O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

ricardo_22 25/08/2011

Resenha - Blog OverShock
O Mundo de Vidro, Maurício Gomyde, 3ª Edição, Brasília: Porto 71, 2011, 236 páginas.

Simples, envolvente e divertido. É assim que defino o livro O Mundo de Vidro, do nosso parceiro Maurício Gomyde. Paulista, Maurício mora em Brasília desde os seus três anos, e além de escritor, é baterista e compositor, ou seja, gosta de música, que é o que percebemos ao longo de seu livro, que possui citações de diversos cantores e músicas, sendo uma delas do próprio autor, que inclusive já lanço um CD.
Ele (o autor não cita o nome dos personagens principais, e é dessa forma que eles são citados durante a história) é um cara comum, que já havia arriscado ser músico e que em sua vida, de pouco mais de três décadas, havia tido apenas duas namoradas. Vivia sozinho, a não ser com a companhia de um papagaio (ou melhor, papagaia) chamado Horácio. Ela (que como disse, não sabemos o nome) com seus vinte e poucos anos, era uma verdadeira musa, professora, jornalista, além de ser economista. Ambos tinham uma vida distinta e o primeiro encontro seria na primeira virada do milênio (de 1999 a 2000), quando Ela apareceu na TV, beijando seu noivo. O destino havia preparado algo mais para esse casal (Ele e Ela, não Ela e o noivo), e se encontrariam mais tarde dentro de um metrô. Para Ele, foi amor a primeira vista.
Para se aproximar de sua nova paixão, Ele passa a segui-la, com o objetivo de descobrir mais sobre a tão bela mulher. Se matrícula em um curso que não faz a mínima ideia do que seja, e é surpreendido ao descobrir que Ela é a professora, e não uma aluna, como desconfiava. Inventa a desculpa de que precisa de aulas particulares, Ela, como boa professora, aceita ajudar seu aluno, porém, está passando por um momento difícil, e é Ele que a ajuda. Assim acontece o primeiro de muitos encontros, e claro, desencontros. “Cada cena de seu primeiro encontro repetia-se infinitamente, como se fosse um filme que volta ao início sempre que acaba. Os olhos, a boca, o sorriso, os dentes perfeitos, o corpo, a cena dele chegado e a encontrando caída no sofá, bêbada, ou quando estava deitada na cama, como um anjo. Ter insônia pensando nela seria sempre um prazer. E torcia para poder sonhar com aquelas cenas todas as noites. (pág. 66)”.

[...]

O Mundo de Vidro é uma história de amor moderna, com os seus momentos românticos, mas não tem aquela dramatização toda, pelo contrário, tem atitudes que Ele toma que sim, acredito agradar as mulheres (seja uma rosa, ou uma canção). Ela, por sua vez, percebe aos poucos Ele era um cara legal, que apenas completaria a sua vida, mesmo que fosse “baixo, magro e com uma leve barriguinha de chope (pág. 21)“. Acredito que muitas pessoas não vêm aquilo que alguém tem por dentro, e essa mensagem, também acredito ser um ponto positivo do livro, mesmo que essa não tenha sido a mensagem que o autor gostaria de passar. Enfim; um belíssimo trabalho de Maurício Gomyde. Ah, antes que eu me esqueça: a história se encerrar na segunda virada do milênio, ou seja, de 2000 para 2001. (Espero que tenham entendido por que duas viradas de milênio).

Resenha na integra no blog OverShock: http://overshock.blogspot.com/2011/08/resenha-39-o-mundo-de-vidro.html

Bru 17/08/2011

m romance bem simples e envolvente. Ele leva uma vida monótona, vai do trabalho para o seu apartamento, era solteiro. Até que, no metrô, a sua vida muda completamente, ele se apaixona por Ela, que está noiva, é formada em jornalismo e economia, escrevia artigos para o jornal e dava aulas de economia. Apesar de não saber nem mesmo o seu nome, foi amor a primeira vista, e depois de alguns dias ele decidiu segui-la, e foi ai que ele descobriu sobre as suas aulas, não pensou duas vezes e já se matriculou, mesmo não sabendo sobre o se tratava o curso.

