A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Moonvi.s 31/05/2024

Ainda estou digerindo todos os insights e questionamento que me vieram durante a leitura, mas com certeza posso afirmar que foi um dos melhores livros que li em 2024 até o momento. O livro é curto mas de certa forma isso se torna o encanto pois a história é direta. Apesar de não ser muito detalhada a vida da família do Gregor, você tem um entendimento do que está acontecendo e particularmente a jornada da irmã dele durante o livro foi a que mais me chamou atenção.

mafê 31/05/2024

Todos temos um momento em nossas vidas que viramos baratas e um peso para os nossos pais
obrigada Kafka

vivi 31/05/2024

Confuso
Foi uma leitura bem cansativa, não entendia bem no começo a mensagem que o livro queria passar, mas ao decorrer da história fui entendendo melhor, uma leitura necessária.

Julioctf1 31/05/2024

Minha humanidade se desfaz quando minha utilidade acaba.
A leitura de ?A metamorfose? foi difícil para mim, apesar de ser um livro curto. Este livro me trouxe á mente ?Angústia? de Graciliano Ramos, por evocar um sentimento similar de angústia ao longo da narrativa. A atmosfera opressiva em que o personagem se encontra gera essa sensação angustiante, tornando a leitura desafiadora.

Além disso, a falta de linearidade e de elementos narrativos tradicionais, aos quais estamos acostumados, torna a leitura mais complexa e demorada. É difícil para o leitor compreender ou palpar a metamorfose pela qual o personagem passa. Embora seja possível interpretar essa metamorfose como uma alegoria para um quadro depressivo ou outro problema incapacitante, não há como afirmar que este seja o objetivo do autor.

No entanto, apesar da dificuldade em compreender essa transformação, é fácil perceber uma das principais mensagens da obra. Trata se da desumanização do personagem, até mesmo por sua própria família, quando ele deixa de ser útil e se torna um fardo para a sociedade em que vive. Enquanto Gregor, o personagem principal, é desumanizado fisicamente ao se tornar incapaz de ajudar sua família, a própria família se desumaniza emocionalmente para os leitores, através de seus atos de agressão e grosseria com Gregor, causando mais gorros do que o próprio ?monstro? que acompanham.

Certamente, está não foi uma leitura agradável para mim e provavelmente não revisitarei essa obra. Contudo, nem tudo de que gosto é bom e nem tudo que é bom eu gosto, e esta obra com certeza se encaixa na segunda parte da frase. ?A metamorfose?, apesar de sua leitura difícil, é um bom livro e, acima de tudo, uma obra corajosa que mantém sua atmosfera e transmite sua importante mensagem até o fim.

Amélia Mel 31/05/2024

Perturbador
Impressionante como um livro de poucas páginas, pode despertar sensações tão desconfortantes. Em um dia qualquer, o caixeiro viajante Gregor Samsa, acorda transformado numa barata. Um fato surreal, narrado de forma muito realista e objetiva, em que se pode inferir algumas nuances sobre o comportamento humano. Acho q ?inferências/suposições? são palavras mais adequadas do que ?concluir? pois Gregor se transforma numa BARATA e por mais que o leitor se sinta pesaroso com a nova realidade de Gregor, o asco se sobrepõe. Fiquei tentando encontrar paralelos na vida real que uma pessoa tão bacana quanto Gregor poderia se tornar algo tão asqueroso e não consegui identificar nenhuma situação. Muita aflição de uma barata gigante!

Paula1735 31/05/2024

Nojento,mas reflexivo.
Meu primeiro livro do autor.
A história bemmmm absurda, mas cheia de similaridades com a vida real. O protagonista vai dormir como ser humano e acorda no outro dia como um inseto. O livro não diz que bicho era, mas eu, assim como a maioria das pessoas, já imaginei uma barata. Fiquei até imaginando como eu reagiria se do dia pra noite meu irmão começasse a rastejar pelas paredes, comer lixo e deixar rastros de sujeira por tudo. Não sei se seria muito receptiva também kkkk
O protagonista era o responsável pelo sustento da família e o mais dedicado no cuidado com a irmã mais nova, amado e admirado por todos da casa.
Até que... não era mais.
O abandono por parte da família me chocou. Os pais não fizeram o mínimo esforço pra se adaptar a situação do filho, não quiseram entender ou ao menos tentar investigar o que tinha acontecido. Só sentiram nojo, repulsa e revolta. Deram um jeito de isolar o rapaz e fizeram de conta que ele não existia mais.

