O Cavaleiro de Bronze Paullina Simons

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Caroline Gurgel 02/11/2013

Inesquecível, magnânimo, perfeito...
Não tenho palavras para descrever a magnitude deste livro e quão grandiosa e tocante é esta história, mas preciso dar voz a esse turbilhão de emoções que sinto. No entanto, antes, aviso-lhes: esse livro é o primeiro de uma trilogia e tem, no original, 900 páginas, mas a edição nacional traz apenas metade - metade, você leu certo - do primeiro livro, como se uma criança tivesse arrancado todas as páginas do meio até o fim do livro. Na minha opinião foi um erro grotesco - pra não dizer outra coisa - da editora lançar apenas a primeira parte, pois nela nada se completa, nada faz sentido. Indignada após constatar tal erro, comprei o ebook original, felizmente, e terminei a leitura. E que bela leitura!

A história se passa em Leningrado (São Petersburgo), Rússia, com início no começo da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães começaram a atacar a fronteira russa. Tatiana é a irmã mais nova de Dasha e gêmea de Pasha, e juntos dividem um pequeno espaço com seus pais e avós. Até que o "camarada" Molotov, ministro de Stálin, faz um pronunciamento via rádio alertando-os dos ataques e a família entra em estado de alerta, dividem algumas tarefas e para Tatiana sobra a busca por mantimentos. Nessa busca conhece Alexander, um soldado, que lhe ajuda e por ela se encanta, mas mal sabe que é irmã de sua namorada, Dasha.

"Ele vestia uma farda de gala. Do lado esquerdo do peito exibia uma medalha de prata decorada com ouro. [...] Por um momento ou dois, Tatiana e o soldado se olharam um ao outro..."

Sim! Uma espécie de triângulo amoroso entre um soldado e duas irmãs, porém de uma maneira que nunca vi antes, e não saberia dizer se pra melhor ou pra pior. No meio dele começa a guerra, e começam os bombardeios, e começa a escassez de alimentos, e começam as mortes, e começam as bebedeiras.

Nas primeiras páginas a autora faz questão de mostrar o quão Tatiana, em seus 17 anos, ainda era criança, egoísta e cheia de birra, e como a guerra - e o amor - a transformou, repentinamente, em uma incrível mulher. Uma mulher forte, resistente e prestativa. Uma mulher que deixou que toda a culpa caísse sobre ela. Uma mulher que abdicou do que mais queria...e ao mesmo tempo, lutou pelo que mais queria!

São 900 páginas que prendem o leitor de uma maneira que é impossível largá-lo por qualquer outra atividade. Tem um trecho, cerca de 100 páginas, em que a fome, a redução das rações e a constante saída para comprar a pequena cota de pão velho e duro tornam-se um pouco repetitivos, mas acredito que isso tenha sido necessário para que pudéssemos sentir a dureza e o pavor daqueles dias. Vimos os russos definharem até a morte, vimos tudo virar moeda de troca mesmo em meio ao comunismo, vimos os corpos se acumularem nas ruas, vimos o desespero, mas sobretudo vimos o amor sobreviver a todos os horrores. Um amor puro e singelo, mas de uma força imensurável e um poder inabalável de ultrapassar toda e qualquer barreira.

Os dias passados em Lazarevo fazem até os mais frios dos corações se derramarem, se aquecerem e se extasiarem. É um deleite ver a pequena, doce e inocente Tatiana se transformar em uma mulher de uma perseverança incansável. E digo, com toda a certeza, que um sorriso constante vai tomar conta do leitor nesses e em muitos momentos.

Gosto de romances históricos especialmente por poder aprender mais daqueles momentos do que em qualquer livro de história. A autora abre o livro dedicando-o a seus avós russos, que sobreviveram a Primeira e a Segunda Guerra, a Lênin e a Stalin, e com a leitura fica claro que o testemunho desses avós se faz presente do começo ao fim. No começo da leitura senti falta de uma escrita um pouco mais madura, pois cansei de ler o nome da protagonista, Tatiana, a cada linha. Não sei dizer se a escrita evoluiu no decorrer do livro ou se me vi tão loucamente encantada e presa à trama que nada tirou o brilho do que eu lia.