Eles acabam de conhecendo melhor quando Ele pede algumas aulas particulares. E ele está disposto a fazer de tudo para ir em frente com essa paixão, inclusive começar a ter uma vida social, comprar um carro, comer comidas que ele odeia. Enfim, ele faz o que pode para ela se apaixonar.

Leia o fim em: http://sojustsmilee.blogspot.com/2011/08/resenha-o-mundo-de-vidro.html

Aline T.K.M. | @aline_tkm 25/10/2011

...e quando não se admite a óbvia paixão por outra pessoa?
Primeiramente, confesso que no início não botei muita fé. Mas foi só uma impressão precipitada e equivocada; a cada capítulo, O Mundo de Vidro foi ganhando minha simpatia.

A leitura é super leve e o livro é do tipo que a gente devora rapidamente, dada a curiosidade para saber o desfecho. É divertido e tem algumas doses de romantismo e frases bonitas, conforme a leitura avança.

Uma característica que merece atenção é que, embora narrado em terceira pessoa, o livro parece mostrar tudo em um ponto de vista mais masculino. A meu ver, é um aspecto bastante positivo e confere um tipo de humor e comentários que, talvez, não rolassem se a perspectiva dos fatos pendesse para o lado feminino.

LEIA O REVIEW COMPLETO AQUI:

Samara Lopes 08/08/2011

Divertido e romântico.
Li o livro muito rápido e não conseguia largar. Risada garantida em um romance moderno. O autor esta de parabens.

BelaBelli 14/11/2011

Há um homem de uns 30 e poucos anos, com uma vida normal, um trabalho mais ou menos, poucos amigos, barriguinha de chope, que não chama atenção, mas é desajeitado o que o torna engraçado. Há também uma mulher, linda, 20 e poucos anos, inteligente, independente, e que freqüenta lugares badalados, e fez ele se apaixonar a primeira vista.

Essa história pode ser interessante e ainda surpreendente, pois a primeira vez que ele à viu, foi quando ele perdeu o metrô para o trabalho e a encontrou, sentada no último vagão. Coincidência ou destino? Ele pensa que esse atraso teve algum motivo, então ficamos com o “destino”. Com isso, ele passa a “se atrasar” todos os dias, para encontrá-la no vagão, sendo que alguns dias não havia.

Um dia ele resolva segui-la e acaba se matriculando no curso de Economia que ela é professora, mas achando que seria seu colega de classe. Eles se conhecem e depois muiiitas coisas acontecem, e será que eles ficarão juntos no final?

E afinal, O mundo de vidro seria D’ele ou D’ela? Um mundo paralelo onde os dois tem os momentos deles, dividem seus carinhos, felicidades e todo amor que sentem pelo outro. Mas não pense que são os dois que eu citei a cima, pois O Mundo de Vidro é um “livro” que a personagem principal vai recebendo em capítulos e gostaria muito de fazer parte dele.

Rose 06/01/2012

Acho que estava com este livro já tinha uns 2 meses e nada de ler. Curiosamente, nos últimos dias, li várias resenhas a respeito do livro, então depois de um longo e frio inverno, peguei finalmente o livro para ler e... que mico! Mico não, na verdade, king kong! Eu peguei o livro para aproveitar a ida à psicóloga do meu filho, e como é na Paulista, prefiro usar o metrô, então vocês podem imaginar o que as pessoas não pensavam de mim ao me ver rindo como uma doida. Isso mesmo gente, eu não conseguia parar de ri. Eu até tentava, mas não tinha como. O livro é ótimo, de uma leitura leve e gostosa, além de extremamente contagiante. Para vocês terem uma ideia, a graça já começa pelo prefácio (sim amigos, eu leios os prefácios) muito bom que o Maurício Gomyde criou. Depois vem a história de um solteirão de 30 e pouco anos que cai de amores por uma linda moça que ele apenas vê por um acaso em um vagão do metrô. Diante do que ele chama de "amor da sua vida", ele decide conquistá-la e começa a protagonizar cenas hilárias, com cada passagem que não tem como não rir. Sem contar com a participação mais do que especial de seu papagaio e da amizade que ele faz com um vendedor homossexual, ambos são umas figuras. Até agora acho que o rapaz que estava comigo na ante-sala do consultória devia está pensando: "esta precisa de várias sessões". Isso tudo claro, é culpa do MG, que fez este romance maravilhoso de encontros e desencontros e completamente hilariante, com uma linguagem simples e bem atual. Mas tenham certeza, valeu cada mico que paguei e hoje mesmo quando me ponho a lembrar algumas passagens do livro começo a rir de novo.

