A namorada do meu amigo

A namorada do meu amigo Graciela Mayrink

Resenhas - A namorada do meu amigo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camilla Nunes 13/04/2017

Bom, mas poderia ser melhor
Quando vi esse livro no Kindle fiquei cheia de expectativas, porque esse gênero me atraí de uma maneira um tanto incomum, gosto de livros que falam de um amigo que apaixona pelo parceiro do outro, porque gosto de ver como as mentes, as personalidades e os sentimentos mudam e em como as personagens ficam em conflito com esse sentimento indesejado. Quando comecei a ler "A namorada do meu amigo" já gostei de cara dos personagens. No começo da história somos apresentados a Juju e ao Cadu e seus outros amigos quando crianças, também no começo da história vemos como Juju era apaixonada por Cadu e o quanto ele a ignorava, logo depois Juju muda de cidade com sua família. Depois disso temos um corte para idade atual das personagens. Cadu, um universitário de 20 anos volta de uma viagem e descobre que seu melhor amigo está namorando uma garota nova cidade e para nossa surpresa (ou nem tanto assim) essa garota é Juju. Cadu que até então nem lembrava mais da existência dela se apaixona a primeira vista por ela e é aí que seus problemas definitivamente começam.
Como já disse anteriormente eu estava muito empolgada para ler essa história, porque achei que seria diferente. Os meninos, Cadu, Caveira e Beto são divertidos juntos, gostei de como a autora explorou bem o relacionamento dos três e do quanto eles são unidos. O amor incondicional que Cadu começa a sentir por Juju me pareceu forçado, porque tipo em um capítulo temos o prólogo e em outro Cadu já estava totalmente apaixonado por ela. Caveira sem duvidas foi o personagem que mais me fez rir, me identifiquei totalmente com ele, na minha opinião é o mais sensato de todo o livro. Em suma, gostei muito de todos os personagens, menos o Beto, namorado da Juju.
Beto é um personagem sem personalidade, não conseguir me compadecer por ele em nenhum momento, eu o achava irritante em diversos momento e sem contar suas atitudes machistas, tais como "meus amigos não podem ficar com as minhas irmãs, se isso acontecer não falarei mais com vocês". Hello? Em que século vivemos? Basicamente ele poderia ficar com todas que quisesse, mas as irmãs dele não. Totalmente sem noção! Beto era egoísta e machista. Não gostei dele de jeito nenhum.
A narrativa da autora é rápida e gostosinha de ser lida. Em geral é um livro mediano e na minha opinião o encerramento da história deixou muito, muito mesmo a desejar, parecia que estavam faltando algumas coisas, fiquei com a impressão de que a autora tinha mais coisas pra falar, mas o seu limite de páginas esgotou.
Gostei do livro, recomendo se quiser uma leitura simples e rapidinha.

Ariane 11/08/2016

Resenha

Fiquei fã dessa autora depois de ler seu primeiro livro “Até eu te encontrar” que gostei muito, ela escreve para adolescentes, e eu que não sou, mas adoro livros adolescentes, quis ler.

E gostei muito, é contado na primeira pessoa por Cadu, amigo de Beto e Caveira desde a infância, são conhecidos como os três mosqueteiros.

A amizade deles é muito forte, e o livro gira em torno dessa amizade, de suas aventuras, e a dificuldade de Cadu que acaba se apaixonando por Juju, namorada do seu melhor amigo Beto.

Para Cadu é muito difícil ter que fazer essa escolha, ele não queria nem precisar faze-la. Como escolher entre Beto e Juju? De um lado seu amigo de infância e do outro a garota da sua vida, quem ele não consegue tirar da cabeça, por mais que tente.

"Na cidade de Rio das Pitangas, nada parecia capaz de abalar a amizade entre Beto, Cadu e Caveira. Bem, isso antes de juliana voltar à vida deles feito um furacão."

Durante a trama, conhecemos cada personagem, suas histórias, características, erros do passado e sonhos..

"Quando crianças nenhum dos três garotos gostavam de Juju, garotinha intrometida e chata. Mas a mudança para Porto Alegre lhe fez bem! Cadu se apaixona perdidamente pela nova juliana, crescida e muito interessante, o problema é que ela já está comprometida... com Beto."

Confesso que o primeiro livro que li da autora que também é seu livro de estréia "Até eu te encontrar" ainda é de longe meu preferido. Mas "A namorada do meu melhor amigo" também me ganhou, sua escrita continua leve e bem desenrolada, é um livro que lemos rapidamente.

"Tudo que é proibido é mais gostoso. Mas colocar em jogo uma amizade verdadeira para viver uma paixão pode ser arriscado demais."

