Crepúsculo de Avalon

Crepúsculo de Avalon Anna Elliott

Resenhas - Avalon - 01 - Crepúsculo de Avalon

Ju Ragni 05/03/2023

Bom romance de época
Li um comentário que dizia que esse livro seguia a mesma linhas de AS BRUMAS DE AVALON, e como uma resenha dizia que a história se passa depois da morte de Artur, achei que poderia ser algum tipo de continuação, pois uma das colaboradoras da Marion Zimmer Bradley escreveu um livro sobre Avalon depois da morte dela e pensei que fosse esse. Não é. Essa série de três livros, do qual esse é o primeiro, é sobre Tristão e Isolda, se passa mesmo depois da morte de Artur e Morgana, mas não se compara à obra da Marion, o que, para dizer a verdade, seria mesmo muito difícil, porque AS BRUMAS DE AVALON é uma obra prima, com um trabalho de pesquisa histórica primoroso, uma reconstrução de época minuciosa e muito improvável de se igualar. Acho que a atmosfera misteriosa e mágia da ilha de Avalon vai ficar com os livros da Marion mesmo. . . Dito isso, o livro O CREPUSCULO DE AVALON é um bom romance. Não é espetacular, mas é bom. Tem uma boa trama, e a escrita flui sem ser cansativa. Os principais marcos históricos são respeitados, então a autora consegue construir uma trama confiável em suas diretrizes de revisitar uma história antiga, conforme é sua proposta. Gostei, e acho que o segundo livro merece ser lido, porque quando termina o primeiro, a história de Tristão e Isolda está só começando...

Tati 29/03/2020

Livro I
Após perder seu marido Isolda tenta garantir que o trono dele não seja ocupado pelo mandante de sua morte e durante esse processo acaba se aproximando de um ex prisioneiro que lhe é de grande ajuda e lhe faz resgatar várias lembranças que ela havia se forçado a esquecer.
A história de Isolda é marcada por inúmeros altos e baixos, e esse é um dos motivos que faz com que o leitor fique grudado nesse livro.

Janaina Bessoni 27/01/2020

Livro I
Primeiro livro da trilogia.
A neta de Morgana, Isolda , se casa com o herdeiro do Rei Arthur. Após a morte do marido Isolda luta para impedir que o responsável pela morte do seu marido ocupe o trono.
Está num ambiente de ambição e traição, enfrentando a rejeição por ser filha do traidor do Rei Arthur , acusada de ser uma bruxa, sem ter em quem confiar.
O destino de Isolda cruza com o de um prisioneiro,Tristão, com passado misterioso que resgata memórias do próprio passado dela.

mara sop 09/01/2016

Um amor desabrochado na guerra
A rainha Isolda acabou de perder o marido, e vê seu trono usurpado por Mark, justamente seu assassino. O Conselho Real fica ao lado de Mark e ela acaba sendo obrigada a se casar com ele. Em meio a tudo isso, ela descobre a conspiração deste para entregar a Bretanha aos saxões, e ela precisa desmascara-lo antes que o pior aconteça, mas como filha do traidor Mordred, e neta da feiticeira Morgana, ela é mal vista e até mesmo temida, sendo chamada de a Rainha Feiticeira. Sem saber em quem confiar, ela foge na tentativa de encontrar o mensageiro que iria provar as más intenções de Mark. Diante desse perigoso desafio, Isolda encontra um prisioneiro fugitivo que poderá ajuda-la, mas quem será esse misterioso homem?

Sabe aquele livro que você viu na prateleira da livraria e até fotografou pra não esquecer dele e depois fica doida atrás de uma promoção? Pois é, Crepúsculo de Avalon é um desses casos.

Eu sempre amei a triste história de Tristão e Isolda e fiquei doida quando vi, mas como eram 3, eu tive que ter muita calma naquela hora, rsrs... Consegui comprar os 3 em uma black friday e não me arrependi. Que história incrível, totalmente surpreendente! A autora destrinchou a lenda desse casal e a transformou num épico, onde a gente não fechar o livro pra ler mais no dia seguinte, e também não tem a menor ideia do que esperar. Se você é fã de livros assim, precisa ler essa trilogia!
cathcostani 03/04/2021minha estante
tenho a trilogia toda

mara sop 04/04/2021minha estante
Eu tb. E tá bem difícil de encontrar hoje em dia. Vale muito a pena ler, ando louca pra reler.