Patrícia France 04/09/2011

Lindo!
Envolvente, engraçado, apaixonante. Quando recebi o livro que ganhei numa promoção de um blog, gostei logo de cara. A capa é fofa. Como todo mundo tava falando bem do livro, já esperava que era bom. Não me decepcionei.
Leitura fácil e rápida. Recomendadíssimo.

Fabiana 07/09/2011

Muito bom!!!!!
Nossa, como eu gostei desse livro! Como muita gente já tinha falado super bem dele, eu já fui tendenciosa. Mas não imaginava que ia me divertir tanto.
A história dEle e dEla é engraçada, diferente. Tira a gente um pouco da realidade. Eu dava altas palas com o livro, com as coisas engraçadas que Ele fazia por Ela.
Um dos livros mais legais que eu ja li e o melhor: é de um autor nacional.
Parabéns ao Maurício.

Fernanda 19/12/2011

Reseha O Mundo de Vidro
Este livro estava na minha lista de desejados lá no skoob, então quando ele chegou fiquei superr feliz e mais feliz ainda fiquei depois que terminei de ler, afinal, adorei.

A história se concentra em uma dupla, não vou dizer casal, pois eles não são um casal...são apenas um homem e uma mulher que nem se conhecem no início do livro e que tem estilos de vida totalmente diferentes.

Ele, graduado em processamento de dados e funcionário de uma repartição pública. Vida social zero, não é nadaa viajado, adora filmes, vive sozinho , quer dizer, quase sozinho porque tem um papagaio , o Horácio. Tem pouquissimos amigos.

Ela, formada em jornalismo e economia, adora esportes, era bem de vida, já tinha viajado muito. Mora sozinha, ops...quasee sozinha também pois tem um cachorrinho. E claro, tem muitos amigos.

Mas como duas pessoas tão diferentes podem se aproximar?
Ambos sempre estando na correria do dia-a-dia, na rotina com várias coisas para fazer, acabam não percebendo muitas coisas ao redor. Mas um dia, ele a viu no metrô, o mundo parou para ele e nunca mais a esqueceu.

Cuidando o horário que ela pegava o metrô , ele vê, investiga para onde ela ia, ele se aproxima dela (aliás de uma maneira bem atrapalhada) e começa a conhecê-la pouco a pouco. Ela porém, no ritmo frenético de sua vida, mal nota sua presença, mas apenas o fato de ambos se conhecerem , se aproximarem, faz com que algo mude dentro deles.

Viram amigos e começam a descobrir momentos agradáveis, momentos simples. Mas acabam se distanciando em meio a alguns fatos (que claroo vocês vão ter que ler o livro para descobrir..).
Mas o distanciamento, provoca uma mudança nele, ele se torna mais confiante , mais .... , ela em compensação consegue ver o quanto aquela amizade é importante para ela.

E diante do fato deles terem se tornado pessoas tão importantes uma para outra é que a história termina com....

Tive que colocar pontinhos no final pessoal, porque assim como aqui, no livro eu fiquei muito curiosa com este final até as últimas linhas.
Para um foi um livro que trata muito de nosso cotidiano: vida corrida, mil coisas para fazer, muitas pessoas, com muitos estilos diferentes que às vezes mal notam a presença da outra. Um romance atual que fala das diferenças entre duas pessoas, que fala das situações inusitadas que podem fazer a gente conhecer alguém muito especial e que vai mudar nossa vida.

Jaqueline 24/11/2011

Romântico e engraçado na medida certa.
A história começa com um casal super apaixonado comemorando a chegada do novo milênio com os amigos na Times Square. Ali mesmo depois de muita champagne, no meio de toda aquela brincadeira eles simulam o casamento.

Já há muitos quilômetros longe dali Ele assistia aquela alegria do casal, pensando na tamanha sorte que aquele homem tinha ao ter aquela mulher não linda ao seu lado.