É uma história linda, sublime, mas também é triste e nos deixa sempre com um nó na garganta. A fome dói e mata; a guerra estilhaça e mata; mas o amor, só o amor é capaz de tanta entrega, de tanto desprendimento. O amor de Tatiana e Alexander é avassalador, intenso e até trágico, mas, sobretudo, inquebrantável. Recomendo esse livro com todo meu coração, mas aconselho que leiam o livro todo (ou o original em inglês ou a edição de Portugal) ou esperem a editora nacional lançar o livro completo, caso contrário não sentirão essa magnífica estória em toda sua plenitude.

site: www.historiasdepapel.com.br
Mari 01/11/2013minha estante
Concordo contigo, a editora pecou quando decidiu publicar dessa formar. Entendo que o livro é bem grande mas funcionou perfeitamente bem em todos os lugares que ele foi publicado..
Ai que bom que já está lendo, depois conta o que acho do livro, essa parte "Lazarevo" é uma das preferidas das apaixonadas por esse livro, assim como eu... rs. E sim tem cenas lindissimas no livro e não sei você mas me apaixonei por São Petersburgo, os cenário de alguns momentos vividos pelos dois é incrivel. Jardim de Verão, as noites brancas a Catedral de Sant Isaac... aah acho que vou rele-lo mas a versão completa rs!

Fabiana.Almeida 01/11/2013minha estante
Carol!!!!
Depois de Lazarevo nada será a mesma coisa!!! '-'

O engraçado é que na msg privada que te mandei usei a mesma expressão "puta sacanagem"!!!

kkkkkkk

Maria Janir Pir 02/11/2013minha estante
Caroline se vc esta procurando livros com história da Russia, leia Sashenka de Simon Montefiori e Jardim de Inverno de Kristin Hannah, são historia que se passam em São Petesburgo.

Caroline Gurgel 02/11/2013minha estante
Maria, vou anotar! Já ouvi falar de Jardim de Inverno, vou marcar pra ler :)

Fabiana, depois de Lazarevo realmente nada será como antes rsrs Concordo!!!

Mariana 11/11/2013minha estante
Resenha perfeita, Caroline. Estou lendo e não consigo largar

Pat 25/11/2013minha estante
Caroline, sua resenha só me deixou mais curiosa pra ler! Uma dúvida.. como você comentou que está lendo a segunda parte em inglês, você achou que nossa tradução ficou boa??

Caroline Gurgel 30/11/2013minha estante
Pati, não percebi erros de tradução não, também nem procurei rsrs Mas pra falar a verdade notei uma evolução na escrita da metade pro fim, e isso pode ter relação com a tradução :)
Mas de qualquer forma vale a leitura!

Wendy 06/01/2014minha estante
Apenas amoooooooo de todo o meu coração esse livro, terminei comprando e estou muito ansiosa pelos próximos... Linda resenha!

Caroline Gurgel 12/01/2014minha estante
Obg, Wendy! É uma das minhas séries favoritas!
Muito amor por esses livros, vale a pena esperar!
Bjs

Evandro 12/05/2014minha estante
Alguém sabe, se será lançada a parte 2 do livro 1? Ou irão pular para o livro 2 sem avisar ninguem?

Caroline Gurgel 12/05/2014minha estante
Evandro, a parte 2 do livro já foi "lançada" segundo o site da editora, mas só chega às livrarias agora na metade de maio. Se chama O Portão Dourado :)

Hester1 28/01/2016minha estante
Eu nao gostei muito do livro. A estória é muito bonita, o amor dos dois, mas achei longa demais, nao precisava de tantas páginas. às vezes só para dizer umas coisas tolas. Neste ponto achei imensamente melhor "O jardim de inverno", que é uma estória triste e comovente, mas bem enxuta.
Agora o que mata mesmo é saber que há uma continuacao e nao encontrei para comprar, nao no Brasil. Nao sei quando a teremos. Eu odeio cada vez mais livros com continuacao, trilogias e outros quetais. Li "A amiga genial", nao sei quando poderei ler o restante. Este agora, nao sei quando poderei ler o restante. Quando vier a continuacao, nao terá mais graca, pois já terei esquecido parte da estória. Por que as editoras fazem isso? É um grande desreipeito para conosco: leitores.

Taisa 21/01/2016

Hors Concours. Sim, este é o termo (na verdade sinônimo) perfeito para essa obra. Isso porque jamais poderei usá-lo como parâmetro de comparação à qualquer outro romance, a batalha nunca seria justa e eu ficaria louca tentando.
O Cavaleiro de Bronze impregnou na minha alma, transpassou qualquer barreira e hoje sou parte dele, parte Tatiana e inteiramente do Alexander.

O livro é intenso, acompanhamos todo o desenrolar da guerra pelos olhos da Rússia. Uma Rússia comunista, opressora mas mesmo assim com um povo apaixonado pela pátria e disposto a tudo para salvar esse País. Pelo menos quase todos....

"- Amor é - ela repetiu devagar, olhando só para Dasha- quando tem fome e você o alimenta. Amor é saber que ele tem fome."

