Four: The Transfer

Four: The Transfer Veronica Roth

Resenhas - The Transfer: A Divergent Story

Thatha18 31/03/2023

Nunca tive curiosidade de ler Divergente, apesar de adorar os filmes (mesmo sabendo que os fãs dos livros não gostam), soube que tem livros focados no Four e comecei esse, agora não consigo parar, preciso saber mais do Four, já que os filmes não dão muita explicação sobre nada dele.

Mari 31/05/2014

"I recognize the voice of Andrew Prior's. He's one of my father's closet friends at work, which means nothing, because no one really knows my father. Not even me."
"The Transfer" é o primeiro de quatro contos preparados por Veronica Roth para os leitores e fãs da trilogia "Divergente". Em "Convergente a história é narrada pelo ponto de vista de Tobias e Tris, então daquele final... surpreendente(!), Veronica achou que nos devia algo mais do nosso amado Quatro (okay, isso não é exatamente verdade, mas na minha visão de leitora inconformada com aquele final, vou acreditar nisso). Comprei o e-book em inglês na Amazon, mas a Editora Rocco já anunciou que, em Setembro, todos os quatro contos estarão disponíveis em português na Amazon, e um livro impresso sairá ainda no segundo semestre de 2014.

"'You're not a bad runner,' Tori says as she sidles up to me on the platform. 'At least for an Abnegation kid."
"'Você não é um mal fugitivo,' Tori diz se insinuando para mim na plataforma. 'Ao menos para uma criança da Abnegação."

Tobias Eaton é um garoto totalmente sozinho: sem amigos, sem o amor da mãe e somente com a presença de um pai que não está nem ligando para ele, além de agredi-lo com a desculpa de que o está educando, ele só pensa em ser livre. Tobias tem 16 anos e está pronto para fazer seu teste de aptidão, esperando que o mesmo lhe mostre, finalmente, que ele não pertence à abnegação e está livre de seu pai.

O dia do teste chega e deixa Tobias ainda mais decepcionado: sua aptidão é mesmo Abnegação. Quando chega em casa seu pai, preocupado com ele pela primeira vez, o pergunta sobre o teste, insinuando que poderia ter ocorrido algo errado em seu teste. Ele não sabe, mas quem leu "Insurgente" sim: Marcus é Divergente e esperava que o filho fosse também. Confuso e indignado, Tobias só pensa em como poderá fugir de seu pai e se ver livre para viver e agir da forma que quiser, então, só há uma alternativa: a Audácia.

"'My name is Four.' I say. 'Call me Stiff again and you and I will have a problem.'"
"'Meu nome é Quatro.' Eu digo. 'Me chame de Careta novamente e eu e você teremos um problema.'"

Todos os que leram a série sabem o motivo de Tobias ser chamado de Quatro e quem o apelidou dessa maneira, certo? Recapitulando: Amah (o nome foi adaptado para que ele não se chamasse Amar aqui no Brasil), que foi um de seus instrutores e viu sua paisagem de medo, o apelidou dessa maneira por causa do record de Tobias: ele possui apenas quatro medos. Eu achei incrível conhecer mais de Amah (ainda mais depois de uma certa revelação no último livro da trilogia) e da relação dele com Quatro. Gostei de ver os primeiros passos dela na Audácia e como ele foi realmente corajoso ao escolher uma facção pela qual ele não tinha aptidão. Ver Eric como um verdadeiro covarde (e olha que nesse livro nem aparece a primeira luta dele com o Quatro) é gratificante, e fiquei um pouco surpresa (e um tanto quanto orgulhosa) de ver como, antes de ser chamado de Quatro, ele preferia até ser chamado de Careta (apelido que é dado para todos os da Abnegação), ao ser associado a figura de seu pai. Quatro sempre foi forte. Ele apenas não sabia.

"Amar gave me more than a name. He gave me power."
"Amah me deu mais que um nome. Ele me deu poder."

""Eu reconheço a voz de Andrew Prior. Ele é um dos amigos próximos de meu pai no trabalho, o que não significa nada, porque ninguém realmente conhece o meu pai. Nem mesmo eu."

"The Transfer" é, sem dúvidas, um conto que vale a pena ler. Veronica nos mostra o verdadeiro Quatro e o verdadeiro Tobias. É impagável a sensação de estar na mente dele, sabendo mais sobre sua família e sobre sua transferência para a Audácia.