Em uma manhã pacata da sua vida ele vai ao metrô como de costume para ir ao trabalho, mas naquele dia ele não consegue pegar o vagão de sempre, e mesmo sabendo que iria se atrasar ele resolve deixar tudo por conta do destino. Ao entrar no vagão Ele verá uma moça muito bonita que chamará a sua atenção.
No dia seguinte ele tentará pegar o mesmo vagão, e começará a partir daí suas tentativas para se aproximar d’Ela.

Assim que eu comecei a ler esse livro eu fiquei com um pouco de medo de me decepcionar, pelo fato de eu ter colocado muitas expectativas em torno dele, mas não, eu não me decepcionei em nenhum momento.

Um livro realmente muito bem escrito, muito engraçado, e os personagens não têm nome, ele é ELE, e ela é ELA. Mesmo sem nenhum nome próprio os personagens principais não entram em confusão alguma, tudo se encaixa muito bem, e se eles tivessem nomes eu acho que não daria certo com a história.

O Maurício está realmente de parabéns, eu me diverti muito lendo esse livro. Muitos momentos cômicos que fizeram ficar rindo sozinha, e depois eu ficava enchendo o saco do namorido para ele escutar as partes engraçadas que eu fazia questão de ler para ele.

O mundo de vidro é simplesmente maravilhoso, eu recomendo. Romântico e engraçado na medida certa, sem exageros.

Mih 21/10/2011

Perfeito, uma história emocionante que tem totalmente haver com o nosso mundo, não é uma história surreal , mais sim um amor que todos nos podemos e devemos esperimentar . O AUTOR está de parabéns , o modo como se expressa , demonstrando alegria e nos fazendo entrar dentro deste livro. Maravilhoso o melhor que já li.

Maria Antonia 09/10/2011

Delicioso.
O Mundo de Vidro é daqueles livros que a gente se apaixona pelos personagens, pela história, pelas situações. Sem entrar no mérito da possibilidade de serem reais ou críveis (ainda bem que não são, gosto de livros que me tirem da realidade), as situações são muito hilárias. Acho que os livros são feitos para divertir, para emocionar em cada página. O autor conseguiu provocar isso, então merece as cinco estrelinhas. Agora é esperar o próximo.
*****

Beatriz 09/12/2011

O Mundo de Vidro
Ele vivia em um apartamento contando apenas com a companhia de Horácio. Tinha um emprego normal, não tinha contato com os amigos - a não ser na reunião de escola, onde depois de meses sem ver a cara dos amigos a fofoca rolava solta e depois todos iam pra casa e voltavam a vidinha comum sem contato uns com os outros - , não saía, tinha uma vida tranquila (pra não dizer tediosa).
Ela era uma daquelas mulheres que os homens classificariam como ideais: inteligente, dona da própria vida, adorava cinema, livros, uma boa conversa e era dona de uma aparência de dar inveja.
Quando ele poderiam imaginar que, mesmo tendo vidas tão diferentes, eram exatamente iguais?
Ele acorda em uma manhã que prometia ser igual todos os outros de sua vida, tomou um banho e foi para o metrô, chegando lá perdeu o carro que sempre pegava e ficou por ali aguardando o próximo que não demorou muito a chegar na estação.
Assim que chegou, entrou e conseguiu um lugar para sentar, foi nesse instante que ele a viu, Ela era linda, estava sentada em um banco no fundo do vagão onde Ele conseguia vê-la, estava concentrada em um livro, enquanto ele admirava sua beleza descobriu que havia encontrado a mulher da sua vida.
Após dias só observando Ela sem ter coragem para dizer nem um mísero "Bom Dia", juntou a pouca coragem que tinha e sentou-se ao lado dela no metrô. Pediu licença, disse "Bom Dia" e ela simplesmente fez um leve gesto com a cabeça, deixando claro que não queria conversa.
Ela o cachou estranho, suas roupas eram largadas e ainda por cima ficava fazendo um barulho irritante quando tentava uma conversa com ela, como se tivesse com algo preso na garganta.
Quando ela poderia imaginar que mais tarde daria tudo para voltar no tempo onde ouviria aquele barulho que tanto a incomodava?
Para saber quem é Horácio, se Ele conseguiu parar de fazer o tal barulho, se Ela começou a ver algum ponto positivo nele e como toda essa confusão termina, vai precisar ler O Mundo de Vidro!