O Mago de Camelot

O Mago de Camelot Marcelo Hipólito

Resenhas - O Mago de Camelot

Reno Martins 17/12/2013

Um Merlin singular

Marcelo Hipólito, mas uma vez, mostra a qualidade do seu trabalho. O Mago de Camelot é breve e surpreendente, com edição primorosa da Novos Talentos. Texto agradável, que exige atenção. Personagens muito bem construídos, o que vem caracterizando o autor.

O Merlin foge muito do usual, ganhando certa tinta contemporânea. Não é o velho clássico - sublime e distante; muito menos um jovem prodígio, onde se cristalizem qualidades típicas de grandes sábios imberbes. Em Marcelo Hipólito, Merlin é brilhante, mas selvagem. Uma força mal domada, apenas contida, que anseia por transformação mas, obstinada, acaba tentando destruir tudo o que conhece e tudo o que é. Uma história grandiosa e melancólica, que reflete o nosso tempo.

Essa trama atual - escrita habilmente, sem agredir o clássico - não flui com monotonia. Ao contrário, ela pulsa, atiça, arrebata numa sucessão de eventos de tirar o fôlego. Seu desfecho é de sutileza e espirituosidade espantosas.

O Mago de Camelot acaba como uma experiência rica e intensa. É impossível concluí-lo sem algum inconformismo - um gostinho de quero mais. Entretenimento certo!

Cenas cruas recomendam vedação para menores.

Landulfo 17/12/2013

Um artesão da palavra
Com a firmeza e a agilidade de um talentoso espadachim, Marcelo Hipólito apresenta em “O Mago de Camelot” a saga completa de Merlin e da corte do rei Artur. O texto flui como precisos e poderosos golpes de espada, deixando clara a habilidade do escritor para descrever as sutilezas e complexidades que envolvem a lenda dos cavaleiros da távola redonda.

Batalhas, estratagemas, traições, sofrimento e atos de bravura recheiam os capítulos desta obra. É impressionante a quantidade de informações oferecida ao leitor.

O autor adiciona novos temperos à história, já conhecida por alguns, torando-a única e cativante. Pessoalmente, nunca havia contemplado a mitológica saga do ponto de vista do seu mago maior. Uma prazerosa experiência. Recomendo fortemente a leitura e torço por outros livros do autor.

Paula Juliana 14/12/2013

Resenha: O Mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão - Marcelo Hipólito

'' - Adeus, meu aprendiz. - despediu- se o druida sem interromper o passo. - Lembre-se do que lhe ensinei: nossos atos trazem dentro de si mesmos as sementes de nossa própria ruína.''

Quem somos nós contra as formas da Natureza? Será que hoje somos tão diferentes de quanto fomos no passado? Ensinamentos, magia, misticismo. Venha comigo! Vamos voltar no passado, para uma terra muito, muito distante, entre as Brumas, a espada e um cajado. Hoje trago para vocês a trágica história de Merlin contada com perfeição pela iluminada imaginação do Autor Marcelo Hipólito no livro: O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para coroar um Dragão.

'' E, em seu assombro, eles espalhariam o mito da mulher carregada ao fundo do oceano pelas brumas da ilha das Maçãs. E chamaram-na de Dama do Lago, a morta de Avalon, senhora do mar e do lago de névoas.
E nenhum forasteiro tornaria a se aproximar de Avalon, o santuário dos Druidas.''

Primeiro temos que abrir nossa mente e começar essa narrativa prontos para uma história complexa e intensa. Esqueçam tudo que vocês acham que sabem sobre Merlin. Nesse livros acompanhamos um Merlin Criança, um menino que desde cedo sofreu com a maldade do mundo, em casa uma mãe opressora, um irmão companheiro e um futuro duro. Em meio a primeira parte do livro que é dividido em Trevas (Parte Um) E Luz (Parte Dois); entramos em um mundo terrivelmente sombrio com uma sociedade ruim e egoísta. Poucos se salvam e é por meio de um Druida que Merlin recebe seus ensinamentos.

'' O Poder do feiticeiro proporcionou o vislumbre de uma nova era, magnifica e arrebatadora, ainda que envolta em sangue, traição e morte. E, para a concretização desse novo tempo, o próprio Merlin deveria pagar um preço terrível.''

Fiquei realmente encantada com as mitologias e simbolismos encontrados nessa Obra. A Origem de personagens tão famosos e importantes, conhecer e acompanhar suas vidas, seus medos, suas desgraças e seus destinos foi realmente fascinante.

Os personagens dessa Obra são tão complexos que eu fico na dúvida se realmente tem um vilão ou um herói ali no meio. Merlin é o grande protagonista, a história é baseada principalmente em sua jornada, mas ele ao mesmo tempo que teve bons atos e até admiráveis, cometeu também atos terríveis. E isso posso comentar sobre vários personagens da trama. Será que não foi por culpa de Merlin que Morgana se tornou quem Era? Merlin salvou Arthur ao tira-lo do Pai? Será que Arthur não poderia ter escutado Guinevere? São atos que modificam uma história e escrevem um destino.

'' Artur testemunhou o sofrimento dos escravos, a indiferença dos nobres, a ganância dos padres, a soberba dos druidas. E conheceu também a generosidade de seu povo.''

Acredito que o grande propósito de Merlin foi guiar Artur em seu caminho, lhe dando apoio e conselhos. Merlin é um druida. Os druidas pela mitologia celta são considerados sacerdotes da natureza, neles encontramos uma magia que vem dos Carvalhos, ou seja o saber das árvores. Me fascinei por essa história e seus personagens complexos. Amei conhecer Arthur e sua Bondade. Sofri com Guinevere. Entendi a honra de Lancelot. E mergulhei de cabeça nessa negra magia com Merlin.

''- Finalmente, creio ter encontrado um rei a quem desejo chamar de senhor . (...)
- Erga-se, Sir Lancelot - proclamou Arthur. - Cavaleiro do rei.''

Indico essa Obra para quem gosta de se aventurar por terras desconhecidas. Para quem gosta das visões de guerra. Para quem encontra honra no sangue. Traições, medos, incestos, cavaleiros, reis, rainhas e Magia. Marcelo Hipólito souber dosar um enorme mundo em suas palavras e um enorme Dragão em suas páginas.

'' - Trago-lhe uma mensagem de esperança - anunciou o mago. - Em seu momento de maior necessidade, quando mais precisar de mim, faça soar a canção de Excalibur, e eu virei lutar ao seu lado, pela última vez, meu rei.''

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Marcos Pinto 11/12/2013

Resenha: O Mago de Camelot
O livro conta a saga de Merlin, o maior druida de todos os tempos. Em sua infância pobre, Merlin, juntamente com Nennius, seu irmão, furta em uma feira para sobreviver. Num desses dias, em um roubo ousado, ambos acabam pegos e jogados na prisão. A tristeza e a desilusão dominam os dois irmãos. Entretanto, mal eles sabem que as suas vidas mudarão para sempre.

Depois de tempos de abandono naquela fétida prisão, uma luz de esperança alcança os irmãos. Eles são resgatados pelo mestre druida Blaise. Entretanto, mal sabem o que lhes espera. O druida tinha em mente um destino fúnebre para ambos, a fim de ajudar nas construções do traidor Vortigern. Mas até mesmo os destinos podem ser mudados caso a Natureza deseje.

“Nennius animou-se com a brisa quente no rosto. Merlin continuava febril, contudo, depois de três dias de viagem, começou a apresentar sinais de recuperação, mostrando-se mais corado e estável.”

No livro, acompanhamos o crescimento de Merlin, assim como seu amadurecimento como druida e mago. Ele se torna o maior de todos, supera seu mestre e se torna praticamente invencível. Talvez, a única capaz de destruí-lo seja sua autoconfiança exacerbada.

"O druida, então, abriu um sorriso malévolo aos soldados saxões. Hengist gritava às suas tropas para se manterem firmes, mas sua vanguarda ruía à medida que um resoluto Merlin avançava, a passos largos, na sua direção. A defesa saxônica se fragmentava perante o pavor supersticioso imposto pela figura aterrorizante do druida. Face à derrota iminente, Hengist se desesperou, girando seu machado e galopando para Merlin. O druida estancou diante do ataque rápido e brutal do rei saxão. Sem tempo para conjurar um feitiço protetor, Merlin percebeu, tardiamente, a estupidez de seu erro. Em sua soberba e imaturidade, ambicionara vencer sozinho a batalha. Agora, contudo, sua queda restauraria o ânimo dos saxões, desgraçando o contingente britânico."

Entretanto, os erros amadurecem Merlin e o faz senhor dos destinos, vendo o passando e brincando com o futuro. A mando da Natureza, Merlin molda a Bretanha de acordo com suas vontades, derruba os soberanos e ergue Artur acima de todos.

Melhor amigo e maior conselheiro de Artur, Merlin tenta dominar e moldar o reino daquele que ele ergueu de acordo com suas vontades. Na maior parte do tempo, dá certo. Entretanto, os pequenos detalhes que não saem de acordo com seus desejos fazem toda a diferença e o destino é colocado em jogo, principalmente quando Morgana, meia irmã de Artur, entra em cena.

