A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

aggxb 30/05/2024

Gostei bastante do livro, pois traz uma história muito interessante e que instiga muitos pensamentos diferentes em torno de um único contexto. Achei a dualidade entre a extrema preoucupação e a indiferença da família diante do fato de Gregor ter metamorfoseado. Leitura bastante intrigante e legal.

VitAria540 30/05/2024

Kafka mudou minha vida!
Sempre tive vontade de ler A Metamorfose, simplesmente pela frase inicial e tão icônica. Comprei essa edição da maravilhosa Antofágica alguns anos atrás, mas nunca peguei pra ler até então. E simplesmente mudou minha vida, li em uma tarde e terminei meu dia chorando tanto pelo Gregor. Esse livro me fez refletir tanto sobre a vida, sobre capitalismo e a sociedade. Me simpatizei tanto pela dor do Gregor, não só simpatizei como também me identifiquei. Todos nós em algum momento nos sentimos um fardo, um incômodo na vida das pessoas ao nosso redor. Posso ficar 10h ininterruptas falando desse livro. Com certeza merece toda a fama que tem, e todos deveriam ter a experiência de ler esse livro ao menos uma vez na vida.
Menção também a belíssima edição da Antofágica, com ilustrações lindas, uma bela capa, uma diagramação maravilhosa que deixou a leitura extremamente confortável, e também a toda atenção e carinho depositados na confecção de tudo, que é claramente visível, até no modo como apresentam detalhes do livro, como papel utilizado e fonte. Também conta com textos impecáveis de apoio, para refletir ainda mais sobre a leitura e destrinchar suas perspectivas.

Rafael.Abel 29/05/2024

A metamorfose
Queria ler já faz um bom tempo, mas fiquei enrolando para começar. Agora que finalizei a leitura, me arrependo de não tê-lo lido antes.
Um livro não muito grande, mas que é capaz de prendê-lo(a) completamente na história. Nessa última semana, fixava sempre pensando nesse livro, independente de onde estava, ou o que estava fazendo.
Recomendo.

Alanna.Flores 29/05/2024

Apesar de saber que esse livro é um clássico e ter uma ideia sobre o quê se tratava nele, me surpreendi! A leitura foi muito rápida e leve, no final o sofrimento de Gregor causa uma angústia muito grande no leitor, pelo menos em mim causou. Gostei muito de ler e me arrependo de ter demorado tanto pra começar!

Nanna 29/05/2024

Gregor foi desumanizado. SPOILER !!
Imagina a acordar e ver que você está metamorfoseando? Gregor estava? E aceita quem é.

Imediatamente se põe a pensar em tudo que perdeu e esse tudo na verdade se resume a pensar inicialmente no trabalho? ah o trabalho que lhe impediu de ter noites bem dormidas! Um trabalho árduo, que também lhe tirava o verdadeiro contato humano, mas ao mesmo tempo via tantas pessoas ao longo dos dias que eram lotados, cheios, barulhentos?. E então pensou na possibilidade de ter uma esposa? pensou nos pais que o refreavam. O chefe arrogante. A dívida dos pais. E no trabalho!

Então os dias passaram e nos mostraram o ódio do pai e a inércia da mãe. A ajuda - não sem resplandecer o nojo - da irmã.

A maçã cravada nas costas de Gregor, que lhe doía e ninguém removeu, foi um dos pontos mais palpáveis de como a família tinha nojo e pouca - já que os alimentavam - ou nenhuma importância com seus sentimentos. Não ocorreu a eles que ele ainda pensava, ainda sentia, ainda existia...

A estranha diarista, que o chamava de "rola bosta" era o mais perto de interação humana que ele recebia.

Gregor não recebeu nenhum cuidado da família, e as refeições da irmã não podem ser vistas como tal.

Qual foi a causa da morte? Foi complicação pela maçã cravada? Foi algo no seu coração? Foi tristeza?

A reflexão fica, Gregor foi alguém que se dedicou a família, por eles fez tudo e quando lhe ocorreu uma desgraça inimaginável, eles não só o abandonaram como negaram seu direito de existência. Não houve qualquer tentativa de descobrir se os sentimentos dele ainda existiam, se ali ainda existia um ser pensante. Após não ser mais útil, deixou de ser estimado. Que tristeza.

Inaiara3 29/05/2024

Uma leitura que deveria ser obrigatória!
Li esse livro sem pretenção nenhuma , sem saber o que viria pela frente
Fui lendo sem pensar muito e nem analisar nada.
Quando terminei que fui refletir na história e parafrasear com outras situações e fiquei pensativa desde então !
Como só servimos na vida de algumas pessoas quando estamos 100% e entregando algo , dando algo ? mas quando mais precisamos ,não achamos ninguém , até a família vira as costas?
Um livro atemporal , que se encaixa em muitos momentos da vida !
Cibelle.Susan 29/05/2024minha estante
Eu tbm gostei mt! É tão real!

Rafaela.Knak 29/05/2024minha estante
ameiiiii

fairy2 29/05/2024

Faça tudo pelos outros?
E observe como eles retribuem.

É um livro interessante, apesar de eu ter achado bastante nojento por causa das (perfeitas) ilustrações. Um cara comum que se mata de trabalhar para fazer tudo pela família - pai, mãe, irmã - desde dar-lhes onde morar até quitar uma dívida do patriarca - um belo dia acorda atrasado para o trabalho e descobre que está se tornando uma barata.
Uma coisa que eu gosto muito sobre o realismo fantástico é que não existem buscas do ?porquê? tal coisa ter acontecido, a situação é parte da vida agora e os personagens têm que lidar com ela, se bem ou mal só as páginas dirão.
Aqui, inicialmente, parece que haverá grande esforço e compaixão, mas a verdade é que existe uma luta de egos, pavor e, é claro, preconceito e preocupação com a reação alheia. É uma metáfora e tanto que envelhece como vinho.
Alguns pontos negativos para sim são os capítulos longos, assim como parágrafos intermináveis e poucas falas, mas é uma leitura rápida e bastante interessante. Tudo está em movimento o tempo todo e o protagonista também percebe isso.

Luiz111 29/05/2024

Filosófico! gostei muito do livro, fiquei imerso na história, o livro te prende do início até o final. Você fica louco com os acontecimentos dentro da casa de Gregor, e como a irmã surpreendeu no final. Além de sentir na pele como a família destratava dele. A depressão, mesmo não citada no livro, é vista o quão grave a doença é.

izadora 28/05/2024

Tudo normar
Esse livro transbordou a solidão de gregor ao ver que sua família só se importava com a renda que ele trazia para casa, será que seria a situação seria diferente se isso tivesse acontecido com grete? um ótimo livro que faz uma crítica direta ao capitalismo, e ainda é fácil de entender e ótimo para começar no mundo dos clássicos !