O Mago de Camelot

O Mago de Camelot Marcelo Hipólito

Resenhas - O Mago de Camelot

Gaby Harket 22/02/2015

Resenha: O Mago de Camelot
Hoje trago para vocês a minha resenha de um livro disponibilizado pelo querido autor Marcelo Hipólito, o mesmo é um escritor parceiro do meu blog.
O livro "O Mago de Camelot" possui uma narrativa em terceira pessoa, a mesma levou-me a uma releitura sobre a clássica e tão conhecida história do rei Artur, entretanto, a história gira principalmente em torno da vida do poderoso e lendário "Merlin", percebe-se que se trata de uma fantasia épica, a mesma nos mostra toda a trajetória percorrida pelo Mago até alcançar o seu objetivo principal, isto é, a coroação do melhor e legítimo rei da Britânia.
Sem dúvida, a infância de Merlin, foi bastante pobre, difícil e sofrida, ele e o irmão (Nennius) eram filhos únicos de uma prostituta, a mesma era uma mulher com um péssimo comportamento, pois ela explorava e agredia os próprios filhos, ambos não tinham como se alimentar, portanto, constantemente eram obrigados a roubarem dinheiro e ou comida.
Certo dia, os garotos foram apreendidos em uma tentativa de furto, consequentemente os dois acabaram sendo aprisionados em um horrível calabouço, deveriam permanecer nesse local até falecerem, eles passaram meses nessa terrível prisão, porém, de maneira inesperada foram libertados desse cativeiro, entretanto, pouco tempo depois os irmãos descobriram que essa "liberdade" não é tão boa assim, pois, ambos foram resgatados por um misterioso druida chamado Blaise, o mesmo resolveu utilizar os garotos em um sinistro ritual, durante esse "ritual de sacrifício humano" algo inesperadamente acontece, no momento que ele estava prestes a matar o Merlin a adaga desvia e ceifa a vida do Nennius, através do sangue da vítima o druida faz a leitura de coisas que acontecerão e tais situações estão relacionadas ao Merlin.
"...eu vi o futuro escrito pela Natureza no sangue de seu irmão - revelou Blaise. - Você tem um destino belo e terrível. E cabe a mim ajudá-lo na sua realização, poi sou um druida, assim como você o será..."
Com isso, Merlin tornou-se aprendiz de Blaise em "Avalon", o mesmo ensina-lhe várias coisas místicas e importantes, como, por exemplo, rituais, magia e feitiços, tais ensinamentos são muito complexos e de difícil entendimento, a maioria dos iniciados leva vários anos para conseguirem compreender, entretanto, Merlin assimilou tudo mais rápido.
"Segundo a lenda, Avalon, a Ilha das Maçãs, oculta sob a proteção de um manto eterno de névoa fria e espessa, era a fonte do poder dos druidas e o coração da natureza."
Apesar de ter só 25 anos ele acabou superando o seu mestre, ele também tornou-se um mago muito poderoso e esperto, então, ele acaba conhecendo pessoas importantes do reino, obvio que ele também é apresentado ao rei, o mesmo possui o nome de Uther, o monarca está loucamente apaixonado, entretanto, a mulher já é casada com outro, mas, Uther não vai desistir, é a partir daí que Merlin "entra em ação", o Mago encarrega-se de ajuda-ló nessa "missão".
Após várias guerras e conflitos o Uther consegue se casar, através dessa união nasce Artur, o mesmo deverá ser o futuro herdeiro do trono, entretanto, os pais não poderão cuidar do próprio filho, Merlin leva a criança consigo, portanto, o menino é criado e educado por outras pessoas, ele passa por vários ensinamentos e treinamentos, tais coisas são necessárias para torná-lo um ótimo rei e um valente e incrível guerreiro.
Artur possui algumas meia-irmãs, entre elas está a Morgana, a mesma jurou vingança a todos que destruíram a sua família, portanto, ela odeia com todas as suas forças o Merlin e o Artur. Morgana nunca foi uma criança "normal", pois desde pequena ela já tinha alguns dons místicos e, com o passar dos anos ela foi aumentando toda a sua sabedoria/poder e tornou-se uma incrível feiticeira.
"Em sua mente infantil, roubada de sua inocência, Morgana jurou vingança a todos que lhe tinham desgraçado a família. E suas lágrimas de ódio moldariam o futuro tanto quanto as ambições de Merlin."
Acredito que Morgana é a principal vilã da trama, é uma mulher muito bela e sensual, esperta e rancorosa, apesar de tudo eu gostei muito dela, tornou-se a minha personagem favorita do livro.
Morgana será capaz de tudo para alcançar os seus objetivos, por causa disso o reinado de Artur não será tão fácil assim, o rei passará por vários momentos e situações difíceis, entretanto, Merlin sempre estará ao seu lado.
"─ Trago-lhe uma mensagem de esperança ─ anunciou o mago. ─ Em seu momento de maior necessidade, quando mais precisar de mim, faça soar a canção de Excalibur, e eu virei lutar ao seu lado, pela última vez, meu rei."
Finalizo dizendo que a "lenda" do rei Artur sempre me chamou a atenção, claro que eu gostei muito desse livro, pena que é tão curto, :/ rs sem dúvida, foi muito bem feito e escrito pelo autor Marcelo Hipólito, a trama em nenhum momento tornou-se chata e ou cansativa, é uma leitura agradável, rápida e de fácil entendimento, também é bem direta e fluida, ou seja, não possui aquela "chatada enrolação", a trama é bastante envolvente e fascinante, gostei das descrições da ambientação, é cheia de importantes batalhas e guerras, adorei a aventura, é de tirar o fôlego, a trama possui muitos personagens por isso não vou falar sobre todos, sem dúvida, os meus favoritos são a Morgana, Artur e Merlin, é lógico que a trama também tem o Lancelote, entretanto, na minha opinião esse personagem não foi muito bem aproveitado, gostaria que tivesse mais partes dele e do Artur. A história possui partes surpreendentes e misteriosas, também aborda as diferenças entre religiões/crenças. Claro que eu recomendo esse livro!

