O que o governo fez com o nosso dinheiro?

O que o governo fez com o nosso dinheiro? Murray N. Rothbard

Resenhas - O que o governo fez com o nosso dinheiro ?

1 | 2 | 3 | 4

Elton.Oliveira 15/08/2023

A história do dinheiro
Foi um ótimo passeio sobre o início das trocas comerciais/escambos e finalizando na complexa rede financeira atual.

Na linguagem de economia aplicada , com todos jargões e dialetos financeiros, pudemos conhecer a evolução financeira desde o padrão ouro até às moedas fiducitarias que geram tantos problemas inflacionários !

Como trabalhado no livro , os economistas e presidentes dos BC's , vivem um momento de aprendizagem/prática , modelos econômicos falham , acertam , questionam , trazem dúvidas a que ponto chegaremos .... Com uma dívida trilionaria, os EUA com inflações ascendentes , serão capaz de contornar esse dragão faminto ?!

Um bom livro ! Recomendo!

Tei 05/09/2020

É o livro perfeito para entender o funcionamento do dinheiro.
O autor enlucida desde o princípio em que se utilizava o escambo como principal meio de troca. Passa pelo padrão ouro até chegar no momento atual de moeda fiduciária. E mostra como o governo é capaz de manipular a própria moeda através da expansão da base monetária.

Iagor0 23/06/2023

Considero esse o melhor livro que existe para entender o surgiremento da moeda, Rothbard consegue explicitar diversos assuntos de forma muito simples de entender. Todo o livro deixa claro como o livre mercado pode ser a melhor forma da sociedade se organizar, pois não há intenção gerar desigualdades intencionais.
O autor consegue mostrar, inclusive, como o livre mercado pode permitir moedas privadas, cunhadas por instituições privadas, e como poderia funcionar tal sistema. Esse ponto me chamou atenção devido curiosidade pessoal, para entender como seria possível tal sistema, foi o que me motivou a ler o livro.
Mas, o que mais me chamou atenção foi os interesses que propiciaram a criação dos bancos centrais e dos sistemas monetários internacionais. O livro propõe explicar o que o governo fez com o nosso dinheiro: roubou.

Mauricio Gonçalves 16/06/2021

Esclarecedor
O Livro explica de forma bem abrangente a história do sistema monetário e os reflexos de suas alterações no curso da história, as crises que geraram e as "soluções" encontradas (ao ler, o leitor entenderá o porquê das aspas em soluções).
O livro tem um texto bem técnico e pode ser difícil de interpretar em alguns momentos, seja pelos períodos longos demais, suas definições, ou por termos técnicos econômicos que são desconhecidos do público geral ou talvez até mal traduzidos, não sei dizer, sou o público geral.
Entretanto, dá pra ter uma visão bem abrangente e infelizmente bastante apocalíptica dos sistemas monetários e do futuro que os governos vão gerar com eles.

guizooo 11/04/2020

Dinheiro
O autor narra a trajetória do dinheiro e de como o governo manipula o mesmo.

Mauricio.Alcides 26/02/2016

O que o governo fez com o nosso dinheiro?
Sim, li mais uma obra de Murray N. Rothbard.

Em “O que o governo fez com o nosso dinheiro” o já conhecido orador da escola Austríaca nos faz uma bela narrativa sobre a historia do que chamamos hoje de “dinheiro”. E nesse quesito (Narrativa) o trabalho é extremamente bem feito, a historia do dinheiro como conhecemos hoje é raramente contada com tanta maestria.

Infelizmente Rothbard parece ter parado seus estudos económicos com os livros clássicos, o modo como o autor enxerga o mundo “macroeconomico” é o mesmo que ele enxerga o mundo da “microeconomia” infelizmente os mundos são bem diferentes.

Tenho aqui poucas ressalvas sobre essa obra, a primeira é o fato de que o autor desconhece a possibilidade da existência de uma “deflação” anterior a um movimento de “inflação”. Para tal informo o autor que a hiper inflação ocorrida na Alemanha foi anteriormente uma deflação. A minha segunda critica se da ao fato de que o autor concentra todos os seus esforços em nos demonstrar os males da “inflação” mas e a “deflação”? Bem, a segunda causa danos muito maiores a economia, mas como um legitimo clássico com poucos conhecimentos de “macroeconomia” Rothbard a ignora completamente.

No mais a obra é bastante filosófica, apresenta as falhas que temos (e na maior parte do tempo o autor estava certo) mas pouco busca apresentar soluções, sendo que as poucas que apresenta foram comprovadas falhas em uma escala “macro”.

Nota: 7,9

PS: Rothbard chega a nos dizer que as nações chegam a “sobrevalorizar deliberadamente suas poeira por razões de prestigio” essa passagem demonstra claramente seu caso de amor com os clássicos, mas é pouco pratico hj em dia, afinal nações como a China fazem justamente o contrario.

PS2: Sei que a dita “resenha” ficou demasiada técnica, mas infelizmente para apontar os pontos falhos dessa obra isso se fez necessário.

Erick Simões 25/04/2021

Enriquecedor a respeito do dinheiro
Esclarecedor, cristalino, direto e extremamente lógico demonstrando o modo como o governo tirou o dinheiro de verdade do mercado, se apossou dele e, em troca, criou um papel colorido lastreado no uso da força e na honestidade de políticos e banqueiros centrais, além é claro das consequências dessa atitude nefasta.