Todos os outros contos estão disponíveis na pré-venda da Amazon: “The Initiate” ("O Iniciado"), "The Son" ("O Filho") e "The Traitor" ("O Traidor").

LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2014/05/resenha-transfer-divergent-story.html

Beatriz B. 22/12/2013

Em 50 páginas, consegue ser MELHOR que toda trilogia.Simplesmente pelo fato de Four narrar <4.
Great, Initiantes! Se vocês chegaram até aqui é porque provaram seu valor para com as facções (mentira foi comigo mesmo). Enquanto em Free Four vemos um lado mais melosinho de Tobias, aqui neste conto descobrimos COMO FOI A INICIAÇÃO DE FOUR! (Gritos liberados... Now stop and keep reading). Já sabemos da história nada paternal que Tobias tem com seu pai, mas qual A história completa e aquela por trás disso? E será mesmo que aquele foi o único motivo de ele ter escolhido Audácia? (Apreciem minha frase clichê, kisses). Os pensamentos em seus últimos dias como Abnegado. Seu conflito mental durante a sua Cerimônia de Iniciação. O que o levou a colocar sua mão cortada na pedra faiscante de Audácia quando seu nome foi anunciado O encontro inesperado com a última pessoa que ele achava estar viva e como cereja do bolo, granulado no brigadeiro (chega de gordice), sua repulsa crescente sobre os novos métodos da Audácia, desvirtuado sua filosofia original. E tudo mais que Four pensa e sente SENDO NARRADO POR ELE. Eu já mencionei isso? Opa. Se depois de tudo isto você continua aqui sem ter clicado no link do "LER" imediatamente, TÁ ESPERANDO O QUE?! Eu só lamento a tradução estar tão ruim, mas entre esperar ficar fluente e ler de uma vez, bem, eu não escreveria isso se tivesse escolhido a primeira opção. NOW, go read, GO.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com.br/2013/12/especial-livros-entre-linhas-free-four-the-transfer.html

Allison - @oallisonperin 05/09/2013

Primeiro e-book que me agrada tanto.
Não que de fato eu tenha lido tantos e-books quanto você possa imaginar. Na verdade, foram pouquíssimos. Ok, acredito que foram três. Então, não serei a lá um crítico muito bom quanto outros leitores que já degustaram inifitamente mais vezes dessa nova técnica de leitura. Nos parágrafos seguintes, opinarei com as minhas humildes palavras de um leitor comum. E acredite, sou um pouco suspeito para falar sobre algo relacionado a Divergent, pois eu simplesmente AMO tal distopia.

Li The Transfer em um dia, entre pausas de cochilos e estudos, outras leituras, acesso ao youtube e ao tumblr. Não que eu quisesse me distanciar. Acontece que a leitura, mesmo sendo inglês e ainda não sendo fluente em tal língua, fluia tão espontâneamente como ao ler algo em minha primeira língua. Foi uma leitura maravilhosa e, definitivamente, muito mais completa que outras leituras de contos que eu tenho lido.

O E-book narrado por Tobias conta sua rebelde opinião sobre sua vida de Abnegado e sua transferência para o compartimento Audacioso. Os conflitos que geraram o impulso de se mudar de facção, os motivos que fizeram ele escolher tal setor e, acredite, até mesmo a sua primeira paisagem de medo, a qual gerou o apelido conhecido aos redores do mundo: Four.

Eric também está presente, em um plano de fundo demonstrado com a mesma situação envolvendo Tobias. Além dele, vários outros garotos e garotas que passaram pela mesma circustância que anos depois Tris, Tobias's girlfriend, passará. A diferença é que Four é forte desde o início, e a marca profunda deixada não somente pelo cinto do pai, mas também pela sua mente fortemente estruturada, fazem dele um perfeito adolescente para entrar para as alas dos destemidos e bravos.

Um e-book digno de cinco estrelas, perfeitamente narrado, estruturado e completo... emocionante, eufórico e passional. Um prato cheio para algumas horas.
Lore 29/09/2013minha estante
Tem como você me passar esse ebook? Você comprou ou baixou em algum site? Preciso muito ler ele!

Jaqueline 06/12/2013minha estante
Também to louca por esse livro!!!

letscarv 14/12/2013minha estante
Você tem The Transfer - Veronica Roth em português? Se sim, onde posso achar pra download? Em inglês também serve, só encontrei em espanhol.