site: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

FelipeFalado 19/02/2015

Pra ler no busão: O mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão
Há tempos não escrevo uma resenha literária e decidi voltar a uma de minhas especialidades com esta obra magnífica de um autor simpático e com uma perícia na arte de escrever que eu desconhecia. Conheci Marcelo Hipólito na Bienal do Livro de Fortaleza no ano passado e, quando ele me falou sobre o livro pela primeira vez, me interessei. Depois de algumas voltas, decidi comprar O mago de Camelot, da editora Novos Talentos da Literatura Brasileira, e prometi resenhá-lo e postar minhas impressões no blog. Ei-la.

Nas velozes 180 páginas que compõem a obra, Marcelo nos leva a uma Inglaterra medieval onde druidas e cavaleiros conviviam em um clima muitas vezes ambíguo. A história segue os caminhos da dinastia que um dia será conhecida como Pendragon e do jovem Merlin. Tudo começa com Blase, um Druida, que pretende realizar um sacrifício humano para Vortirgern, traidor do reino e novo rei. O druida acaba capturando dois meninos que foram pegos roubando em nome da mãe, uma prostituta. Após Blaise terminar o sacrifício de Nennius, o menino mais velho, ele vê uma mensagem nos restos do menino e se espanta. Ele acaba levando o irmão do garoto para ser treinado nas artes druídicas.

Este jovem druida era Merlin. Motivado pela vingança da morte do seu irmão, Merlin treina até se tornar um dos mais inteligentes e poderosos druidas até então. Quando Merlin se torna mais poderoso que Blaise, ele é apresentado a Uther, um rei que precisa de ajuda para conquistar uma dama comprometida. Após o druida conseguir o casamento do rei com sua dama, Merlin diz que cobrará o preço pela sua ajuda.

Quado o príncipe Arthur nasce, Merlin volta e pede a guarda da criança. O druida, então, fica com a guarda de Arthur, para treiná-lo e torná-lo um guerreio. Após anos de treinamento, Arthur é coroado Rei, tornando-se um rei justo que se preocupa com o povo.

Essa é só parte da história de Arthur e Merlin. O desenvolvimento da história é fluido e o leitor acaba ficando sem saber o que fazer pelo livro terminar tão rápido. As descrições da vida e cultura da Bretanha do século V são apuradas e às vezes parecem um retrato daquela realidade, de tão fieis. A linguagem e sintaxe são bastante diretas e de fácil compreensão, sendo parte de um estilo contemporâneo bem simples de identificar.

Gostei bastante da leitura e recomendo bastante. Inclusive pelo preço bastante acessível. É um item indispensável para quem gosta da lenda de Arthur e Merlin.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/2015/02/pra-ler-no-busao-o-mago-de-camelot-saga.html

Mariane 09/02/2015

Impossível não amar um livro repleto de grandes nomes e histórias da mitologia sem trazer uma leitura monótona. Com esse livro, apesar de pequeno, pude relembrar a história de Merlin, Rei Artur, Lancelot, Percifal...Adentrei na vida dos druidas, entrei em Camelot e na misteriosa Avalon, pude em pesquisa ir mais a fundo nas inúmeras versões históricas de cada um deles, um mundo extremamente interessante de conhecer e ler. Me vi torcendo por alguns personagens, com raiva de outros, fui enganada pensando que depois de tantas guerras e sangues derramados que ´existem na história, haveria um momento de tudo cessar, mas não, a história terá vencedores que em um momento decaem, perdedores que prevalecem, mortes e muitas mortes de personagens queridos ou não, tive que sofrer com isso. O mais louvável é que são personagens possíveis de fraquezas: traições, cobiças, loucuras, de assassinato sem piedade, e apesar, você se ver sim torcendo por vários deles e entendendo seus propósitos. Um livro que consegue interligar inúmeras histórias de grandes figuras lendárias, e apesar de pequeno, alcança o seu objetivo, faz com que admiremos e queiramos conhecer mais sobre cada lenda. A escrita do autor Marcelo Hipólito é muito clara e bem escrita, me surpreendi mais ainda o quanto ele pesquisou sobre a mitologia, o quanto uma história já contada tantas e tantas vezes em diversos livros, soube ter sua singularidade, peculiaridade e atrair bastante a quem ler. Com certeza indico a leitura!
Talita 09/02/2015minha estante
Fiquei com vontade de ler!! *-*

Juliana ;* 26/01/2015

O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito
O Mago de Camelot é um livro de fantasia que nos apresenta a história do lendário Merlin famosíssimo personagens das lendas arturianas. O livro foi publicado pelo selo Novos Talentos da Editora Novo Século e está muito bem editado.

O livro começa no século III e é lá, na Britânia Romana, que conhecemos Nimue, uma garota de dois metros de altura (me identifiquei kkk) que além de ser serva da Natureza, foi presenteada com uma importante visão do futuro. É nessa visão que nos deparamos com Avalon, um lugar ainda não descoberto e detentor de grande poder.

Duzentos anos depois da visão de Nimue, somos apresentados a Merlin, ainda com quinze anos, e Nennius seu irmão mais velho. Assim como na sinopse do livro, descobrimos que os meninos não tiveram uma infância fácil. Ambos eram obrigados a roubar para comer já que a mãe era prostituta e, para eles, não tinha nada melhor a oferecer. Porém, em uma destas aventuras os meninos são presos e conhecem uma realidade ainda mais assustadora.

"Nennius e Merlin padeciam no calabouço de Ratae, cujas celas imundas, úmidas, frígidas e enlameadas desconheciam a luz do Sol, condenadas à perpétua escuridão e ao fedor."

E é quando pensamos que nada de pior (ou melhor?) poderia acontecer, os garotos acabam se libertando do calabouço, porém em seguida são capturados para que participem de um ritual. Ritual este, que acaba sendo terrivelmente cruel, para os dois irmãos, pois é por meio do sangue de Nennius que Blaise, poderoso druida, consegue identificar uma profecia. Nesta profecia fica claro a importância que Merlin terá no futuro tornando-se então, responsabilidade de Blaise o treinamento do garoto. Começa ai, a trajetória de Merlin como aprendiz e grande mago.

"Marcada por sua visão secular, a influencia de Merlin sobre o novo rei atrairia a inimizade das duas grandes religiões. Entre os druidas, o mago ficaria conhecido como o Renegado. Temido, evitado, detestado. Para os cristãos, seria o Sombrio, um agente do Mal, praticante das artes ocultas. Odiado, invejado e desprezado.”

Passam-se os anos e, mesmo que jure vingança contra Blaise, Merlin vai aperfeiçoando-se em seus treinamentos e absorvendo conhecimentos sobre a natureza e a magia. Agora mais maduro e treinado, Merlin está cada vez mais poderoso e anseia por sair de Avalon.

