Gen - Pés Descalços #6

Gen - Pés Descalços #6 Keiji Nakazawa

Resenhas - Gen Pés Descalços #6

Gabriel Farias Martins 14/10/2023

Tudo por dinheiro
A edição conta no início com Gen tentando traficar comida junto ao Ryuta, mas os planos falham.
Shouji caindo no alcoolismo enquanto trabalha nas minas, e não suporta a responsabilidade.
Enquanto isso, o quadro de saúde da mãe de Gen piorando.
Ryuta sucumbe ao desespero devido a situação da "tia" e decide arrumar dinheiro a qualquer custo, assaltando uma casa de jogos da Yakuza, o assalto é um sucesso, ele consegue o dinheiro e interna a tia, porém com a Yakuza no seu encalço, decide se entregar as autoridades pra fugir da Yakuza.
A história segue com Gen reencontrando a Natsue que tenta cometer suicídio de novamente.
A mesma moça que sofreu queimaduras pela bomba na segunda edição.
Gen a motiva e mostra como os problemas dela são pequenos comparados aos de outras pessoas. Por fim, decide ajudar ela e Katsuko a trabalhar com costura, para isso decide roubar metais em um estaleiro e vender no ferro velho.

(A história se repete um pouco, o roubo dá errado, a carga afunda e ele nada até a praia com o garoto Musubi, lá eles encontram um campo de tiro repleto de munições e decidem recolher o cobre para venda).

Uma dupla de oportunistas tenta roubá-los mas o "tio" que á essa hora se fazia presente, impede.
Descobrimos que ele está muito doente
Finalmente eles conseguem comprar a máquina de costura, mas a alegria dura pouco
O tio está para morrer, sem ter seu livro publicado devido à censura
Enquanto isso, Ryuta decide fugir do reformatório
Um garoto chamado Noro, o seguiu e tem como motivação matar alguém como vingança
Por fim, ambos chegam a hiroshima e a história continua..

thadentrodolivro 05/05/2023

Sem Palavras pro Gen
Nesse volume conta algumas aventuras tanto do gen quanto do ryuta. Os dois são super unidos, muitas reviravoltas e o gen sem palavras né, que menino dedicado, sempre se importa com as pessoas. Sou fã do Gen. Partiu volume 7 agora.

WeltonLuis 15/01/2023

Neste número, vemos que Hiroshima ainda é assolada pela fome, pelas sequelas da bomba e pela intervenção dos EUA sobre o Japão. Nesse contexto, Gen segue lutando para sobreviver e ajudar os seus.

Rodrigo.Macedo 01/06/2022

Laço de família sendo construído
O país derrotado está completamente submetido aos EUA. Em decorrência disso, os cidadãos de Hiroshima não têm voz para expor todos os problemas que estão passando. Além disso, a falta de amparo Estatal nos setores da saúde, alimentação, trabalho e segurança está levando personagens como o Hyuta, que teve protagonismo considerável nesse volume, cometer furtos, assaltos e assassinatos. Vale ressaltar o aumento constante da consciência política do Gen, que demonstra-se cada vez mais indignado com a situação da população e está usando sua voz para motivar as pessoas a requererem seus direitos e não se curvarem para os aproveitadores.

Krishna.Nunes 25/07/2021

Gen - Pés Descalços é um relato de sobrevivência do próprio autor, Keiji Nakazawa, que vivia em Hiroshima quando a cidade foi devastada pela primeira explosão atômica da história. Nos quadrinhos ele é representado por Gen, um menino esperto, alegre e dono de um caráter inabalável.

A obra deve figurar ao lado de outras que se propuseram a narrar guerras e conflitos - Maus, Persépolis, Gorazde, Palestina, Notas sobre Gaza, O Fotógrafo, etc. - como um dos quadrinhos documentais obrigatórios para quem quer compreender o Século XX.

Na edição encadernada dividida em 10 volumes, o livro 6 chega até 4 anos depois da explosão da bomba. A falta de alimentos e a proibição de comprar comida no mercado negro continuam oprimindo a população de Hiroshima. Quem é flagrado com arroz comprado no mercado negro pode ser preso, porém não há alternativas. "As boas maneiras só nascem onde há teto, roupa e barriga cheia". Onde tudo isso falta, não é surpresa que as crianças se envolvam
com todo tipo de trapaças e até crimes.

A fala do sobrevivente Isao Kita resume muito bem a tragédia da explosão nuclear: "A bomba atômica não discrimina, mata desde bebês até velhos. E não é uma morte fácil, peolo contrário, é muito cruel e dolorosa. Não devemos permitir que isso aconteça de novo, em nenhum lugar do mundo."

Esse arco retrata uma cidade onde as crianças precisam fazer de tudo para preservar suas vidas, as vidas de parentes e amigos, em meio a crime, fome e crueldade, enquanto os adultos não param de cair vítimas da radiação.

Talvez pelos esforços de reconstrução e o trabalho incessante, além de não ter concretizado algumas tragédias anunciadas, este volume tem um tom menos pessimista e chega a ser divertido de ler, apesar de todo o drama apresentado.

Larissa 07/05/2020

Recomendo
Um jeito diferente de abordar a Segunda Guerra, um outro olhar para o que os sobreviventes às bombas passaram, internamente, como os japoneses viram e trataram os sobreviventes.

Carla 15/04/2020

Livro 6/10 da saga de Gen pés descalços.
Já se passaram 4 anos desde o ataque da bomba atômica em Hiroshima e os japoneses ainda sentem os efeitos da guerra. A falta de alimentos, mesmo pra quem tem o dinheiro pra comprar e a venda ilegal no mercado negro. A corrupção da polícia e os doentes, que sofrem os efeitos da radiação mesmo tanto tempo depois da explosão.

Gláucia 14/08/2017

Gen Pés Descalços #6 - Keiji Nakazawa
É estranho dizer que continua divertido ler tanta disgracera..

16/02/2017

Quem diria que eu chegaria ao ponto de rir com essa série, mas é isso que aconteceu. Várias partes mais light, acho que justamente pelo ar de reconstrução que permeia os personagens e o país.

A tragédia que eu tinha imaginado no fim do volume anterior não aconteceu – milagre! – e é bem mais otimista. Tem partes tristes ainda, tipo a menina que quer se suicidar porque tá com a cara toda deformada e a precariedade na qual todos ainda vivem.

As coisas continuam difíceis, claro, mas há uma luz no fim do túnel.