Four Veronica Roth

Resenhas - Four

rosecobalt 21/03/2021

já tô com saudade
Amei ver as coisas no pov do Tobias e conhecer mais dele realmente aqueceu meu coração ver as cenas dele e da tris ???

Jully Divulga Livros 28/02/2021

Releitura... Sou verdadeiramente apaixonada pelo Quatro... É não resistir em ler novamente o livro dele quando resolvi maratonar os filmes da serie!!!! Esse livro é um verdadeiro presente de Verônica Roth para os fãs... Apesar de ainda ter uma raiva latente dela em meu coração quando lembro como ele ficou no fim da trilogia!!!

cresstaris 26/02/2021

Four
acho que eu estava esperando mais.

claro que é um livro de contos e tal, mas em alguns momentos eu me encontrei entediada, coisa que não me lembro de ter acontecido em nenhum dos outros livros da série.
e também, os contos tavam meio jogados. "o traidor" estava acontecendo durante a iniciação da tris e nas cenas extras apareceu o dia que ela chegou na audácia?eu tava esperando uma ordem cronológica, nao sei. sei que a autora falou no começo do livro que ela não encontrou uma maneira de encaixar essas cenas extras no decorrer do livro, mas é tão dificil assim?

apesar de tudo, gostei de ver um pouco do tobias antes de conhecer a tris, as cenas de divergente da perspectiva dele, a relação do tobias com o amar, e a amizade dele com o zeke e com a shauna, que foi meio apagada em divergente.

shofana 10/07/2020

Queria que fosse mais longo
Foi ótimo esse gostinho da vida do Tobias, da sua decisão por Dauntless, sua iniciação, etc

Achei que dá pra ver o quanto a autora gosta de escrever pela perspectiva dele

E eu tenho que admitir que adorei também - triste com o fim como estou, releria todos os livros pela perspectiva dele kkkk

Mas enfim, achei que adicionou pontos interessantes na história, ajudou a conhecer um pouco mais do Tobias e como ele pensa, e deu uma saciada naquela sensação de ?quero mais? que ficou depois do fim do ultimo livro.

Vale bastante a pena

Nati 01/10/2019

"I will not belong to anyone but myself."
Eu estava bem apreensiva por esse livro de contos, por que achei que os capítulos do POV do Quatro no último livro da trilogia foram péssimos, mas até que me surpreendi. Parece que a Veronica achou o tom do personagem aqui, principalmente nos dois primeiros contos, que mostram um pouco do que o Tobias sofria, do que o levou a ir para a Dauntless e o que ele passou na sua própria iniciação, além de toda a construção do que levou aos eventos de Divergente em si. Porém os dois últimos contos foram meio longos demais, e o último foi praticamente Divergente do POV do Four, ou seja, desnecessário. Isso fez a nota do livro abaixar consideravelmente, mas olha, não me arrependo de ter lido esses contos não. Foram interessantes e eu sempre gosto da escrita da Veronica Roth, e achei que ela deu uma boa evoluída aqui em comparação com como ela escreveu o Four na trilogia principal.

Lauraa Machado 30/12/2017

Quase inteiro inútil
O que leva um autor a escrever histórias extras da sua trilogia? Quero muito saber o que levou essa autora a escrever esse livro de histórias do Tobias, já que, na sua maioria, elas foram bem inúteis.

Eu entendo o apelo de ler o ponto de vista de outro personagem, principalmente o par romântico da protagonista da série. Acredite, eu mesma adoro essas coisas e a melhor parte desse livro, a única que me fez dar pelo menos três estrelas, foi a chamada "O Traidor", que é quando mostra realmente a interação do Tobias com a Tris. O problema é que, até então, não teve nada novo.

E - sei que tem muita gente que não vai gostar que eu fale, mas - isso é um erro da autora. O Tobias teve, até então, praticamente as mesmas experiências da Tris, as mesmas sensações. Parece que a autora só conseguia mesmo ver os mesmos cômodos e atitudes de um jeito só. o Tobias percebia os mesmos detalhes nas coisas que a Tris, tirava as mesmas conclusões, raramente pensou por si mesmo e nunca chegou a discordar completamente dela. Era tanta coisa "sincronizada", que eu me senti como se estivesse lendo o rascunho de Divergente. E é bem provável que estivesse mesmo.

