A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Amélia Mel 31/05/2024

Perturbador
Impressionante como um livro de poucas páginas, pode despertar sensações tão perturbadoras. Em um dia qualquer, o caixeiro viajante Gregor Samsa, acorda transformado numa barata. Um fato surreal, narrado de forma realista, em que se pode (talvez) inferir algumas nuances sobre o comportamento humano. Acho q ?inferências/suposições? são palavras mais adequadas do que ?concluir? pois Gregor se transforma numa BARATA e por mais que o leitor se sinta pesaroso com a nova realidade de Gregor, o asco se sobrepõe. Fiquei tentando encontrar paralelos na vida real que uma pessoa tão bacana quanto Gregor poderia se tornar algo tão asqueroso e não consegui identificar nenhuma situação. Por isso, não sei até que ponto os acontecimentos do livro podem servir de referência sobre a nossa moralidade.

Paula1735 31/05/2024

Nojento,mas reflexivo.
Meu primeiro livro do autor.
A história bemmmm absurda, mas cheia de similaridades com a vida real. O protagonista vai dormir como ser humano e acorda no outro dia como um inseto. O livro não diz que bicho era, mas eu, assim como a maioria das pessoas, já imaginei uma barata. Fiquei até imaginando como eu reagiria se do dia pra noite meu irmão começasse a rastejar pelas paredes, comer lixo e deixar rastros de sujeira por tudo. Não sei se seria muito receptiva também kkkk
O protagonista era o responsável pelo sustento da família e o mais dedicado no cuidado com a irmã mais nova, amado e admirado por todos da casa.
Até que... não era mais.
O abandono por parte da família me chocou. Os pais não fizeram o mínimo esforço pra se adaptar a situação do filho, não quiseram entender ou ao menos tentar investigar o que tinha acontecido. Só sentiram nojo, repulsa e revolta. Deram um jeito de isolar o rapaz e fizeram de conta que ele não existia mais.

Me lembrou um pouco o livro ?A morte de Ivan Ilich? do Liév Tolstói, onde o personagem passou por algo parecido. Enquanto era o provedor da família, estava cercado de amor e respeito, mas quando o inesperado aconteceu, passou a ser somente uma ?coisa no quarto dos fundos?, longe de todos pra não causar desconforto.

mirianbezerra 31/05/2024

Minha nota para este livro é dó
Metamorfose foi escrito por Franz Kafka em 1912. É uma leitura muito triste e que traz o sentimento de solidão e rejeição.
O protagonista se dedicou a vida inteira pela sua família, ajudando financeiramente, mas a partir do momento que começou a se metamorfar sua família o abandonou. Ele só tinha o afeto e a compreensão dos seus familiares quando trazia dinheiro para casa, como se só tivesse valor quando tinha utilidade. Gregor foi desumanizado. Eu fiquei com muita dó dele, sério! Foi triste ver a dor que ele sofreu ao perceber a rejeição e o nojo da sua família.
Minha nota para esse livro é dó. Dó pelo Gregor, que sofreu injustamente. Esperava muito mais.
Achei a premissa interessante por isso decidir ler o livro, mas foi uma perda de tempo. Eu não gostei nem um pouco da leitura. Achei os capítulos muito longos. Foi uma leitura arrastada e desagradável. Mesmo querendo abandonar, eu me forcei a terminar.
Esse não é o meu estilo de livro, mas como queria ler algo diferente valeu a experiência! Uma pena que não gostei da leitura.

Luiza 31/05/2024

O que mais me chamou a atenção nessa história, é a naturalidade em que são narrados os acontecimentos de um homem que se metamorfoseia em um inseto gigante. Ótimo para fazer refletir e questionar tanto como seria viver em um corpo de inseto, como temas mais profundos, sobre qual é o nosso papel na sociedade e a nossa relação com o trabalho e a família.

Heloise85 30/05/2024

Uma obra-prima
Esse livro veio para mudar a percepção de como enxergamos nós mesmo enquanto lidamos com doenças/distúrbios mentais. De inicio eu não entendi muito bem sobre o que o livro se tratava, mas assim que as peças se encaixaram, foi como algo que sempre esteve desperto dentro de mim mas nunca foi explorado. A partir desse livro pude entender o conceito de se sentir tão afastado de sua própria humanidade por conta de questões mentais que você mesmo se transforma em algo não-humano. Caso tenha interesse e/ou goste desse tema em livros, indico a leitura de "O declínio de um Homem" de Osamu Dazai, os dois tem uma perspectiva similar sobre não se sentir humano e se transformar em algo por conta de problemas mentais. Definitivamente é um livro que recomendo muito

marimoraess 30/05/2024

Achei muito fantasioso pq se meu irmão tivesse virado um inseto eu teria pisado nele antes do fim do primeiro capítulo

mariii:)) 30/05/2024

" [...] me­ta­mor­fo­se­a­do em um in­se­to mons­truo­so. "
?????

Fiquei bastante surpresa por ser uma escrita simples , não precisei ficar " fritando a cabeça" para entender. São tantas críticas e reflexões que esse livro trás , sobre a família , o interesse e até sobre o capitalismo em si.
Achei meio doido o Gregor agir normalmente em relação ao seu corpo , eu teria surtado tanto...
Recomendo , é uma leitura rápida com uma história bem profunda que com certeza irá te marcar!!!!

