Will Eisner: Um Sonhador Nos Quadrinhos

Will Eisner: Um Sonhador Nos Quadrinhos Will Eisner

Resenhas - Will Eisner: Um Sonhador Nos Quadrinhos

Dallaz.leandro 18/09/2022

Meu favorito
Quando vi esse livro na livraria tive q comprar na hora! Como grande fã do mestre e também um grande fã de biografias, esse livro não pude deixar passar. Leitura obrigatória para todo fã de quadrinhos, ler a biografia do Eisner é ler a história das histórias em quadrinhos.

SraLisStark 21/01/2022

Para os amantes de quadrinhos
Livro importante para quem é apaixonado por quadrinhos e para quem tem curiosidade em conhecer esse universo.

Me apaixonei ainda mais por Eisner e seus universo, um dos melhores materiais de pesquisa para quem gosta de escrever sobre quadrinhos e de muita importância.

fellipe! 02/06/2019

RÁDIO PINDAÍBA #13: WILL EISNER
Mancha e Vina discutem sobre o Legado de um dos maiores Artistas do século XX: WILL EISNER (!). Usando como base a Biografia escrita por Michael Schumacher, “Will Eisner: Um Sonhador nos Quadrinhos” (2010), acompanhamos a trajetória do Quadrinista desde o começo difícil nos subúrbios Nova Iorquinos, passando pelo período da II Guerra (onde o mesmo serviu), até a “Inauguração” feita por Eisner da vertente das “Novelas Gráficas”, com seu Clássico “Um Contrato com Deus” (1978). *

Confiram.
Meus.
CAROS.

Edição e Vitrine: Mancha;
Pauta: Mancha e Vina;
Contato: rabetadegalo@gmail.com

* Programa originalmente lançado em 28 de Fevereiro, 2019.

site: http://rabodegalo.net/radio-pindaiba-13-will-eisner/

Victor.Carvalho 05/03/2017

Livro sensacional!!!! Mostra muito bem a vida desse gênio dos quadrinhos, da ilustração, da narrativa gráfica, de uma maneira muito boa e gostosa de ler. Além disso acabamos por aprender mais sobre a história de como era fazer quadrinhos. Livro obrigatório para todos que se interessam por quadrinhos e ilustração.

Leandro Matos 11/08/2014

WILL EISNER | A BIOGRAFIA DE UM ETERNO SONHADOR
Will Eisner, ou melhor, Bill Eisner como o quadrinista é chamado na primeira parte da biografia, Will Eisner – Um Sonhador nos Quadrinhos publicada pela Globo Livros, através do selo Biblioteca Azul, veio de uma humilde família judia, que escolhera o bairro do Brooklyn em Nova York, para firmar residência. Nascido em 1917 e criado nos anos difíceis que precederam a Crise de 1929, sua infância também seria marcada pela falta de simpatia pela religião seguida. Will desde cedo foi chamado para as responsabilidades e os compromissos da vida adulta. Aos 13 anos ajudava seu pai Shmuel na pintura de igrejas e teatros iídiches e antes disso, já demonstrava talento para a arte. Quando cursava o ensino médio no Instituto DeWitt Clinton, Will colaborava na revista da escola com Bob Kane (que curiosamente viria a ser um dos co-criadores do Batman).

Aos 19 anos Eisner criou várias histórias para a revista WOW What a Magazine! do editor e desenhista Jerry Iger, porém sem muita saída à revista veio por encerrar suas atividades. Em 1937 Eisner firmava sociedade com Jerry para a criação do estúdio Eisner-Iger Studio que buscava desenvolver conteúdo para jornais e periódicos da época. Jack Kirby, criador ao lado de Stan Lee do Homem de Ferro, X-men, Hulk dentre outros e o já citado Bob Kane trabalharam para a sociedade.

A série The Spirit, que é considerada um dos quadrinhos mais importantes do gênero é bastante detalhada no livro, onde encontramos como era todo o processo de criação, o desenvolvimento e como aconteceu quando Will teve de servir o exército na Segunda Guerra Mundial. O personagem foi criado logo após a dissolução da sociedade com Jerry Iger. Uma anedota curiosa sobre Eisner detalhada na biografia, foi como ele desdenhou a história de um certo alienígena com super-poderes que foi enviado para a Terra, logo após a destruição do seu planeta de origem, ou seja, Will Eisner recusava o conceito original do Superman, sem jamais imaginar o sucesso editorial que seria o personagem na primeira edição da Action Comics. Tempos depois isso ainda renderia um processo.

“Eu queria pegar meu leitor pelo colarinho, queria fazê-lo pensar e chorar com o que eu dizia.”

A edição como um todo é um destaque a parte. A editora fez um excelente trabalho em trazer ao público uma edição com acabamento de luxo em capa dura, que contém inúmeras fotos que vão permeando a leitura. O trabalho de design gráfico do estúdio Laboratório Secreto é um deleite aos olhos e um adorno em qualquer estante e a tradução do veterano Érico Assis, só agregou propriedade ao texto.

A narrativa é agradável e focada na trajetória, nas escolhas e na sua evolução como artista. Sem atentar com por menores, o biógrafo Michael Schumacher que já escreveu sobre a vida do guitarrista e compositor Eric Clapton e do diretor Francis Ford Coppola, se dedicou a apresentar também o lado empreendedor e visionário de Will, óbvio sem deixar de relatar o lado humano do mesmo. A biografia foi escrita póstuma com dedicada pesquisa aos arquivos pessoais do quadrinista e endossada com entrevistas a parentes, amigos próximos e principalmente com a viúva Ann Eisner.

Sempre retratado como uma pessoa de bom caráter e mesmo vivendo e trabalhando em um meio conturbado (mas em crescente ascensão), foi curioso notar seu descontentamento por não ter recebido o Pulitzer pelo seu trabalho mais pessoal em No Coração da Tempestade (que perdera para Maus de Art Spielgeman). Durante a leitura é interessante observar o quanto suas experiências, sonhos e decepções foram imortalizadas em seus trabalhos. Sempre com ênfase no cenário, diversos encontros e situações da sua vida e do seu cotidiano estão retratados em O Sonhador, Nova York – A Vida na Grande Cidade e Um Contrato com Deus. Outro grande ponto na biografia foi o trabalho do biógrafo em pontuar o que é ficção e o que autobiográfico na obra de Eisner.

“Trago comigo, trancado nos porões da mente, um fardo de memórias – algumas doloridas, outras felizes. Assim como os marinheiros do passado, preciso compartilhar as coisas pelas quais passei e que vi. Se quiser, pode me entender como uma testemunha gráfica que conta a vida, a morte, os desgostos e a incessante luta para vencer – ou pelo menos para sobreviver.”

A história de Will Eisner segue paralelamente à própria história da indústria dos quadrinhos. Ele falecera em 2005, mas sua importância e relevância para a nona arte é notória. O termo graphic novel e a técnica intitulada arte sequencial são atribuídos a ele. Em 1988 foi criado o Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos, que já premiou grandes nomes da nona arte, como Neil Gaiman, Alex Ross, Frank Miller, Alan Moore e muitos outros. Ao final da leitura percebe-se que em vida Will Eisner sempre foi uma alma que nunca deixou de sonhar.

Leia na íntegra no link abaixo

site: http://nerdpride.com.br/literatura/will-eisner-a-biografia-de-um-eterno-sonhador/