Já li diversos livros sobre a história de Merlin e Artur e, certamente, O Mago de Camelot não deixa a desejar. Marcelo Hipólito sabe desbravar os mitos, realçando algumas nuanças e modificando pequenos detalhes. O livro é excelente e vale a leitura. Não há como não indicá-lo.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/
Bianca 06/08/2014minha estante
Fiquei bastante curiosa para ler esse livro! O último livro de magos que eu li foi a Trilogia do Mago Negro da Trudi Canavan e gostei bastante! Nunca tive a oportunidade de ler uma história com o próprio Merlin, por isso achei esse livro bem legal! Vai pra minha listinha com certeza :)

Ace Barros 28/11/2013

O Mago de Camelot (Resenha retirada da sessão Um Toque Masculino do blog Coisas de Meninas)
Recontar um mito conhecido não é fácil. É preciso coragem, criatividade e competência para mexer com o que já foi canonizado, dar nova roupagem e garantir o seu diferencial. Quando o mito é algo tão enraizado no inconsciente popular como é o de Merlim, Arthur e seus cavaleiros, a tarefa pode ser ainda mais dura. É possível trazer algo novo para uma história tão antiga? E se o caso fosse beber de várias fontes ricas dessa mesma história para "arrotar" algo enraizado nos clássicos e adicionar novos elementos? Foi dessa forma que encarei a leitura de O Mago de Camelot do autor Marcelo Hipólito.
Tive o prazer de conhecê-lo durante a XIª Bienal do Livro da Bahia, agora em novembro, e fui apresentado diretamente por ele ao seu trabalho como autor e principalmente ao mais recente deles: O Mago de Camelot. Conversar com ele não só foi o bastante para me convencer a comprar o livro, como também fundamental para o garantir ao Marcelo o titulo honorário de autor parceiro do blog de tão proveitoso foi o bate papo.
O livro apresenta uma roupagem mais dura e crua para a história de Merlim, não digo real pelo fato haver presença de magia (não que eu desacredite desse fato é claro, afinal: Não creio em bruxas, mas que elas existem, isso existem). Dividido em duas etapas nomeadas Luz e Trevas, arcos que representam ascensão e queda de Merlin, o livro reconta a origem do mito, seu trágico envolvimento com o druidismos, sua entrada em um monastério católico e sua visão de um futuro melhor para a Bretanha. Melhor na visão dele é claro, pois o mago não é tão altruísta o quanto de costume. O clima é bruto, adulto, com textos corridos e ásperos que contribuem para dar ao místico um tom mais próximo ao real, assim como feito nas Crônicas de Fogo e Gelo de George R.R. Martin. Graças a agilidade do texto a leitura se torna dinâmica, e acredite se quiser, apesar de o livro ter apenas pouco mais de 150 páginas o livro se torna profundo.
Como já adiantei ao Marcelo, gostei bastante da leitura, mas senti falta de maior participação do Merlim nos últimos capítulos. Não que ele esteja ausente, mas por ser um livro sobre ele esperava ver um pouco mais do Mago da Bretanha como conselheiro de Arthur. Achei a parte Trevas muito boa, mas quando chega em Luz a queda de Camelot foi muito rápida e focada em seu rei. Achei que veria mais do período glorioso dos Pendragon e Merlim vendo seu sonho próximo da concretização (ou não). Mas entendi que tudo isso foi para enriquecer e trazer a novidade ao desfecho que é diferente do esperado.
Ao Marcelo resta dar os parabéns pela obra e avisar que logo irei atrás dos outros livros.

site: http://www.coisasdemeninas.blog.br/

Autora Nadja Moreno 21/11/2013

O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito - Blog Escrev'Arte
O Mago de Camelot conta a saga de Merlin, abordando em suas páginas cada um dos personagens que conhecemos originalmente em estórias como Brumas de Avalon ou Arthur da Távola Redonda, por exemplo. Marcelo nos apresenta a vida do mago desde a sua infância, até suas magias mesmo depois de se alma separada do corpo. Gostei muito de conhecer uma nova visão do mago. Me lembrava de ter lido somente características dele já como mago, e não como uma criança e depois adolescente, que teve seus motivos para ansiar pelo conhecimento e domínio da magia.

Os personagens vão surgindo e vão dando forma ao enredo, fazendo com que o leitor viaje por décadas e acontecimentos transformadores de uma Britânia do século V. A narrativa realmente nos leva para estes tempos remotos e nos faz visualizar a magia que perpassa por esta época tornada mágica pela literatura ao longo do tempo.
"
Constantino cedeu-lhe Excalibur como uma proteção adicional, abençoando os filhos com um retorno seguro. Uma lâmina bela e mortal, de gume duplo e afiado, resplandescente em sua empunhadura de ouro maciço, esculpida na forma de um violento dragão com aguçadas presas de prata e furiosos olhos de rubi."

Ao longo da trama, os personagens vão surgindo, a cidade de Camelot é criada, a távola redonda surge, vemos luxúria, traição, vingança, guerras, lutas e magia. Tudo isso é narrado com uma linguagem clara e muito bem trabalhada. Nomes conhecidos surgem, como Morgana, Artur, Lancelot, Guinevere... Rapidamente ao longo das 151 páginas do livro todos são apresentados, se desenvolvem e dão sequência aos acontecimentos. Tudo é feito com cuidado, mas senti falta de mais páginas e mais detalhes para a profusão de acontecimentos. Não imaginava quanto tempo de estória poderia caber em tão poucas páginas!

Não encontrei erros e a diagramação feita pela Novo Século é, como sempre, impecável. Se você gosta de magia e do ambiente dos primeiros séculos, apresentados com uma linguagem condizente com a singularidade destes tempos, O Mago de Camelot é leitura obrigatória! ;)

site: http://escrev-arte.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Adriano 20/11/2013

Complexo e intrigante, uma ótima fantasia
Hoje, como é terça-feira é dia de RESENHA! \ô
~O Livro da vez, é O Mago de Camelot: a Saga de Merlin para coroar um Dragão, escrito pelo escritor nacional e parceiro: Marcelo Hipólito!

Em uma palavra posso defini-lo como COMPLEXO. Não digo que essa característica seja um defeito do livro, mas como um todo ele é complexo ao abordar, personalidades históricas, druidas, magia, batalha, reinos e guerras.

O livro narra a construção da Britânia no século V da Era Cristã - abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões. Nesse cenário desolador surge um druida, chamado Merlin. Moldado por seu mestre Blaise, o jovem druida torna-se um dos homens mais importantes da Idade das Trevas.

Após ter lido, eu percebo que não há personagens principais na história. Até o próprio Blaise e o Rei Arthur (que falarei mais a frente) tornam-se minúsculas peças da envolvente narrativa que cerca o reino da Britânia, seus reinos e governantes e como em toda boa fantasia, a luta para chegar ao trono.

Os druidas presentes na estória não são determinados pelos objetivos dos governantes e da nobreza. Pelo contrário, eles possuem opinião própria e exigem respeito por isso. Dessa forma, através de inúmeros golpes e traições é concebido o jovem Arthur, que depois de sete anos vivendo com uma família de amigos é enviado para ser treinado por Merlin. Daí surge o sub-título: a Saga de Merlin para coroar um Dragão.

Essa coroação leva anos e é fruto de muito trabalho e dedicação. O nascimento de Arthur foi repleto de magia negra e golpes, o que leva a sede de vingança (combustível para aquecer a narrativa).
Nada no livro é deixado para trás. Todos os personagens são ligados e possuem relação um com o outro. Não há pontas soltas e a junção de ficção e realidade criadas pelo autor foi magistral.

Lembrando: Se quiser ler O mago de Camelot ~ nem pense em fazer uma leitura rala, insossa ou superficial. É necessário mergulhar de cabeça na Britânia para compreender a mentalidade dos personagens que desembocam em ações bem severas.

Guerras, mortes, traições, magia e poder + Merlin e Rei Arthur = Fantasia Fantástica

*Recomendo o livro para aqueles leitores que além de amar fantasia, gostem de um bom romance histórico!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html#comment-form
Esdras 05/12/2013minha estante
Resenha bem precisa, como sempre! ;)

Mayla 20/11/2013

Merlin,e uma Saga!
Merlin, um garoto preso junto ao irmão na tentativa de levar algo para comer na sua casa, com uma mãe amarga, não irei falar muito dela, assim passa um bom tempo na cadeia, é salvo por um Druida, chamado Blaise, é levado até Vortigern, que para que seu castelo seja protegido, faz uma "oferenda".

Mas como estamos falando de livro minha gente, o impossível acontece, Merlin não é morto, mas sim seu irmão, mas esperem, no sangue de seu irmão é revelado o destino de Merlin, sendo assim ele não é morto, mas é treinado por Blaise, mas o seu mestre sabe, que quando já tiver idade ele será morto pelas mãos de Merlin,mas será se isso acontece ?

O que está feito não pode ser alterado.
Voltando um pouco no tempo Constatino, um rei que serve a luxúria, é morto pelo seu conselheiro Vortigern, sendo assim ele reclama a coroa para si, tornando o novo rei da Britânia, mas a historia não para por aí, ainda muitas águas irão rolar por livro.

Após várias lutas, guerras e batalhas, o reinada chega para Uther, filho de Constatino, sendo assim ele toma a mulher de um de sus amigos,e manda matá-lo sentiu o clima né assim ela engravida e dar a luz a Artur, mas a mulher morre no parto, e como pagamento de uma ajuda dada a Uther, Merlin leva o garoto para bem longe, para treiná-lo como um novo modelo de rei.

Bem gente não vou falar muita coisa, se não solto spoirles e eu não gosto disso e creio eu que vocês também não, a leitura é simples e como vocês viram no video o livro é bem fininho, a diagramação.

Só dando mais um aviso, durante a leitura,não se apegue demais aos personagens, ele pode morrer por aí ! Ok!

site: http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

RUDY 17/11/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Na Bretânia romana do século III Nimve é a curandeira, tem quase 2 metros de altura e compleição masculina, era serva da natureza. Sozinha aprendeu a viver na floresta, abandonou sua casa aos 6 anos para fugir das surras do pai, deixou a mãe e 12 irmãos. A conexão com a natureza a faz ter visões e uma delas a leva a Cornóvia, onde estava a localização de Avalon. Lá foi assassinada pelos romanos, que já haviam matado os druidas. A estuprara e cortaram-lhe a cabeça, jogando no mar. Uma névoa a envolve e o mar se abriu, engolindo a feiticeira. Os romanos assustados a chamaram de Dama do Lago e nenhum forasteiro se aproximou mais de Avalon, o santuário proibido dos druidas.

Duzentos anos depois a guerra entre os britânicos e saxões está no auge pela posse das terras.

Merlin e seu irmão Nennius eram obrigados a roubar na feira para sustentar a mãe. Em um dia bem agitado na feira, resolvem roubar um monge. A empreitada é ineficaz e ambos acabam presos em um calabouço da fortaleza de Ratae, abandonados e esquecidos para morrer na escuridão do lugar sepulcral.

Vortigern contrato o druida Blaise para fazer um feitiço poderoso para manter a construção de seu castelo em pé enquanto estiver em suas guerras. Para isso os irmãos seriam usados no feitiço... No momento de ceifar a vida de Merlin a adaga é desviada, matando Nennius, ao tempo que o druida Blaise tem uma visão sobre Merlin. O leva dali e passa a ser seu tutor na arte da feitiçaria e da magia.

A partir daí a vida de Merlin começa a mudar e em meio a guerras, lutas religiosas, pactos inesperados, muita morte e destruição, Merlin chega ao Rei Arthur e passa a ser um de seus conselheiros...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/11/resenha-51-o-mago-de-camelot-literatura.html
Cris 09/12/2013minha estante
Eu adoro histórias de bruxos. E por incrível que pareça, não li nada sobre Merlin e nem sobre o Rei Arthur ainda.

Cantinho dos Rabiscos 13/12/2013minha estante
Adorei a resenha

Cantinho dos Rabiscos 13/12/2013minha estante
Adorei a resenha

Beth 16/12/2013minha estante
Estou gostando muito de conhecer esta linda história. Ansiosa por saber mais e conhecer esses personagens tão incríveis.

Beth 16/12/2013minha estante

Michelle 28/10/2022minha estante
vou mostrar as amigas que curtem o genêro

Patty Santos - PS Livros 17/11/2013

Uma nova versão para a lenda!
"Por um momento, Merlin tomou-os por padres ou monges devido à sua indumentária soturna. Todavia, a escuridão daquelas vestes não era cristã, assim como a maldade estampada nos rostos revelados ao arriarem seus capuzes. Suas faces mostravam-se recobertas de sangue, com longas barbas enroladas em diminutos ossos de bebês. Um poder implacável irradiava do sangue e dos ossos, fruto de sacrifícios humanos inomináveis e perversos."

Há várias versões para a lenda de Rei Artur, seus cavaleiros e o Mago Merlin, eu pessoalmente sempre fui apaixonada por essas lendas, porém devo confessar que este é somente o segundo livro que leio sobre o tema, e não me decepcionei, O Mago de Camelot me levou a terras distantes e a batalhas sangrentas, em um tempo que a magia habitava a terra e que grandes homens duelavam pelo poder e pelo comando da Britânia, conhecemos Merlin ainda menino e acompanhamos sua trajetória até se tornar um grande mago.

Merlin após ver seu irmão ser morto pelas mãos do druida Blaise, em um ritual de sacrifício humano, mesmo sendo salvo por este homem ao ter seu futuro revelado nas entranhas do irmão, se compromete a aprender todos os ensinamentos que o druida esta disposto a lhe passar, mas jura vingança ao druida que tirara a vida do irmão, Merlin então é treinado durante anos no coração de Avalon e acaba se tornando um grande mago e um personagem importante na história da Britânia.