E agora? Quem ele vai escolher sua amizade de infância ou seu amor por Juju?

Vale a pena ler galera, é um livro focado muito na amizade, de leitura leve e gostosa.

Resenha completa no blog

site: http://arianeeleuterio.blogspot.com.br/2016/08/resenha-namorada-do-meu-melhor-amigo.html

Nat 31/03/2016

Juju ou Juliana era apaixonada por Cadu desde criança, mas ele e seus amigos Beto e Caveira nunca gostaram da menininha que vivia atrás deles querendo ser um dos três mosqueteiros, e Cadu dá graças a Deus quando Juju vai embora da cidade. Anos depois ela volta, e Cadu descobre que ela e Beto estão namorando e não acredita, mas quando vê a moça, ela está totalmente mudada. Sem conseguir tirá-la da cabeça, ele logo percebe que está se apaixonando, mas Beto é seu melhor amigo. Ao mesmo tempo, Alice, irmã de Beto adora Cadu, mas por causa de um pacto entre os três amigos que proibiam ele e Caveira de dar em cima das irmãs de Beto, nada podia acontecer. Mas Beto libera e Alice começa a namorar com Cadu, apesar dele não ter esquecido Juju...

Desde que eu soube desse livro, fiquei louquinha para conseguir, tinha gostado bastante de Até eu te encontrar, da Graciela. Gostei da leitura desse também, o livro é dividido em 40 capítulos, mas eles não são muito grandes, o que eu adoro em um livro que tem muitos capítulos. Leitura fluída, o romance é bonito, e a história prende (fiquei agoniada querendo saber de que jeito o triângulo amoroso se resolveria). Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/03/a-namorada-do-meu-amigo-graciela.html

Carol 07/01/2016

Cansativo...
Eu AMO esse tema clichê de se apaixonar pelo seu melhor amigo (a) ou se apaixonar pelo namorado (a) dela, AMO filmes que falam sobre isso, sou o tipo de pessoa que procura esse tipo de filme e tenho bastante experiência nesse assunto e quando vi esse livro pensei: PRECISO LER!

Bom, ganhei esse livro num amigo secreto literário e após ler duas resenhas sobre ele no Skoob o coloquei em minha lista de desejados e fiquei saltitando de felicidade ao ganhá-lo, mantive altas expectativas sobre ele desde o início e acabei me decepcionando.

O prólogo do livro mostra Carlos Eduardo, Cadu, falando sobre os seus 12 anos e sobre a sua odiada vizinha, Juju, uma menina mais nova que tenta fazer parte do seu grupo "Os três mosqueteiros", que irá se mudar de cidade e finalmente deixar ele e seus amigos, Beto e Caveira, em paz. No primeiro capítulos temos Cadu voltando à Rio das Pitangas após passar as férias com a mãe em Florianópolis e descobrindo que a Juliana voltou a morar nos seu bairro e agora namora o Beto. Ao reencontrar a moça e seus amigos em um barzinho ele se apaixona a primeira vista por ela.

Isso acontece no capítulo 2, na página 23 para ser mais exata e aí entramos em um lenga-lenga sem fim de eu amo a Juliana, ai a Juju é a mulher da minha vida, não posso viver sem a Juliana, não consigo esquece-la mas será que ele tentou?, vou lutar pelo seu amor, não vou lutar, ele é meu melhor amigo, eu amo o Beto, estou com ciúmes, não consigo parar de pensar na Juliana etc.

Acredito que como mostra essa paixão a primeira vista logo no início a história além de cansativa, se torna difícil de nos fazer torcer por alguém. Acho que deveria passar um pouco mais dos três amigos e até mesmo da Juliana antes disso acontecer. O livro fica basicamente nisso e acaba ficando bem massante, mas lá pela página 180 acontecem algumas coisas que a torna mais engraçada.

Outra coisa que me decepcionou muito foi o fato de em muitos momentos os personagens da histórias serem extremamente machistas com comentários do tipo "A Rosângela, uma garota fácil, de uma noite apenas, não aquela para levar a sério.", sim, esse é um trecho do livro. Será que em pleno 2016 ainda temos pessoas que pensam assim? Tudo bem, existem homens machistas e ridículos dessa forma, mas esse não é o tipo de comportamento que devemos incentivar, né?!

Cadu é um personagem morno, Juju é uma garota sem graça, Beto é um machista que pode tudo enquanto suas irmãs não podem nada, Caveira é engraçado e dá uma leveza ao livro com seus comentários indiscretos e Alice é uma personagem linda, inteligente e que sabe o que quer, ela salvou o livro, adorei a menina!

Cabe saber agora se Cadu irá abrir mão da sua amizade de anos com Beto pelo amor que sente por Juju e também se a menina corresponderá a essa amor.

A leitura foi rápida, em vários momentos cansativa, porém engraçada em alguns também. Gostei por ser uma autora brasileira e já começar o ano com um livro nacional, pois acredito que temos vários ótimos autores em nosso país que precisam ser lidos e divulgados.

Me decepcionei com o livro sim, porém não foi de todo ruim, alguns momentos foram engraçados. É um livro indicado para quando você está naquela ressaca literária incrível e precisa de algo leve para ler.

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com

Silvana 02/10/2015

Cadu, Beto e Caveira, são conhecidos pelo bairro como "os três mosqueteiros", pois são inseparáveis. Mas tem alguém querendo fazer parte dessa turma. É Juju, a vizinha que mora na casa da frente de Cadu. Mas eles não querem nem saber dela andando atras deles. Eles já estão na faixa dos 12 anos e ela ainda é uma menina chata de 8. Sem falar que Juju vive dizendo para todo mundo que é namorada de Cadu e que vai se casar com ele quando eles crescerem. Então quando fica sabendo que Juju vai se mudar para outra cidade, Cadu fica feliz da vida e quando Juju vem se despedir dele e pede para ser o D'Artagnan, ele até aceita, pois não vai ver ela nunca mais mesmo.

Oito anos depois, Cadu agora é um estudante de direito e ainda tem uma forte amizade com Beto e Caveira. Cadu é o mais tímido dos três, por isso ele prefere ficar com uma menina de cada vez. Beto é o pegador e fica com uma garota diferente cada noite. E Caveira se faz de coitado e acaba se dando bem sempre. Cadu estava visitando sua mãe durante as férias e acaba de voltar para a cidade quando fica sabendo da noticia. Juju, aliás Juliana, está de volta à cidade e para completar, está namorando com o Beto. Cadu que lembra bem da chatice da Juju, sente até pena de seu amigo. Mas isso só até encontrar com eles. Assim que olha para Juliana, Cadu fica perdidamente apaixonado.

Agora ele vai ficar dividido entre esse sentimento que descobriu ter pela Juju e a amizade de Beto, seu amigo desde sempre. E a coisa só piora quando Beto pede que Cadu fiquei de olho em Juliana para que ninguém venha querer tirar uma casquinha de sua namorada. Mas Cadu não consegue pensar em outra coisa que não seja ficar com a Juliana. Até seu pai percebe isso e diz para ele tomar cuidado para ninguém sair machucado da história. E como seu pai não para de pegar no seu pé. Cadu resolve arrumar uma namorada para ele, a mãe de Caveira que é viúva. E como se não bastasse, ele ainda tem que driblar Alice, irmã mais nova de Beto que cismou que vai conquistar Cadu de todo jeito.

Não tinha lido nada da autora ainda e gostei do que li. Ela sabe escrever uma história leve, agradável e gostosa de ler, daquelas que você lê um pouco e quando percebe já foi 100 páginas. O meu problema com o livro não foi a capacidade da autora em desenvolver a história e sim a minha idade em relação aos personagens do livro. Se tivesse lido esse livro quando tinha uns 15 anos mais ou menos, teria adorado, mas hoje com 34, ficava a todo momento me perguntando se eu era tão besta assim e se tomava esse tipo de atitude quando tinha a idade deles hehe. E o pior que eu era igualzinha hehe. Se me perguntasse hoje quem eu escolheria, a amiga ou o namorado, eu não pensaria duas vezes para escolher a amizade, mas naquela época eu teria ficado na duvida igual o Cadu.

Dos personagens, meu preferido foi a Alice. Ela foi a unica autêntica na minha opinião e apesar de ser a mais nova de todos eles, foi a que tinha mais atitude e que rendeu bons momentos na história. Os três garotos, são três garotos que tenho certeza de que as meninas da faixa etária que citei, irão se apaixonar por eles. Agora Juliana foi a que menos gostei. Se você gosta de um cara, porque está namorando com outro? Só para não ficar sozinha? Faça me o favor! E outra coisa que me incomodou foi o amor a primeira olhada do Cadu na Juliana. Ele odiava a menina até aquele momento e bastou ver ela crescida com um corpo legal, pronto já se apaixonou. isso não é amor e sim atração. Mas enfim, foi uma leitura super rápida pelo tanto de páginas que o livro tem e recomendo para quem está nessa faixa etária que citei.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/08/resenha-namorada-do-meu-amigo-graciela.html

Mayla Viviani 14/09/2015

A história acontece na cidade fictícia de Rio das Pitangas-MG. O livro começa contando a história dos três amigos inseparáveis Cadu (Carlos Eduardo), Beto (Roberto) e Caveira (Murilo). Eles são tão unidos que os vizinhos os apelidaram de Os Três Mosqueteiros. E como na história dos Três Mosqueteiros também há o D'Artagnan, que neste caso é a Juju (Juliana), quatro anos mais novas que os meninos. É claro que ela é uma pedra no sapato dos garotos, eles fogem ao máximo da menina. Durante um jogo de vídeo game entre amigos, Caveira conta para os amigos que Juju vai embora para Porto Alegre-RS. Finalmente eles vão ter um pouco de paz. Cadu vai até a casa de Juju para se despedir, e como ela está indo embora mesmo, e ele acredita que nunca mais voltara a vê-la, por pena, ele dá o título de D'Artagnan a ela.
Oito anos depois a amizade entre Cadu, Beto e Caveira continua ainda mais forte. Cadu e Beto agora cursam direito na UFRP (Universidade Federal de Rio das Pitangas) e Caveira cursa Informática na mesma universidade. Ao voltar de Florianópolis, onde foi visitar sua mãe, Cadu recebe a notícia de que Juju havia voltado. Ele não liga muito para a notícia que seu pai dá.
Ao chegar em casa Cadu recebe a notícia de que Beto está namorando com Juju, quem lhe dá a notícia é Caveira. Ele também avisa Cadu que à noite eles vão se encontrar no barzinho de sempre.
Á noite Cadu vai se encontrar com os amigos, ele só não imaginava que sua vida iria mudar. No barzinho ele se depara com Juju, ela não era mais aquela pirralha chata, ela agora é uma encantadora mulher. Assim que seus olhos cruzam com os de Juliana, Cadu se sente atraído por ela. Mas imediatamente Cadu caí em si, Juju agora é namorada do seu melhor amigo.

"Naquele momento percebi o que estava acontecendo comigo: estava começando a me apaixonar pela namorada do meu amigo e não conseguia parar de pensar em Juliana desde que a revi."

Agora Cadu tem que controlar seus sentimentos em relação a Juju, mesmo tendo a impressão de que Juju sente o mesmo por ele. Cadu terá que escolher entre o amor da sua vida e a amizade de seu melhor amigo. Além de tudo ainda terá que lidar com as investidas de Alice, irmã mais nova e super protegida de Beto. Como Cadu se sairá?

"É claro que eu iria querer ser amigo dela, mesmo que só isso. Não hesitaria nem um instante para ter Juliana ao meu lado."

O livro é contado por Cadu, é uma leitura leve e rápida. Os personagens são bem caracterizados, todos possuem um envolvimento com a história, todos tem seu final. Confesso que o personagem Beto me deixou muito irritada durante o livro, achei um personagem bem machista, e o modo como os meninos tratam as meninas neste livro me estressou um pouco, embora eu saiba que na maioria da vezes é deste jeito que acontece, mesmo assim, fiquei um pouco chateada com as situações. Os diálogos entre os personagens, na maioria das vezes, não são bem desenvolvidos, são frases curtas e bem simples, fazendo com que a narrativa se torne um pouco cansativa (e boba) em alguns momentos.

"Não se pode deixar nada nesta vida sem tentar, para depois não se arrepender."

A namorada do meu amigo é um livro legal (mesmo não atingindo todas as minhas expectativas), você vai se divertir ao lê-lo. Também vai torcer pelos romances secundários apresentados, por exemplo, entre o pai de Cadu e a mãe do Caveira. Vai suspirar por Cadu, (embora ele não trate todas as mulheres como acho que deveria) ele é o tipo de namorado muito atencioso e romântico. Graciela Mayrink nos faz refletir sobre o valor de uma amizade verdadeira, o quão importante ela é.

"Eu pensava que você fosse um amigo confiável. Agora já não sei mais."

Enfim, para quem está procurando um romance fofo e cheio de intrigas, uma leitura para distração, o livro está super recomendado.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/09/a-namorada-do-meu-amigo-graciela-mayrink.html *** http://www.aartedeescrever.com/2016/03/31/a-namorada-do-meu-amigo-graciela-mayrink/

Vera Sabino 09/08/2015

"Love at first sight".

O tema de leitura do mês de julho do I DARE YOU, grupo do qual faço parte, foi "protagonista masculino" (em homenagem ao Dia do Homem).
Escolhi então para ler "A Namorada do Meu Amigo" da querida Graciela Mayrink, com quem tive o prazer de almoçar algumas vezes e papear sobre diversos assuntos, mas principalmente sobre livros.