Quando esse momento finalmente chega, Merlin é apresentado a grandes duques e reis, dentre eles Uther, poderoso rei que solicita a ajuda do mago para concretizar um objetivo. Casar-se com uma linda mulher. Há apenas um problema, essa mulher já está comprometida. Merlin promete ajuda-lo e com sua magia, proporciona a Uther o objeto de seu maior desejo. Mas como tudo na vida, isso tem um preço, não só para Uther, mas para diversas famílias.

Do relacionamento por Uther tão almejado, nasce Artur Pendragon que futuramente se transformará em nosso tão famoso cavaleiro. Começa ai, uma grande e maravilhosa trama que envolvem personagens como Morgana, Lancelot e Guinevere.

Eu queria tanto falar tudo pra vocês, contar a história toda sabe? Mas eu li o livro sem saber absolutamente nada sobre e isso só abrilhantou ainda mais a leitura. A primeira coisa que eu gostaria de pedir para vocês é que se deixem levar pelo livro, sem tentar relacioná-lo a qualquer outra coisa que saibam sobre Merlin e Artur.

Esqueçam o Merlin fofo e bonzinho da Disney ok? Ele não é. Merlin, assim como todos os outros tem falhas, fraquezas e faz o que é preciso para alcançar os seus objetivos. Mesmo que machuque pessoas e destrua famílias.

O autor tem uma grande capacidade de descrever os ambientes apresentados na história, de modo que o leitor consiga visualizá-los sem que a leitura fique cansativa. As guerras e conflitos narrados são tão reais que é possível enxerga-los através das palavras. Os personagens da história são extremamente bem construídos e, tudo aquilo o que eles fazem tem um motivo. Isso é um ponto muito positivo, porque cria coerência na história.

É impossível não nos envolvermos com os personagens. Eu senti raiva, pena e admiração por todos eles. Juro! Por todos eles. Justamente porque o Marcelo descreve pessoas e que, assim como todos nós, não são totalmente bonzinhos e nem totalmente vilões.

Eu sinceramente poderia passar horas aqui conversando com vocês sobre esse livro simplesmente porque ele é fantástico. Leiam logo e me digam o que acham. Eu posso dizer, li e amei! Favorito com certeza!

Giane 22/01/2015

O Mago de Camelot - A Saga de Merlim Para Coroar um Dragão
Conheci esse livro através do blog da Lelê, o Tô Pensando em Ler. De cara ele me chamou muito a atenção. Adoro as histórias do velho mago!

"E seria justamente uma visão a responsável por trazê-la aos confins da cornóvia, ao lhe revelar o maior segredo dos druidas: a localização de Avalon, desconhecida até dos reis britânicos." P. 10;

O livro começa com uma sacerdotisa prevendo a chegada de um bebê que unificará a Britânia. Logo após temos um salto temporal e vamos para a história que mostra o Merlim ainda pequeno, sua triste vida ao lado do irmão que culmina com sua chegada as mãos de um druida.

"Uma tempestade despontava no horizonte. Relâmpagos rasgavam nuvens rabugentas. Um aguaceiro agourento esperava por Blaise e Merlim em seu caminho para a remota terra dos druidas: a proibida e misteriosa Avalon." P. 36;

Nesse intermédio o Rei Constantino é traído e assassinado, seu trono usurpado e seus herdeiros, Aurélius e Uther, juram retomá-lo. É aí que começa o futuro de Merlim. Ele está destinado a ajudar o herdeiro legítimo a chegar ao trono.

"Formando um contingente de trezentas almas sob o recém inaugurado estandarte de Uther Pendragon: Um severo dragão branco, empinado sobre as patas traseiras, num fundo vermelho-sangue." P. 69;
Para que isso aconteça ele usa todos os poderes que tem, fazendo assim com que Uther consiga retomar o trono. Ao fazer isso ganha a inimizade de Morgana, que aqui é ainda uma criança, mas que mesmo sem treinamento nas artes da magia já demostra ser uma bruxa poderosa.

"Desde então, Merlim jurara libertar a mente e o espírito humano do jugo da religião. Nem druida, nem monge. Agora, chamava a si mesmo de Mago." P. 87;

Se você leu As Brumas de Avalon ou qualquer outra história de Artur já está familiarizado com os personagens. Só que aqui eles tem origens e caráter diferentes.
"Morgana não tardou a assimilar os rituais e, em pouco tempo, superar as colegas nos caminhos tortuosos da Antiga Arte, criando seus próprios feitiços." P. 89;

O Merlim não é aquele druida bondoso e que coloca a religião acima de tudo. Pelo contrario, ele é um homem esperto e que não mede esforços para chegar onde quer. Morgana por sua vez não demonstra nenhum sentimento por ninguém e não exita em se deitar com qualquer um para conseguir o que quer. Sua alma foi tomada por ódio e vingança! Além da diferença nítida nos outros personagens da história.
A capa está linda e enigmática como a história. As páginas são amarelas e as letras pequenas são compensadas por um bom espaçamento. Ao final o livro ganhou quatro estrelinhas, mas é só porque não gosto quando retratam a Morgana como uma bruxa tão fria e desprovida de sentimentos. Mas mesmo assim a leitura está super recomendada!

site: umaleitoraaquariana.blogspot.com

EmyLu 15/01/2015

Opinião do blog Louquinha Por Livros
Olá gente!Hoje vim contar para vocês o que achei do livro O Mago de Camelot!Vamos conferir?

O livro conta de uma maneira diferente das histórias do Rei Arthur, Merlin e de vários nomes que já ouvimos na história e pensamos que conhecemos.
Acho um pouco complexo explicar o livro sem dar spoilers da leitura e tudo mais por isso se não entenderem alguma parte é só deixar nos comentários que estarei disposta a responder.
O livro trata como foco, Merlin, inicialmente apenas um garoto roubando com o seu irmão a mando de sua mãe, uma prostituta. Depois de certo tempo na prisão serão sacrificados por Blaise, um druida, a mando de Vortigern o usurpador do trono. Após o sacrifício de Nennius, irmão de Merlin, Blaise vê em seu sangue o destino, uma mensagem, e assim Merlin não é sacrificado, e é treinado por Blaise para ser um druida.
Assim acompanhamos Merlin, por toda a sua caminhada até que é convocado a ajudar Uther, atualmente um rei, ganancioso e que desejava uma mulher comprometida, o que gera muitas brigas e batalhas. Assim que Merlin realiza o pedido do rei de ter a dama comprometida, o avisa que o preço será caro, mas Uther não liga. Então os dois tem um filho: Arthur. Ao nascimento de Arthur, Merlin vai até Uther e exige a ele o seu filho como pagamento por sua ajuda. Assim Uther acaba ficando sem sua mulher, que morre ao nascer de Arthur e Morgana, uma das meia-irmãs cultiva a cada dia mais o seu ódio por Merlin, que destruiu sua família.
Arthur cresce, e então acompanhamos Merlin e Arthur, o legitimo herdeiro caminhando e lutando por uma Britânia justa e melhor para a população.
Durante o livro conhecemos muito mais pessoas, assistimos guerras, lutas (algumas com magia) e conhecemos muito mais sobre esta nova versão da história do Rei Arthur.
A única coisa que considerei negativa ao ler o livro foi a leitura, que no meu ponto de vista não fluía pois, eram muitos nomes de pessoas e alguns parágrafos apresentavam certa complexidade para entender, mas fora isso achei a leitura bem interessante e recomendo a todos que tem interesse em história, guerras e tudo mais!

Esta resenha faz parte do blog Louquinha Por Livros.

