A Religião

A Religião Tim Willocks

Resenhas - A Religião

Thibu 10/08/2020

extraordinario
um dos melhores livros épicos que já li, apesar de ser um livro grande a história te prende do inicio ao fim, para ler sem pressa, saboreando.

Jamile 03/07/2019

Ufa! Terminei...
Sem dúvidas a sensação que tive quando terminei o livro. O enredo é bem interessante, bem escrito , bem desenvolvido. O que para mim foi novo foi ter combinado um romance com uma estória que realmente aconteceu, como foi a guerra santa, plano de fundo da história. A crueldade próximo a personagens , que para o leitor, se tornam reais é altamente chocante. Sinceramente não via a hora de terminar o livro e ficava o tempo todo me lembrando que isso era ficção. Se tiver estômago, pra cenas cruéis , vá em frente. Esse livro está longe de ser só um romance de distração. Sugiro também estudar um pouco sobre a guerra entre cristãos e muçulmanos para entender melhor os aspectos históricos do enredo.

elemzinha 01/04/2013

A Religião: jogos de guerra, poder e sedução

A pergunta é: Por que este livro não se tornou uma serie de tv épica? Ou um filme incrível? Confesso que os primeiros capítulos pecam em excesso de informação e tendem a se tornar cansativos... maaaaaas... tudo acaba fazendo sentido e a adrenalina do restante do livro compensa a introdução arrastada.

A Religião trata do Cerco Malta o século XVI, a terrível guerra entre turcos e cristãos onde o confronto vai além do combate físico e se desdobra pelos melindrosos terrenos da fé, amizade, amor, política, história e economia. É o século da Inquisição, do intenso comércio pelo Mediterrâneo, do Grande Turco, do pecado e, acima de tudo, do sangue.

Em meio a ficção, a cultura cristã e a islãmica são exaustivamente exploradas neste romance cheio de referências a personagens reais, relatos históricos e dados geográficos. Nunca li um livro em que as descrições da sociedade em guerra parecesse tão próxima e desesperadora.

É neste contexto que Matthias Tanhauser, o herói perfeito (independente, encantador, genial, e BRUTO), alemão e ex-integrante da elite dos Leões do Islã, é contratado pela nobre Carla de la Penautier para acompanhá-la no resgate do seu bastardo perdido.

A presença de Tanhauser em Malta é, antes de mais nada, de interesse da Igreja Católica, uma vez que seus conhecimentos e experiência podem se mostrar úteis aos Cavaleiros de São João (chamados de A Religião, daí o título), nobres guerreiros defensores da Ilha. E em se tratando de interesses católicos, tudo é possível e levado aos extremos, o que é revelado na teia de intrigas e jogos de poder e politicagem que se desenrolam durante a narrativa do cerco.

Matthias é um oportunista, aventureiro, matador; um homem construído a partir do misto de culturas que presenciou, sem fé definida, sem lar, sem família. Um gigante que conta com a amizade de outro: Bors de Carlisle, o brutamontes leal que acompanhará Tanhauser nos campos de batalha e em quaisquer outras empresas.

Carla é culta, nobre, cristã, devota, perturbada por um passado em que pecou por amor (amor que voltará a cruzar violentamente seu caminho na figura do vilão da história, vestindo batina e proclamando a dignidade da Inquisição). Sua fiel companheira é a estranha, simples e sensual jovem espanhola chamada Amparo, uma garota de olhos coloridos que lê mãos, recebe supostas visitas de anjos e tem reveladoras (e pertubadoras) visões. Entre Carla, Amparo e Tannhauser se forma um triângulo amoroso que é apenas um detalhe se comparado aos desafios que enfrentarão em Malta.

Encontrar uma criança desconhecida na Ilha de seria tarefa difícil. Quando a Ilha é o coração da pior guerra santa de que se tem notícia, o desafio se encontra nos limites do impossível e leva os protagonistas para o cenário mais terrível e improvável que se poderia imaginar. Por isso mesmo, A Religião é um livro que pinga sangue. Um livro com descrições podres, realistas, fantásticas.

Hérida Ruyz 24/07/2011

Um épico excepcional !

É uma história forte, me entreguei de tal forma na leitura, que em determinado momento tive que parar de ler... respirar...e continuar, é um livro pesado, às vezes indigesto, sem espaço para " floreamentos".
O titulo do livro se refere aos cavaleiros de São João Batista, exercito de monges e guerreiros da igreja católica, a elite na arte de guerrear, que eram chamados de "A Religião".

Willocks explora o lado mais sombrio do homem, impõe ao leitor a percepção da cor, do cheiro e da podridão da morte; o rufar dos canhões, a aflição ao recarregar um rifle enquanto o inimigo o massacra. É emocionante e aterrador.

"Ouvimos os leões do Islã rugirem"

resenha completa:http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2009/09/religiao-tim-willocks.html

Thai Mafra 29/01/2011

As maravilhas de uma sinopse
Esse foi um livro comprado pela sinopse. Minha mãe leu, gostou e me mostrou. Comprado na hora. É um livro épico-medieval, que se passa durante o Cerco de Malta, uma guerra entre A igreja Católica e o império Otomano. Guerra, aventura, sexo, belas damas, um galã atipico e uma dose extra de excrementos humanos. Não poderia ter um título mais apropriado. Livro maravilhoso. Logo de cara conquistou um lugar entre os meus preferidos.

rsouza 29/04/2010

Excelente livro pra quem gosta de ficção histórica.