A Metamorfose / O Veredicto

A Metamorfose / O Veredicto Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Matheus Niedo 19/05/2024

Não sabia muito bem oq pensar no começo, com as piadas de se atrasar, e um besouro gigante falando sobre a responsabilidade no trabalho.
Com o decorrer do livro fui sentindo pena tanto da família quanto de gregor, e o final com certeza foi oq deu um sentido melancólico a toda a situação. Por ser curtinho e bem escrito, vale a pena.

KaylaniB 19/05/2024

Que loucura cara
Um livro curtinho mas que custei à terminar.
Sabia que tinha uma metáfora e toda uma filosofia por trás, a história deixa isso bem escancarado para os leitores, mas parece muito simples, É SÓ ISSO?!
Desde o início fiquei impressionada com a naturalidade que Gregor lida com a metamorfose.
É um livro bem reflexivo sim, mas não fui muito fã da forma como os fatos ocorrem no final dele.
Fiquei um pouco frustrada, achei que seria uma leitura bem mais profunda.
No geral é uma boa leitura, vale a pena!

Gina 19/05/2024

Arrasador
Kafka é um escritor muito famoso e com esse livro é fácil de entender o porque, sua escrita é profunda e inteligente. De início somos apresentados ao grande clímax e enredo do livro, a transformação de Gregor.

Gregor acorda e sê depara transformado em um terrível animal, mas mesmo com essa transformação repentina sua maior preocupação é apenas levantar e ir para o trabalho, ele sustenta e garante tudo o que a família possui, trabalhando em um emprego ruim e ficando fora por muito tempo, mas ele acha que sua felicidade é um pequeno preço a pagar considerado ao bem-estar de sua família. Quando começamos a ler o livro achamos que é apenas uma história louca e impossível, mas Kafka trabalha muito com o uso de metáforas, metáforas que o próprio leitor desenvolve de acordo com seu entendimento do enredo.

O que acontece depois de sua transformação é interessante, sua família que até então dependia dele e o admiravam ficam horrorizados e enojados com sua aparência, de um dia para o outro Gregor passa de salvador de sua família e humano, para um monstro desprezível. A sensação de desconforto, deslocamento, solidão e abandono de Gregor é que é o ponto chave da trama, o livro se passa em um realidade fantasiosa mas o modo como Sansa se sente é comum em qualquer realidade. A forma que aos poucos por medo de si mesmo, perda de sua humanidade e sem qualquer utilidade para a família é identificável de uma maneira muito íntima, é um sentimento que pessoas como eu e como muitas outras já sentiram, e nós nem precisamos mudar para nos sentirmos assim.

Kafka trabalha a utilidade de Gregor apenas quando ele pode fornecer algo para sua família, o desconforto que ele sente por ser um peso morto e uma vergonha do pai, o medo de sua irmã e mãe, e ponto alto ao meu ver é o final, o sentimento de injustiça é palpável, assim como a desistência de tentar ser humano por fora e por dentro de Gregor, que depois de tentar tanto se diminuir para não incomodar se pergunta se ele já foi humano e se continua sendo.

É um livro que a história se passa com você se perguntando porque um livro com uma premissa tão absurda é tão real atualmente.

Milena369 19/05/2024

Você só é amado e cuidado enquanto útil, além disso é apenas motivo de vergonha e desprezo, cuide de si mesmo e trabalhe para si mesmo.

fingindo ter tirado reflexões filosóficas dessa leitura, mas só fiquei passada com a descrição do baratão que o querido Gregor virou

Mmmm1 19/05/2024

Gregor Sansa
Gregor Sansa é mais que uma baratonha é uma emoção...?
Mesmo todo embaratado o divo ainda quer trabalhar, a família dele não merece ele, justiça pelas baratinhas

deborah 19/05/2024

Uau
Eu li esse livro pois a escola pediu pra q a gente escolhesse um da plataforma e nao me arrependo nd de ter lido esse, é um livro mt bom que aborda um tema assim q prr slk me tocou. apenas leiam e entendam a mensagem q o livro quer passar

Carlos 19/05/2024

Antes morto do que um inútil
Bom livro, fala bem como o homem so serve se tiver uma utilidade, sem isso nao passa de uma barata gigante que da trabalho

lulu197 19/05/2024

Bom demais. muito triste ?. adorei as notinhas explicando tudinho do livro como se estivesse falando para uma pessoa bem burra! assim que preciso.
Giulia Benício 19/05/2024minha estante
Amo esse

Ivanih 19/05/2024

Um livro gostosinho,fino e super rápido de ler,com uma história legal e diferente.Não imaginaria que um dia eu teria lido um livro sobre um homem que virou um inseto da noite pro dia,eu li já sabendo a história inteira, mas mesmo assim a leitura foi muito gostosa e válida, fiquei triste em vários momentos e com raiva também,ao terminar o livro fica uma dúvida em aberto desde o começo, que eu queria muito ter uma resposta pra ela,mas que é melhor assim,o final do livro me deixou chateado mas não por ser um final ruim,foi um bom final e o final que o livro precisou,mas a atitude da família do protagonista foi o que me deixou triste.