site: http://louquinhaporlivro.blogspot.com.br/

Primarcolino 06/10/2014

O mago de camelot
Eu estava super, mega, ansiosa para ler este livro, porque pensei, uma história sobre Merlin, o mago mais conhecido do mundo, e vai contar justamente sobre a história dele, mas não gostei da narrativa da história.
O livro conta a história de como Merlin nasceu, cresceu e morreu... Não foi uma vida muito fácil, mas foi de grandes feitos, afinal ele foi fundamental para a liberdade de seu povo. Um menino pobre, filho de prostituta, que foi condenado a prisão por furtos, chegou perto da morte pelas mãos de um druida e foi assim que foi descoberto seus poderes. Depois de anos de treinamento e mais adulto conseguiu por meio de magia, o nascimento de um grande rei e cuidou para que ele crescesse e aprendesse a respeitar os súditos, tornou-se o maior conselheiro durante todo o reinado de Athur, até que se apaixonou e acabou sendo traído por seu grande amor Morgana, uma jovem feiticeira muito poderosa... Ele nasceu para a magia para salvar seu povo.
Ela é uma história narrada de forma cruel, sanguinária, com muitas vinganças e muitas trapaças.
Ficou comprovado que Merlin trabalha só a favor de suas próprias conquistas, não importando como ou o que fará para obter seu êxito. Acredito que isso seja coisa de mentes superiores, tratar as outras pessoas como peças para concluir seus objetivos.
O livro conta muitas batalhas e muitos domínios territoriais, onde acontecem a escravidão do povo que ali habita, muitos furtos e muitos estupros... Sim, o autor gosta muito de mencionar quantas vezes forem necessárias que houve estupros e mais estupros no livro, o que deixa a história muito cansativa de ler.
O interessante é a disputa entre as religiões que acontecem ao longo do livro, mostrando que desde a idade medieval a religião católica é testada e corrupta, mostrando que são detentores de grandes fortunas que não são distribuídas para a população.
Sei que é um livro passado em um tempo remoto, em muitas eras atrás, mas depois da primeira descrição de conquista, não precisava-se ficar martelando na mesma ideia em todos os ataques. Até que enfim surgiu um REI (aprendiz de Merlin) digno o bastante para tratar as mulheres com respeito, e homens com dignidade. Esse é o rei Arthur... O qual vai revolucionar os pensamentos no livro... Gostei dele, no final é o único personagem BOM do livro...
Acredito que o livro tenha deixado muito a desejar. Embora ele conte sim o REAL proposito da existência de Merlin no decorrer das passagens do livro. Tudo acaba se encaixando.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/04/resenha-o-mago-de-camelot.html

Bia 01/10/2014

Um livro pequeno, com uma história enorme dentro dele *-*

A história se inicia com Merlin ainda criança e com o pai de Artur (Uther) ainda jovem, a narração está em terceira pessoa, intercalando entre os personagens da trama. O livro retrata principalmente a trajetória de Merlin até Artur, e ao decorrer dos fatos principais vemos grandes passagens de tempo

O que é o único e maior ponto negativo deste livro, pois com essas passagens o envolvimento que a história acaba de criar logo se perde, e por conta disso não tem como você chorar com a morte de um personagem sendo que você só teve um mero vislumbre dele

Bom, voltando após intermináveis confrontos e guerras entre os saxões e os britânicos (e traidores também), só vemos uma esperança de paz quando Artur (já grande) assume o trono de seu falecido pai Mas infelizmente a paz não dura muito.

Então se você gosta de ação, aventura, magia e conspirações.
Eu super indico esse livro.

site: http://maisumleitor.wordpress.com/

Srta. Phantom 22/09/2014

O Mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão -Marcelo Hipólito
Olá leitores

Francine 18/09/2014

...uma versão do mito que me fez sentir mais próxima deste poderoso mago!
Tive a oportunidade de ler este livro por meio do Book Tour organizado pelo blog Cápsula de Banca, ao qual agradeço por aceitar a minha participação. Eu aprendi a apreciar o personagem Merlin com o meu marido e, assim, já conhecia grande parte da história. Isso só me fez admirar o belo trabalho do autor Marcelo Hipólito neste livro. Sua narrativa fluída transmite aquele sentimento de que estamos "ouvindo um contador de histórias", o que permite a qualquer pessoa conhecer o mito entorno do Merlin!

Narrado em terceira pessoa, neste livro conhecemos Merlin quando ainda era o caçula de uma prostituta. Seu irmão mais velho, chamado Nennius, era o único ser amável que conhecia. Ambos roubavam dinheiro ou comida, pois, se voltassem para casa de mãos vazias, apanhavam da exploradora mãe. Um dia, foram presos e jogados no calabouço real para minguarem até a morte, mas um misterioso druida chamado Blaise apareceu e os resgatou. Os druidas eram homens que mantinham uma relação estreita com a Natureza, detentores de perigosos poderes. Obedeciam somente a Natureza, sem dedicar lealdade nem mesmo ao rei.

