Por enquanto, adeus

Por enquanto, adeus Janda Montenegro

Resenhas - Por enquanto, adeus

Érika 08/03/2015

Eu não sei se eu devorei a história, ou se ela me devorou. Sei que durante os últimos dois dias era raro estar sem a sua companhia. Após a conclusão da leitura esta difícil voltar a realidade, já sinto saudades dos personagens.

Sofia é uma jovem brasileira que sonha em fazer seu intercambio para os Estados Unidos e ao completar 18 anos seus pais lhe dão esse presente. Ela se prepara para uma nova aventura, a grande aventura da sua vida, a meu ver, viajando para o país dos seus sonhos, onde sua vida irá dar muitas voltas e ela terá que ser forte para conviver com uma nova família, novos amigos e principalmente uma diferença cultural forte entre os países.

A história começa quando Sofia ganha de presente sua tão esperada viagem para os Estados Unidos e os preparativos vão sendo narrados até o momento em que ela se encontra já em outro país sozinha, com uma família nova que vai lhe receber nesses meses que irá trabalhar no país. É a partir desse ponto que vou focar a resenha, pois é através da viagem que ela tem que aprender a lidar com diferenças, com a saudade, de casa, de seus pais, com o novo ciclo de amigos e novas experiências que vive.

Sofia chega a casa da família Johns e é bem recebida pela mãe, Lili, a única que estava em casa no momento. Depois conhece o pai e a Melody, filha única do casal, uma típica garota americana que é a primeira da família a tratá-la com frieza, e durante o romance ela tenta tirar Sofia do sério em vários sentidos. Enquanto esteve nos Estados Unidos Sofia não deixou de falar com os pais e sua melhor amiga. O apoio da família foi um fator que ajudou na sua permanência e adaptação no novo país, pois mesmo com a distância eles não a deixaram desamparada, mostrando a importância da família. Quanto a Gui eu vi seu apoio em alguns momentos, mas nunca entendi muito seu modo de agir, não sei se confiaria nela como amiga.

Após alguns dias Sofia tem a sua situação regularizada e pode trabalhar no país, ela pede a Melody para leva-la ao City (uma avenida de lojas, um shopping ao céu aberto) para tentar encontrar um emprego e acaba encontrando em um restaurante,e fica trabalhando nele até o fim da viagem. O ambiente legal e ela aprende rápido como fazer suas tarefas, no restaurante ela conhece Papito, Pablo, namorado de Melody e Tristan que era o chefe da cozinha do Friday's. De um começo nada amigável surge um romance entre ela e o garoto que com certeza seus pais não aprovariam.

Tristan é um garoto americano que já fez escolhas erradas no passado, isso lhe custou um preço alto. Ele possui diversas tatuagens e muitos piercings, MUITOS mesmo, rs, porém por trás de toda essa máscara que o esconde eu encontrei um garoto simples, carinhoso e foi impossível resistir aos seus encantos.

Aos poucos Sofia vai conhecendo os amigos de Melody, que frequentavam o restaurante com uma regularidade, e despertando muitas paixões nos rapazes. A primeira festa que ela frequenta com eles foi regada a muito hip hop, o estilo dos rapazes correspondia ao ritmo que predominava a festa. Na festa ela vê o modo de dançar vulgar e exibicionista, que mais parecia uma competição entre os casais do que qualquer outra coisa, e descobre que os jovens só podem beber com mais de 21 anos, porém o fazem antes, ao mesmo tempo que esses jovens não podem beber, muitos tem a carteira de habilitação desde os 16 anos, isso deixa a garota confusa comparando a mesma situação nos dois países.

