Ruth Rocha conta a Odisséia

Ruth Rocha conta a Odisséia Ruth Rocha

Resenhas - Ruth Rocha conta a Odisséia

1 | 2 | 3 | 4

Neymar 02/01/2013

Com ilustrações de Eduardo Rocha,Ruth Rocha,grande escritora nacional,reconta um dos mais belos classicos internacionais:"Odisseia".O mesmo é uma obra grega de caráter épico cuja autoria é atribuída a Homero.O enredo narra as aventuras do herói Ulisses por várias partes do mundo até o regresso a sua cidade de origem,a Ilha de Ítaca.Em sua trajetória Ulisses participa de batalhas,como a de Tróia,conhece lugares magníficos e seres fantásticos.É uma boa leitura pois propicia ao conhecimento sobre a mitologia grega.

Felipe 24/12/2012

Ruth Rocha conta a Odisseia
Este livro fala sobre a volta de Ulisses para casa depois de ser herói da guerra dos aqueus (gregos) vs. troianos, buscando a princesa Helena que Páris, o príncipe de Troia, sequestrou. Pessoalmente, eu não gostei desse livro porque a linguagem e o próprio enredo são chatos, aina mais com a modernização do gosto de livros, filmes, etc. Eu também não me interesso por mitologia grega, mas eu sei que quem se interessa gostou ou no mínimo achou interessante este livro.

Brenda 23/12/2012

Resenha do livro "Odisseia"
Seu enredo é dividido em três partes. Inicialmente, Ulisses navega em território marítimo, atracando as naus em vários locais. Depois, chega na terra dos feaces, onde é bem recebido, ganha valorosos presentes e é levado para Ítaca.
Ulisses, o personagem principal, demonstra perseverança para voltar a sua pátria e rever a sua família mesmo tendo se passado 20 anos. É um bom livro em minha opinião e nos ensina valores verdadeiros.
Esse livro mostra que ainda existe fidelidade. Eu amei a mulher de Ulisses, pois, om tantos homens querendo se casar com ela, honrou seu marido até o fim. Sempre todos os livros, figuras... não são por acaso ( como a prof raquel sempre diz), sempre quer nos ensinar, ou "abrir nossos olhos", ou para a gente conhecer a cultura de um povo e muitos outros fatos. Esse livro mostra a religião da Grécia, eles são politeístas ( acreditam em vários deuses).
Exemplos de deuses gregos ( vou por também alguns que não aparecem no livro):
Zeus: Rei dos deuses e senhor do trovão
Poseidon: deus do mar
Hefesto: deus do fogo e da metalurgia
Hera: Esposa de Zeus e protetora da família
Atena: deusa do pensamento e da sabedoria
Ares: deus da guerra
Apolo: deus da luz e do Sol
Ártemis: deus da caça e da noite
Afrodite: deusa do amor e da beleza
Eros( Cupido): Filho de Afrodite e deus do amor
Dioniso: deus do vinho
Hermes: deus do comércio e padroeiro dos ladrões
Deméter: deusa da agricultura

Bem, essa foi minha resenha, espero que gostem :)

Juh Paiva 23/12/2012

Resenha do livro "Odisséia"
Esse é um livro que conta todo o ciclo heroico por qual Ulisses, um grande herói enfrentou. Ele se separa de sua família para se arriscar na guerra de troia, mostra o desespero de sua esposa Penélope e de seu filho Telêmaco, já que depois de 10 anos do término da guerra ele ainda não tinha voltado. Mostra todas as dificuldades que ele enfrentou para voltar para Ilha de Ítaca, onde vivia com sua família. Conta que haviam pretendentes a se casar com Penélope na mansão de Ulisses, já que ele era considerado morto. E que mesmo assim Penélope resistiu e inventou desculpas para adiar sua decisão de com quem iria se casar. Mostra a ajuda que Ulisses teve de Palas Atena, uma deusa que o ajudou durante toda sua trajetória. E por fim, mostra o reconhecimento que Ulisses teve por ter enfrentado todos os perigos tais como: o canto das serias, cíclopes(gigantes de um olho só). E a vingança contra os pretendentes, por terem invadido sua casa e tomarem posse de seus bens.
É um livro com narrativa não linear e contado na linguagem mitológica. Que está repleta de referências à mitologia grega: Mostra a importância da religião para o povo grego, os presságios que eles creditavam ser avisos dos deuses, a recepção que eles tinham com os hóspedes, pois acreditavam que honrando um hóspede estariam honrando o próprio deus, o ato de sentar-se sobre as cinzas, que era um ato de humildade, os jogos esportivos, que os gregos apreciavam muito, adivinhos, pessoas que faziam previsões em que os gregos acreditavam, a Ágora, praça em que a população se reunia para tomar decisões, a metamorfose dos deuses, onde eles se transformavam para vir ao mundo dos mortais, o mar, que está presente em grande parte da narrativa, por ter sido um grande fator de desenvolvimento da Grécia e etc.
Embora eu não aprecie muito a mitologia grega, gostei muito do livro. E recomendo!

