Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

.babs 05/06/2024

Um sonho dentro de um sonho
A leitura desse livro não é pra qualquer momento. Pq ele te pega e faz pensar na vida ao ponto de entrar em estado de contemplação. Não é pra ser devorado, e sim, degustado com toda parcimônia possível.
Confesso que, na pressa, me perdi nos pensamentos dela algumas vezes e precisei voltar trechos, foi então que percebi meu equívoco em querer correr. O último trecho tem todo o meu coração:

"E eis que depois de uma tarde de ?quem sou eu? e de acordar à uma hora da madrugada ainda em desespero ? eis que às três horas da madrugada acordei e me encontrei. Fui ao encontro de mim. Calma, alegre, plenitude sem fulminação. Simplesmente eu sou eu. E você é você. É vasto, vai durar.
[...]Olha para mim e me ama. Não: tu olhas para ti e te amas. É o que está certo."

teus :) 05/06/2024

?Não quero perguntar por que, pode-se perguntar sempre por que e sempre continuar sem resposta: será que consigo me entregar ao expectante silêncio que se segue a uma pergunta sem resposta? Embora adivinhe que em algum lugar ou em algum tempo existe a grande resposta para mim.?

Michel166 05/06/2024

Demorei muito. Porém, finalizado
Clarice sempre foi profunda em seus textos. Essa profundidade é algo admirador ("Mas escrever para mim é frustador: ao escrever lido com o impossível"). Esse lado espontâneo e tão preciso da Clarice, nos faz reviramos em nossos pensamentos.
Enfim, livro finalizado com sucesso. Leitura completamente questionadora. Fazendo-nos repensar o sentido de realmente estarmos vivendo a vida que estamos supostamente "controlando".

lolomba 04/06/2024

Tentar fazer uma resenha deste livro e tentar descrever com uma palavra o mistério da vida. Precisa-se sentir.

Silvania.Beatriz 04/06/2024

Viva?
O texto é predominantemente marcado pelo fluxo de consciência de uma pintora, a qual não dá muitos detalhes da sua vida pessoal, inclusive não se sabe seu nome. Ela tem pensamentos, aparentemente enquanto pinta, e vai escrevendo.

Essa obra não me prendeu como eu esperava, por isso me senti frustrada. Quem sabe em uma possível releitura eu mude de ideia. Deixo uma das citações que mais gostei:
"Antes de me organizar, tenho que me desorganizar internamente." posição 645

Nanda5Oli 04/06/2024

A atualidade sou Eu
Me achei uma observadora dentro do fluxo de consciência da narradora onde tudo ali era imediatista percorrendo diversos assuntos: filosofia, religião, vida, morte...

hellen 04/06/2024

E quando estranho a vida, aí é que começa a vida.
Não parece ser o fim dele, mas só um novo começo de devaneios e atravessamentos, com certeza pede muitas releituras com o tempo. Clarice tem esse dom de colocar em palavras afetos, antes até mesmo desconhecidos, que nos atravessam.

Água viva foi/é uma experiência diferente, a personagem narradora não tem uma identidade fixa ou exposta (e isso que faz ela ser tão surpreendente, parece que estamos mais ligados por isso), narra pensamentos corridos, curiosos, reflexivos, entra em dilemas entre presente, passado e futuro, focando nesse instante que se perde, nesse instante inalcançável. O instante é tudo e deve ser lembrado - "...pergunto se você aguenta que o tempo seja hoje e agora e já."

A dita liberdade e solidão, junto com a sua busca por um lugar no mundo, um sentido de viver. Assim, os dilemas com Deus tambem estao presentes por interrogações e questionamentos sobre vida, morte e propósito.
Nessa obra a arte da pintura é colocada como uma forma de abstração do pensamento e tenta-se passar para a palavra esse sentir, parece ser um objetivo da narradora. Ela conversa com a gente, faz perguntas e pausas necessárias (mesmo q não seja dividido em capítulos).
Esse livro significou muito pra mim, espero revisitar essas anotações e trazer mais e mais sentidos.

"Agora é um instante. Você sente? eu sinto."

"Simplesmente eu sou eu. E você é você. É vasto, vai durar..."

Bruh 01/06/2024

?Água Viva é um texto de comovente experimentação?
Uma leitura sinestésica. Água corrente, transcorre as palavras de forma impetuosa.
O que é liberdade se não a definição do que é ser. Estar. Sentir. Entregar ao instante agora.
?Vir-a-ser é uma lenta e lenta dor boa.?

Aylane Nunes 01/06/2024

Primeiro contato com Clarice...
No primeiro livro que leio da autora, me deparo com uma prosa altamente criativa, um pouco confusa em algumas linhas e outras, compreensíveis perante o estado da personagem.
Gostei da experiência, e é uma leitura que parece mais fluxo de consciência, se realmente for isso mesmo.
Quero muito conhecer a Clarice que escreve romance pra de fato entender se realmente curto sua forma de escrever ou não.
É um livro curto mas não tão rápido assim de ser lido porque ele pede um pouco mais de calma e se possível, dedicação só para com ele.