A escolha foi perfeita por se tratar de um romance leve, ideal pra descansar minha mente dos temas pesados de dois livros lidos anteriormente.
Confesso que histórias românticas, de um modo geral, não são minha preferência; gosto demais de um bom drama, suspenses policiais e psicológicos e amo de paixão histórias de vampiro, bruxas e anjos. Mas quando comecei a ler "A Namorada do Meu Amigo", não consegui mais largar o livro, querendo saber logo qual seria o desfecho daquela situação tão complicada na qual se encontrava Cadu, o protagonista da trama.

A história começa com Cadu, jovem universitário, voltando de Florianópolis onde passou as férias de verão na casa da mãe e sua nova família. O pai foi buscá-lo no aeroporto em Belo Horizonte e no trajeto até Rio das Pitangas, cidade mineira onde viviam, o pai foi lhe contando as novidades e, uma delas, era que Juju (Juliana) estava de volta a Rio das Pitangas.

Cadu recebeu a notícia sem grande entusiasmo, pois a Juju de quem se lembrava era uma garotinha chata demais que morou em frente à sua casa antes de se mudar com os pais para Porto Alegre. A guria era odiada por ele e seus dois grandes amigos: Caveira e Beto.
Cadu, Caveira e Beto sempre foram muito unidos e eram conhecidos na cidade como "Os Três Mosqueteiros". Juju não largava do pé deles, querendo fazer parte do grupo e dizendo ser o D'Artagnan, com o que os meninos não concordavam. D'Artagnan menina?

Mal chegou em casa, Cadu recebeu um telefonema do amigo Caveira que disse estar a caminho para lhe contar o que aconteceu na cidade durante os três meses em que Cadu esteve fora. A mais surpreendente das notícias foi o namoro sério do Beto com a Juju. Logo o Beto? Beto não namorava, ele só "ficava". E logo com a Juju, aquela chata de galocha?

Mais tarde, depois de desfazer as malas e tomar uma ducha, Cadu foi com Caveira a um barzinho onde os três amigos tinham o hábito de se encontrar aos domingos. Chegando lá, encontraram o Beto que começou a falar todo entusiasmado sobre a namorada. Olhando o movimento do bar, Cadu avista Alice, irmã mais nova de Beto.

Alice é linda, a garota mais bonita de Rio das Pitangas, e apaixonada por Cadu. Esse interesse da menina por ele o deixa numa situação muito delicada porque, no início da adolescência, os três amigos fizeram um pacto: não valia mexer com irmã de amigo.

Com Alice estava uma menina, de costas, e o que chamou a atenção de Cadu foram os longos cabelos castanhos cacheados da garota. Na mesma hora ele soube que aquela garota só podia ser a Juju (agora Ju), namorada de seu melhor amigo. E quando a menina se virou, Cadu se encantou ao ver que aquela garotinha pentelha da infância havia se transformado numa tremenda de uma gata.
E enquanto Juliana se aproximava, seu coração disparou, ele ficou sem saber o que dizer, mal ouvia o que se passava a sua volta e, a partir daquele instante, não conseguiu mais tirar os olhos de Juliana. "Love at first sight".

Desse momento em diante, a vida de Cadu se transforma num dilema. Não queria perder a amizade de seu melhor amigo, mas também, por mais que tentasse, não conseguia tirar Juliana do pensamento. E desejar a namorada do melhor amigo o fazia se sentir o pior dos canalhas.
Situação delicada!!! Cadu irá escolher manter a amizade de Beto ou vai preferir ficar com Juliana, o amor de sua vida?

A Graciela Mayrink tem uma escrita deliciosa, o que torna a leitura envolvente, rápida e fluida.
O livro tem capítulos curtos, o que me agradou bastante. Gostei muito também da diagramação; a letra, fonte e espaçamento estão muito bons. E a revisão do livro foi muito bem feita; não me lembro de ter encontrado nenhum erro gritante.
Parabéns, Graciela!

Ellem - @colecionandoprimaveras 13/07/2015

Em negação com o final
Ao voltar para sua cidade após uma viagem de férias, Cadu descobre que a sua vizinha de infância, Juju acaba de voltar à cidade depois de muitos anos fora.

Cadu tem dois melhores amigos, Beto e Caveira e, na infância, quando os três eram muito conhecidos na cidade como os três mosqueteiros, Juju era a pedra no sapato deles.

Mas quando reencontra Juliana e percebe que ela está muito diferente e linda, ele logo começa sentir algo diferente, mas não pode levar seus sentimentos adiante, porque Juliana está namorando seu melhor amigo, Beto.

Cadu tenta tirar Juju da cabeça, mas quanto mais a conhece, mais se apaixona por ela.

E agora, Cadu precisa decidir o que vale mais à pena, a amizade de Beto ou o amor por Juliana.

