.

as palavras da fernanda fazem a gente dançar pelas memórias dos 5 personagens que guiam a história, nos instigando a pensar sobre a vida, sobre envelhecer, sobre a sociedade, sobre a simplicidade do que é a vida e sobre a humanidade que existe na rotina e nos detalhes. não recomendo ler em uma única tacada, pois é uma leitura que deve ser macerada aos poucos.

por fim, digo que é impossível não odiar todos os homens do mundo!!
comentários(0)comente



Ricardo256 19/05/2024

FIM
Este não é um livro linear, o que pode desagradar algumas pessoas. Porém, se você uma pessoa que não liga muito pra isso, que até gosta, sugiro ler este livro. É simplesmente maravilhoso como a Fernanda Torres tem uma ideia de escrever um livro falando do fim de cinco caras de uma maneira tão leve e tão gostosa de ler. Virei fã da Fernanda Torres como escritora. Sem contar que foi o primeiro livro dela. Quero ler os outros.
comentários(0)comente



Karol 17/05/2024

Viceral
Meu Deus, que livro intenso, mas não é cansativo, muito pelo contrário. Pra mim é estranho ler uma história tão real, tão palpável. Tão próxima de mim (literalmente), ver os bairros e ruas conhecidas, espiar a classe média do RJ por dentro, tudo me deixou pensativa. Pensar se no fim realmente todos acabamos do mesmo jeito e se a vida realmente é essa tragédia inevitável. Comecei rindo e terminei questionando um pouco de tudo. Fernanda Torres está de parabéns.
comentários(0)comente



Carlinha 16/05/2024

Interessante
Já tinha visto a adaptação na Globo Play. O livro tem alguns poucos detalhes a mais, mas não faz tanta diferença assim.

A história é sobre a vida de amigos de longos carnavais. Vamos acompanhando o resultado das escolhas de cada personagens. As oportunidades e decisões que vão tomando desde as incertezas da tenra idade até a certeza do fim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nadia 12/05/2024

Boêmio
É sobre a vida e a morte de um grupo de amigos que levam a vida com muita libertinagem, ousadia e paixões. A escrita da autora é espetacular e nos remete a toda boêmia da época no Rio de Janeiro.
Em alguns momentos a narrativa fica se repetindo, mas ainda assim achei um bom livro nacional.
comentários(0)comente



Victoria.Gouvea 09/05/2024

Ótimo livro pra voltar a ler, devorei em três dias. É sim verdade que as mulheres acabaram ficando em segundo plano, mas a Fernanda é tão boa escritora quanto atriz.
comentários(0)comente



Giselle 07/05/2024

Bom
O livro relata a vida e, principalmente, a morte de um grupo de amigos na zona sul do Rio de Janeiro entre os anos 1970 e 1990.
E mostra, sob o olhar de cada um, as infinitas formas de ser finito.
A obra é muito boa, fluida e envolvente.
comentários(0)comente



Jailin 06/05/2024

MUITO BOM
O livro tem dezenas de historias várias delas contadas até o fim, a morte do personagem.

Eu odiei os protagonistas, machos com problemas de machos mas são tão humanos. Tão cheios de preconceitos, de culpas, arrependimentos... Engraçada essa relação entre machos cuja misoginia os leva à uma fronteira difusa com a homossexualidade.

É quase a mesma história, contada várias vezes de diferentes pontos de vista. Além de que a escritora joga com a primeira e terceira pessoa desde o princípio.

É um livro como pra ler na praia, muito bem escrito, faz difícil parar de ler. RECOMENDO.
comentários(0)comente



vinipqz 05/05/2024

A vida como ela é
?é preciso estar atento e forte ?não temos tempo de temer a morte??
a fernanda torres mudou o sentido da minha vida ?
isso aqui me lembrou muito nelson rodrigues, o que por si só ja valeu toda a experiência ?um livro em que todos os protagonistas são uns merdas, mas mesmo assim você se interessa pela história deles
talvez o que mais tenha me cativado foi o fato de que, ao final, todos morrem sem que nenhum conflito seja resolvido, assim como acontece na vida?viva a literatura nacional contemporânea
comentários(0)comente



Marcus 03/05/2024

A última opção
Uma história perfeita. Cinco amigos e a única certeza que temos na vida: seu fim. Uma coisa puxa a outra, no meio de um Rio de Janeiro no auge do seu desbunde.
comentários(0)comente



elieltoncastr_ 03/05/2024

"O enterro, o velório, tudo veio inteiro e de uma vez."
Não esperava a densidade que a história apresentou ? em cada singelo aspecto. Não esperava me ver tomado por tais personagens, numa curiosidade mórbida de seus fins e começos, do apogeu e da queda um por um desse grupo (bizarro) de companheiros. "A pura existência de um era ameaça para a sobrevida do outro."; a frase é dita em um contexto específico, mas poderia nortear facilmente a relação desses homens (e suas mulheres) como um todo. Estou abismado com a escrita da Fernanda Torres. Fenomenal.
comentários(0)comente



Glenda70 02/05/2024

E por fim...
O puro suco da gema carioca, classe média-alta, extremamente machista dos anos 2000. Um livro muito real, dramático e triste, não pela morte em si, mas por alguns fins antes dela. Uma leitura densa e um pouco difícil (para a atualidade), mas que valeu a pena.

"Quero escrever uma nota. Cadê a caneta? Na estante. E o papel? Na gaveta. Nada fora do lugar. Só eu."
comentários(0)comente



umquadromeiofeio 02/05/2024

Acabei Fim em uma quinta feira, completamente depois do que eu imaginava, primeiro livro que li com a Isa, significativo demais já que passamos os últimos três anos tentando realizar o feito. Parafraseando a autora: me sinto o Pikachu! Pois ao escutar entrevistas com a Fernanda Torres fico muito satisfeita em ter a sensação de que pude me nutrir com exatamente aquilo que ela desejou passar, irei repetir o que já disse sobre a série: a vida como ela é, sem herói, sem vilão.. e o tempo? apenas está passando, sem grandes soluções ou desfechos.. sem compromisso algum, tudo está apenas acontecendo! É muito peculiar se deparar com escritas que estejam apenas retratando o cotidiano de uma maneira tão simples e tão detalhista, se aprofundar nos dias sem que tenha que ocorrer um grande acontecimento para nos lembrar que as coisas estão acontecendo, de saber que estamos sujeitos a todas essas situações, se é que já não nos sujeitamos e nem nos damos conta disso. Tive muitas identificações, grifei muitas linhas, parecia que não existia ficção, mas que eu assistia tudo acontecer da minha janela, acho essa aproximação mágica, me lembram sensações que me rodearam lendo a Carla Madeira, lendo A natureza da mordida, em especial, eu me embebedo quando isso acontece, acho que estou envelhecendo. Também senti muitos medos em tonalidades diferentes, mas que em determinado momento se voltavam a um só, mas também me fez lembrar que ainda estou viva quase como voltar a um estado de consciência sobre a vida e as relações que me rodeiam, a sensação de ainda poder modificar algo, de não ter chegado ao FIM, o pavor de agonizar o arrependimento quando já não há escolhas a se fazer, se tudo realmente passa entende-se que vai pra algum lugar, falar sobre morte é sempre um terreno desgostoso, assustador, solitário, frio, porém aqui sinto que foi retratado muito mais sobre a vida enquanto se mencionava a morte, mas é aquilo, quem será o próximo? GENIAL. BRILHANTE! (adoro a parte dos agradecimentos, gosto de imaginar a particularidade e processo vivenciado para que o nome daquela pessoa merecesse estar ali).
comentários(0)comente



Diego642 30/04/2024

Amei!!!!
Livro muito divertido de ler. A Fernanda reúne a vida de 5 amigos que moram no Rio de Janeiro levando uma vida cheia de aventuras, romances, tragédias, traições e amores. Tudo isso sob uma técnica de escrita chamada fluxo de consciência, onde vc se sente na mente dos personagens durante cada tomada de decisão, sentimentos e devaneios. A história se articula, primeiramente, pela visão de cada um sobre diversos ângulos de um mesmo acontecimento. A leitura é fluida e divertida, você se sente vendo um filme, uma série ou uma novela. O livro não fica na mesmice e os fatos vão rolando de forma bem espontânea. Adorei o livro e tô doido pra ver a série.
comentários(0)comente



533 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR