O Boxeador

O Boxeador Reinhard Kleist

Resenhas - O Boxeador

Lucasfhb 05/05/2023

Gostei bastante da hq pelo fato de ter apresentado uma história que é pouca conhecida até para os leitores amantes da 2° guerra mundial. Super recomendo, vale muito a pena a leitura!

Armando.Edra 13/10/2021

Ganhar ou morrer
"O Boxeador" retrata mais uma figura emblemática que sobreviveu aos horrores do Holocausto. Harry "Herschel" Haft lutou nos ringues dos campos de concentração para ter mais alguns dias de vida e alimentos.

A história comove, mas apesar da narrativa fluída (consegui ler sem pausas entre 2 a 3 horas), a obra peca na falta de detalhamento.

Para mim, essa lacuna se torna evidente quando comparamos com Maus, outra HQ sobre o Holocausto mais extremamente rica, tanto em visual quanto em detalhes históricos.

A leitura é super válida, só não crie tanta expectativas em relação ao destrinchamento da vida de Haft.

FelipeSchiffer 17/02/2021

Biografia em Hq sobre Hertzko Haft
Uma adaptação do livro ''Um dia, eu te contarei tudo'' escrito pelo filho de Hertzko Haft em forma de Hq, ao qual relata a biografia de Hertzko Haft ex pugilista judeu de Belchatow, Polônia, ao qual teve como experiência sofrível de sua vida o período da 2° guerra mundial aonde ele foi levado para diversos campos de concentrações sendo forçado a trabalhos desumanos e traumatizantes, mesmo passando por tantas adversidades ainda manteve a sua força de vontade para permanecer-se vivo em meio aquele mundo caótico e tendo o boxe como um trinfo e ascensão de sua vida. Bastante regozijador a forma ao qual foi conduzido o roteiro nesta Hq e suas cenas de impacto muito bem elaboradas fazendo a mim como leitor despertar sensações compatível com a do momento do protagonista em seu ponto de vista.

Diego 04/01/2021

A história do campeão dos campos de concentração Hertzko Haft
A história real do polonês Hertzko Haft que sobreviveu aos campos de concentração como pugilista lutando contra outros prisioneiros.
Entre os relatos Hertzko chegou a lutar até 6 vezes em um único dia contra adversários tão magros e debilitados quanto ele. Aquele que perdia era morto.

A HQ é dividida em 3 partes, a primeira mostra a vida do personagem antes de ser preso, sua família e como conheceu sua noiva, em seguida os horrores do campo de concentração e tudo que Haft fez para poder sobreviver, na segunda o personagem cruza o oceano em busca de fama como boxeador, inclusive temos sua famosa luta contra Rocky Marciano onde ele conta o que realmente aconteceu (no spoiler).

E na terceira o desfecho tocante que está ligado diretamente a introdução.
A narrativa é simples e a arte lembra o estilo de Will Eisner e tudo combina perfeitamente.
É uma grande homenagem a Hertzko Haft, um homem de fibra que nunca se deixou abater diante das maiores adversidades.

Teixeira 26/10/2020

Hertzko Haft, um homem de diversas lutas.
Excelente quadrinho da editora 8Inverso, comecei a leitura achando que seria apenas uma simples história de boxe, grande engano, foi além disso. Retrata a história do judeu Hertzko Haft e sua luta para sobreviver nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial, por acaso, no boxe ele se destaca empreendendo toda sua vontade de viver nas lutas. É uma realidade obscura e difícil, que se mostra impossível de sobreviver sem traumas, recheada de detalhes é uma história que fará com que o leitor se apegue a Hertzko e sua crônica de lutas.

Juliano.Berton 13/09/2020

Boxe na Segunda Guerra
Uma dramática história, que desconhecia, sobre como o boxe foi utilizado nos campos de concentração da segunda guerra. O relato choca em vários momentos e temos a oportunidade de conhecer um pouco mais deste cruel capítulo da história da humanidade.

Daiane 30/10/2013

Leitura rápida, divertida e dramática sobre a sobrevivência na segunda guerra mundial. A Vida de Haft,exemplifica as dores e lutas que tiveram que passar naqueles tempos terríveis.
Aline 01/10/2020minha estante
N diria divertida

Jota Silvestre 22/08/2013

Relato emocionante de um sobrevivente

Reinhard Kleist fez seu nome ao produzir uma série de biografias em quadrinhos (veja abaixo agenda do autor no Brasil). Depois de Elvis Presley, Johnny Cash e Fidel Castro, chega agora ao Brasil, novamente pela editora gaúcha 8Inverso, a história de vida de um personagem bem menos famoso.

O Boxeador relata o drama de Hertzko Haft, judeu polonês enviado aos campos de concentração nazistas quando ainda era adolescente.

Ajudou muito o fato de Haft ser um cara durão. Ele se destacou nas lutas de boxe improvisadas pelos militares alemães e ganhou a simpatia de um oficial. Se isso não lhe trouxe privilégios, pelo menos adiou a viagem sem volta para as câmaras de gás.

Com o final da guerra, Haft mudou-se para os Estados Unidos e deu início à carreira de pugilista profissional. Seu maior feito foi ter enfrentado um dos grandes nomes daquele esporte à época, Rocky Marciano.

Tudo isso é contado em primeira pessoa por Haft, num relato que fez perto do final da vida ao seu filho Alan – e que rendeu a biografia Um dia, eu contarei tudo, na qual se baseia a graphic novel de Kleist.

O pano de fundo do relato comovente de um sobrevivente de Auschwitz, entre outros campos por que passou, é o horror que o nazismo representou na história da Humanidade.

Quando esse panorama político é trazido para a vida cotidiana das pessoas é que se percebe com mais clareza a crueldade da política de Hitler. Foi o caso de Haft, arrancado de sua amada Leah às vésperas do casamento. Em grande parte, a esperança de reencontrá-la foi o que o manteve vivo.

O final, que não será revelado neste texto para não estragar a surpresa, traz o leitor de volta à primeira página e provoca aquele nó na garganta.

A grande ironia da história de Hertzko Haft é que se por um lado a guerra destroçou seu sonho, por outro trouxe a ele a fama que jamais poderia almejar se tivesse tocado sua vida como filho de um mercador numa cidade industrial do interior da Polônia.

Kleist tem traço preciso e narrativa fluida. Capricha nos enquadramentos e ousa na diagramação. Isso tudo aliado a uma história sensível faz de O Boxeador uma leitura para lá de agradável. O livro traz, como extras, esboços do autor, fotos de Haft e um posfácio sobre o esporte nos campos de concentração.

A 8Inverso mais uma vez fez um ótimo trabalho editorial. O único reparo é quanto ao tipo e tamanho do letreiramento que, especialmente no papel pólen, dificultam a leitura em alguns momentos.

O Boxeador tem 200 páginas, capa colorida, miolo em preto e branco, e preço de R$ 51.

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2013/08/21/o-boxeador-relato-emocionante-de-um-sobrevivente/