Pra completar tudo, Beto fez Cadu e Caveira prometerem que nunca namorariam suas irmãs, mas a irmã mais nova de dele, Alice vive dando em cima de Cadu e parece que não vai se aquietar enquanto não colocar o coitado em maus lençois.

Ah, eu gostei muito desse livro. A história é bem envolvente e a escrita da Graciela é ótima.
O livro é narrado pelo Cadu e no começo, eu achei a narrativa um pouco feminina, mas logo comecei a me envolver com a história, isso não me incomodou.

Eu me apeguei muito aos personagens. O Cadu é aquele garoto meio tímido, mas que não deixa de aprontar haha' já o caveira me rendeu boas risadas, ele é todo gaiato e dá em cima de tudo que é rabo de saia. O Beto, apesar de ser um super amigo pro Cadu e pro Caveira, é muito chato e os ataques de ciúmes dele me irritaram demais. Quanto aos outros personagens, gostei principalmente da Alice, que foi uma personagem que cresceu muito ao longo do livro e, na minha opinião, se destacou muito mais que a protagonista.

Fiquei muito revoltada com o final, só porque torci por um casal que não deu certo. Sério, eu estou em negação com as últimas páginas, isso me rendeu uma ressaca literária tão grande que vocês nem sabem.

A Edição da Novo Conceito está ótima. Como sempre, eles arrasaram! A capa tá bem bonita, as páginas são amareladas e não encontrei nenhum erro.

Enfim, eu super recomendo essa leitura. Mas escolham o casal certo pra torcer kkkk

site: http://www.colecionandoprimaveras.com.br/2015/04/resenha-namorada-do-meu-amigo.html

Larissa 29/06/2015

Resenha: A Namorada do Meu Amigo/ Blog Por Livros Incríveis
Beto, Cadu e Caveira são amigos e tão inseparáveis que são conhecidos como os três mosqueteiros. Vivem cercados pela Juju, uma garotinha chata e irritante, que insiste em dizer que é o D'Artagnan. Onde já se viu, D'Artagnan mulher? Mas o problema deles acaba quando a família de Juliana se muda para Porto Alegre... E recomeça anos depois.
Ao voltar das férias de verão, Cadu descobre que Juju voltou, crescida, legal e extremamente linda. Paixão à primeira vista, pena que agora ela é a namorada do seu melhor amigo, Beto.
Será que vale a pena colocar em risco uma amizade para viver uma paixão?

"Sentado em minha cama, olhando para o nada, eu me perguntei por que isso tudo tinha que acontecer comigo... Queria que meu amigo fosse feliz... Infelizmente, não escolhemos quem vamos amar."

A namorada do meu amigo é um clássico dos triângulos amorosos. Cadu se apaixona por Juliana, que namora Beto, que é amigo de Cadu e isso, basicamente, resume a trama.

Não, o livro não é ruim, ao contrário. É uma boa leitura pra quem quer algo leve e divertido para passar o tempo. Apesar de não gostar muito da maneira como a Graciela escreve, achei a narrativa fluida e ágil, daquelas que em poucas horas te conduz ao fim. Mas a trama em si não me atraiu muito, confesso. Faltou...

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/06/resenha-namorada-do-meu-amigo-graciela.html?m=1

Simone 10/06/2015

Nacional
É uma história bem leve e retrata a vida de três amigos, os "três mosqueteiros", que têm uma vida bem tranquila de classe média alta. Assim, a principal preocupação deles é a vida amorosa, bem conturbada por sinal, além das infindáveis festas. Quem conta a história é o Cadu, que se apaixonada pela namorada de Beto, Juliana, uma menina que ambos conheciam lá dos primórdios da infância e que, quando adolescente, voltara a morar perto deles, em Rio das Pitangas. Além desse triângulo amoroso, há o Caveira, o terceiro amigo e o personagem mais cômico da história.
Enfim, gostei da leitura, com ênfase à ambientação brasileira.
No entanto, não me apeguei ao Cadu, ao considerar os argumentos pouco convincentes dele para justificar a paixão instantânea pela namorada do melhor amigo. O jeito de ele expor os acontecimentos é envolvente; todavia, impliquei com algumas atitudes.
Enfim, recomendo o livro para aqueles momentos em que a intenção é ler algo leve e bem escrito (apesar de não ter me identificado com a linha argumentativa do narrador, continuei a leitura porque apreciei a escrita da autora).