Me senti decepcionada comigo, como posso ser tão alienada a respeito dessa visão do Comunismo? A respeito dessa Russia da década de 40? Me senti até culpada por ser tão feliz em um mundo tão miserável.

Senti raiva, senti fome, me revoltei e me compadeci de cada sofrimento deles. Adorei ter conhecido a Tatiana, ela começa tão ingênua e patética e se transforma em uma mulher forte e destemida. Já Alexander....Ohh Alexander, nunca vou te superar. Gostaria de um mundo onde tivesse mais de você. Com uma personalidade altiva ele é o que todo homem deveria ser: corajoso, ostensivo, firme, solidário e lindo!

"...- O que você fazia brigando comigo lá em Kirov, sabendo que tudo isso já nos espreitava.
- Vociferando contra a minha fé - disse Alexander. - É a única porra de coisa que eu faço, simplesmente me recuso a ser derrotado. "

"...Ontem eu vim aqui pronto para sacrificar tudo, inclusive você, para satisfazer o desejo que me consome desde o dia em que nós nos conhecemos. Mas Deus estava olhando para você e Ele nos deteve, e, mais importante aida, ele me deteve, e eu, no cinzento da manhã estou menos confuso... - Alexander fez uma pausa. - Embora ainda mais desesperado por você. - Ele respirou fundo, olhando seu rifle."

Devo falar que me enganei. Como me enganei! Esse livro não é nada como eu imaginava, mas era tudo o que esperava. Dá para entender? Minhas expectativas estavam nas alturas, e foram mais que superadas.

" - Fique forte por mim, Tatiana - Alexander disse rouco. - Salve-se para mim"

Espero sinceramente que tenha conseguido transmitir pelo menos um décimo da minha paixão. Por quê me sinto tão limitada em fazer essa resenha? Porque simplesmente não há mais palavras para demonstrar tanto amor. Paullina Simons usou todas.

" -Se você quiser, pode me chamar de Shura."

Shura, Shura, Shura.....

- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/2016/01/leitura-o-cavaleiro-de-bronze.html#sthash.ysw3dDs3.dpuf

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Angela 21/01/2016minha estante
Aaiii Taisa, esse livro é lindo mesmo né? Nada supera essa série.*-*
Sua resenha ficou ótima! Bjuss

Taisa 21/01/2016minha estante
Angela obrigada. Agora estou no céu, vivendo a lua de mel q é o inicio de O Portao Dourado, mas com medo do que está por vir!
Bjus

AnaFigueira 10/11/2016minha estante
ontem eu vim aqui pronto para sacrificar tudo... ESSE TRECHO PARTIU MEU CORAÇÃO.. ele livro está me trazendo várias sensações diferentes. É tão agonizante ver um amor impossível... E tão agoniante ver a descrição do sofrimento da Tânia...

Taisa 10/11/2016minha estante
Ana sim! Nossa só de reler os trechos meu coração aperta como da primeira vez, essa série é toda intensidade e amor!

Heloisa 27/12/2015

Lindo, Tocante, Sublime...
O cavaleiro de bronze

A um tempo atrás fui apresentada a um dos mais lindos livros que eu já li. Desde então venho fazendo campanha para que as pessoas conheçam essa linda história de amor.

Alexander e Tatiana, ou Tatia e Shura paras os mais íntimos, se conhecem numa linda tarde, um dos últimos dias tranquilos antes do horror da guerra chegar a Leningrado.

Essa linda e tocante história de amor tem um começo difícil e improvável, onde o  mundo parece conspirar para não facilitar as coisas.

Tatiana Metanova, não conheci ainda protagonista mais forte, que seja tão  autruísta a ponto de irritar, mas com um amor e um coração maravilhosos, é clara a mudança em Tatiana, como o amor a transformou de uma despreocupada adolescente de 17 anos para a incrível mulher que se mantém firme em meio às piores cenas que a guerra pode proporcionar.

Alexander Belov, ahh Shura como não te amar, como não querer ser sua Tatia, como não sobreviver por você?

Essa jornada não é fácil, muito diferente de um conto de fadas, o sofrimento é real, a vida não é justa, ainda tem uma irmã mala e egoísta pra complicar ainda mais.

A parte histórica do livro é impressionante, as minúcias apresentadas por Paullina Simons são enriquecedoras, me fizeram sentir tudo, absolutamente tudo, inclusive a fome apresentada durante o cerco a Leningrado.

Quando você pensa que não tem como haver mais sofrimento, descobrimos que sim o sofrimento pode ser ainda maior.

Mas em meio a todo horror e sofrimento da guerra existe o amor sublime de Alexander e Tatiana  que faz suspirar, que enche os olhos de lágrimas, que faz sonhar e sentir de maneira tão crível tudo que eles sentiram.

Tenho dificuldade de fazer resenha dos livros que eu amo, esse em especial foi muito difícil, sempre parece que não estou fazendo jus à tudo que eu li. Agora com meu lindo exemplar em mãos que ganhei de presente de uma querida amiga que sabe o quanto eu os amo, fiz uma releitura e tento dizer da melhor maneira possível o quanto essa história vale  a pena ser lida, ser conhecida e principalmente ser sentida.

Leia vai nunca te pedi nada!!
Anna 27/12/2015minha estante
Meu livro favorito da vida...amo demais!

Taisa 04/01/2016minha estante
Amiga linda! Que maravilhoso ver sua animação com esse livro!! Começarei o meu logo!!! Dai sim, bffs forever! kkkkkkkk
Saudades.
Bjus

Heloisa 06/01/2016minha estante
Obrigada de novo amiga!! presente mais lindo do universo inteiro!! BFF em breve ;) termina logo

Heloisa 06/01/2016minha estante
Anna meu livro da vida tbm, perfeito :)

Mariana 28/04/2019

O Cavaleiro de Bronze
Uma das minhas sagas preferidas!
As sequências não são tão boas quanto o primeiro livro e ao reler recentemente muita coisa me incomodou (como o machismo do Alexander). Engraçado como amuderemos e nossas opiniões mudam, ne?! Quando li pela primeira vez, anos atrás, não tinha levantado tantos questionamentos... mas enfim.
O livro se passa durante a Segunda Guerra em Leningrado - Russia, o que por si só já é bem interessante porque poucos livros abordam outros locais. A história é narrada pelo ponto de vista de Tatiane, que se apaixona pelo namorado da irmã. Tudo isso em meio a guerra, problemas familiares, fome, morte, frio, traições, fugas...
História intensa, são 4 livros ao todo, mas que vale a pena terminar p/ concluir essa looonga, as vezes repetitiva e irritante (rs), mas no fim das contas uma bonita história de amor!
Mariana 28/04/2019minha estante
Amadurecemos*

Geisa Kauana 18/08/2019minha estante
Adorei sua resenha! To querendo ler essa história há um tempo ja. Você poderia me informar a ordem certa dos livros?

Mariana 27/08/2019minha estante
Parte 1: Leningrado / Parte 2: O portão dourado / Parte 3: Tatiana & Alexander / Parte 4: The Summer Garden. O quarto livro não foi lançado no Brasil e não sei se será, mas a parte 3 já dá um final pra história :)

Geisa Kauana 27/08/2019minha estante
Muuuito obrigada!

Luh 27/10/2013

O Cavaleiro de Bronze
Tenho muitas coisas para relatar sobre este livro, a primeira é: que o livro é melhor do que eu esperava e segundo: conseguiu me prender de uma tal forma que eu não consegui deixar de lê-lo e terceiro: os personagens são bem marcantes.

Os personagens principais são: Alexader e Tatiana.
Tatiana conhece o belo tenente do exercito vermelho Alexander Belov. Um rapaz sagaz e destemido, só que carrega um grande fardo, relacionado ao seu passado e um grande segredo que até então não revelado pra ninguém.Acontece um amor à primeira vista entre eles, uma amor muito forte,mas não será nada fácil pra eles levarem a diante este amor. Porque Tatiana descobre que sua irmã Dasha é apaixonada por Alexander e carrega um forte sentimento por ele. Tatiana movida pelo amor incondicional que sente pela irmã, não quer magoá-la, E Tatiana como é uma alma boa, resolve renunciar o grande amor da sua vida.
Só que muitas coisas emocionantes irá acontecer no decorrer da história com esses dois jovens cheios de amor e esperança.

O livro relata também o sofrimento que a Rússia passou na mão de Hitler durante a guerra, uma trama forte onde houve muitas dores, perdas e sofrimento e ao mesmo tempo em nome do amor a história foi maravilhosa, e a autora não esqueceu nada, nenhum detalhe, tive uma sensação nítida da realidade obtida naquela época.

Pra quem gosta deste gênero, "Cavaleiro de Bronze" é um excelente livro, recomendo!!!!!
Deny 30/10/2013minha estante
Como resumir este livro: Fantástico e emocionante!

Luh 04/11/2013minha estante
Sim Deny, Fantástico e Emocionante,necessito dos próximos...depoisque terminei de ler, ficou um vazio :(

Gabi 24/01/2024minha estante
Um dos meus livros preferidos, eu amo ??

jessleti 24/01/2024minha estante
E com razão de amar, é maravilhoso

Cissa 12/01/2016

Magnífico !!!