Blaise seria o responsável por um dos maiores sofrimentos de Merlin e, também, por educá-lo nas artes dos druidas. Incansavelmente, Merlin dominou a habilidade de ler os sinais da Natureza, de realizar invocações e magias, mas nunca foi sua intenção se manter fiel à causa dos druidas.

Ao mesmo tempo, guerras aconteciam entre saxões e britânicos. O rei Constantino, pai de Aurelius e Uther, foi morto em traição por Vortigern (O Usurpador), que assumiu a coroa à frente dos verdadeiros herdeiros. Com muito custo, e com a ajuda de Merlin, Uther recupera a coroa e herda o trono da Britânia. Enquanto celebrava a vitória, Uther vê a beleza de Igraine, esposa de Gorlois, seu melhor amigo. Uther a cobiça de tal forma que arranja um sério conflito, resultando na ajuda de Merlin e no nascimento do futuro rei da Britânia: Arthur.

É possível notar que O Mago de Camelot apresenta uma história repleta de ambições, mortes, política e magia! Eu gostei de me aventurar na narrativa do autor e, com isso, acompanhar o ideal que movia Merlin a educar Arthur e influenciar nas decisões da Britânia. Tudo o que antes sabia sobre Merlin o tornava uma incógnita, mas Marcelo Hipólito me presenteou com uma versão do mito que me fez sentir mais próxima deste poderoso mago. Em certa medida, acredito que compreendi Merlin, embora ainda me sinta frustrada com algumas das suas atitudes (rs). Ele colheu o que semeou, e o fez com a honra de quem reconhece isso. No fim, era tão ambicioso quanto os demais personagens.

Se você nada sabe sobre Merlin, ou sabe o suficiente para se interessar por ele, vale a pena ler este livro! Nele você encontrará os mistérios de Avalon, as sangrentas guerras da Idade Média, os conflitos entre druidas e o cristianismo, a coroação de Arthur, a construção de Camelot, a vingança de Morgana e traições muitas traições. São tantos acontecimentos nas poucas 151 páginas que, ao terminar a leitura, precisei desabafar tudo o que tinha lido para o meu marido (rs).

A única razão para não ter oferecido cinco estrelas reside no fato de que gostaria que o autor tivesse desenvolvido melhor algumas partes, como o relacionamento de Merlin com Morgana ou do Arthur com a Guinevere. O mito já não nos oferece muito Teria sido genial usar da ficção para preencher as lacunas.

A capa é linda, a diagramação está perfeita e a revisão me agradou muito! Com certeza, recomendo a leitura.

Confira os meus quotes favoritos no blog e deixe seu comentário [retribuo todos]:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/09/resenha-45-o-mago-de-camelot.html

Juh 16/09/2014

Resenha no meu blog!
Gente esse com toda a certeza não é o meu gênero literário, mas o que me surpreendeu positivamente foi o conhecimento que obtive ao conhecer um pouco ou tudo da história de Merlin e do Rei Arthur.
O livro tem seu inicio contando a infância pobre de Merlin juntamente com seu irmão Nennius, os dois praticavam pequenos furtos em uma feira local para a sua própria sobrevivência e, em um desses roubos os jovens são capturados e jogados na prisão, gerando assim uma grande tristeza em ambos, pois uma vez ali naquela prisão não teriam esperança de liberdade, seriam esquecidos. Porém o destino estava preparando algo para eles.
Em dado momento, eles são resgatados pelo druida Blaise, que precisa fazer um sacrifício humano para Vortigem, novo Rei. Após sacrificar Nennius, Blaise vê uma mensagem no corpo do sacrificado e decide levar Merlin consigo para ser treinado por ele e se tornar um grande Mago.
Merlin movido pela vingança na morte de seu irmão, se torna o maior de todos os magos superando o seu mestre e assim é apresentado ao Rei Uther, que desejava uma dama já comprometida.
Depois de muitos conflitos e guerras, Merlin consegue realizar o casamento de Uther com sua desejada dama e dessa união nasce Arthur. Mas Merlin pede como pagamento a guarda da criança para treiná-lo e torná-lo um guerreiro, após certa resistência Uther acaba aceitando e concedendo a guarda de Arthur a Merlin.
Anos se passam de treinamento e Arthur é coroado Rei, justo e preocupado com povo desperta em sua irmã Morgana, uma bruxa, uma grande inveja de seu trono.
Mas entre muitos conflitos, guerras e invejas, conseguimos ver o romance. Arthur conhece e se apaixona por Guinevere e claro acabam se casando... Para saber mais... Só lendo!
Bem eu nunca li nadinha da história do rei Arthur, Merlin e demais, e posso dizer que esse livro, o primeiro do gênero que leio, me agradou muito. O Marcelo escreve tão bem que você não encontra muita dificuldade para entender o que esta sendo contado.
Agradeço ao Marcelo por ter enviado o livro e me desculpar pela demora em postar essa resenha, puro preconceito em iniciar a leitura, que se mostrou extremamente prazerosa, rápida e com personagem bem marcantes.
Para quem ama o gênero, super indico e para a galera que assim como eu que não curte muito, só posso dizer que vale a leitura.