O livro é pequeno, porém as 151 páginas são repletas de ação e possuem um ritmo intenso, nessas páginas acompanhamos a trajetória de Merlin até se tornar um grande Mago, suas façanhas para dar um herdeiro ao rei Uther, assim como o nascimento de Artur, sua criação, seus dias gloriosos e sua ruína. Temos uma visão menos romancista do Mago e de seus propósitos, em uma narrativa em terceira pessoa, fluída e descomplicada, conseguimos embarcar nessa história e conhecer mais um pouco da lenda de Rei Artur.

Não pensem em ler o livro a procura de romance, o livro é em muitos momentos brutal, com cenas fortes de incesto, vingança, assassinatos e bruxaria.
Eu adorei a capa do livro, ela realmente me fez lembrar de Camelot, e vou confessar sou apaixonada pela série de TV "As Aventuras de Merlin" da BBC, então o dragão da capa me trouxe ótimas recordações, a diagramação do livro é simples, as letras são de um bom tamanho e as páginas amareladas facilitam a leitura, que é muito rápida, um livro pra ser lido em um dia, quem tem curiosidade em saber mais sobre a lenda de Merlin e do Rei Artur, recomendo a leitura de O Mago de Camelot.

"- Trago-lhe uma mensagem de esperança - anunciou o mago. - Em seu momento de maior necessidade, quando mais precisar de mim, faça soar a canção de Excalibur, e eu virei lutar ao seu lado, pela última vez, meu rei."

site: http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

Priscila Yume 12/11/2013

Minhas impressões...
Olá Amigos!!!

Hoje estou trazendo para vocês a resenha de um livro bem legal que li. O Mago de Camelot, do autor parceiro Marcelo Hipólito, conta a história do Mago Merlin e tudo o que ele passou até se transformar no maior mago da Idade Média.
A região da Britânia é palco de invasões, posses, saques e tantas outras formas de se conquistar. Em mais uma tentativa de conter as invasões saxãs e a ruptura interna do reino, os druidas são os únicos que tem acesso livre pelas estradas da Britânia e são capazes de aconselhar os reis e nobres.
Narrado em terceira pessoa o livro inicia contando a história de como surge A Dama do Lago, uma curandeira que é morta ao tentar salvar Avalon e os que la viviam do exército romano, cujo corpo é jogado no mar, mas ao ser tragado dá início a lenda.
O autor conta a história de Merlin, ambientando todos os fatores que culminaram com os desfechos do livro, como o fato de Constantino ter sido morto e seus filhos salvos, causou mais uma cisão no tão delicado reino da Britânia.
O que fica claro é que os druidas não estão preocupados com quem ganha ou perca, desde que não ameacem a sua existência, assim, o druida Blaise, que salvou os filhos de Constantino da traição de Vortigern, algum tempo depois firmar um acordo com ele, para garantir os ritos e o livre acesso dos druidas, em troca que estes façam uma magia forte o bastante para que mantenha de pé uma torre de sua fortaleza. Será assim, que o caminho do jovem Merlin o levará ao seu futuro destino.
Filho de uma prostituta alcoólatra, Merlin e seu irmão mais velho Nennius, ganham a vida roubando nas feiras da cidade de Ratae, mas tudo muda quando são pegos e levados presos.
O druida Blaise resgata Merlin e seu irmão das masmorras para serem sacrificados ao pé da torre, assim garantindo que a mesma não caia.

O druida ergueu a lâmina, pronto a estripar sua primeira vítima: Merlin. Com uma expressão solene, desferiu o golpe homicida.
Contudo, para sua surpresa, teve a trajetória desviada por uma força invisível, irresistível, inesperada. A adaga virou de Merlin para Nennius. Blaise desabou sobre o rapaz com a violência do movimento. Sua lâmina afundou-se nas entranhas de Nennius. O sangue do jovem esguichou no rosto de Blaise, cobrindo-o de vermelho.
O druida levantou-se, atordoado. Um padrão profético desenhava-se no sangue do moribundo, revelando a interferência da Natureza no ritual. (p. 35)

Diante de tal episódio Blaise opta por salvar a vida de Merlin e o ensinar a magia druida, mas Merlin almeja, mais que tudo se vingar daquele que matou seu amado irmão.

- Eu não compreendo... Por que você me ajudaria contra si próprio? - perguntou Merlin.
- Porque eu vi o futuro escrito pela Natureza no sangue de seu irmão - revelou Blaise. - Você tem um destino belo e terrível. E cabe a mim ajudá-lo na sua realização, pois sou um druida, assim como você o será, cso aceite minha oferta. (p. 40)

A partir de então o jovem Merlin começa os seus estudos para se tornar um druida e mais tarde o maior Mago de todos os tempos. O autor consegue fazer com que esse personagem mítico se torne um ser completamente humano aos nossos olhos. Consegue construir um personagem que ama, odeia, erra, acerta, egoísta e ao mesmo tempo idealizador, sua busca incessante pelo conhecimento e pelo poder e que é capaz de manipular ao destino de todos para que seja feito o que ele almeja. Como seus planos fez com que o rei Arthur fosse concebido e desencadeou todos os acontecimentos bons e ruins a seguir.
O livro é muito bom e o li em um domingo, pois não conseguia parar de acompanhar os acontecimentos e a escrita leve do autor instiga o continuar da leitura. Apresentando uma ótima revisão ortográfica, uma diagramação boa e em papel amarelado, o que facilita a leitura. Os fatos são narrados em ordem cronológica, permitindo que o leitor acompanhe a sucessão dos fatos e comece a ligar as pontas soltas que fazem com que culmine no final do livro.

Iago Sátiro 05/11/2013

Resenha
Após terminar de ler o livro, descobri que tenho uma família e alguns amigos. Sério! Poucos livros conseguem me prender em seu contexto, mas O mago de Camelot: A saga de Merlin para coroar um dragão, foi além das minhas expectativas.

Druidas são pessoas escolhidas para serem encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, etc. Em O mago de Camelot, os Druidas têm uma grande autoridade sobre a população por conta de revelações futuras que eles tem através do sangue humano. A história se passa na Britânia do século V da era cristão, porém, apesar da influência religiosa, a historia é cheia de traições, batalhas, intrigas políticas e até incesto.

Vortigen, um traidor capaz de matar seu próprio rei para se apossar da coroa, convoca Blaise, um druida bastante respeitado, para fazer um sacrifício humano de dois irmãos - Merlin e Nennius - que foram pegos furtando. Só que ao tentar matar Merlin, uma força invisível desvia o golpe fatal para Nennius.

Diante da força da natureza, Blaise oferece treinar Merlin para se tornar um druida. Merlin uma criança que cresceu entre o crime e a prostituição, aceita ser aprendiz do assassino de seu irmão, porém, mal sabe ele que seu destino foi traçado pela natureza.

Após anos de ensinamento e treinamento, Merlin surge para coroar um novo tipo de rei, um rei que levará esperança para os britânicos e mudará por completo o destino da humanidade.

Uma histórica épica, com traições e intrigas políticas em apenas 151 páginas. Marcelo Hipólito conseguiu criar uma história rica, tanto em seus personagens quanto ao seu próprio enredo.
Vale a recomendação para quem busca uma leitura com muita aventura, mistério e acima de tudo, a magia de Camelot.

“Marcada por sua visão secular, a influencia de Merlin sobre o novo rei atrairia a inimizade das duas grandes religiões. Entre os druidas, o mago ficaria conhecido como o Renegado. Temido, evitado, detestado. Para os cristãos, seria o Sombrio, um agente do Mal, praticante das artes ocultas. Odiado, invejado e desprezado.”

site: http://blogleitoresanonimos.blogspot.com.br/

Joyce 26/10/2013

Resenha Blog Entre Páginas e Sonhos
Esse é o primeiro livro que leio sobre Merlin, Rei Arthur, Lancelot, Avalon ... e realmente adorei! O livro é repleto de magia, cenas de batalhas, lutas, guerra e se passa na Britânia no século V da Era Cristã (motivo suficiente para me encantar porque adoro livros históricos). Nesse cenário diferente que é comum os druidas terem uma grande influência na população por serem capazes de fazer magia, aparece Merlin, um druida, monge e mago que mudará não só o destino da Britânia como da humanidade.

O livro começa com Blaise, um druida que fará um sacrifício humano para Vortigern, o traidor do reino que é o novo rei e captura dois meninos que estavam na prisão. Quando Blaise termina um sacrifício e lê uma mensagem nas entranhas do garoto fica espantado e salva o outro garoto que é Merlin. Merlin torna-se aprendiz de Blaise, já que seu destino já estava traçado e ele se tornará um personagem importante na Idade das Trevas.

"E Merlin sorriu satisfeito, pois se principiava a profecia anunciada no sangue do sacerdote saxão. Agora, bastava aguardar a escuridão descer sobre o reino". pág 68

Depois que Vortigen morre, o herdeiro verdadeiro Uther Pendragon, assume o trono, mas ele é sanguinário e mal. Ele tem um filho com a mulher de seu melhor amigo, mas Merlin pega o garoto e o esconde por 7 anos e o treina durante 10 anos e ele se tornará o lendário Rei Arthur. Merlin é um personagem que me provocou diversas reações porque tem algumas atitudes que são meio duvidosas, mas que no final sempre estão ligadas com suas visões e o que será melhor para a Britânia, já que ela vive num período muito complicado com muitas guerras, mortes e violência.