O Cavaleiro de Bronze

Segunda Grande Guerra, ano 1942. Apesar de um acordo realizado em 1939, Adolf Hitler invade a União Soviética governada pela mão de ferro de Josef Stalin. A cidade de Leningrado está cercada e a vida dos habitantes, que já era difícil, torna-se insustentável. A fome, o frio, a pobreza e a incerteza são o cotidiano dos habitantes dessa cidade que logo estará sitiada e destruída pela insanidade dos homens que armaram a guerra.

Nesse cenário surge o amor entre Tatiana e Alexander. Ela com 17 anos, jovem e filha gêmea de um casal de trabalhadores humildes traz sonhos e certezas de uma educação rígida e de princípios morais fortes, mas também traz a carência de uma filha menosprezada por seus pais. Ele, com mais de 20 anos, soldado soviético, traz seus segredos e deveres. Mas tudo isso não impedirá que um amor profundo e puro nasça entre ambos.

Perdas acontecem. Fome se alastra, destruição e morte chegam e aumentam com o tempo, com as bombas e com o frio. As dores da alma serão marcantes no corpo e no espírito assim como o amor entre eles será posto à prova muitas e muitas vezes. A luta está apenas começando para o povo de Leningrado, para o povo russo e para os que se amam. A resistência e a força de vontade de viver será fundamental para todos.

E nesse cenário de lutas, dores e sofrimentos, vamos acompanhando ansiosamente esse romance impossível em tempos de guerra.

São três volumes dos quais dois já foram publicados e o terceiro está prometido para este ano. O difícil é ficar na espera para ver o desenlace da história e se esse amor sofrido se concretizará finalmente.

Parabéns a escritora Paullina Simons por seu estudo histórico enriquecedor que é o pano de fundo do romance e pela construção de uma história de amor que marca nossas vidas e não apaga de nossa lembrança por mais tempo que o tenhamos lido. Esse deve ser o objetivo de um ótimo romance, e este o é. Agora é esperar pelo terceiro volume e que ele venha rápido.

Daniela742 12/01/2016minha estante
Esperando ansiosa pelo livro III... :)
É apaixonante!!!

Cissa 13/01/2016minha estante
É apaixonante mesmo, Dani ! Nem começei a ler o segundo volume no aguardo do terceiro pois assim leio os dois na sequência, mas está difícil esperar;

Andressa 21/08/2014

How long will I love you? As long as stars are above you and longer if I can...
Resolvi ler esse livro por indicação de uma amiga. Quando li a resenha dela, ao mesmo tempo que me encantei com a sensibilidade de suas palavras, fiquei chateada porque a editora Novo Século lançou só uma parte do livro. Então resolvi aguardar, para ao menos ter o primeiro livro em mãos. Esperei, esperei, esperei. Logo que a segunda parte do livro chegou, eu já estava envolvida com outras leituras e esperei mais um pouquinho. Ao colocar minhas mãos no “O Cavaleiro de Bronze – parte 1” simplesmente o devorei. E, por fim, entendi todas as palavras e a magnitude de sentimentos que li naquela primeira resenha.

A estória de “O Cavaleiro de Bronze – Parte 1” é, no mínimo, encantadora. Somos apresentados a Tatiana Metanova, irmã mais nova de Dasha e gêmea de Pasha, uma jovem de quase dezessete anos que mora em Leningrado, na Rússia. Os três vivem com seus pais e avós em um pequeno espaço numa espécie de casa comunitária. Em meio a isso, se inicia a Segunda Guerra Mundial e a população é avisada pelas rádios para que se preparem, pois a situação econômica, entre outros aspectos, se modificará. Certo dia, ao sair para buscar todos os alimentos que é possível conseguir, Tatiana troca olhares com um belo soldado. Ambos acabam seguindo o mesmo caminho, por coincidência alguma, afinal a atração que sentiram um pelo outro transgrediu todas as barreiras. Senti-me tão desesperadamente envolvida por aquele olhar quanto Tatiana. Com ela fiquei intrigada, interessada. O soldado, chamado Alexander, acaba tendo empatia por Tatiana e a ajuda facilitando suas compras e acompanhando-a até em casa depois. Ao chegarem na residência dos Metanova, Alexander se depara com a "namorada" Dasha, irmã de Tatiana, e se inicia um triângulo amoroso sufocante, errado e ao mesmo tempo tão certo e puro. Eu, que não gosto muito de triângulos amorosos, garanto que este é diferente. Diante do amor de Tatiana e Alexander não há nada, nem ninguém. Apenas um ao outro. Dasha só serviu para que eu a odiasse muito.