Mayara.Tartarotti 19/05/2024

Leitura rápida, porém profunda
Embora muito metafórico, mostra uma visão de mundo pessimista sobre nosso verdadeiro valor nas relações de trabalho e familiares
Se não tomarmos cuidado, cada um de nós está sujeito a acordar um dia e descobrir que se metamorfoseou em algo que não agrega nem se encaixa no esperado pela sociedade
E com isso, estaremos fadados à solidão e à incompreensão, até que sejamos consumidos por completo

Duda linda 18/05/2024

Eu acho que esse vai ser favoritado.
Ao meu ver no livro, o Gregor é a representação de alguém que fez muito por sua família, que abriu a mão até de sua própria vida por eles para conseguir pagar as dívidas, se submetendo a um trabalho que aparentemente exigia muito dele (quando o chefe do escritório aparece na residência dos Samsa, fica claro que o Gregor era sim um ótimo empregado, que em cinco anos trabalhando na empresa, nunca adoeceu se quer, mas no único dia em que ele falta o serviço, ele já é julgado como preguiçoso e encostado) e quando eles vêem o que realmente aconteceu com o Gregor, ele é tratado como sem utilidade.
No começo apesar do pouco caso que sua família fez com a sua atual condição, sua irmã ainda fazia o mínimo por ele, que era alimentá-lo, limpar o quarto que simplesmente prenderam ele?, e fica nisso em um período aproximadamente do natal até março. Só que com o passar do tempo a família se vê obrigada a arrumar um serviço para conseguirem se sustentar já que o Gregor estava incapaz de fazer isso, e descartam cada vez mais o Gregor, o que é muito injusto, pois apesar dele ter virado um inseto, ele ainda é o Gregor, ainda é o membro da família deles, mas ao verem que ele não tinha mais serventia para eles, destratam mais ainda ele, o que leva Gregor a morrer de tristeza, e a família não sente remorso algum pelo o que aconteceu.
Bom, um livro excelente, uma crítica muito grande e triste.

Argoso 18/05/2024

Pessoas inúteis são facilmente descartadas.
Vamo lá
Eu gosto bastante do Kafka mas esse é oficialmente o primeiro livro que eu leio dele. (Tentei ler O Processo mas ainda n consegui terminar)
É um livro pequeno e com uma fluidez monstra q eu nem entendi como que eu terminei tão rápido.
Mas sobre a história
Fiquei bem revoltada com o final
Tipo: "Tão fácil assim? Sem nem ao menos um peso na consciência?"
Fiquei triste mas muito revoltada com o descaso da família.
Mas vai a reflexão:

Não importa quem você seja
Se por algum infortúnio você se tornar inútil e um estorvo para uma ou um grupo de pessoas, com apenas uma reunião e contagem de votos, você é descartável facilmente.

Se morrer, n tem peso, é completamente inútil.

É revoltante por acompanharmos os pensamentos de Gregor durante todo livro e ver como ele foi considerado como lixo no final.

Acho que livros bons são aqueles que nos enchem de sentimentos (quanto bons ou ruins) por pessoas que nem existem.

Chris 18/05/2024

História meio vaga
Gregor é um caixeiro viajante, e ele tem que trabalhar para pagar as dívidas do seu pai e ajudar sua família. Mais tudo isso muda quando ele se transforma em um inseto e ele acaba sendo excluído da família.

Pergunta:
Sei o que não devemos levar o livro de forma literal, mas minha maior dúvida foi como ele se transformou em um inseto??

Minha interpretação:
Não podemos controlar tudo e sempre vai acontecer coisas inesperadas. Fazemos as coisas pelas pessoas, temos atitudes sinceras e o nosso afeto por essas pessoas nos deixa cegos, mais não podemos esperar que nossas ações sejam retribuidas. A família de Gregor "amava" ele, antes de se transformar em um inseto, mas quando ele se tornou um peso não buscaram a compreensão e empatia ao contrário excluíram ele , e o viam como um monstro. As pessoas só vão da importância para gente quando formos úteis para elas, mas quando mudamos nossas atitudes elas viram a cara pra nós.

Na minha opinião o livro mostra como somos facilmente descartáveis quando deixamos de ser o que as pessoas esperam de nós, não importa o que a gente faça sempre vamos ser monstros quando deixamos de suprir expectativas alheias