Sofia vai sendo inserida nesse grupo, e ao longo dos acontecimentos ela se mostra com muita personalidade e determinada, mas também tem momentos em que seu lado mais sensível é revelado. O relacionamento de Sofia e Tristan se desenvolve em um terreno desconhecido. Sofia tenta se aproximar, mas ao mesmo tempo se sente pisando em ovos com a inconstância do rapaz quando estava ao lado dela. Aos poucos essas barreiras começam a se quebrar, aproximando o casal e tornando a relação mais simples, entretanto ainda há os rapazes que fazem de tudo para conquistar a brasileira e Melody que tenta sempre roubar toda atenção para si.

Por enquanto, adeus me trouxe um romance emocionante e um casal que seguiu apaixonado até o fim. Sofia e Tristan se conheciam a pouco tempo, mas não puderam evitar esse sentimento profundo que unia seus corações. Ela tinha que aprender a lidar com suas inconstâncias, seu modo de pensar e de ver a si próprio, mesmo que ele nunca lhe revelasse sobre o seu passado, e ele teve que aprender a confiar que os sentimentos dela eram verdadeiros. Em meio a insegurança, aos atos inconsequentes, e a diversas provocações Tristan e Sofia se unem cada vez mais vivendo momentos mega românticos, como no natal em que ele aparece de surpresa e é um fofo e finalmente declara seus sentimentos, e entre muitas outras eu vou ressaltar o show que ele a deixa para trás por ciumes e ela "rouba" o carro do Papito para ir atrás dele em Miami, achei incrível a coragem dela para ir atrás do verdadeiro amor, afinal o amor quando é real não mede consequências nem enxerga limites para poder estar junto de quem se ama. Um livro que me levou a amar e a viver junto com os personagens, fui ao limite da emoção com esse romance e vou carregar sempre um pedacinho dele junto de mim. Recomendo a leitura e reafirmo o que a Janda autografou no meu livro "ame sempre"

site: http://recantodelivros.blogspot.com.br/

Cath´s 15/05/2014

Resenha Por enquanto, Adeus.
Eu admito que quando escolhi esse livro para ler, me baseando na sinopse e nas resenhas do skoob, esperava algo totalmente diferente, uma história simples e fofinha de primeiro amor + intercambio. Não foi exatamente isso que encontrei.

Sofia ganha de presente de aniversário seu tão sonhado intercambio, irá para os Estados Unidos. Chegando lá conhece a família que dará residencia a ela, Sra. e Sr. Jhons e sua filha nem um pouco meiga, Mellody.

Como Sofia não foi com nenhum emprego planejado termina conseguindo vaga somente em um restaurante, que é onde conhece Tristan.

Tinha todos os ingredientes para ser um romance gostoso de se ler, mas não foi. Eu passei dês do começo do livro até o final querendo entrar nele para socar a protagonista. Sofia simplesmente é egoísta, irritante, falsa, mimada e tantas coisas mais.

Começando que ela não quer que a melhor amiga vá junto na viagem, até aí eu entendi, tem certas coisas que se quer fazer sozinho.

Mas depois começa as crises ridículas, como ir numa festa, se embebedar, ficar com um garoto, depois ir falar com outro e depois ainda se acha no direito de reclamar dos outros por beberem, sendo que ela simplesmente poderia ser intitulada como viciada em álcool.

Então Sofia resolve que está apaixonada por Tristan, mesmo assim qualquer atitude normal do garoto é um drama para ela, e o pior, ele se submete a isso! Ele fala algo normal, ela faz um drama e ele volta atrás!

A leitura do livro ficou valendo pelo final, que embora não maravilhoso te atingi um pouco, pois o personagem que mais vai gostar é o Tristan. Nem a parte do intercambio ficou muito boa, pois tirando coisas básicas o que Sofia fez na viagem foi arrumar um emprego, ir em festas e namorar.

Como já devem ter percebido foi um livro que irritou do começo ao final, quando terminei quis entrar no livro e estrangular a Sofia, pois o desfecho mostra exatamente que ela não aprendeu nada!