À medida que a estória toma rumo e a guerra toma conta, os personagens vão se definhando a cada página. Senti fome, frio, injustiça e dor junto a Tatiana. Paullina Simons escreveu tão belissimamente que eu senti tudo isso, de verdade. E cada vez que a comida era mais escassa e o álcool mais presente, eu pensava como essa família sobreviveria a isso? E cada vez que Tatiana sofria arduamente por não poder ter o que mais queria, por abdicar praticamente tudo pelos outros e ouvir palavras amargas, eu sofria. Ah, como sofri neste livro!

Gostei muito dessa primeira parte. Aprendi bastante sobre a história Russa, Leningrado, o comunismo do Camarada Stálin e a realidade cruel de uma guerra. O Cavaleiro de Bronze é um romance lindo, mas também um prato cheio para os amantes de História.

A guerra realmente muda as pessoas, para o bem ou para mal, de forma arrasadora. Devido a esse ambiente conflituoso, sombrio e dolorido é possível perceber, a cada singelo detalhe, o crescimento de Tatiana, de criança inocente para uma mulher incrível, dedicada e altruísta.

Estou quase terminando a segunda parte do primeiro livro da trilogia e, inclusive, já comprei meus exemplares em inglês, porque não aguentarei esperar até a editora publicar tudo. Esta trilogia realmente mexe com os nossos sentimentos, fico perturbada, alucinada, furiosa, chateada, sinto medo que mais coisas ruins aconteçam, quero proteger meus queridos personagens. Simplesmente preciso saber o que acontece!

Minha única reclamação é que a obra deveria ser devidamente publicada, o mais rápido possível! Se indico este livro? Não tenho nem dúvidas. Por favor, por favor, eu imploro, leiam!

obs.: quando penso neste livro lembro de uma linda canção da Ellie Goulding "How Long Will I Love You" que, simplesmente, se encaixa tão perfeitamente bem que traz um quentinho ao meu coração, ouçam! :)
Caroline Gurgel 21/08/2014minha estante
Linda resenha, Andressa!!!
Esse livro fica marcado mesmo na gente,
e pra sempre!!
Bjss

Andressa 21/08/2014minha estante
Obrigada, Carol!

Milla Carvalho 16/03/2015

"Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem."
A célebre frase de Jean-Paul Sartre me remete a uma das histórias mais sofridas que li. Não imaginava que O Cavaleiro de Bronze ficaria entre os livros que mais me impressionou nos últimos tempos. Por mais que tenha visto resenhas elogiando a narrativa e o apoio de algumas amigas na leitura, jamais pude perceber a extensão de um amor durante a guerra.

Diversas sensações abarcam este livro. Uma típica montanha-russa emocional que nos delira a cada página. Acompanhar a perda da inocência de uma garota de 17 anos e seu primeiro amor, que é proibido, diga-se de passagem, se sobrepõe ao andar temeroso de mais uma grande guerra a porta de sua casa.

Paullina Simons soube muito bem como pontuar os conflitos, não só os das personagens principais, como também o panorama de um socialismo quebrado e capenga. A descrição das emoções e dos sofrimentos causados por esse amor proibido muitas vezes frustra o leitor, que torce tanto para que Tatiana finalmente termine com seu Shura/Alexander. Mas são as consequencias das escolhas dos dois que nos embebeda de tanta esperança e dor.

Bela história!

#RECOMENDODEMAIS #DesafioDeLeitura2015 #FevereiroNoRecife #Item6 #UmLivroDefinidoEmUmLugarQueVocêSempreQuisVisitar

Anna 16/03/2015minha estante
Amo demais, demais da conta!!!

Aline 08/12/2014

O Cavaleiro de Bronze - O Grande Amor da Minha Vida (Definitivamente)
Não sei se gosto da sensação que tenho quando termino um livro e acho impossível que outro o substitua, pois ele acabou se tornando o melhor que li na vida. Ou pior, quando choro horrores e horas depois ainda fico pensando na história, às vezes isso dura dias, algumas vezes, semanas, o que costumo chamar de DPL - Depressão Pós Livro. Pois bem, é exatamente assim que me sinto às 2:58 da manhã de um domingo qualquer em que não consigo dormir e tenho que acordar daqui a 3 horas para trabalhar.

Mas vamos a história de amor mais linda, impossível, arrebatadora e comovente que já li na vida:

"A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado (atual São Petersburgo) onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós. Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana­—­e ela por ele. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?"

O Cavaleiro de Bronze, retrata a segunda guerra mundial tendo a União Soviética como cenário principal, mas de uma forma totalmente diferente a qual estamos acostumados, posso dizer que senti tudo o que Tatiana sentiu, primeiramente a paixão pelo namorado da irmã (Alexander... Suspiros!!!), depois o sofrimento por ter uma família tão ingrata, a fome, o medo, o frio, suas perdas, mas sofri principalmente por sua bondade excessiva.

