Four

Four Veronica Roth

Resenhas - Four

Yumi 31/05/2022

Sou um pouco suspeita para opinar sobre esse livro pois amo o Tobias com todo o meu coração. Ter a possibilidade de saber um pouco mais sobre a história dele e a sua perspetiva sobre algumas cenas com a Tris é sensacional.
Acho que vale a pena a leitura sim mesmo que não acrescente muito para o todo da história da saga.

Sofia 29/05/2022

The story of Veronica Roth's dystopian Chicago told by the point of view of a beloved character; "Four" is a wonderful book that narrates Tobias Eaton's experience in Dauntless life, as well as some scenes of "Divergent" told by his perspective and his struggles with his Abnegation past.

I really enjoyed this extra book of the Divergent trilogy, and I think it wrapped up pretty well the unknown parts of Tobias' life. Recommend it to all this collection's lovers!

Nicole 01/01/2022

Quatro estrelas pro livro do quatro
Gostei bastante da leitura e de como a história ficou pelo olhar do Tobias. Na dedicatória do livro a autora canta essa bola e fica ainda mais evidente conforme avançamos a leitura: o personagem principal deveria ser o Quatro, desde o início da saga.

Enfim, foi interessante revisitar o começo da história pela visão dele.

Fabi_Colaco 30/11/2021

FOUR (TOBIAS ELTON)
A história se passa um pouco antes de Divergent, o qual foi o primeiro livro da série, e da metade para final do livro será o início de Divergent, mas é divertido porque o Four conta o seu ponto de vista sobre as situações com Tris (e que nós já conhecemos por meio dela no primeiro livro). Em Divergent, Four é misterioso e inalcançável, mas é bastante humanizado pela autora ao longo da série ? especialmente em Convergent. No entanto, somente nesse livro vamos conhecer mais de perto o quanto ele é mais vulnerável e sensível do que percebemos nos livros anteriors.

Ler Four foi uma experiência mais intensa do que eu esperava, porque aqui você consegue encontrar os lados mais sensíveis e íntimos de Four enquanto ele era apenas Tobias Eaton, um garoto tímido e receoso por tudo o que faz, descontente com a vida e com sua facção, além de ter um medo absurdo do pai por sofrer agressões frequentemente.

Tobias sente muita falta da Mãe que morreu quando ele ainda era criança, antes de sua morte eles dividiam os medos e eram companheiros, mas começam a mudar na vida dele ao completar 16 anos, igual a todos os outros jovens de todas as facções, ele teve que encarar a cerimônia de escolha com apenas uma certeza de que não ficaria na facção de seu pai (Abnegation). No fim ele contradiz o seu teste de aptidão e opta pela Dauntless. A partir de então, ele seria o Four, nome novo que ele recebeu de seu instrutor durante a iniciação devido ele ter apenas ?Quatro Medos?, um recorde naquela facção.

Dois anos depois de sua iniciação, trabalhando no departamento de segurança e responsável pelo treinamento de novos iniciantes. Durante esse tempo ele insiste em tentar descobrir qual a relação entre os líderes das facções Dauntless e Erudite e qual o problema em ser um divergente e o que acontecia com os divergentes, ele também descobre mais coisas sobre sua mãe e sobre ele mesmo. Então no seu terceiro ano nessa facção, Four, recebeu uma turma nova e entre eles uma garota frágil e tímida, também transferida da Abnegação que lhe chamou atenção, Beatrice Prior, agora na Dauntless, ela decidiu ser chamada apenas de Tris, e é por ela que ele vai se apaixonar e a partir de então, os fãs da trilogia de Divergent, já sabem da trama onde Four ajuda Tris a se encontrar e além disso, juntos eles irão desafiar poderes maiores que eles, quebrar costumes que eram impostos a cerca de 200 anos.

