Ogro 17/01/2015Um esforço honestoListas são complicadas - não importa quão bem definididos os critérios - no casod esta obra, o crtiério de escolha seria a singularidade do jogo , seja em termos de criatividade ou inovação tecnlogica
E ,por esse critério, algumas ausências não fizeram sentido para mim
- Elevator, para Artcade - foi o primeiro jogo a combinar labirinto,coordenação e tiro num jogo. Parece simples
- Teenage Mutant Turtles para Arcade - que eu lembre foi o primeiro jogo que permitia uma maior mobilidade dos veículos - aquela fase do skate - quando, até então, a movimentação era sempre num sentido só.
- Master of Orion para PC - o primeiro a trabalhar com colonização espacial, com a vantagem de você poder escolher uma raça alienigena, com as vantagens e des-vantagens inerentes.
- Heroes of Might e Magic para PC - só pelo sistema de evolução do herói e do sistema de combate mereceria uma menção, fosse do 2 ou do 3.
- Masters of Magic - o primeiro a trabalhar com evolução em dois mundos - o real e o mistico.
- Sanitarium para PC - um individuo em coma vivencia diversas alucinações - a si mesmo numa cidade assombrada, como a boneca da sua filha num circo, como um monstro alienigena que era um personagem de quadrinhos que ele lia quando criança,como uma estatua inca - que , na verdade, são a forma do seu subconsciente ajudar a lembrar da tentativa de assassinato que ele sofreu.
Também não aparece nenhum MMPORG o que, deveria ter pelo menos uma menção, já que são uma tendência consolidada. Em contrapartida encontrei 10 jogos do Mario, 11 se contar Donkey Kong , na lista ...
Outra falha é que nem todos jogos tem imagens relacionadas, mas são poucos - digamos que 95% dos jogos têm uma foto, ainda que pequena. Mas se é para ser uma referencia deviam ser todos.
Mas é uma leitura interessante, principalmente se voce já passou dos 40 - é ótimo para lembrar jogos que eram verdadeiros hits nos flipperamas...e ao mesmo tempo você se chutar de ódio : como raios fui gastar tanto dinheiro em fichas para jogar algo como Centipede? E ao mesmo tempo para quem começou a jogar a partir dos finais da decada de 90 ter uma ideia do que era a diversão eletrônica de então - apesar de que a redação será ,provavelmente, como um adolescente comentou uma vez - "nossa,comos esses jogos eram lentos" .Faz sentido, hoje um smartphone consegue rodar um jogo quase tão sofisticado quanto os arcades da decada de 70.
Esse é outro ponto que fica evidente a evolução:
- na década de 70 eram arcadas
- na de 80 começaram a aparecr os consoles mas os jogos para PC levavam vantagem , tanto no acabamento quando na variedade
- na decada de 90 arcades estavam nos ultimos anos de gloria com os jogos de luta como Street Fighter, Samurai Showdown e tekken , os jogos para PC eram os mais inovadores mas o de consoles
- a partir do ano 2000, jogos para arcades foram sumindo a um ponto tal que , hoje, maquinas que parecem ser de arcade na verdade são só uma caixa com um pc dentro rodando um simulador e , embora o pc ainda seja usado como plataforma de jogos pelo pessoal mais velho - como eu - agora a briga é entre consoles.
Vale a pena conhecer, desde que consiga segurar o livro o suficiente para ler tudo