Band of Brothers

Band of Brothers Stephen E. Ambrose

Resenhas - Band of Brothers

Reginaldo Acácio 21/05/2024

Muito mais que um livro sobre a 2ª Guerra. A obra de Stephen mergulha verdadeiramente na mente dos personagens e nos faz refletir sobre a humanidade, por vezes esquecida, no maior conflito armado da História.

Todo sacrifício é também um ato de doação. E aqueles que estão ao lado importam mais que a própria Guerra.

Taina471 18/02/2024

Para as pessoas que gostam do tema 2°guerra mundial !??
O livro retrata história dos integrantes da Easy Company, 506º Regimento de Infantaria Paraquedista do exército norte-americano da Screaming Eagles ou simplesmente 101.ª uma divisão modular especializada em infantaria ligeira do Exército dos EUA. "Band of Brothers" é o relato dos homens dessa admirável unidade que combateram, passaram fome, sofreram com o frio e resistiram basicamente sem ajuda lutando bravamente...Recomendo muito a leitura, não só desse mas de outros livros do Stephen e. Ambrose, D-Day, Citizen Soldiers e The Victors...???

Igor_Resenha 01/01/2024

História interessante, porém narrativa morna...
O livro "Band of Brothers" narra os acontecimentos que cercaram a Companhia Easy do 101 Divisão Aerotransportada do exército americano desde seu surgimento em 1942 em Toccoa até sua desativação em 1945 na Áustria. Esses homens desde muito cedo já desenvolveram um laço familiar para suportar as dificuldades impostas por Sobel durante o treinamento. Oficiais e praças aprenderam juntos sobre ser paraquedistas e resistir sem ajuda atrás das linhas inimigas.
A Companhia E participou de diversas batalhas importantes para o desfecho da Segunda Guerra Mundial, como a invasão da Normandia, libertação da Holanda e a dominação da Alemanha. A história deles é marcada por ação e emoção. Laços de amizade frente as dificuldades do combate - uma vez que atrás das linhas inimigas a única ajuda viria do companheiro ao seu lado e nada mais.
Devo dizer, contudo, que não gostei do modo como Stephen E. Ambrose escreveu este livro. Acredito que ele não conseguiu causar o mesmo impacto que seu filho, Hugh Ambrose, consegui em The Pacific. Na minha opinião faltou profundidade e desenvolvimento dos personagens. Acredito que Stephen entrega um livro morno que não faz jus a bravura dos homens que saltaram de paraquedas sobre a Normandia !!!
Infelizmente...é com muita dor no coração que digo que prefiro a minissérie do que o livro...

Ju 22/12/2023

Fantástico
Só aqueles que nunca estiveram em uma guerra anseiam por ela. Só estes querem ver sangue e a destruição.

Cesar Garcia 25/09/2023

Um livro tocante sobre a segunda guerra mundial
O livro conta a história da Easy Company durante o seu treinamento e na campanha contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Eles sofrem juntos, criam laços e combatem um inimigo em comum.
Um ótimo livro e um documento histórico sobre um dos períodos mais tristes da era moderna.

Luiz 21/09/2023

Band of brothers
Excelente livro, foi a partir dele que a série da HBO surgiu, relatos detalhados de um evento tão impactante para a história da humanidade.

Recomento o livro e a serie que está na HBO e agora na Netflix.

Luiz.Lara 08/07/2023

Não sou herói, mas servi numa companhia de heróis...
E assim com na minissérie, eu termino esse livro com um vazio existencial, tamanha a minha admiração por esta obra.
Acompanhar essa jornada de homens que encontraram um ligação uns nos outros, a ponto de dar a vida por eles, é incrível. Ver como eles reagiram as crueldades da guerra, ver amigos sendo mortos e matar pessoas, aos quais não conheciam, o quanto isso afetava físico e mentalmente.
Uma obra que vale ser conferida, tanto o livro quanto a série, produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg.

Duda 16/03/2023

Baita experiência de leitura.
Quando comecei a ler esse livro já percebi nas primeiras páginas como seria essa experiência, fantástica! Eu, que considero Band of Brothers a minha série favorita da vida inteira e que já perdi a conta de quantas vezes assisti, me empolguei demais com a leitura.
Foi super interessante revisitar a história da Easy Company. Tinha momentos que eu ficava dosando para não ler tudo de vez e acabar logo e mesmo tendo me prometido que eu só reassistiria a série quando acabasse o livro, posterguei ele ao máximo! E olhe que o dedo piscava para dar o play, kkkk
O livro traz muitos detalhes do que foi a jornada da Companhia E desde sua formação em Toccoa até os caminhos que os soldados seguiram no pós-guerra. Nele, Ambrose destaca o diferencial da Companhia e o seu sucesso em detrimento de muitas outras.
Acredito que o que chama atenção de quem tem contato com essa história e o que o autor aponta no livro é a parceria, a irmandade e o altruísmo que envolvia a relação daqueles paraquedistas. Para além do preparo que eles tinham, da capacidade estratégica e de liderança de Winters, existia um amor e uma confiança muito forte entre os soldados da Easy. E é o que enche nossos olhos, seja na série ou aqui nesse livro. Leiam-no.