Phelip 21/05/2020

Estamos em direção a crise.
Se acredita que explicar inflação é um bicho de sete cabeças, esse livro vem para provar o contrário. Rothbard divide o livro em duas partes, uma mais conceitual apresentando a história e definindo o que é dinheiro e a segunda aborda como as políticas desastrosas criaram inflação.

O Rothbard como um excelente economista austríaco vai além da critica a Keynes criticando inclusive o Milton Friedman discorrendo como a política monetarista de imprimir dinheiro sem lastro é o grande problema.

O livro é inestimável visto que apresenta uma corrente totalmente diferente das visões apresentadas, além de possuir uma linguagem clara e objetiva não requerendo nenhum termo acadêmico, ou compreensão do ?economês?.

Miqueias 07/10/2023

Fundamental
Leitura necessária para logo no início da vida, ou trabalho, que proporciona uma visão de mundo adequada no que tange a finanças. Um livro deste nível adianta sua jornada à maturidade, passamos a entender corretamente o mecanismo de temas importantíssimos como dinheiro, bancos centrais e governos. Análise fundamental para que você perceba o quanto antes a realidade, ao invés de descobrir que foi levado ao engano durante boa parte da vida.

Vitão 22/06/2020

Conteúdo Importante!
Um livro pequeno mas com um conteúdo incrivelmente denso! O autor nos apresenta da forma mais simples possível a história da criação do dinheiro, desde o período do escambo ao padrão ouro, e como que o governo age para fraudar e desvalorizar a moeda através de manipulação de crédito e inflacionismo, sempre se favorecendo desta desvalorização e utilizando os bancos como intermediários, parceiros úteis e protegidos. O conteúdo deste livro deveria ser ensinado nas escolas, como parte de uma educação financeira dos jovens, para que aprendam como a economia funciona e que o dinheiro se trata de uma mercadoria, um meio de troca, e que seu valor também varia de acordo com a oferta e demanda, assim como qualquer outro produto disponível em um livre mercado, e que o governo é o maior responsável pela sua desvalorização, pois é exatamente por grande parte das pessoas não compreenderem esses conceitos, é que acabam de tornando socialistas.

Lis 08/04/2021

Demorei mas terminei
O livro de cerca de 90 páginas resume o dinheiro desde o seu surgimento (quando o salário eram porções de sal) até os dias de hoje, passando pelas principais recessos e bolhas mundiais. Achei o início fácil de acompanhar e muito interessante, podendo inclusive ser utilizado para inspirar escolas a explicar de maneira lúdica por que o dinheiro existe e como funciona. Do meio pro final fica muito mais técnico e confesso que foi difícil para uma leiga em economia acompanhar o raciocínio. Mas, a grosso modo, entendi o ponto do autor, a conjuntura atual e os riscos e projeções pro futuro.
Pedro 08/04/2021minha estante
Murray Rothbard, através desse livro, nos mostra que a moeda fiduciária não tem valor intrínseco algum. Não passa de papel pintado.

Lis 09/04/2021minha estante
Bom resumo

Gabriel.Costa 09/09/2020

"[...] a intromissão do governo no âmbito monetário não apenas trouxe ao mundo uma tirania nunca antes vista, como também gerou o caos em vez da ordem."

rafaelrochax 12/09/2020

Uma leitura essencial para todos que querem começar a ler sobre economia austríaca e para quem busca entender como o dinheiro funciona. Rothbard explica sobre a origem do dinheiro, que é fruto do processo de livre mercado; explica como um "meio de troca" é escolhido. Explica também o que é a inflação e quais são os seus males. Descreve as interferências governamentais na moeda e dá um entendimento amplo sobre o banco central. Por último, relata fatos históricos sobre processos que ocorreram após interferências na moeda; ajudando até a entender um pouco da Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos. O posfácio do Ulrich é sensacional.
Jamile.Almeida 13/09/2020minha estante
??????

Fagundes 19/11/2020

Rothbard abre a mente
Rothbard expõe, de forma clara e técnica, as verdadeiras trapalhadas dos governos pelo mundo desde que se abriu mão da cotação do ouro. As decisões desastrosas do FED, BCE e outros bancos centrais que insistem em tentar controlar inflações. Uma timeline perfeita desde o ano de 1914 quando o padrão-ouro teve sua prática diminuída, criando o atual e duradouro colapso monetário do ocidente. Rothbard é um convite à aqueles que se mantêm céticos quanto às más decisões dos mais diversos governos.

lfbohn 15/09/2020

O livro traz uma explicação breve e de fácil compreensão acerca de assuntos relacionados ao dinheiro. O mesmo retrata a criação da moeda através de uma linha do tempo, o que facilita a compreensão da transição do padrão ouro para moedas fiduciárias.

Quer saber a origem da moeda fiduciária? Como os bancos e os governos criam dinheiro? Como acontece a inflação? E tantos outros temas relacionados a moedas? Leia esse livro, uma leitura rápida que só fará aclarar sua percepção sobre como acontecem as manipulações do mercado

1 | 2 | 3 | 4