Eu gostei mais da Mellody que é uma bitch declarada do que da Sofia, também temos personagens sem noção como o Benito, e o clássico garoto perdido, mas com bons sentimentos, o Papito. Mas como já disse o personagem que me fez gostar dele foi o Tristan, com seu jeito de menino a ser protegido, mas na verdade quem protegia era ele.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/05/resenha-por-enquanto-adeus.html

Quatro Amigas 22/02/2014

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Existem histórias e existem "Por enquanto, adeus" da autora Janda Montenegro.

O livro conta a história de "liberdade" de SOFIA, uma menina carioca, alegre e cheia de vida e que com seus 18 anos de idade tem o sonho de fazer um intercâmbio. Depois de muito pedir seus pais cedem e ela ganha de aniversário uma passagem pra viver esse momento tão único de sua vida.

Se separar de seus pais, ir a terras estrangeiras, trabalhar, viver para seu sustento e pior, lidar com pessoas estranhas, não é tarefa fácil para ninguém, e Sofia percebe o choque cultural logo em seus primeiros instantes nos Estados Unidos, mas claro que não se deixa abalar. Logo começa a trabalhar em um restaurante e conhece TRISTAN, gravem esse nome!

Tristan é um gatinho lindo de morrer, carinhoso, fofo e que se apaixona por nossa amada e guerreira Sofy (apelido carinhoso dessa leitora aqui). Juntos, Sofia e Tristan viverão ótimos momentos daquela gostosa, intensa e febril paixão jovem, que te pega de jeito.

----------------------- CITAÇÃO -----------------------
"Tristan sorria, pedindo pra eu ficar. Mas eu não queria facilitar as coisas.
- Você quer que eu fique?- provoquei
- Eu quero que você fique.- ele respondeu, seguro do que dizia"
Eu descrevo PEA (POR ENQUANTO, ADEUS) como uma obra feita com muito carinho e atenção.
---------------------------------------------------------------------

Janda acertou em cheio nas palavras e no retrato da juventude. Nem sempre é fácil encontrar em um livro algo que retrate tão bem a realidade dos jovens de hoje em dia, pelo contrário. É sempre algo muito fantasioso e curtimos e nos agarramos aquilo mas sabemos que a realidade é bem diferente.

O conselho que tenho é LEIAM! "Por enquanto, adeus" é uma história fofa, REAL, que provavelmente te fará chorar, mas o que importa? Sempre crescemos com nossas leituras e é isso que o livro ensina. Que as vezes é necessário crescer antes da hora e lidar com situações difíceis.

----------------------- CITAÇÃO -----------------------
"Atravessei a porta e vi o aglomerado de guias de turismo segurando placas, em busca de seus passageiros... Então, vi meus pais. E, naquele momento, eu soube que tudo ficaria bem."
---------------------------------------------------------------------

Título: Por enquanto, adeus
Autora: Janda Montenegro
Páginas: 239
Editora: Generale
Resenha por: Eveline Maciel
Classificação: 5/5

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/02/resenha-por-enquanto-adeus-janda.html

Janda 18/09/2013

Espero que todos vocês se apaixonem pela história de auto-descobrimento de Sofia.