Lizzie 03/11/2012

Odisseia
Eu adorei “Odisseia”, só não gostei muito porque no livro todo tem mortes, derramamento de sangue e eu não gosto dessas coisas trágicas, mas o resto da história é bem legal, também não gostei muito da mudança sem ligação da história de um personagem para o outro numa parte do livro. O livro tem aventura, ação, magia coisas surreais e gosto bastante dessas coisas.

Gostei do livro e aconselho a qualquer um ler, vai gostar muito.

Alexandre 04/09/2012

Odisséia para crianças.
Li este livro ainda muito jovem. Curioso e amante da mitologia grega, consegui ler este pequeno livro em uma tarde e, ao final da mesma, ter um filme passando em minha cabeça.
Recomendo ao público infanto-juvenil e aos pais que desejam contar esta história para seus filhos menores, aos mais "experientes" de leitura, vale a pena conferir as versões não adaptadas.

Pri 08/04/2012

A odisseia,não é bom é incrivelmente perfeito
Enquanto Ulisses esteve fora a maioria pensava que ele tinha morrido,mas na verdade ele estava na ilha da ninfa calipso,seu filho, Telêmaco não estava mais aguentando os pretendentes de sua mãe,Penelope,pois ao invés deles a cobri-la de riquezas,eles bebiam os melhores vinhos,comiam a melhor carne,em fim acabavam com a herança de Telêmaco,filho de Ulisses.Será que Ulisses,filho de Laerte conseguirá voltar ao reino Ítaca e reassumir seu trono?Será que os deuses o ajudariam?ou será que os deuses o amaldiçoariam? os dois...eu não vou contara historia você tem que ler.

Bruninha 19/10/2010

Odisseia: Um clássico de Homero
Ufa! Acabei!
Demorei quase 1 mês para terminar o livro, mas valeu a pena. Uma linguagem diferente, cheio de nomes estranhos, alguns nomes quase não conseguia falar direito...rsss. Lia um pouco a cada dia para entender bem a história, quando tinha um trecho que não entendia direito, pedia ajuda para minha mãe. O livro fala do retorno de Ulisses para casa, depois que acabou a guerra de Tróia. Ulisses é o nome romano, na Grécia, ele é chamado de Odisseu, por isso essa história se chama Odisseia. Conheci um pouco da mitologia grega, me encantei com o amor de Penélope por Ulisses que depois de 20 anos ainda amava e tinha esperança do retorno do seu amado. Durante este período de espera, surgiram muitos pretendente que ficavam na sua casa consumindo seus bens e exigindo que ela tomasse uma decisão e escolhesse um deles para se casar novamente. Ela se sentindo pressionada, declara que só escolheria um deles depois que terminasse uma colcha, para envolver seu sogro, quando ele morresse. Penélope nunca terminava a colcha, pois o que fazia durante o dia, desfazia à noite, assim como nunca terminava, ia enrrolando os pretendentes, na esperança do retorno de Ulisses. Passeei no mundo dos ciclopes, os gigantes de um olho só, me apavorei com os gigantes comedores de gente e a medusa, aquela que tem cobra na cabeça, no lugar de cabelos, e se olhar nos olhos dela a pessoa vira pedra. No final, depois de muitas aventuras, Ulisses consegue retornar a sua casa, se vinga dos pretendentes e reencontra sua família.

Aprendi sobre fidelidade e esperança.

* Ah! Também descobri sobre a origem da palavra boato. No retorno de Ulisses para casa, foi um homem chamado Boato que espalha para os habitantes de Ítaca sobre seu retorno e sua vingança. Havia muitos anos que Ulisses não voltava para casa e as pessoas não sabiam se era verdadeira ou não aquela notícia.

1 | 2 | 3 | 4