Patric A. 28/02/2023

Excelente
Essa foi a minha primeira leitura de um livro documental, confesso que tive dificuldade pra ler esse livro não é uma leitura fácil, mas sem dúvidas e excelente, esses livro nos trás todo a trajetória de uma companhia vitoriosa do exército americano, o faxinal que envolve todos os acontecimentos da segunda guerra abrilhantam a narrativa, no entanto se trata de um documentário de guerra e ao mesmo tempo que fascina é também a teorizando todos as histórias interrompidas e marcas deixadas, Band of Brother é sensacional, comecei pelo livro e pretendo um dia ver a série também, recomendo muito.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Band of Brothers Companhia de Heróis" foi publicado em 2001 e escrito por Stephen E. Ambrose, historiador e biógrafo americano. O livro narra a história da Companhia E do 506º Regimento de Infantaria da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. A obra se baseia em entrevistas com os sobreviventes da Companhia, documentos militares e cartas pessoais dos soldados, além de diversas outras fontes.

O livro é dividido em dez capítulos, cada um contando uma fase diferente da história da Companhia E, desde o seu treinamento nos Estados Unidos até a sua participação na ocupação da Alemanha no final da guerra. Ambrose apresenta uma narrativa emocionante, que mostra a vida dos soldados da Companhia E e como eles lutaram juntos para sobreviver e completar suas missões. Além disso, o livro destaca a importância da camaradagem entre os soldados e a liderança de seus oficiais para o sucesso da Companhia.

Ambrose também faz referência a eventos históricos importantes que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, como o Dia D, a Batalha de Bastogne e a Operação Market Garden. O autor enfatiza como a Companhia E teve um papel crucial em muitas dessas batalhas, e como suas conquistas influenciaram o curso da guerra.

O livro é uma homenagem aos soldados da Companhia E e a todos os soldados americanos que lutaram na Segunda Guerra Mundial. É uma leitura emocionante e inspiradora, que retrata a coragem, a determinação e a camaradagem dos soldados que lutaram pelo bem de sua nação e pelo mundo.

Em resumo, "Band of Brothers Companhia de Heróis" é um livro envolvente e emocionante, que retrata a história real de um grupo de soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial. A obra não apenas apresenta uma narrativa detalhada dos eventos que ocorreram durante a guerra, mas também mostra a humanidade e as relações pessoais entre os soldados que lutaram juntos.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Solitário 09/02/2023

Currahee! "Resistimos sem ajuda".
Esse foi um livro. Que a única maneira que eu achei para fala é uma alegoria:( ao ler me sentir com subindo uma ladeira com carroça com pneu meio-murcho com carga de concreto, num sou de lascar, pense que desafio foi). Aí você me pergunta. Valeu apena? Cada segundo.

É um livro histórico. Narrado como relato histórico. Por ter essa forma de escrita me desgastou muito. Parando. Para pensar! Eu coloquei mais dois livro de relato histórico na minha meta de leitura para o ano." Eu tô é lascado/ espero que num bom sentindo/ pois percebo que esse gênero que não é meu predileto.

Falando do livro em si: E relato de herói. Não de fantasia, mas reais. Richard Winters é só um nome dos demais notáveis.
Sou grato por viver em tempos de paz e saber que existe pessoa como ele. E que se precisar sempre haverá de se levantar homem para lutar por paz.

Sídnei 10/09/2022

Um Clássico!
Um dos melhores relatos sobre a 2° guerra, especialmente sobre a companhia 101. Incrível como a amizade entre esses soldados mudou suas vidas Recomendo a assistir a série de mesmo nome, vale mto a pena...

Marques 19/08/2022

A bravura, camaradagem, amor e patriotismo serão para sempre as qualidades masculinas mais requisitadas e almejadas. Este livro é prova disso.

Homens comuns, simples, sem ambições de poder, todos eles reunidos com um propósito: defender sua pátria e seu modo de vida. Isto sempre esteve presente na História da Humanidade, mas não á toa. Há sempre quem queria mudar o mundo à sua imagem e semelhança e sempre haverá aqueles que resistem bravamente aos desmandos.

Sem entrar nos pormenores políticos-ideológicos, as qualidades que citei acima ultrapassam quaisquer mesquinharias tais como a política "rés do chão", rasteira, ignóbil. São essas qualidades que fazem a civilização ainda manter-se; são homens bravos que saem de casa, em tempo de paz, para construir e consertar coisas que sempre irão quebrar; são esses mesmos homens que saem de seus lares, à terra estrangeira, em tempo de guerra, para construir e consertar o que outros quebraram.

A histórias narradas nessa obra acompanham a Companhia Easy, da 101ª Aerotransportadora do Exército Americano, uma inovação na arte da guerra: lançar soldados atrás das linhas inimigas para cortar suprimentos, sabotar a logística, atrair a atenção do inimigo e flanqueá-lo, obrigando-o a assumir dois fronts em cada batalha.
Desde o terrível treinamento voluntário sob o escrutínio de oficiais severos até o grande dia V.E., Vitória na Europa, seguimos os passos destes bravos soldados, partilhando de suas dores, medos, furor e coragem.

Aos apaixonados pelo estudo da 2ª G.M. recomendo a leitura desta obra, bem como a série televisiva produzida pela HBO que trouxe com louvor todos esses sentimentos postos no livro.

nicookie 19/03/2022

A guerra de um ponto de vista de quem realmente esteve presente (ativamente) nela. Esse não é meu tipo de leitura, mas apesar de ser um livro denso, tudo é bastante explicativo. Recomendo para quem curte estudar sobre história e guerras, o ponto de vista dos soldados é muito único e faz com que a sensação seja mais real ao ler.