Como a própria autora diz na Introdução, ela começou a escrever Divergente com o Tobias como principal, mas não funcionou (e mal funcionou aqui, aliás), então ela desistiu e só depois de anos pegou para reler e mudou o protagonista. E aparentemente ela não fez questão de mudar essa parte aqui para lançar a história do Tobias, porque eles tem cenas muito parecidas, dando a forte impressão de que ela levou a ideia da história dele para a da Tris e simplesmente esqueceu de todas essas coincidências aqui antes de publicar esse livro extra. Ficou muito esquisito, sério.

Talvez seja mais difícil de perceber para quem faz mais de uma semana que leu o primeiro livro da trilogia Divergente, mas foi muito óbvio para mim e eu estava começando a achar que era uma grande piada.

O conto "O Traidor" é de longe o mais interessante deles, principalmente porque é o Tobias da trilogia, não um que ainda precisa chegar lá. Eu adorei mesmo ver as interações dele com a Tris, mas, depois de todos os quatros livros, preciso dizer que perdi meu amor por ele. No Divergente, ele parecia mais intrigante e interessante, mas, desde então, venho percebendo que ele é bem comum e não tem nada de especial. Nesse conto, ele teve algumas cenas com mais potencial para voltar a como eu o via antes, mas não o suficiente. Acho que talvez, se a autora tivesse feito passar mais tempo entre a iniciação dele para o livro Divergente, ele poderia ser mais seguro de si e maduro, como eu queria que fosse. Mas minha falta de apego não significa que ele é um personagem ruim.

Acho que a autora poderia ter se empenhado mais nos pontos de vista do Tobias, porque a narrativa não tem nem perto o mesmo nível que a da Tris. Se não estava funcionando para ela entrar no personagem, talvez fosse melhor ter narrado na terceira pessoa. Só sei que deixa a desejar, sim, e o único livro da trilogia que realmente foi incrível é o primeiro.

Amanda 24/08/2015

Four
Essa resenha pode ter spoilers da trilogia Divergente.

Neste livro Veronica Roth nos leva pela última vez à futurística cidade de Chicago, mas, dessa vez, através dos olhos de Quatro.

São quatro contos (eu vi o que você fez ai, autora) contados pelo ponto de vista de Tobias. Sendo três de antes dele conhecer Tris, e o último quando ele já a conhece.

Eu amei esse livro, e triolgia Divergente devia ter sido toda contada pelo Quatro, na minha opinião. Mas já é sabido que eu tenho um problema com a Tris... Em Convergente, como pode ser visto aqui na resenha, eu disse que ficou confuso a narração dos dois personagens, não dando para saber quem estava narrando quando, porque a autora não soube separar muito bem o tom. Neste livro ela já soube. Vemos a personalidade forte e verdadeira de Tobias em cada palavra.

Nos contos é descrito o dia da Escolha de Quatro, o porquê dele ter escolhido a Audácia, seu primeiro pulo e o começo da rivalidade com Erick e o desprezo por Jeanine. E, principalmente, quando ele descobre ser Divergente.

Não é uma leitura obrigatória, mas é legal se aprofundar um pouco nesse personagem e descobrir o porquê de sua personalidade, escolhas e inseguranças. Depois de ter lido, eu achei mais ainda que o Theo James foi uma ótima escolha para interpretá-lo no cinema.

E quero agradecer à minha sorte danada de achar esse livro em capa dura em uma Saraiva. Achei que teria que esperar até viajar para os EUA no final do ano para conseguir comprá-lo.

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/08/resenha-102-quatro.html

Kenia 04/05/2015

''Quero carregar algo que me lembre de que, embora as feridas cicatrizem, elas não somem pra sempre. Eu as carrego para todo lugar a que vou, sempre, e é assim que as coisas são, assim que as cicatrizes são.''

Minha resenha de hoje é bem especial, pois é de um livro parte de uma trilogia que eu gosto bastante: Divergente. Li os três livros, me revoltando com o final, obviamente, mas não deixando de curtir cada situação envolvida nessa série.
E pra quem não sabe, Divergente começou a ser escrita pelo ponto de vista de Quatro/Tobias, mas por algum motivo, Veronica Roth não se convenceu que o livro ia sair como ela queria. Ela deixou de lado e anos depois conseguiu criar Tris, que saiu exatamente como ela esperava para a trama.
Com todo o sucesso da trilogia, Veronica Roth está sempre dando entrevistas sem esconder seu amor pelo personagem Quatro. Ela resolveu então lançar 4 crônicas sobre fatos marcantes do passado dele. Essas crônicas foram reunidas e publicadas em um único livro físico, com o título de Quatro - Histórias da Série Divergente. Na obra contém A Transferência, A Iniciação, O Filho, O Traidor e três cenas exclusivas de Divergente!
Nem preciso comentar que esse lançamento foi um super presente para os fãs da série, e mais ainda para os que esperavam conhecer um pouco mais do personagem durão, mas carismático que foi o Quatro.

Sinopse: Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. Com mais de 21 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a série Divergente chegou aos cinemas com Shailene Woodley e Theo James nos papéis principais.

''É estranho ocupar tanto espaço apenas existindo, quando eu costumava desaparecer com tanta facilidade. Isso me faz sentir um pouquinho mais forte, um pouquinho mais estável.''

Em A Transferência vamos conhecer um pouco sobre sua vida antes de sua decisão de se tornar membro da Audácia. Podemos saber um pouco de sua relação com o pai, como foi a perda de sua mãe e como foi lidar com as agressões do pai.

"Pessoas que não sabem o significado do meu nome gostam de rir dele, e não gosto que riam de mim, especialmente um grupo de iniciandos recém-saídos da Escolha que não tem a menor ideia de onde estão se metendo."

A Iniciação mostra os primeiros desafios de Tobias em sua nova facção: o conhecimento de seus medos, as lutas, a relação com pessoas novas. Vamos conhecendo mais de seus amigos (Tori, Uriah e Shauna) e de seus pensamentos sobre cada um deles. Conhecemos mais sobre Amah responsável pelo apelido "Quatro" para Tobias e que tem grande importância para ele.

''Medo de que possa haver algum tipo de violência oculta dentro de mim, forjada pelo meu pai e pelos anos de silencio aos quais minha facção me submeteu.''

O Filho revela como ele se tornou instrutor de iniciação, como Eric se tornou um dos líderes da Audácia e como foi o primeiro encontro de Quatro. Além disso, mostra a relação de Jeanine Matthews com Max e o que há por trás da morte da mãe de Quatro, Evelyn.

''É você quem precisará conviver com sua escolha - diz ela. - Os outros vão superar, seguir em frente, não importa a sua decisão. Mas você nunca conseguirá fazer isso.''

O Traidor conto tem a presença de Tris e nos mostra alguns momentos deles que se tornam ainda melhores narrados por Quatro. Nós já sabíamos como Tris se sentia em relação à ele e tivemos uma noção dos sentimentos dele em relação à ela em Convergente, mas dessa vez é diferente. São os primeiros momentos dos dois juntos! Sem falar que nesse conto, podemos perceber algo bem importante sobre o final de Convergente.

Em Quatro - Histórias da Série Divergente vamos acompanhar as mudanças na vida dele até que ele se tornasse uma pessoa no passado e outra no presente/futuro. Deu muita saudade ao ler e para matar essa saudade, é esperar o lançamento de Convergente no próximo ano! Bom também reler os livros e não se cansar da trama!

Mari 13/12/2014

"Não sou Tobias Eaton, não mais, nunca mais. Sou um membro da Audácia."
Em maio deste ano comprei na Amazon The Transfer (A Transferência), primeiro conto do livro Quatro, que traria quatro contos narrados na perspectiva de Tobias Eaton sobre sua vida antes e durante sua vida na Audácia. Quando esse conto foi liberado eles não tinham a ideia de uni-lo a outros escritos pela Veronica em um livro, o que, em parte, foi sorte nossa por nos permitir ter um gostinho do que viria por aí e, por outro lado, fez a espera ficar torturante. Os outros contos acabaram ficando disponíveis para compra na Amazon em Julho e, em Setembro, a Editora Rocco publicou Quatro - Histórias da Série Divergente, livro impresso com os quatro contos e mais três cenas inéditas de Divergente narradas por Tobias.

A narrativa de Veronica Roth é sempre maravilhosa. Os acontecimentos não são narrados de forma muito rápida nem muito lenta. Tudo tem seu tempo, as revelações são feitas em momentos que deixam o leitor ainda mais ansioso e a narrativa em primeira pessoa de Quatro nos aproxima ainda mais do cara forte e misterioso que conhecemos. Nesse livro teremos as respostas para perguntas sobre ele em Divergente, Insurgente e Convergente, mas, o melhor de tudo, é poder matar a saudade desse personagem que tanto amamos.

"Eu preferia qualquer outra facção. Qualquer outra facção que não fosse a minha, em que todos já decidiram que não sou digno de atenção."

Em A Transferência é meu conto favorito. Vamos conhecer um pouco sobre a vida de Quatro antes de sua decisão de se tornar membro da Audácia. Nós podemos saber um pouco da sua relação com o pai, como foi a perda de sua mãe e como foi lidar com as agressões do pai a perda. Como li o conto em maio, acabei fazendo uma resenha do mesmo e vocês podem conferir clicando aqui: http://www.magialiteraria.net/2014/05/resenha-transfer-divergent-story.html

"Eu posso ter escolhido a Audácia como um refúgio, mas não estou apenas sobrevivendo aqui, estou me destacando."

A Iniciação vai nos mostrar os primeiros desafios de Tobias em sua nova facção: o conhecimento de seus medos, as lutas, a relação com pessoas novas e etc. Vamos conhecendo mais de seus amigos e de seus pensamentos sobre cada um deles. Tori, Uriah e Shauna são personagens que gosto muito e foi bem legal saber mais sobre a relação deles com Quatro. Vamos saber um pouco mais sobre Amah também, que é quem deu o apelido "Quatro" para Tobias e quem tem grande importância para ele. Vamos descobrir, também, o que o fez tomar certa decisão (que ficamos sabendo em Convergente) e qual foi a reação de Quatro quando soube sobre tal acontecimento.

[...] Confira a resenha completa em: http://www.magialiteraria.net/2014/12/resenha-quatro-historias-da-serie.html

Veronica disse uma vez que “Primeira a saltar: Tris” é sobe a primeira vez que Quatro coloca os olhos sobre ela, “Cuidado, Tris” é sobre a primeira vez que Tris o desafia "mas certamente não a última!" e “Você está bonita, Tris.” é sobre a primeira vez que ele baixa sua guarda. Acho que as palavras da autora são perfeitas para descrever as cenas e, com certeza, todos vão suspirar ao relê-las na visão de Quatro.

Quatro - Histórias da Série Divergente é realmente um presentão de Veronica para os leitores. Nesse livro conheceremos realmente mais de Tobias e de Quatro (sim, separadamente) pois veremos como as mudanças na vida dele aconteceram até que ele se tornasse uma pessoa no passado e outra no presente/futuro. Veronica Roth nos faz matar a saudade de personagens que aprendemos a gostar e nos faz terminar a leitura com ainda mais saudade. A minha maior vontade, agora que terminei a resenha, é de sentar no sofá e começar a reler o livro.

Lara 24/08/2014

Abnegation-born. Abnegation result. Dauntless Haven
Para quem não sabe a trama de Divergente começou a ser escrita pelo ponto de vista de Four/Tobias, mas por algum motivo, Veronica Roth não se convenceu que o livro ia sair como ela queria... Então acabou deixando de lado, anos depois ela conseguiu criar Tris, que acabou sendo exatamente aquilo que ela queria para a trama. Então escreveu a trilogia, que com exceção do último livro, que há capítulos alternando ponto de vistas, é toda narrada a partir de Tris.

Com todo o sucesso da trilogia, Veronica Roth, sua escritora, está sempre dando entrevistas por ai e ela não esconde seu amor pelo Four. Então ela resolveu lançar 4 crônicas sobre fatos marcantes do seu passado, que o fizeram ser o que ele é com Tris. Essas crônicas foram reunidas e publicadas, em 2014, em um único livro físico, com o título de Four A Divergente Collection. Que ainda não foi publicada aqui no Brasil, mas tem previsão para sair ainda este semestre, pela Editora Rocco, com o título de Quatro Uma história da série Divergente.

Bom neste livro temos as crônicas A Transferência* O Filho* A Iniciação* O Traidor*. As três primeiras contam seu teste de aptidão, como foi a transferência dele da Abnegação para Audácia, sua iniciação na nova facção e suas primeiras pistas sobre os planos da Jeanine e da Erudição. A última corre paralelamente aos acontecimentos do livro Divergente, dando ao leitor um vislumbre das decisões de Tobias, em relação ao amor e a lealdade, depois que ele conhece a Tris! Além de três extras, que são capítulos do primeiro volume da série pelo ponto de vista de Four, sendo eles Primeira a Pular Tris!*, Cuidado, Tris* e Você está bonita, Tris*.

Uma coisa eu sei: Para me ajudara esquecer o quão terrível o mundo é. Eu prefiro ela ao álcool.*

Eu estava tão ansiosa por esse livro, que acho o passado do Four tão mais interessante que o da Tris, queria muito ler sobre como ele foi parar na Audácia, como foi toda a iniciação com o Eric. Por outro lado estava receosa, afinal os capítulos narrados por ele em Convergente deixaram muito a desejar. Contudo achei esse extra incrível e muito divertido. Mostrando as dificuldades do menino com aptidão para Abnegação, se adaptar os costumes da sua nova facção, seus impasses, a origem da sua amizade com Zake e Shauna... Valeu cada minuto do meu tempo.

Nesses capítulos sob sua perspectiva temos aqueles momentos com a Tris que todo mundo gosta, quando eles se conheceram e ela muda de nome, assim que ela prova o primeiro hambúrguer de sua vida e aquela cena clááááássica dele bêbado dando em cima dela hahah! :)

Pessoas mortas podem ser nossos heróis porque eles não podem mais nos decepcionar*

Já li on-line e a Rocco já traduziu o capítulo daquela cena do arremesso de facas e achei muito estranho e decepcionante não ter no livro. Fora isso não tenho reclamações ao livro, mostrando toda a complexidade do passado do Tobias, sua relação com seu pai, sua mãe, seus motivos para não querer ser um líder da nova facção... Mas agora estou querendo muito, uma crônica de Zeke e Shauna, aaaaahh!!

Não estou pronta para não ter mais nada dessa coleção para ler. Gostei muito da série, mesmo com algumas ressalvas que não vem ao caso, adorei as crônicas, adorei o Theo James hahaha, agora é sentar e esperar os próximos 3 filmes que serão produzidos.

Como ser da Audácia: Um curso introdutório. Lição número um: Tudo bem abraçar seus amigos aqui*

Ahhh, vale a pena ressaltar que as crônicas são independentes dos livros, pode ler sem ter lido a trilogia, mas eu acho que pode estragar algumas surpresas, então recomendo que tenha lido pelo menos até Insurgente.

Amar me deu mais que um novo nome. Ele me deu poder*

*Tradução livre

site: http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/2014/07/resenha-quatro-uma-historia-da-serie.html
Scarlet 13/09/2014minha estante
To numa depressão pós convergente, e até sua resenha me ajudou. To num estado lastimável kkkk