Me lembrou um pouco o livro ?A morte de Ivan Ilich? do Liév Tolstói, onde o personagem passou por algo parecido. Enquanto era o provedor da família, estava cercado de amor e respeito, mas quando o inesperado aconteceu, passou a ser somente uma ?coisa no quarto dos fundos?, longe de todos pra não causar desconforto.

mirianbezerra 31/05/2024

Minha nota para esse livro é dó
Metamorfose foi escrito por Franz Kafka em 1912. É uma leitura muito triste e que traz o sentimento de solidão e rejeição.
O protagonista se dedicou a vida inteira pela sua família, ajudando financeiramente, mas a partir do momento que começou a se metamorfar sua família o abandonou. Ele só tinha o afeto e a compreensão dos seus familiares quando trazia dinheiro para casa, como se só tivesse valor quando tinha utilidade. Gregor foi desumanizado. Eu fiquei com muita dó dele, sério! Foi triste ver a dor que ele sofreu ao perceber a rejeição e o nojo da sua família.
Minha nota para esse livro é dó. Dó pelo Gregor, que sofreu injustamente. Esperava muito mais.
Achei a premissa interessante por isso decidir ler o livro, mas foi uma perda de tempo. Eu não gostei nem um pouco da leitura. Achei os capítulos muito longos. Foi uma leitura arrastada e desagradável. Mesmo querendo abandonar, eu me forcei a terminar.
Esse não é o meu estilo de livro, mas como queria ler algo diferente valeu a experiência! Uma pena que não gostei da leitura.

Luiza 31/05/2024

O que mais me chamou a atenção nessa história, é a naturalidade em que são narrados os acontecimentos de um homem que se metamorfoseia em um inseto gigante. Ótimo para fazer refletir e questionar tanto como seria viver em um corpo de inseto, como temas mais profundos, sobre qual é o nosso papel na sociedade e a nossa relação com o trabalho e a família.

Heloise85 30/05/2024

Uma obra-prima
Esse livro veio para mudar a percepção de como enxergamos nós mesmo enquanto lidamos com doenças/distúrbios mentais. De inicio eu não entendi muito bem sobre o que o livro se tratava, mas assim que as peças se encaixaram, foi como algo que sempre esteve desperto dentro de mim mas nunca foi explorado. A partir desse livro pude entender o conceito de se sentir tão afastado de sua própria humanidade por conta de questões mentais que você mesmo se transforma em algo não-humano. Caso tenha interesse e/ou goste desse tema em livros, indico a leitura de "O declínio de um Homem" de Osamu Dazai, os dois tem uma perspectiva similar sobre não se sentir humano e se transformar em algo por conta de problemas mentais. Definitivamente é um livro que recomendo muito

marimoraess 30/05/2024

Achei muito fantasioso pq se meu irmão tivesse virado um inseto eu teria pisado nele antes do fim do primeiro capítulo

mariii:)) 30/05/2024

" [...] me­ta­mor­fo­se­a­do em um in­se­to mons­truo­so. "
?????

Fiquei bastante surpresa por ser uma escrita simples , não precisei ficar " fritando a cabeça" para entender. São tantas críticas e reflexões que esse livro trás , sobre a família , o interesse e até sobre o capitalismo em si.
Achei meio doido o Gregor agir normalmente em relação ao seu corpo , eu teria surtado tanto...
Recomendo , é uma leitura rápida com uma história bem profunda que com certeza irá te marcar!!!!

"nós, gen­te do co­mér­cio, fe­liz ou in­fe­liz­men­te, co­mo quei­ra, com fre­quên­cia pre­ci­sa­mos su­pe­rar um le­ve mal-es­tar em con­si­de­ra­ção às de­man­das co­mer­ci­ais."

Christian141 30/05/2024

A metamorfose ( Kafka )
Recomendo a todos, uma leitura curta, mas com grandes significados. Podemos ver diversos temas interessantes aqui. A alienação em relação ao trabalho, a forma demonstrada como as relações pessoais podem ser voláteis e frágeis, ainda mais em tempos de crise ( como visto não somente acerca da súbita mudança corporal de Gregor, mas também a sua família ) e a crise de identidade ( como acontece com Gregor )

Só somos úteis quando provemos algo? Só temos valor para as pessoas nesse contexto? fica no ar algumas reflexões.

Caroline.Rodrigues 30/05/2024minha estante
Meu coração apertou

@eugabiyo 30/05/2024

A METAMORFOSE
Li para fazer a atividade escolar da minha irmã,já que ela não possui hábito nenhum de leitura, achei bem legal e a leitura foi bem fluente.