Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

carolanton 11/06/2024

Evitem ler esse livro se forem adolescentes ou se não estiverem 200% comprometidos em terminar. Leitura difícil.

Azenath0 10/06/2024

As faces do feminino em Alencar: a virgem dos lábios de mel
Quando tive o meu primeiro contato de prazer com a literatura clássica, tive contato com a literatura estrangeira clássica - a qual valorizava. Eu fui ensinada a subestimar o clássico brasileiro, ainda mais um clássico romântico brasileiro. Entendi que uma leitura como essa jamais poderia ser divertida ou prazerosa. Era uma obra histórica, tediosa, irreal. Livro de vestibular. O que mudou a minha perspectiva foi entender que uma história feita pelo nosso país é, antes de tudo, uma história que revela o significado que atribuímos às palavras como brasileiros, o que entendemos ser uma coisa enquanto coletivo. Elas refletem o caráter vivo e a natureza histórica da linguagem. "Iracema" e tantas outras obras do mesmo autor, que se concentram em uma protagonista feminina, é uma história sobre isso. É uma história sobre a nossa Eva, é uma história sobre um significado dentre tantos que atribuímos a figura da mulher, é um encontro da nossa face feminina. Sim, é uma figura idealizada, mas toda obra fictícia é o quê senão o produto da imaginação, das nossas ideias? Nietzsche disse: "Temos a arte para não morrer da verdade". Temos os lábios de mel de Iracema para representar a nossa candura, o nosso lado que é doce; temos a sua virgindade para representar o nosso lado que sente medo e desejo pelo que é desconhecido; temos a sua paixão na figura de Martim para representar o milagre de crescer: sermos cativados por aquilo que é externo a nós, pelo que é o outro e não apenas eu, pelo que é oposto e, que mesmo sendo oposto, nos conquista, nos faz ceder pela primeira vez, mas não sem que antes haja uma guerra dentro de nós - e, às vezes, do lado de fora - porque ele é Afrodite e Marte ao mesmo tempo, terreno onde amor e guerra coexistem; temos a figura de Moacir, nosso Benjamin, para representar a dor dessa dualidade, o que nasce nesse conflito.

Com uma riqueza simbólica e histórica, "Iracema" é uma poema em prosa recheado de alegorias, que nos convida a entender a nossa identidade como brasileiros, como povo que nasce do sofrimento e sangue da colonização, a partir da figura da nossa mãe terra, a América - mas com sentimento, com lirismo, diferente dos livros didáticos. Como apesar de diferentes e únicos como indivíduos, temos os mesmos receios e anseios que, quando se unem pela identificação, formam esse coletivo singular. Essa história, portanto, não é de José de Alencar, mas nossa. Totalmente nossa. E devemos nos apropriar dela.

Larissa 10/06/2024

Muitas narrações bem longas. Bem escrito, porém é cansativo. Não é um dos melhores.
E José de Alencar... nessa sequência de Lucíola e Iracema, me parece um serial killer de mulheres ?

Editora QQ 10/06/2024

Iracema - 2024
Um clássico, escrito de forma belíssima, utilizando toda fauna e flora até para explicar o sentimento dos personagens.
Em resumo, é complexo de se entender no início.
No geral eu não gostei, não gostei da escrita, não gostei da história, não gostei dos personagens, não gostei de nada.

Kamilly224 08/06/2024

Trágico
Primeira vez lendo um livro do Romantismo e confesso que me surpreendi.
Comecei a estudar sobre Romantismo essa semana e como trabalho, tive que ler esse livro. Enrolei muito pra finalmente ler, mas não demorei nem três dias para finalizar.
O livro é um pouco cansativo sim. Muitas vezes eu tive que parar de ler porque estava cansada de ler descrição aleatória sobre algo, o que parando para analisar, faz parte desse estilo literário mesmo. Essa primeira geração do Romantismo enfatiza muitas coisas, e tratando de José de Alencar, faz sentido. Foi intencional.
Apesar de tudo, eu achei que a leitura fluiu bem, consegui ler sem muita dificuldade.
Senti raiva de todos os personagens, menos de Araquém, ele é um amor, só vive chapadão e na dele.

whois.a 03/06/2024

Eu nem li esse livro.
Peguei e comecei várias vezes, a escrita é muito confusa e a necessidade de precisar ficar parando pra ver o que cada palavra significa quebra toda a imersão que a história tenta criar.
No final só acabei lendo resumos, conversando com pessoas que já tinham lido e estudado a história, mas a leitura não funcionou para mim.

Estefhanio 02/06/2024

Solidão da Iracema?
?Iracema não se ergueu mais da rede onde a pousaram os aflitos braços de Martim. O terno esposo, em que o amor renascerá com o júbilo paterno, a cercou de carícias que encheram sua alma de alegria, mas não a puderam tornar à vida: o estame de sua flor rompera.?

Anna 02/06/2024

É um tipo de escrita e história diferente do que eu estou acostumada, mas não deixou de ser interessante e em nenhum momento fiquei entediada. O livro conta com uma enorme quantidade de palavras e expressões indígenas, com o significado de todas no final, porém isso foi um fator que complicou minha leitura e que me deixou confusa. A trama é bem interessante e tomou um rumo que eu não esperava. Algumas situações me deixaram indignada, o final me deixou sem reação. Recomendo sim a leitura deste clássico brasileiro.

NathAlia.Kaori 02/06/2024

José de Alencar teve uma ótima ideia ao escrever este livro, se aprofundando mais na cultura indígena e essa edição é muito boa devido às inúmeras notas de rodapé explicando termos indígenas. Todavia, acho que esse livro não é pra qualquer um, e eu não me interessei tanto devido a minha idade, definitivamente lerei quando estiver mais velha para ver se compreendo mais desta obra. Por enquanto essa vai ser a minha nota para o livro.

Ruth202 01/06/2024

Ótimo para um leitor experiente
Acredito que um leitor de longa data e que tenha ciência da relevância da obra que pode apreciar essa renomada estória do escritor José de Alencar. A obra tem muitos termos específicos da língua indígena, e essa edição é perfeita, visto que tem muitas notas de roda pé, curiosidades, ilustrações, etc. Esse livro foi uma recomendação da disciplina de Literatura Brasileira I. Gostei de ter lido a obra, pois já havia ouvido falar muito sobre da linguagem, da personagem Iracema etc? Vale destacar que José de Alencar foi um dos primeiros escritores a se aprofundar na língua indígena e empregar dentro de um livro. Recomendo para todos que tem interesse :)

Hilton 31/05/2024

José de Alencar chegou com uma ideia muito interessante e inovadora pra ao escrever esse livro querendo unir as culturas indígena e branca. Uma pena que o livro foi chato pra caramba pra mim, não me entusiasmei e pouco e importei com o desfecho. Grande decepção.

mary ᯠᡣ𭩠29/05/2024

Muito enrolado
Comecei a ler esse livro por ter surgido na epoca do romantismo, tive a esperança de que ele iria ser um livro mais elaborado sobre o objetivo, de fato Iracema foi muito romantizada colocando ela aos céus de tanta ? perfeição ? , mas é muito triste também a história, por criarem uma mentira que o Brasil veio através de um romance entre o português, e o primeiro bebê não surgiu através de um ?amor?.

Flavy 26/05/2024

Iracema
Finalmenteee, não tava conseguindo terminar de ler? achei realmente bem interessante.
A leitura me prendeu muito, mas por não ter o livro físico fiquei postergando a leitura para toda vez que eu conseguia pegar o livro pra ler.
Difícil demais, porém muito bom!