Michelle 31/08/2021

Só li porque comprei o box, não acho que esse livro tenha acrescentado nada na história, nem achei tão interessante o ponto de vista dele das coisas que eu já sabia

readwithjuly 19/07/2021

Melhor doq convergentek
Definitivamente é pros fãs, mas pra mim foi um deleite rever as cenas do casal pelo ponto de vista do four e tbm de ver mais sobre o four antes de conhecer a tris ???
Kabizinha 12/08/2022minha estante
Vai se tratar garota (dancinha de tiktok)

Giuls 22/06/2021

Eu necessito de maaaiisss
Amo o Tobias com todas as minhas forças e ter tido mais esse pedacinho dele foi simplesmente tudo pra mim, eu amo ver o jeito que ele pensa e ter tido o ponto de vista dele em algumas cenas com a tris tbm foi tudo pra mim eu estou ainda mais apaixonada por ele. Eu necessito do livro divergente todinho do ponto de vista dele na minha mesa pra ontem, queria ter pelo menos mais um conto do ponto de vista dele durante the attack simulation, eu necessito saber o q ele sentiu e pensou durante essa parte mas q ódiooo que não vai ter.

carolzinha41 14/06/2021

1ª releitura
Eu gosto muito da visão do Tobias, você entende mais esse lado vulnerável dele. Eu demorei demais pra ler porque a história ainda estava muito fresca em minha memória, mas a escrita da Roth é muito fluída, muito gostosa de ler, recomendo a saga pra todo mundo.

maly 10/05/2021

?Do I look like I?ve been crying??
The question seems almost funny to me. Her tears vanished almost as quickly as they came, and now her face is fair again, her eyes dry, her hair smooth. Like nothing ever happened?like she didn?t just spend three minutes overwhelmed by terror. She?s stronger than I was.
?Hmm.? I lean in closer, making a joke of examining her, but then it?s not a joke, and I?m just close, and we?re sharing a breath.
?No, Tris,? I say ?You look...? I try a Dauntless expression. ?Though as nails.?
She smiles a little. So do I.?

letAciaderaulino 29/04/2021

cumpre o que promete!
eu dei 5 estrelas pq eu amo o Tobias e os pov dele são mto bons!! eu AMEI ver a história dele antes dele virar faction-transfer, e como ele observava as coisas antes e tals. adorei ver a amizade dele com o Zeke e com a Shauna sendo construída, e como ele se sentia com a Tris e afins... Tobias te amo vc é pfto!! ??

borgeslivia 27/04/2021

Bom, mas faltou algo..
Gostei de ver a evolução do personagem.
Estava amando no início ver a vida do Quatro, mais sobre ele e tudo que ele passou antes dele ser transferido. Mas depois ficou tudo meio repetitivo e cansativo.. ainda mais pelos contos não serem divididos em capítulos. Também achei algumas situações meio vagas.

Apesar disso, ele continua sendo meu personagem favorito.
3,5 é uma nota boa hahah

Junior.Castro 26/04/2021

Finalmente acabou
Finalmente terminei. Já tava saturado, li pois gosto de terminar o que começo. Esse último foi só um fan service basicamente. Tem gente que gosta assim do Tobias? Enfim, até nunca mais.
Edu 26/04/2021minha estante
eu acho o Tobias chatíssimo kkkk, nunca cogitei ler esse

Gle 25/04/2021

Four
"I have a new name, which means I can be a new person. Someone who doesn't put up with cutting comments from Erudite know-it-alls. Someone who can cut back. Someone who's finnally ready to fight. Four."

"Tenho um novo nome, e isso significa que posso ser uma nova pessoa. Alguém que não aceita comentários agressivos de sabichões da Erudição. Alguém que sabe ser agressivo de volta. Alguém, enfim, pronto para lutar. Quatro."

Quequel 21/04/2021

Esse é um dos meus favoritos da série, por mim a Verônica Podia fazer aquilo de rescrever a série pela perspectiva de outro personagem e eu lia tudinho.
Eu adoro o Quatro e eu amo ver o outro lado da história, eu acho esse livro incrível!