Maah 01/06/2024

Como o livro é bem curtinho esperava terminar a leitura em uma sentada, mas não , ele é tão profundo é diferente que li de pouquinho em pouquinho, não por ser um livro ruim muito pelo contrário, mas ele é um livro reflexivo que tem q ser lido devagar . Uma leitura incrível e muito gostosa .

Mariana113 01/06/2024

Escrever é igual água, se eu ficar sem irei morrer ...
Clarice lispector ... Clarice não tinha tempo para não escrever a sua intensidade. Isso fazia parte dela, o seu " it " interior, o âmago da sua essência que transparecia toda vez que manuseava uma folha de papel e uma caneta.

Seu livro é extremamente peculiar e inovador. Não tem capítulos e nem ao menos um personagem com nome ou identidade (De certa forma, acredito na coexistência de sua tenra personalidade e a personagem inigmatica ), sua escrita passa por instantes e metamorfoses quase instantâneas e difíceis de acompanhar.

Porém, mesmo em sua " selva " de palavras, é possível encontrar harmonia e profundidade. Ler Clarice Lispector é desbravar um mundo de cenários tão íntimos de um único ser quanto o de toda a humanidade. Como se ela falasse os segredos que até o mundo não entende!

Sua obra " Água viva" é transparente e obscura e essa concomitância traz uma beleza vivida para o seu leitor...

Sua perspectiva abstrata tomou conta de seu livro e alcançou algo indizível, quase inimaginável. Então se voce for ler essa obra prima, não espere por algo concreto e fixo, pois sua escrita não condiz com esse meio..
edilsonjoaquim 01/06/2024minha estante
Tenho muito vontade em ler Clarice, mas acho que ainda não tenho uma capacidade Intelectual suficiente para entender suas metáforas e etc

Mariana113 01/06/2024minha estante
Não !! A leitura da Clarice pode ser difícil, mas tenho certeza que vc consegue !!!

edilsonjoaquim 01/06/2024minha estante
Bom saber!!!
Quem sabe ainda esse ano eu me aventure na mente de Clarice Lispector.??

SheilaJ 30/05/2024

Complexo e tão significativo. Clarice é genial!
Água Viva estava na minha lista desde janeiro e em maio finalmente consegui ler. Confesso que, embora seja um livro com menos de 100 páginas, levei uns 20 dias para finalizar. É um livro complexo e bem diferente dos outros livros de Clarice que já li. Foi extremamente desafiador e em muitas vezes fiquei bem confusa, então parava por alguns dias e retomava a leitura. Fui degustando aos poucos e refletindo cada página. O livro é narrado por uma pintora que se aventura no mundo da escrita. Nele ela faz várias reflexões sobre o instante. o quanto ele é efêmero e tudo muda. Tudo passa. Rápido. Num instante. A escrita é algo bem peculiar, algo próprio da Clarice. Muitas vezes parece que a narrativa está ?bagunçada?. Uma desorganização de pensamentos que me prenderam na escrita inusitada. Uma hora ela reflete sobre as flores que gosta e no parágrafo seguinte já tá comentando sobre uma gata parindo. Assuntos que parecem ser extremamente aleatórios, mas que ao meu ver, foi um recurso utilizado para retratar o instante. Que passa rápido. Gostei bastante do livro, mas não é dos meus favoritos da autora. E, se você nunca leu algo de Clarice não recomendo iniciar por esse.

jessmiranda39 30/05/2024

“Quando penso no que já vivi me parece que fui deixando meus corpos pelo caminho”
Embora já tenha lido alguns livros da Clarice anteriormente, quando comecei Água viva senti como se tivesse lendo apenas uma combinação de frases e palavras sem sentido algum. Fui então procurar uma resenha para entender como estava sendo para outras pessoas essa leitura, acatei a sugestão de ler em apenas um dia e entendi que esse é aquele livro da insônia, sabe? você precisa começar e terminar em um mesmo dia. A partir daí, entendi o que a Clarice queria com esse livro, a sensação de estar lendo os pensamentos da personagem, de entender o que seria o "it" como ela mesma chama. O livro me trouxe reflexões profundas sobre a minha existência e como é a minha percepção a respeito disso. A sensação que tive foi como se eu tivesse VIVIDO o livro. Enfim, a essência da água-viva está registrada em um livro, mas sua verdadeira natureza escapa às palavras. Não é uma obra linear, nem precisaria ser, assim como a vida. Mistérios, sentimentos e incertezas permeiam tudo. Viver não é suficiente; é preciso pensar e sentir profundamente sobre a existência.

giovanna 29/05/2024

Vivíssima
Recomendo ler sem respirar. Amo fluxo de consciência, mas é preciso estar na vibe pois pesa bastante. Clarice é perfeita, mas tenho uma sensação esquisita de ter lido esse livro uma vez e ter criado memórias falsas. Eu jurava que tinha uma passagem onde a personagem tomava água do mar e se tornava parte dele... Acho que estou ficando maluca kkkkkk