Durante a história vamos acompanhando as aventuras de diversos personagens e muitos são maus como a meia-irmã de Arthur, Morgana e Arthur sofre muito com as consequências de toda essa maldade. Também conhecemos Lancelot, um cavaleiro próximo de Arthur e Camelot, a nova capital do país criado por Arthur. Gostei particularmente das cenas de batalhas que são bem verídicas e dão um toque muito particular na leitura

A narrativa está em terceira pessoa e é muito fluída e interessante de se ler. As páginas são amareladas e a diagramação e a capa estão simples. Achei a história muito envolvente e não posso comparar esse livro com outros que tratam sobre este tema porque é o primeiro que leio, mas eu adorei conhecer mais sobre esse mundo fantástico e seus personagens que já habitam nosso imaginário. Só achei que o livro poderia ter mais páginas porque história é que não falta.

Recomendo para quem gosta de histórias sobre o Rei Arthur, Merlin e todos esses personagens interessantíssimos e também para quem gosta de livros com batalhas e magia.

site: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

Dessa 18/10/2013

Adorei!
Estava ansiosa para ler este livro, pois nunca li muito sobre a história do Rei Arthur, fiquei muito feliz com a oportunidade, ainda mais por se tratar de um autor brasileiro, então, a expectativa foi maior ainda. O mago de Camelot é curtinho, apenas 151 páginas, mas o autor consegue nos transportar a uma época com guerras, traições, mortes e magia de uma forma espetacularmente notável. E pelo que percebi do pouco que li deste assunto, o Rei Artur possui vários livros com variações e narrativas próprias de cada autor, né? Claro que as mudanças não são drásticas, mas percebi algumas diferenças, até mesmo de tempo. Enquanto em O único e eterno rei Merlin é um velho quando conhece Artur, neste livro ele é jovem.
Simplesmente adorei a história que o autor criou sobre a infância e juventude de Merlin, e também o que o levou a virar mago.

Constantino, rei da Brtiânia, possui dois filhos: Aurelius e Uther. Os três são avisados por um druida da invasão dos saxões, mas que apenas os filhos podem ir lutar. Nessa época o que um druida dizia era levado a sério. Por isso, o rei acatou a mensagem que ele deu, mandando assim apenas Uther e Aurelius. Lá chegando, os dois perceberam que foram enganados pelo druida, mas, este explicou que em sua visão os dois não poderiam estar perto de Constantino quando seu conselheiro, Vortigern, o traísse. Tal traição se deu pela ambição em tomar o lugar do Rei, é então que ele é conhecido como o Usurpador, e os dois irmãos procuram uma forma de vingar-se.

Enquanto isso, após Merlin e seu irmão serem flagrados afanando os bolsos de um druida, são colocados em uma masmorra escura e suja, contando apenas com a sorte de viver mais um dia. Depois de muito tempo, um druida chamado Blaise os tira dessa masmorra levando-os para o Usurpador, a fim de fazer um sacrífio que irá fortificar suas torres. Porém, ao tentar matar Merlin, a adaga voa de sua mão e atinge Nennius. Blaise percebe que a Natureza tem um significado para isso, e lê nas entranhas do irmão o que o futuro reserva tanto para Merlin quanto para o reino. Merlin acaba virando aprendiz de Blaise, e promete aprender tudo que ele tem para lhe ensinar e então matá-lo.
Ele cresce, se torna poderoso e temido, e após matar um Sacerdote dos saxões tem uma visão do futuro. Com muita enganação e magia, consegue colocar as mãos no filho de Uther, o príncipe Artur, aquele que irá mudar tudo. Tirando-o de perto de toda maldade de seu pai, o deixa com uma família, prometendo buscá-lo quando completar 7 anos.

A premissa é essa, Merlin treinar Artur para tomar o lugar de seu pai, além de todas as guerras e disputas por governar Britânia. Claro que há mais reviravoltas. O mago, por exemplo, precisa enfrentar os poderes de Morgana, meia-irmã de Artur que pretende vingar-se (quanta vingança em um livro só!) por destruir sua família para satisfazer seus planos ambiciosos.

No inicio me confundi com tantos personagens, alguns apareciam rapidamente e depois só mais adiante, então foi difícil gravar os nomes, mas nada que atrapalhasse o ritmo da leitura.
Achei a narrativa do autor maravilhosa. E apesar de ser curto, parece que li tanta história, sabe? Como se tivesse lido um livro de 800 páginas, rs. Por isso que adorei O mago de Camelot e o recomendo para todos.

site: http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-mago-de-camelot.html