Raffafust 14/09/2013

" Tudo que li em " Adeus por enquanto" é tão real com a vida de uma jovem do Brasil que choca por vermos nas páginas uma realidade do cotidiano. Brasileiros que sonham com um intercâmbio, que não ligam para terem empregos que no Brasil jamais aceitariam desempenhar as funções como garçonete, lavador de pratos...e tudo isso porque? Porque chamam de experiência, fazer isso em países de primeiro mundo é " chique", não pega mal e afinal de contas é uma troca de cultura pois se fala em outro idioma com as pessoas que se trabalha. Eu, particularmente nunca entendi como pode ser legal pagar para viver em outro país e ser atendente do Mc Donald´s mas trabalhar no Mc da esquina é pagar mico.
Sofia é como a grande maioria, vê no intercâmbio uma chance de em 3 meses realizar um sonho, não pensa duas vezes e acredita que ao ganhar dos pais a viagem de presente para passar 3 meses em Miami viverá a melhor fase de sua vida.
No início procurei ansiosa pelo nome da protagonista que só aparece lá pela página 15....depois talvez por trabalhar na área esperei que ao ganhar as passagens de presente que ela citasse a dificuldade e tensão que sempre é para um brasileiro conseguir um visto americano ( hoje em dia menos mas as datas do Consulado nem sempre batem com a data de viagem...), o que foi devidamente explicado mais a frente quando ela explica que teve sorte e conseguiu tudo dentro do tempo para pode viajar.
A tensão na imigração também é sempre uma constante já que sabemos que a hostilidade dos agentes de imigração de muitos países é uma dor de cabeça durante o voo...o frio na barriga em ser chamada na fila...o alívio por ter o passaporte carimbado e assim sua entrada permitida nas terras de Obama...quem nunca passou por isso? Gostei muito de ter sido tão bem relatado!
Ao chegar no país, todas as dúvidas, os anseios...são sentidos junto com a protagonista pois são muito bem descritos.
Estranhei o abraço da Sra Lili porque tirando os imigrantes italianos e nós brasileiros, nem mesmo o povo mexicano tem costume do abraço.
O fato dela dividir o quarto com a insuportável Melody é sentido por nós também, sabemos que aguentar alguém seja no trabalho, na faculdade ou pior ainda como nesse caso dividindo um quarto que tem prazer em implicar conosco é extremamente desagradável.
NO decorrer do livro Melody tem alguns momentos de legal mas logo a máscara cai e ela continua insuportavelmente chata, tem inveja de Sofia, a acusa de tudo e tem aquele preconceito típico dos americanos com os imigrantes.
Ao arrumar um emprego de garçonete no Fridays ela nem imagina o que está por vir...na verdade nem nós imaginamos: é ali que ela vai conhecer os 3 caras que ficarão apaixonados por ela - Tristan por quem ela vai ter o amor recíproco, Pablo que é o namorado de Melody e só por aí já dá para ver a encrenca que arruma e Benito um chatonildo que vive a perseguindo .
Dos 3 admiradores...ela se envolve de certo modo com..os 3! O que meu lado puritano se chocou um pouco....porque sempre acho que quem ama não trai e isso vale beijinhos supostamente inocentes. Mas como não bebo e a desculpa dos outros 2 beijos ( com Pablo e Benito) são o fato de ela estar alta...não me sinto muito apta a opinar pelo caso.
Medalha de bom moço e namorado perfeito para Tristan, que a ama intensamente daqueles amores de livro e filme que te fazem suspirar em cada fala e torcer pelo final feliz.
Eu gostei de verdade da história mas quando estava remetendo a Nicholas Sparks pelo final triste...li que ela é baseada em fatos reais. Isso é muito triste...porque saber que alguém encontra o grande amor, daqueles de verão verdade...mas o perde não para a distância mas sim para a morte...nossa...achei forte!
Parabéns Janda pela história, envolvente, emocionante e ainda que triste no final nos faz pensar que como diria Renato Russo " é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..."

site: http://www.livrosminhaterapia.com/2013/08/coluna-raffa-por-enquanto-adeus.html

Dani Rodrigues 02/09/2013

Surpresa agradável
Entrei na Livraria Janina do Pantanal Shopping (Cuiabá-MT)e fiz o de sempre: namorei os livros. Eis que um livro chama a minha atenção...e quando vou ver quem é a autora, descubro que é a Janda Montenegro, uma querida que conheci há um tempo atrás, num dos encontros de "skoobers" do Rio de Janeiro.

Não resisti e comprei o livro.E não me decepcionei com a leitura deste. Inclusive, torço para que a autora escreva uma sequência dando uma atenção especial ao Pablo - um personagem que merece mais! :)

É isso. Leitura recomendada.