ViagensdePapel 19/05/2015

A namorada do meu amigo, de Graciela Mayrink
A namorada do meu amigo, escrito pela brasileira Graciela Mayrink, foi publicado pelo selo Novas Páginas, do Grupo Editorial Novo Conceito, que traz apenas títulos nacionais. A obra, que se passa em Rio das Pitangas, traz a história do jovem Cadu, de 20 anos. Ele, que desde pequeno mora na mesma cidade, conta com amigos inseparáveis: o Beto e o Caveira. Juntos, eles formam “Os Três Mosqueteiros”. Sempre foi assim e sempre será. Só que, quando crianças, eram ameaçados por aquela que queria ser a quarta mosqueteira, D’Artagnan, a Juju, alguns anos mais nova. Na época, os garotos viviam fugindo dela, principalmente Cadu, que ainda por cima tinha que ouvir da menina que eles um dia iriam se casar. Um dia, eles recebem uma grande e feliz notícia: ela iria se mudar para o sul do país.

Alguns anos mais tarde, após passar as férias com a mãe em Florianópolis e retornar para Rio das Pitangas, onde mora com o pai, Cadu fica sabendo de algo inesperado. Juju, ou melhor, Juliana, agora com 17 anos, retornou para a cidade onde nasceu e estava namorando seu grande amigo Beto. Como isso havia acontecido ele não imaginava, já que a garota era extremamente insuportável. Nada ansioso para revê-la, ele sabia que o reencontro seria inevitável. Quando por fim encontra com o amigo e a namorada, ele percebe que suas impressões estavam bastante erradas. Ela estava maravilhosa e o que não podia acontecer, acontece. Ele se apaixona pela namorada do amigo.

Alguns dias após lutar contra o sentimento, ele sabe que nada está dando resultado. Além disso, à medida em que conversa com Juliana, descobre nela uma garota meiga, encantadora. Agora, ele tem que lidar com o conflito de proteger sua amizade de anos ou correr atrás do amor de sua vida. Para piorar, ele quebra um pacto antigo que havia feito com o amigo e se envolve com a irmã mais nova dele, Alice. Mais uma vez encontra um desafio, só que esquecer Juliana e se apaixonar por Alice, uma garota linda, com corpo escultural, muito amiga e apaixonada por ele, não é tão fácil quanto parece.

O livro, de 336 páginas, possui uma escrita muito envolvente e fluída. A leitura é rápida e o desfecho não desaponta, porém a obra não é muito cativante. Nenhum dos personagens convence e a história é mais do mesmo, com muitos clichês e poucas surpresas. Entretanto, acredito que a autora retratou bem a angústia de se apaixonar pela namorada de um grande amigo. Inclusive, este é um ponto muito positivo na história. Ela deu bastante destaque e valor à amizade, por vezes deixando de lado o romance. Infelizmente, faltou algo no casal de protagonistas. A ponto de eu desejar que a história desse uma reviravolta e o final fosse diferente do que o esperado. Os personagens secundários roubam a cena e conquistam mais o leitor.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/02/09/resenha-a-namorada-do-meu-amigo-de-graciela-mayrink/

Vitória 28/04/2015

Resenha: A namorada do meu amigo
Conheci a Graciela Mayrink na bienal de São Paulo, e fiquei encantada quando ela me apresentou o livro A namorada do meu amigo, não esperava que seria uma leitura tão leve e divertida.

Cadu, Caveira e Beto são amigos inseparáveis, e por isso são chamados de Os três mosqueteiros por todos no bairro. Eles têm uma vizinha mais nova, a Juliana, ou Juju, que é louca para ser o D’Artagnan deles (considerado o quarto mosqueteio), mas garotos de doze anos não querem uma menina chata de oito anos acabando com a diversão deles. Um belo dia eles recebem uma notícia que não poderia deixa-los mais feliz. Juju está se mudando de cidade.

Oito anos se passaram. Cadu está voltando das férias que passa todo ano na casa de sua mãe em Florianópolis, e recebe duas notícias que pra ele são péssimas, Beto está namorando, e Juju está de volta ao bairro, o que ele não esperava é que a namorada de Beto seria justamente a Juliana. A surpresa maior é que Juju – que agora é só Ju - já não é mais aquela menininha chata, ela está linda e toda meiga, e Cadu se vê pensando nela de uma forma que não deveria. Como ele foi se apaixonar logo por ela? A menina que ele nunca gostou. E pior... a namorada do seu melhor amigo!

“Tentei pensar em outra coisa, mas não consegui. Isso nunca tinha acontecido comigo, e eu não podia aceitar que acontecesse. Não podia desejar a namorada do meu amigo, era canalhice demais.”

