O 9º. ano C

O 9º. ano C Odette de Barros Mott

Resenhas - A 8ª Série C

Marcel.Trocado 22/10/2022

Lições entre adultos e adolescentes
Por que nossos pais e professores não nos entendem? Por que, para eles, somos rebeldes e eles são tão quadrados em relação às nossas atitudes? É necessário sermos iguais a eles, procedermos como eles procedem, para estarmos agindo certo? Não podemos ter nossos próprios caminhos? Preocupada com essas questões a autora procura, neste livro, recriar algumas situações vividas por adolescentes em seus contatos com pais, professores e colegas.

Passando-se na cidade de São Paulo (p. 68), no ano de 1974 (p. 92), com muitos plás (conversas) e grilos (preocupações) os personagens convivem numa constantemente relação de discussão de seus problemas, obrigações e direitos. Para alguns personagens há momentos de pensamentos internos sobre sua forma de ser e ver seus problemas, amigos e pais.

É importante frisar que trata-se de mais um título de Odette de Barros Mott, prolífica autora de livros infanto-juvenis. Mãe de oito filhos e professora primária, Odette publicou dezenas de livros a partir de 1935, portanto, trata-se de uma autora relevante na produção contextualizada no público jovem até a década de 80.

Escritora experiente, neste livro, a autora trás dentro da história um outro título seu, "Justino - o retirante", que é mencionado em alguns capítulos, entre eles, no oitavo e nono, como material de estudo para os alunos da 8ª série C. No penúltimo capítulo, surpreendentemente, a própria autora coloca-se como uma visitante da escola para ministrar uma palestra sobre seu livro para as turmas da 8ª série. A presença de Odette no próprio livro é o que chamaríamos hoje de "easter egg" presente em filmes ou games, ou seja, uma referência ou segredo escondido na própria história, aos apreciadores da autora, é um presente é tanto ler a autora como personagem da história.

Para uma turma de jovens na escola, não poderia faltar aos professores a menção de alguns apelidos interessantes, criados pelos alunos acompanhados de alguma explicação no decorrer da história:

- Expressinho, professora Nívia, de Português (p. 20; 51), mal entrava na classe dizia rapidamente: "time is money", tempo é dinheiro, os minutos que passam não voltam mais, "nada de perder tempo, dou 10 minutos para fazer a redação";
- Espetinho, professora Vera, de Geografia (p. 117), tão magrinha com voz fina e esganiçada;
- Cardosinho, outro de professor Português (p. 54; 62), muitas alunas gamadas por ele;
- Zerô, professor de Matemática (p. 51; 53-54), com ele ninguém brinca não, anda sempre com cara amarrada, mal diz bom-dia, não sorri, não admite uma brincadeira e nem interrupções. Vai dando a aula e se alguma mosca zumbe ele dá zero para a classe inteira;
- Reformador, professor de Moral e Cívica (p. 51), porque em todas as aulas, sobre todos os assuntos vinha sempre o mesmo argumento: "se eu fosse astronauta" e lá vinha a reforma. Fazia assim deste jeito, não fazia outro. Para ele tudo andava precisando de reforma.

Dessa forma, entre agruras e alegrias, os personagens da 8ª série C, conforme é descrito no prefácio de Márcia Mott Ruggiero, neta da autora, "me vejo em minha classe, tendo minha avó por colega de carteira, [...] a coroa está por dentro de tudo".

ADENDO, o livro carece de um índice, além de um título para cada um dos vinte capítulos, dessa maneira segue uma sugestão de títulos com as respectivas paginações:

I - Conversa entre Julio e Jopa (João Paulo) | p. 5-9
II - Julio e a sua família e uma conversa franca com Jopa | p. 9-15
III - Os estudos na casa de Miua | p. 16-24
IV - A Peça de Teatro | p. 24-29
V - Márcia e a sua forma de ver a vida | p. 29-35
VI - Cheque falso para o conserto da moto do Julio | p. 35-41
VII - Julio e Márcia, o amigo expõe seus problemas | p. 41-48
VIII - Grupo Teatral da 8ª série C e a compreensão da vida e dos estudos | p. 48-56
IX - Julio e Jopa, conversa sobre drogas e família | p. 56-60
X - Danilo (como Gaby o vê), Gaby (como é seu modo de vida), Jopa (o seu modo de pensar) | p. 60-70
XI - Mariela, as cartas misteriosas de amor, Martha a confidente | p. 70-74
XII - Gabriela (Gaby), conversa franca com a sua mãe Rail | p. 74-80
XIII - Mariela, "a pétala de rosa, com amor" | p. 80-85
XIV - Martha e seu pai, lições entre adultos e adolescentes | p. 85-90
XV - Julio e seu pai, o velho legal | p. 90-96
XVI - Mariela e o autor das cartas | p. 96-102
XVII - Julio tenta se abrir com sua mãe | p. 102-109
XVIII - O Elenco teatral da 8ª série C tem o prazer de apresentar... | p. 110-116
XIX - A visita da escritora | p. 116-122
XX - Julio se abre para o pai | p. 122-126