Comentem no blog http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

site: http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Ro Angarten 02/09/2014

[RESENHA] O MAGO DE CAMELOT - MARCELO HIPÓLITO
A maioria dos livros sobre as lendas arthurianas sempre focam nas figuras centrais: Morgana, Arthur e Lancelot. E embora citem os feitos e importância de Merlin, geralmente não se aprofundam em sua vida.

Assim sendo, Marcelo Hipólito se arriscou numa aventura incerta: desvendar a personalidade de Merlin. Não mais o Mago Merlin, mas o Merlin homem, com qualidades e defeitos, com sua vida sofrida e sua busca por vingança que acabou afetando a vida de tantas pessoas e a própria história da Grã-Bretanha.

Merlin, neste livro, não é o bom velhinho, conselheiro de Arthur. Merlin é um garoto sofrido, castigado pela vida, que viu o irmão ser brutalmente assassinado num ritual por um druida. Com o objetivo de vingar o irmão, Merlin aceita ser discípulo do algoz do seu irmão, na esperança de superá-lo e matá-lo. Mas quis o destino que o desejo de Merlin acabasse se tornando a própria destruição da ideologia dos druidas e mudasse o destino de muitas vidas.

Da sua infância pobre, passando por seu treinamento na ilha de Avalon, as maquinações dos reis por poder, suas andanças com Arthur pelo reino, até chegarmos a Távola Redonda. Merlin foi vítima, vilão e herói na vida de vários personagens. Assim desmistificando seu caráter bondoso e altruísta, como em muitas histórias, Marcelo nos dá o lado mais humano de Merlin.

Continue lendo...

site: http://cladassombras.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

meiriellen 31/08/2014

Muito bem escrito.
Este livro trata da história de como um menino Merlin torna-se druida e, posteriormente, mago. Posso dizer que a escrita do autor é muito boa, que não ficou nenhuma ponta solta.

Thunder Wave 26/08/2014

O Mago de Camelot tem uma proposta muito interessante. Marcelo Hipólito teve genial idéia de mostrar a infância sofrida de Merlin e o caminho que o mesmo percorreu para se tornar o grande Mago que conhecemos. Ouso dizer que essa proposta diferente ( só me lembro de ver a “infância” de Merlin contada no seriado Merlin, mas esse, por melhor que tenha sido, não seguiu quase nada da lenda conhecida.) foi o fator crucial para O Mago de Camelot ter agradado tanto os leitores.
Além de Merlin, Morgana e Morgause também tiveram suas infâncias exploradas, mais um ponto para o autor. Outro ponto vai para a quantidade de personagens que geralmente são menos explorados, como Nimue, que teve um capítulo inteiro dedicado a ela, Agravaine e outros que raramente são citados em outras obras. Mas o verdadeiro destaque fica por conta de vermos o caminho de Uther para se tornar rei. Isso, para mim, foi o mais original do livro, geralmente temos o foco em Arthur jovem, com seu pai no poder, aqui somos apresentados ao Uther jovem, um diferencial que merece destaque.
A única coisa que me desagradou em O Mago de Camelot foi a velocidade com que os anos se passaram. Tudo acontece muito rápido, em 150 páginas já vimos um Merlin criança se tornar o idoso Merlin, isso pode chegar a confundir um pouco alguns leitores.
O Mago de Camelot com certeza irá agradar a todos os fãs da temática. É uma leitura muito rápida e fluida, te prendendo do início ao fim e ainda deixando um gostinho de quero mais!

site: http://thunderwave.com.br/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo-hipolito/