A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8815 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Luiza 31/05/2024

O que mais me chamou a atenção nessa história, é a naturalidade em que são narrados os acontecimentos de um homem que se metamorfoseia em um inseto gigante. Ótimo para fazer refletir e questionar tanto como seria viver em um corpo de inseto, como temas mais profundos, sobre qual é o nosso papel na sociedade e a nossa relação com o trabalho e a família.
comentários(0)comente



Heloise85 30/05/2024

Uma obra-prima
Esse livro veio para mudar a percepção de como enxergamos nós mesmo enquanto lidamos com doenças/distúrbios mentais. De inicio eu não entendi muito bem sobre o que o livro se tratava, mas assim que as peças se encaixaram, foi como algo que sempre esteve desperto dentro de mim mas nunca foi explorado. A partir desse livro pude entender o conceito de se sentir tão afastado de sua própria humanidade por conta de questões mentais que você mesmo se transforma em algo não-humano. Caso tenha interesse e/ou goste desse tema em livros, indico a leitura de "O declínio de um Homem" de Osamu Dazai, os dois tem uma perspectiva similar sobre não se sentir humano e se transformar em algo por conta de problemas mentais. Definitivamente é um livro que recomendo muito
comentários(0)comente



marimoraess 30/05/2024

Achei muito fantasioso pq se meu irmão tivesse virado um inseto eu teria pisado nele antes do fim do primeiro capítulo
comentários(0)comente



mariii:)) 30/05/2024

" [...] me­ta­mor­fo­se­a­do em um in­se­to mons­truo­so. "
?????


Fiquei bastante surpresa por ser uma escrita simples , não precisei ficar " fritando a cabeça" para entender. São tantas críticas e reflexões que esse livro trás , sobre a família , o interesse e até sobre o capitalismo em si.
Achei meio doido o Gregor agir normalmente em relação ao seu corpo , eu teria surtado tanto...
Recomendo , é uma leitura rápida com uma história bem profunda que com certeza irá te marcar!!!!


"nós, gen­te do co­mér­cio, fe­liz ou in­fe­liz­men­te, co­mo quei­ra, com fre­quên­cia pre­ci­sa­mos su­pe­rar um le­ve mal-es­tar em con­si­de­ra­ção às de­man­das co­mer­ci­ais."
comentários(0)comente



Christian141 30/05/2024

A metamorfose ( Kafka )
Recomendo a todos, uma leitura curta, mas com grandes significados. Podemos ver diversos temas interessantes aqui. A alienação em relação ao trabalho, a forma demonstrada como as relações pessoais podem ser voláteis e frágeis, ainda mais em tempos de crise ( como visto não somente acerca da súbita mudança corporal de Gregor, mas também a sua família ) e a crise de identidade ( como acontece com Gregor )

Só somos úteis quando provemos algo? Só temos valor para as pessoas nesse contexto? fica no ar algumas reflexões.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Caroline.Rodrigues 30/05/2024minha estante
Meu coração apertou




@eugabiyo 30/05/2024

A METAMORFOSE
Li para fazer a atividade escolar da minha irmã,já que ela não possui hábito nenhum de leitura, achei bem legal e a leitura foi bem fluente.
comentários(0)comente



Naty 30/05/2024

Sempre via as pessoas falando bem das obras do Kafka, então as expectativas estavam altíssimas. Ainda bem que elas foram atendidas.

A Metamorfose é uma história curta e simples, a escrita é direta e sem enrolação, sem descrições excessivas ou reflexões exacerbadas. Tudo no livro é feito na medida certa. Apesar de ser contido em tudo, o livro se demonstrou ser extremamente imagético, de modo que podemos imaginar com facilidade os seus cenários. Da mesma forma, somos levados à experiência da reflexão mesmo que o autor não se prenda nisso dentro da obra. A Metamorfose conta uma história e só. Mas essa simples história nos atinge de forma tão profunda que extrapola a experiência da leitura.

Fui fortemente tocada com essa leitura. Senti empatia, tristeza, raiva, indignação, repulsa... tantas emoções e todas muito intensas.

A relação entre o protagonista e sua família é algo que nos causa estranhamento em um primeiro momento, mas logo percebemos que não é uma coisa incomum. Gregor vive totalmente em função da família, ele trabalha em um emprego odioso todos os dias para promover o sustento de sua casa, para cuidar de seus pais e sua irmã. Sua vida é totalmente deles, nenhum de seus atos são individuais. Prova disso é que quando Gregor se transforma em um inseto, seu primeiro pensamento é "como vou trabalhar?", quando qualquer outra pessoa pensaria primeiramente no motivo dessa metamorfose. Essa transformação, no entanto, muda completamente as relações familiares e ele passa a ser rejeitado por seus pais de uma forma extremamente cruel. O filho amado enquanto conseguia sustentar sua casa e ser útil financeiramente passa a ser esnobado e tratado como um bicho quando perde sua utilidade.