Daniel 01/10/2022

Razoável.
Para iniciar essa resenha,gostaria de esclarecer que essa não era uma leitura que eu esperava ler.A história não é algo grandioso,algo volumoso.Ótimo para passar o tempo e refrescar a cabeça em qualquer momento,não requerido total cortesia do leitor.Não é ruim,mas não é grandioso.

Isabella Pina 02/05/2011

Gírias demais... História de menos
Sinceramente, eu não gostei muito do livro. Isso é muito estranho para mim, pois, vocês já devem ter notado, não sou daquelas que detestam muitos livros (na verdade, normalmente tenho três estágios: "adorei", "gostei" e "morno"). Mas esse livro não me conquistou, simples assim. Mas vamos à resenha, que explicarei os motivos.
Tudo começa com a volta às aulas, e a 8ª série C, que é um grupinho bem unido, volta com tudo, todos prometendo que irão prestar mais atenção, se dedicar mais - bando de gente mentirosa, nunca vi, cumprir que é bom, ninguém cumpre.
Júlio é um garoto meio problemático, bem popular, que sempre está fazendo exercícios físicos e adora andar na sua moto. Seu amigo, João Paulo, ou simplesmente Jopa, é um daqueles "conselheiros", então é um pouco certinho demais, sabe, aquele tipo de personagem perfeito, "sai com a turma, mas é um santo...". Sua amiga (ou namorada, whatever), Márcia, é a mais pobre do grupo, mas não liga para isso e segue a mesma linha de Jopa - talvez por isso fiquem juntos. É bem próxima de Júlio, pois, antes de o mesmo "ascender" a uma classe mais alta, eram vizinhos, então se conhecem desde pequenos. Há também Gabriela, ou Gaby, que é bem rica (pelo que entendi), tem várias amigas mas nos estudos, quase sempre se dá mal. Tem também as duas melhores amigas, Martha e Mariela, inseparáveis, como todo livro de adolescente aparentemente deve ter. Há outros personagens, mas que não estou me lembrando agora - não são tão importantes, quero dizer, não mudam a história.
Tudo começa quando Júlio briga mais uma vez com seus pais - há muito, muito atrito entre eles - e pede conselhos a Jopa, que o aconselha a tomar um remédio chamado "plá" (bate-papo, conversa). E, num dia desses, ele - que compete com sua moto em rachas e tal - precisa de grana pra pagar o mecânico, mas seus pais, cansados de ter de arcar com esses altos custos, não dão. Ele então, com a ajuda do Lauro, um colega não muito bom da cabeça (não quis dizer que ele tem problemas mentais, mas sim que não é boa companhia), conhece um cara que falsifica assinaturas de cheques e, assim, falsifica o cheque de sua mãe e paga a moto. Logo depois, porém, ele tem uma dor de consciência muito forte e fica na "fossa" (triste, aborrecido), praticamente o livro inteiro. Acaba pedindo conselhos à Márcia, a tal conselheira-mor, né... E se abre com ela, que o aconselha a contar aos pais.
Nesse meio tempo, temos também Gaby, que, afundando nas notas, está proibida de sair de casa - mas até parece que ia obedecer, né - mas acaba saindo, junto com Jopa (que não sabe disso, senão aposto que tinha passado uma bela lição de moral). Não se diverte nem um pouco, volta pra casa mais cedo e também tem uma crise. No final, conta para a mãe, que aceita, e tudo se resolve (não tão rápido assim).
Há, também, Mariela, que faz parte de uma peça organizada por Marina (que é tipo aquela menina que eu não lembro o nome de Quanto toca o sino, da Disney, metida a diretora), que começa a receber cartas românticas anônimas - vou falar sério, essa foi a melhor parte do livro
Maria.Eduarda 02/07/2019minha estante
Concordo com tudo escrito acima! Livro realmente com gírias chatas de se ler (ainda mais que não é uma leitura de diversão, e sim para trabalho), mas no final passa uma mensagem positiva. Obrigada pela resenha, me ajudou muito mesmo!!!! =P