O que o governo fez com o nosso dinheiro?

O que o governo fez com o nosso dinheiro? Murray N. Rothbard

Resenhas - O que o governo fez com o nosso dinheiro ?

1 | 2 | 3 | 4

subsolo0 26/04/2024

O que o governo faz com o nosso dinheiro... nós sabemos!
Depois de terminar de ler essa obra, cheguei à conclusão de que é um livro extremamente necessário para quem quer tirar a venda dos olhos para enxergar o que, realmente, os governos fazem com o dinheiro da população.

Os governos, sempre sedentos por tirania e autoritarismo, se endividam, emitem moeda, pega o nosso dinheiro, aumentam a inflação, pega o nosso dinheiro de novo, congela preços, se intrometem no mercado, pega o nosso dinheiro de novo, e por aí vai num ciclo completamente vicioso e sem fim.

O livro mostra como o intervencionismo do Estado causou a ruína de praticamente todas as moedas existentes.

Fazendo um paralelo com o Brasil, país onde as pessoas são literalmente assaltadas pelo Estado e continuam sorrindo, o real, desde que foi implementado em 93, já perdeu 80% do seu valor, fruto do total desgoverno dos políticos desde então (e antes disso também).

O livro veio em boa hora, tendo em vista que o governo do Amor vai instituir mais um imposto, o IVA, que provavelmente teremos a maior alíquota do mundo, 70% a mais do que a média mundial.

É simplesmente inacreditável.
Sodomização legalizada em plena luz do dia.

Lamentável e revoltante.

Excelente obra.

Mayara Guedes 24/01/2024

Começou até fluindo, depois comecei a me perder nos termos técnicos. Preciso amadurecer ainda nesses assuntos.

Lua 01/12/2023

Tive um pouco de dificuldade
O livro é bom e muito informativo, mas tive certa dificuldade de entender toda a dinâmica das mudanças nas políticas monetárias ao longo dos anos. De modo geral entendi onde o autor quis chegar, mas os pormenores ficaram a desejar.

BCasf 18/10/2023

A obra é uma leitura fundamental para aquele que quer entender o que é e como funciona o dinheiro na economia. O autor descreve a história do dinheiro e os mecanismos que os governos e bancos centrais se utilizam para inflacionar a economia. Leitura rápida e de fácil entendimento.

Miqueias 07/10/2023

Fundamental
Leitura necessária para logo no início da vida, ou trabalho, que proporciona uma visão de mundo adequada no que tange a finanças. Um livro deste nível adianta sua jornada à maturidade, passamos a entender corretamente o mecanismo de temas importantíssimos como dinheiro, bancos centrais e governos. Análise fundamental para que você perceba o quanto antes a realidade, ao invés de descobrir que foi levado ao engano durante boa parte da vida.

Elton.Oliveira 15/08/2023

A história do dinheiro
Foi um ótimo passeio sobre o início das trocas comerciais/escambos e finalizando na complexa rede financeira atual.

Na linguagem de economia aplicada , com todos jargões e dialetos financeiros, pudemos conhecer a evolução financeira desde o padrão ouro até às moedas fiducitarias que geram tantos problemas inflacionários !

Como trabalhado no livro , os economistas e presidentes dos BC's , vivem um momento de aprendizagem/prática , modelos econômicos falham , acertam , questionam , trazem dúvidas a que ponto chegaremos .... Com uma dívida trilionaria, os EUA com inflações ascendentes , serão capaz de contornar esse dragão faminto ?!

Um bom livro ! Recomendo!

Wesley.Dimitri 26/07/2023

O fardo que devemos carregar
Minha primeira leitura mais densa sobre economia. Tive uma excelente introdução sobre o dinheiro e tomei um lição importante: dinheiro é mercadoria e está sujeitas às leis do mercado.

Iagor0 23/06/2023

Considero esse o melhor livro que existe para entender o surgiremento da moeda, Rothbard consegue explicitar diversos assuntos de forma muito simples de entender. Todo o livro deixa claro como o livre mercado pode ser a melhor forma da sociedade se organizar, pois não há intenção gerar desigualdades intencionais.
O autor consegue mostrar, inclusive, como o livre mercado pode permitir moedas privadas, cunhadas por instituições privadas, e como poderia funcionar tal sistema. Esse ponto me chamou atenção devido curiosidade pessoal, para entender como seria possível tal sistema, foi o que me motivou a ler o livro.
Mas, o que mais me chamou atenção foi os interesses que propiciaram a criação dos bancos centrais e dos sistemas monetários internacionais. O livro propõe explicar o que o governo fez com o nosso dinheiro: roubou.

Zeantonio 13/04/2023

Murray Rothbard faz um passeio histórico pela criação do dinheiro e do mal que o governo fez nos últimos séculos para si mesmo e consequente e principalmente para os cidadãos por meio de inflação da base monetária. Uma leitura antiga, mas ideal para se entender o caos que vivemos hoje.

JCarlosPC 13/03/2023

De forma simples e direta, Rothbard destrincha a história monetária e o problema dos governos e da inflação.
Leitura obrigatória para todos que querem entender o funcionamento do sistema monetário global.

Danilo435 26/12/2022

Excelente
Vale cada página de leitura e o final que Fernando Urich adicionou ficou perfeito, mostrando na prática sobre o tema que o livro expõe.

Entrou nos meus top dez fácil

Brasil Vermelho 10/11/2022

Como é bom ter um presidente
Livro muito gostoso de ler. Muito elucidativo, fácil compreensão.
Mostra caminhos que nunca poderia ser imaginados, apenas por mentes brilhantes. E quando se lê parece tão simples conectar os pontos e ver que tudo leva ao que o livro apresenta.

Livro rápido de se ler e mostra mais uma vez como é bom ter um presidente ;(

rrodolfo.lima 16/07/2022

O livro traz como os governos tomaram o controle monetário para si e seus efeitos, o principal deles, a inflação. A visão do autor é de uma economia liberal e portanto a ideia é de um estado mínimo.

Tainara 19/06/2022

A história da interferência dos governos no nosso dinheiro
Um livro curto, mas denso, que aborda desde o surgimento do dinheiro até como os governantes de várias épocas tentaram manipular e colocar sob seu poder a máquina monetária. Com o fim do padrão ouro temos de confiar que os governos não vão inflacionar as moedas e que vão manter o nosso poder de compra, o que, claramente, não está acontecendo. Cada vez mais parece que estamos caminhando para um caos monetário.

"Os prospectos para o futuro são de acelerada inflação monetária nos Estados Unidos, seguida de um colapso monetário internacional. Esse prognóstico só poderá ser mudado caso haja uma drástica alteração no sistema monetário americano e internacional: o retorno a uma moeda-commodity de livre mercado ? tal como o ouro ?, e uma remoção total da ingerência governamental sobre as questões monetárias."
Engraçado o quão essa frase, escrita em meados de 1960, permanece atual.

Henrique609 04/05/2022

Mitocôndrias são mais importantes...
É incrível como uma coisa que permeia toda a nossa vida não é estudada na escola, enquanto que as formações das nuvens ou o cérebro das baratas são mais importantes.

Entender sobre o dinheiro, como ele é criado, funciona e utilizado pelos políticos vai te ajudar a não cair em falácias.

Entender sobre o dinheiro vai te ajudar a te proteger da inflação e sobre como esse super poder dos políticos é utilizado pra abastar a sua própria classe e prejudicar o povo.

Pasmem, eles conseguem prejudicar o povo e ainda por a culpa no povo.

Esse livro tem uma leitura fácil e o autor extremamente didático.

1 | 2 | 3 | 4