Juliana 23/01/2014

Apesar do título, nada de Avalon na história, apenas um pouco de misticismo!
O livro faz parte de uma trilogia que narra mais uma versão da lenda do Rei Arthur, Morgana, Guinevere, etc. Parece que, por mais que se crie versões e mais versões sobre o assunto, ele nunca será esgotado, pelo menos não foi até agora, e é agradável ler cada nova forma de contar uma história mais ou menos similar. Porém, o livro em questão foge um pouco dos personagens tradicionais, como os que foram citados acima, e avança alguns anos no futuro, ou seja, um futuro próximo, onde Arthur é relembrado como um herói que está descansando mas em breve virá salvar a Britânia, e o foco principal da história é o romance, constantemente associado a lenda, de Tristão e Isolda, sendo Isolda, neste caso, descendente do lendário rei. Apesar do título, a ilha de Avalon não aparece na história, e em todo o livro percebe-se apenas um pouco de magia nas visões e sonhos da protagonista.

O enredo se passa no que hoje é a grã-Bretanha, com os povos que ali viviam - os que hoje chamamos galeses - sendo cada vez mais repelidos pelos saxões que há anos invadem seus territórios. Isolda é uma jovem rainha, curandeira e contadora de histórias recém-enviuvada e desprotegida neste cenário de guerras entre britânicos e saxões, além de intrigas entre os reis britânicos. Isolda, como quase sempre acontece com mulheres que entendem mais de certos assuntos do que homens, tem de lidar constantemente com acusações de bruxaria. O mais estranho, fato que me incomodou um pouco, foi a aparente falta de memória da personagem, que não se lembra de sua infância e esquece até mesmo de algumas pessoas que foram muito próximas a ela nesta fase da vida. Esse estado desmemoriado dura até quase o fim do primeiro volume.

Diferente de outras história de Tristão e Isolda, como a do filme, por exemplo, o rei Mark da Cornualha é o grande vilão neste volume, junto com um de seus agentes que permanece incógnito até o fim do livro. Mark desempenha bem seu papel de vilão, não tenho críticas a fazer ao personagem, pelo menos não no livro atual. Um dos personagens que, na minha opinião, mais irrita é Tristão. Certo, um pouco de coragem, humildade e auto-sacrifício são características desejáveis em um protagonista galante, mas o jovem exagera nesses aspectos, criando dramas desnecessários na narrativa, chegando a ser chato... A trama tem um bocado de ação, que compensa o excesso de drama em algumas partes, além de personagens, com exceção de Tristão, bastante eficientes em causar ódio ou afinidade ao leitor. A princípio, o romance ainda é fraco, mas há uma certa promessa de que se tornará mais intenso nas sequências.

No geral, é um bom livro, peca em alguns aspectos, mas a obra consegue ser uma leitura agradável e interessante, principalmente para quem gosta de ler sobre a história da Inglaterra sob um ponto de vista um pouco mais místico.

site: http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

chris marques 14/01/2011

Um dos piores livros que já li na vida! A autora conseguiu estragar ums dos mais belos mitos dos romances medievais.

Aisla 10/10/2010

Gostei bastante de ler a historia de Avalon contada pela Isolda. É muito bom... e nos faz imaginar o outro lado da historia...os outros livros sao sempre contados por homens...e tem bastante coisa que completa as outras historias..Pra quem gosta de ler esse tipo de historia antiga eu recomendo.

Olgashion 21/09/2010

O livro é bom mas na tradução que eu li havia muitos erros de português. Contudo a história é muito boa, inclusive a reviravolta. A sequência acredito que seja melhor ainda.

marcilivros 31/08/2009

Bruxaria ou um grande amor
Esta é uma pergunta que vem-nos à cabeça ao terminar o primeiro livro desta trilogia, pois a fortaleza de isolda é algo impressionante. O que a move? Será mesmo que trata-se de alguém com poderes herdados dos povos antigos ou é alguém que, além destes poderes, traz dentro de si um grande amor por um homem e pela Bretanha? Um livro bastante interessante, que sai um pouco, ao menos do que eu tenha lido, do modo como são contadas as histórias de Artur.