Quando iniciei a leitura estava com a expectativa alta por conta dos elogios a narrativa da autora, e posso dizer que ela conseguiu me surpreender. Cadu é quem narra a história e, a meu ver, ele foi um personagem muito bem construído. Mesmo estando apaixonado ele se sente culpado por ser pela namorada do amigo, e conforme os acontecimentos se desenrolam percebemos que a autora quis nos mostrar a essência da amizade.
Os personagens secundários também são incríveis. A Alice, irmã do Beto, me conquistou com a determinação que ela tem, assim como o Caveira – que com certeza se tornou meu personagem favorito- me conquistou com o seu humor. Em alguns momentos eu senti falta da personagem Juliana, acho que ela poderia ter sido mais ressaltada na história, mas nem isso consegue atrapalhar a leitura.
A narrativa da Graciela está maravilhosa, ela consegue contar cada detalhe da fase dos “vinte anos” com perfeição, as festas, paixões, paqueras... A leitura é leve e flui de forma bem rápida, é impossível não se apaixonar pelos personagens e pela história que ela criou.

site: http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-namorada-do-meu-amigo-graciela_23.html

Viviane 25/04/2015

Amizade!
Eu gostei do tema amizade. Porém, o personagem Cadu é meio chato. A escrita é leve, li rápido, mas não me empolguei. :(
Tenho bloqueio para escrever de livros que não curto.

Julia G 24/04/2015

A namorada do meu amigo
Conheci a escrita de Graciela Mayrink quando li Até eu te encontrar e fiquei apaixonada pela simplicidade da narrativa e a beleza do texto. Por isso, fiquei bastante curiosa por A namorada do meu amigo, publicado no ano passado pela Editora Novo Conceito. As cores vivas usadas na capa também ajudaram e, assim que tive oportunidade, peguei o livro para ler. A leitura desse segundo livro, porém, não foi tão incrível quanto a anterior, embora ele esteja (muito) longe de ser ruim.

Novamente a autora criou uma história de jovens em fase de cursar faculdade, as festas, conversas em bar, os primeiros amores e tudo o mais que envolve essa fase da vida. Essa ambientação cotidiana ajuda na identificação com o enredo, o que, junto à linguagem simples, faz o texto fluir com rapidez. O "simples", neste caso, não deixa a desejar e é na verdade um elemento que caracteriza a história de Mayrink e a torna tão gostosa de acompanhar.

“Eu me levantei e a abracei, cumprimentei Manuel e olhei para trás. Ela estava ali parada, linda em um vestido amarelo. Era Juliana, sorrindo para mim. Senti meu peito pegar fogo e ao mesmo tempo gelar, enquanto minhas pernas ficavam bambas. Eu era um perfeito imbecil, não parava de babar pela namorada do meu amigo.”

A base na qual o texto se desenvolve é a perspectiva de Cadu, em primeira pessoa, e os outros personagens são conhecidos por seus olhos. De alguma forma, a escrita da autora, nessa montagem, deu a impressão de que a história era contada por um amigo e que já imaginamos qual final terá, mas que o que importa é entender a sequência de fatos que levaram até ele.

Todo o enredo é bem estruturado, linear, e os personagens, em sua maioria, me conquistaram por inteiro. Adorei o Caveira, o Beto, a Juju e a Alice, e até mesmo criei um carinho pelos pais que também foram mostrados na história, especialmente porque consegui imaginá-los como pessoas que fazem parte da minha vida, o que fez sentir ainda mais proximidade com eles.

“- Ela tem namorado. Que por sinal é seu melhor amigo.
- Eu sei. - Baixei a cabeça. - Aconteceu pai, não posso fazer nada.
- Pode tentar esquecê-la.
- Não sei se quero. - Eu o olhei. - Eu penso nela todos os dias, tento não pensar. Não sei se consigo esquecer a Juliana, mas quero pelo menos ter a amizade dela, se é o máximo que posso ter.
- Você é quem sabe. - Ele tinha um olhar de piedade, que fez com que eu me sentisse ainda pior. Ia sair do quarto, mas antes ele me abraçou. - Espero que você não sofra, meu filho.
- Já estou sofrendo.”

Os únicos problemas foram Cadu e a resolução dos obstáculos da história, mas um está intimamente relacionado ao outro. Desde o início, o comportamento de Cadu não me agradou. Que amigo era aquele? Relevei porque, de certa forma, consegui entendê-lo. E o final foi bonitinho da forma que foi, tenho que admitir, mas o garoto contradisse tudo o que havia feito até aquele momento. Pequeno spoiler: tudo bem ele beijar a Juliana quando ela namorava com o amigo, mas depois que os dois terminaram ele se sentia mal em ficar com ela? Sério?

Por isso tudo, gostei da história e me envolvi com ela, mas criei desprezo pelo Cadu, um desprezo sério, porque ele fez tudo errado o livro todo e, no final, fez tudo errado de novo, mesmo que o final tenha sido da melhor forma que poderia ser depois daquele estrago todo, se é que dá para entender.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/04/a-namorada-do-meu-amigo-graciela-mayrink.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5