Diversas interpretações podem surgir a partir dessa leitura e acho que todas tem sua porção de verdade. É impossível sair desse livro sem se sentir diferente. Simplesmente perfeito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



aggxb 30/05/2024

Gostei bastante do livro, pois traz uma história muito interessante e que instiga muitos pensamentos diferentes em torno de um único contexto. Achei a dualidade entre a extrema preoucupação e a indiferença da família diante do fato de Gregor ter metamorfoseado. Leitura bastante intrigante e legal.
comentários(0)comente



VitAria540 30/05/2024

Kafka mudou minha vida!
Sempre tive vontade de ler A Metamorfose, simplesmente pela frase inicial e tão icônica. Comprei essa edição da maravilhosa Antofágica alguns anos atrás, mas nunca peguei pra ler até então. E simplesmente mudou minha vida, li em uma tarde e terminei meu dia chorando tanto pelo Gregor. Esse livro me fez refletir tanto sobre a vida, sobre capitalismo e a sociedade. Me simpatizei tanto pela dor do Gregor, não só simpatizei como também me identifiquei. Todos nós em algum momento nos sentimos um fardo, um incômodo na vida das pessoas ao nosso redor. Posso ficar 10h ininterruptas falando desse livro. Com certeza merece toda a fama que tem, e todos deveriam ter a experiência de ler esse livro ao menos uma vez na vida.
Menção também a belíssima edição da Antofágica, com ilustrações lindas, uma bela capa, uma diagramação maravilhosa que deixou a leitura extremamente confortável, e também a toda atenção e carinho depositados na confecção de tudo, que é claramente visível, até no modo como apresentam detalhes do livro, como papel utilizado e fonte. Também conta com textos impecáveis de apoio, para refletir ainda mais sobre a leitura e destrinchar suas perspectivas.
comentários(0)comente



Rafael.Abel 29/05/2024

A metamorfose
Queria ler já faz um bom tempo, mas fiquei enrolando para começar. Agora que finalizei a leitura, me arrependo de não tê-lo lido antes.
Um livro não muito grande, mas que é capaz de prendê-lo(a) completamente na história. Nessa última semana, fixava sempre pensando nesse livro, independente de onde estava, ou o que estava fazendo.
Recomendo.
comentários(0)comente



Alanna.Flores 29/05/2024

Apesar de saber que esse livro é um clássico e ter uma ideia sobre o quê se tratava nele, me surpreendi! A leitura foi muito rápida e leve, no final o sofrimento de Gregor causa uma angústia muito grande no leitor, pelo menos em mim causou. Gostei muito de ler e me arrependo de ter demorado tanto pra começar!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nanna 29/05/2024

Gregor foi desumanizado. SPOILER !!
Imagina a acordar e ver que você está metamorfoseando? Gregor estava? E aceita quem é.

Imediatamente se põe a pensar em tudo que perdeu e esse tudo na verdade se resume a pensar inicialmente no trabalho? ah o trabalho que lhe impediu de ter noites bem dormidas! Um trabalho árduo, que também lhe tirava o verdadeiro contato humano, mas ao mesmo tempo via tantas pessoas ao longo dos dias que eram lotados, cheios, barulhentos?. E então pensou na possibilidade de ter uma esposa? pensou nos pais que o refreavam. O chefe arrogante. A dívida dos pais. E no trabalho!

Então os dias passaram e nos mostraram o ódio do pai e a inércia da mãe. A ajuda - não sem resplandecer o nojo - da irmã.

A maçã cravada nas costas de Gregor, que lhe doía e ninguém removeu, foi um dos pontos mais palpáveis de como a família tinha nojo e pouca - já que os alimentavam - ou nenhuma importância com seus sentimentos. Não ocorreu a eles que ele ainda pensava, ainda sentia, ainda existia...

A estranha diarista, que o chamava de "rola bosta" era o mais perto de interação humana que ele recebia.

Gregor não recebeu nenhum cuidado da família, e as refeições da irmã não podem ser vistas como tal.

Qual foi a causa da morte? Foi complicação pela maçã cravada? Foi algo no seu coração? Foi tristeza?

A reflexão fica, Gregor foi alguém que se dedicou a família, por eles fez tudo e quando lhe ocorreu uma desgraça inimaginável, eles não só o abandonaram como negaram seu direito de existência. Não houve qualquer tentativa de descobrir se os sentimentos dele ainda existiam, se ali ainda existia um ser pensante. Após não ser mais útil, deixou de ser estimado. Que tristeza.
comentários(0)comente



8815 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |