A Medida do Mundo

A Medida do Mundo Robert P. Crease

Resenhas - A Medida do Mundo

_Wesley_ 25/06/2020

Surpreendente
A Medida do Mundo é aquele tipo de livro que te cativa. A partir de um tema despretencioso e tão comum, descobrimos um outro mundo. Como medimos? Por que medimos? Para que medimos? De onde veio essa ideia? Que impacto os diferentes padrões causam? Muito mais do que pensamos as unidades de medida influênciam constantemente nossas vidas.
Leitura e . 25/06/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

F. C. Gonçalves 21/07/2017

A história dos padrões de medida e a sua influência na sociedade
A utilização de padrões para realizar medidas é feita desde antes do advento da ciência moderna. Esse livro mostra como a adoção de padrões por várias sociedades - como as chinesas, africanas e especialmente as européias - e isso influenciou na política, economia e ciência mundial. A parte sobre a revolução francesa e adoção dos novos parâmetros para medir o comprimento e o tempo tem uma excelente contextualização histórica, já que falamos do tempos da revolução francesa.
O livro tem um texto absolutamente agradável e leves pitadas de humor que o deixa ainda mais gostoso de ler.

Cresivando 24/05/2016

A Ciência das Medições
Conta como a caminhada da humanidade em busca de uma padronização universal das medidas começou. Levando em consideração que não temos muito material, em português, tratando diretamente do assunto, já vale a leitura. Se você quer saber um pouco mais sobre a Metrologia, não deixe este livro passar. Robert relata basicamente como surgiram as necessidades e melhorias no sistema de medição.

Excelente livro!
Boa leitura!

site: https://twitter.com/canalmetrologia

Oscar 11/11/2014

Crease relata porque o sistema universal optou pelas unidades métricas e os Estado Unidos conservou as unidades antimetricas.
Conta histórias curiosas como a do americano Jesse Owens que quebrou o record mundial nas olimpíadas de Berlin em 1936, os jornalistas americanos mensuraram o salto em 8,06 metros e não em seu equivalente 8 jardas, dois pés e 21/64 polegadas.
Mas a história cruel relatada neste livro é do projeto alglo-americano de uma nave não tripulada com destino ao planeta Marte, a Nasa fez o projeto em unidades antimetricas e os ingleses em unidades métricas, o resultado foi um desastre, a nave chocou-se na superfície marciana.
O unidade do metro é proporcional ao tempo (segundo) que a Terra gira ao redor de seu eixo, isto é 24 horas um movimento de 360 graus.
Leitura obrigatória para todo professor de física (meu caso).
Marcelo Catanho 19/01/2015minha estante
Sua resenha me instigou a ler o livro mais do que a sinopse dele, eu o adquiri em formato digital, poderia me dizer em que página/capítulo fica a descrição desse caso envolvendo as agências espaciais americana e inglesa?

Oscar 19/02/2015minha estante
Estimado Marcelo a história da nave para Marte esta na página 170 neste livro.
Maiores detalhes desta nave para Marte esta no livro "Viagens a Marte" de Laurence Bergreen, ele relata, no capítulo Onze (página 292) a perda da nave "MARS CLIMATE ORBITER" da seguinte forma:
...Dias após o acontecimento, a NASA descobre por que a Mars Climate Orbiter se perdeu: e a razão se revela constrangedoramente simples. Os engenheiros da Lockheed Martin calcularam a quantidade de empuxo em libras, a tradicional unidade inglesa. Os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato presumiram que os números se referissem à unidade métrica conhecida como Newton.....