Eu me irrito facilmente quando leio livros em que as "mocinhas" são extremamente boas e sofrem horrores o livro inteiro por um amor impossível, mas lá nas últimas três páginas tem um pote de ouro, ou não. Mas não é bem o caso nessa estória.

Tatiana é bondosa sim, até demais, daquelas em que as pessoas se aproveitam, mas ao mesmo tempo é forte, determinada e na minha opinião, acabou se tornando a heroína desta história, é possível em cada capítulo ver o seu amadurecimento e sua paixão se transformando em amor, seus sacrifícios por Alexander ora me deixavam comovida, ora me deixavam com raiva, pois sua irmã não merecia. É claro que também amei Alexander do princípio ao fim, o seu amor por Tatiana é incrível e comovente, o amor impossível que eles viviam, a coragem dele, tudo me conquistou de uma maneira que não consegui largar o livro.

Alexander é perfeito, o tipo de personagem que faz qualquer mulher suspirar e que suspeito que só existam em livros, pois além de lindo, é forte, protetor, e de personalidade forte, além de ser tão bondoso quanto Tatiana, embora não saiba disso, mas o que mais me impressionou nessa estória não foi o Alexander perfeito, o herói, foi a transformação de uma jovem menina ingênua em uma mulher madura, corajosa, forte e inteligente, ela quem comandava tudo, sempre disposta a correr todos os riscos possíveis e impossíveis por seu amor.

Paullina Simons soube descrever tão bem o amadurecimento de Tatiana, que a transformou na minha personagem preferida não só desta história, mas de todas as outras que já li.

Estou roendo as unhas para ler o segundo livro desta série, a história é fantástica, linda, emocionante, aterrorizante, arrepiante, apaixonante, não tem como não amar e não recomendar, já estou enchendo a editora com emails sobre o lançamento da sequência que espero que não seja dividida em duas partes também.

Não sou tão boa em escrever resenhas, mas eu precisava expressar a minha opinião sobre esse livro, só tenho como dar 5 estrelas aqui no skoob, mas se pudesse daria 1 000 000.
Karin 06/04/2015minha estante
Sei bem o que é isso! rs rs terminei a trilogia... a admiração só cresce, a gente chora muito mais e dorme menos hahahha

SarahSoberana 07/10/2020

Uma porcaria. Acho um absurdo a protagonista suportar migalhas. Claro que ela tem esse comportamento devido ao tratamento da família com ela e bla bla.
E digo mais, o Alexander é um sem vergonha que fica namorando a irmã da guria. Se eu fosse a Tânia eu partia e largava todos (inclusive o Alexander)
Detestei o livro, não lerei a continuação
SarahSoberana 07/10/2020minha estante
Gostei muito da descrição do período, da guerra em si, a autora é muito boa, visto que despertou minha ira com a situação da protagonista

Milena 12/05/2020

É daqueles que ficam raízes na memória ...
Esse livro definitivamente foi a leitura mais diferente que fiz em toda minha vida! (Que não é muito longa ne?! 21 anos) Para mim foi doloroso e ao mesmo tempo surpreendente, não tenho dedos o suficiente para contar na mão quantos ensinamentos esse livro me deu (mesmo se usasse os pés, ainda sim, faltariam).

Eu não sou o tipo de pessoa que vive inerte ao sofrimento do outro, então me identifiquei muito com a personagem principal e com seu ideal. Com certeza as atitudes de Tatiana para mim foram as corretas - de menos no início. A cada detalhe sobre essa história, sobre a situação precária que recai sobre as personagens, bom .. a cada detalhe um novo nó se formava em minha garganta. Vai ser difícil passar por essa trilogia ilesa, já não estou mais e por isso agradeço! Se saísse imune nada teria aprendido.

Estou aqui escrevendo sobre o quanto aprendi e sofri, mas com toda certeza eu indicaria esse livro para qualquer pessoa que quisesse se aprofundar em uma boa história! É realmente avassalador, só não descobri ainda se de um jeito bom ou ruim. O livro é maravilhoso! A vida da personagem nem tanto ..
Gabi 12/05/2020minha estante
Amooo!

Luiza 07/10/2014

Os olhos de Tatiana iam dos olhos aos lábios dele, do cabelo ao queixo dele, como se temessem que ela perderia alguma coisa se não olhasse tudo de uma vez
Nossa, esse livro é arrebatador, o amor de Tatiana e Alexander é muito puro e verdadeiro. O meu romance, (pode-se dizer livro, até) favorito, com certeza. Os horrores da guerra não ficam em segundo plano, a autora nos apresenta claramente a situação de quem viveu a terrível Grande Guerra na opressora e comunista União Soviética. As dúvidas e incertezas frequentes de Tatiana, a devoção pela irmã, capaz de abdicar o grande amor... ela é muito bondosa e altruísta, e isso pode irritar alguns leitores, mas eu a entendi completa e perfeitamente. Esse livro me marcou imensamente! Ansiosa pra saber como a história épica de amor terminará e torcendo para o mais belo casal do mundo, Shura e Tatia.
Isadora Amado 27/01/2017minha estante
Deus do céu, quero esse livro pra ontem ..

luzuanon.appromances 04/07/2014

O Cavaleiro de Bronze é uma história de amor entre duas pessoas que luta contra todas as probabilidades, em meio aos horrores do ataque alemão sobre a Rússia na Segunda Guerra Mundial.

A qualquer momento a Rússia será bombardeada, mas Tatiana não deixa o seu lado sonhador sucumbir ao medo. Ela é, sem dúvida, uma personagem que se destaca. Até que teve uma infância feliz, e apesar da indiferença da família, tornou-se uma jovem forte, inteligente e altruísta. Ela vive com a família em um pequeno apartamento comunitário e ganhavam apenas o suficiente para se alimentarem.

O belo e gentil Alexander, oficial do Exército Vermelho se encantou com o jeito ingênuo de uma jovem de apenas dezessete anos. Eles se entendem perfeitamente e a paixão à primeira vista foi imediata, ele é atencioso, e ela não consegue mais viver sem ele e ele muito menos consegue ficar longe dela.

Adorei o Alexander! É um personagem masculino que consegue tocar bem fundo no coração de muitas mulheres. No primeiro momento em que ele aparece me senti verdadeiramente encantada por ele, e conforme o conhecia ele definitivamente ganhou o meu coração. Eu confesso que algumas decisões que ele tomou me irritaram profundamente, porém tenho consciência que foi por amor e a pedido de Tatiana, então eu relevei e fui compreensiva.

Eu sei que o País estava marcado pela guerra, e ninguém era poupado da escassez de alimento, enfim faltavam todas as necessidades básicas, mas será que Tatiana não poderia pensar só um pouquinho nela? Eu senti pena, sofri junto com a Tatiana em todos os momentos. Mas chegou uma hora que eu queria que Alexander a levasse embora, para bem longe daquelas pessoas que a maltratavam fisicamente e principalmente emocionalmente. De todas as outras personagens secundárias apresentadas com certeza a que se destaque é Dasha, a irmã de Tatiana. Ela é chata, mesquinha e um dos empecilhos que impede do casal ficar juntos.

É uma leitura que vai garantir muitas emoções, com a história de amor e as agruras da guerra, mas Tatiana nos surpreende com sua força e vontade de viver. É uma história marcante, daqueles que nos angustiam do início ao fim! Vai ser complicado ter de esperar pelo próximo volume.
A escrita da autora é perfeita, com uma narrativa envolvente o enredo se desenrola lentamente, mas conseguiu cativar. Aliás, para mim este livro passou a ser sem dúvida um dos melhores livros que li.
A minha única ressalva em relação ao livro é que a editora publicou o livro diferente da edição de Portugal, fiquei chateada mas nem por isso, tira o mérito na avaliação.

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2014/02/o-cavaleiro-de-bronze-de-paullina-simons.html
CarlaC 04/07/2014minha estante
Vc leu a edição do Brasil (só a 1ª parte do livro 1)? Se sim, espere pela 2ª parte......... :P

Inesquecível e muuuuuuuuuito romântico!

Claudia Cordeiro 21/11/2013

A surpresa nada agradável assim que peguei o livro foi ver que era o livro I, ou seja, não escapamos mais dessas séries, trilogias e afins!!! Affff enjoei disso, simplesmente.
Provavelmente por isso achei que o romance podia ser abreviado, um pouco mais resumido. Mas tem que encher lingüiça, para dividir a história em sei lá quantos livros!....
Ref. à reconstituição histórica, muito boa, mostra bem como as pessoas sofreram no cerco a Leningrado.
Agora, a seguir, sobre personagens: SPOILER --- SPOILER --- na dúvida, não leia mais!
Bom o Alexander é 10, gostei; a irmã estava no "papel" dela, não poderia ser muito diferente; mas a Tatiana... vai ser bocó, estúpida etc., etc, beeem longe de mim, nossa como ela me irritou! Atenção, MAIS SPOILER - não leia - Quem é que "dá de bandeja" aquele a quem ama para outra pessoa, mesmo sendo irmã? AFFFF sem essa!... Fora uma série de outras atitudes, que fazem dela um Jesus feminino!... absurdo, muito boba, muito, muito. Personagem irritante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6