"nós, gen­te do co­mér­cio, fe­liz ou in­fe­liz­men­te, co­mo quei­ra, com fre­quên­cia pre­ci­sa­mos su­pe­rar um le­ve mal-es­tar em con­si­de­ra­ção às de­man­das co­mer­ci­ais."

Christian141 30/05/2024

A metamorfose ( Kafka )
Recomendo a todos, uma leitura curta, mas com grandes significados. Podemos ver diversos temas interessantes aqui. A alienação em relação ao trabalho, a forma demonstrada como as relações pessoais podem ser voláteis e frágeis, ainda mais em tempos de crise ( como visto não somente acerca da súbita mudança corporal de Gregor, mas também a sua família ) e a crise de identidade ( como acontece com Gregor )

Só somos úteis quando provemos algo? Só temos valor para as pessoas nesse contexto? fica no ar algumas reflexões.

Caroline.Rodrigues 30/05/2024minha estante
Meu coração apertou

@eugabiyo 30/05/2024

A METAMORFOSE
Li para fazer a atividade escolar da minha irmã,já que ela não possui hábito nenhum de leitura, achei bem legal e a leitura foi bem fluente.

Naty 30/05/2024

Sempre via as pessoas falando bem das obras do Kafka, então as expectativas estavam altíssimas. Ainda bem que elas foram atendidas.

A Metamorfose é uma história curta e simples, a escrita é direta e sem enrolação, sem descrições excessivas ou reflexões exacerbadas. Tudo no livro é feito na medida certa. Apesar de ser contido em tudo, o livro se demonstrou ser extremamente imagético, de modo que podemos imaginar com facilidade os seus cenários. Da mesma forma, somos levados à experiência da reflexão mesmo que o autor não se prenda nisso dentro da obra. A Metamorfose conta uma história e só. Mas essa simples história nos atinge de forma tão profunda que extrapola a experiência da leitura.

Fui fortemente tocada com essa leitura. Senti empatia, tristeza, raiva, indignação, repulsa... tantas emoções e todas muito intensas.

A relação entre o protagonista e sua família é algo que nos causa estranhamento em um primeiro momento, mas logo percebemos que não é uma coisa incomum. Gregor vive totalmente em função da família, ele trabalha em um emprego odioso todos os dias para promover o sustento de sua casa, para cuidar de seus pais e sua irmã. Sua vida é totalmente deles, nenhum de seus atos são individuais. Prova disso é que quando Gregor se transforma em um inseto, seu primeiro pensamento é "como vou trabalhar?", quando qualquer outra pessoa pensaria primeiramente no motivo dessa metamorfose. Essa transformação, no entanto, muda completamente as relações familiares e ele passa a ser rejeitado por seus pais de uma forma extremamente cruel. O filho amado enquanto conseguia sustentar sua casa e ser útil financeiramente passa a ser esnobado e tratado como um bicho quando perde sua utilidade.

Diversas interpretações podem surgir a partir dessa leitura e acho que todas tem sua porção de verdade. É impossível sair desse livro sem se sentir diferente. Simplesmente perfeito.

aggxb 30/05/2024

Gostei bastante do livro, pois traz uma história muito interessante e que instiga muitos pensamentos diferentes em torno de um único contexto. Achei a dualidade entre a extrema preoucupação e a indiferença da família diante do fato de Gregor ter metamorfoseado. Leitura bastante intrigante e legal.

VitAria540 30/05/2024

Kafka mudou minha vida!
Sempre tive vontade de ler A Metamorfose, simplesmente pela frase inicial e tão icônica. Comprei essa edição da maravilhosa Antofágica alguns anos atrás, mas nunca peguei pra ler até então. E simplesmente mudou minha vida, li em uma tarde e terminei meu dia chorando tanto pelo Gregor. Esse livro me fez refletir tanto sobre a vida, sobre capitalismo e a sociedade. Me simpatizei tanto pela dor do Gregor, não só simpatizei como também me identifiquei. Todos nós em algum momento nos sentimos um fardo, um incômodo na vida das pessoas ao nosso redor. Posso ficar 10h ininterruptas falando desse livro. Com certeza merece toda a fama que tem, e todos deveriam ter a experiência de ler esse livro ao menos uma vez na vida.
Menção também a belíssima edição da Antofágica, com ilustrações lindas, uma bela capa, uma diagramação maravilhosa que deixou a leitura extremamente confortável, e também a toda atenção e carinho depositados na confecção de tudo, que é claramente visível, até no modo como apresentam detalhes do livro, como papel utilizado e fonte. Também conta com textos impecáveis de apoio, para refletir ainda mais sobre a leitura e destrinchar suas perspectivas.

Rafael.Abel 29/05/2024

A metamorfose
Queria ler já faz um bom tempo, mas fiquei enrolando para começar. Agora que finalizei a leitura, me arrependo de não tê-lo lido antes.
Um livro não muito grande, mas que é capaz de prendê-lo(a) completamente na história. Nessa última semana, fixava sempre pensando nesse livro, independente de onde estava, ou o que estava fazendo.
Recomendo.