Manual Prático de Bons Modos em Livrarias

Manual Prático de Bons Modos em Livrarias Lilian Dorea




Resenhas - [manual prático de bons modos em livrarias]


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Fefa 26/12/2018

Com uma proposta irreverente e divertida, [manual prático de bons modos em livrarias] saiu do universo dos blogs para um livrinho de bolso caprichado. Ele reúne um compilado de causos que mostram um pouco do dia a dia de um livreiro. Algumas histórias já foram relatadas no blog da autora Lilian Dorea e outras inéditas dela e de livreiros de todo o Brasil também compõem a obra.

A ideia não surgiu do nada, Lilian trabalhou como livreira durante cinco anos e acumulou esses microcontos que nos abrem as cortinas para os atendimentos em livrarias. São situações inusitadas e muitas vezes hilárias pelas quais a gente nem imagina que uma pessoa possa passar.

Vou confessar que eu esperava mais do livro, porém, os “causos de bolso” me encantaram e acho que nunca ri tanto em uma leitura. A experiência foi como uma montanha russa, começou branda, depois dei altas gargalhadas, em seguida, acalmou e um causo ou outro me fez rir, mas jamais como da primeira vez.

❝[Xerox e Copiadora]
Freguês: Oi, você tem XEROX HOLMES?

[manual prático de bons modos em livrarias] tem uma oferta atraente, contudo, peca no tom arrogante de contar as histórias. Nós temos praticamente uma guerra de lados, livreiros contra freguesia. Talvez, uma pessoa que trabalhe numa livraria se identifique mais do que eu, freguesa, por exemplo. Não que eu tenha vestido o papel, apenas me incomodou a voz debochada da autora, que soou como se todo mundo devesse conhecer todos os autores e suas obras (lembrando que não custa nada levar tudo anotado, mesmo assim, ninguém é obrigado).

Por ironia ou não, acho importante frisar que certo conhecimento do universo literário pode ser requerido para o entendimento de algumas crônicas. Em outras, mesmo não se conhecendo autor ou obra, dá para pegar o sentido da “piada” e, ao final, você pode encontrar extras que trazem endereços de livrarias e sebos do Brasil, referências de sites e blogs dedicados a livros e indicações de livros que falam de livros (apesar do Manual ter sido publicado em 2013, muitas recomendações ainda podem ser encontradas).
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@livrodegaia 19/03/2018

Vocês sabiam que Emily Brontë escreveu Crepúsculo? hahahaha

"Manual Prático de Bons Modos em Livrarias", de Lilian Dorea, foi minha penúltima leitura de 2017. Lilian, que trabalhou como livreira, manteve um blog homônimo onde narrou os atendimentos mais "WHAT THE FUCK?!" que fez ou que lhe foram relatados por colegas de serviço, e posteriormente as histórias foram reunidas em livro.

Sempre tive curiosidade em saber como é trabalhar em uma livraria, terreno fértil para os amantes da leitura. Atender leitores de todos os tipos, trocar indicações, saber o que andam lendo e o que gostam de ler... Papo raro no nosso país. A maioria das pessoas desconversa ou lança um olhar hostil quando esse tipo assunto é introduzido nas rodas de conversa. Sinto que em um país onde 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro, falar sobre literatura é quase uma ofensa pessoal. É como se uma pessoa dissesse "gosto de ler" e o não-leitor ouvisse "sou intelectualmente superior a você", o que é uma babaquice. Leio para tentar melhorar como pessoa, para conhecer outros mundos, lugares, épocas e culturas, para ser mais empática, para viver situações e passar por experiências que não seriam possíveis de outro modo. Leio para viver várias vidas em uma. Leio porque gosto e porque assim sou mais feliz. Só isso, e o que vier além disso é lucro.

Somos passíveis de erro, ninguém é obrigado a saber ou lembrar de tudo e nem está livre de falar bobagens, mas tudo tem limites... Dizer, por exemplo, que Emily Brontë escreveu Crepúsculo, que Clarice Lispector é escritora de livros espíritas e de autoajuda, que Jane Austen escreveu "Desejo e Reparação"(?) e Dostoiévski "Persuasão" é ultrapassar todos eles. Seria o mesmo que dizer que Anitta é uma cantora gospel e que Fábio Jr. só se casou uma única vez. hahaha

E é com esse bom humor que a autora revela os diálogos mais bizarros que já travou com clientes, compartilha curiosidades e dá dicas. É um livro gostoso, engraçado e perfeito para passar o tempo em salas de espera, transportes coletivos e filas. A hora passa voando de forma prazerosa e divertida. O único perigo é ter um ataque de riso (especialmente com a história compartilhada por Diogo Machado), mas quem liga para isso?

IG: livrodegaia
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Luciana 17/03/2018

Para ler e rir um pouco!
Apesar de uma leve pretenção da escritora, o livro é fácil de ler, e divertido, abordando o dia a dia de uma pessoa que se dedica a vender livros numa livraria grande!
Marquei vários trechos bem divertidos, então é um livro estilo ?sessão da tarde?...Gostoso de ler!!
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@plataformadolivro 14/01/2017

Grifei num vídeo - envio para grifeinumlivro@gmail.com
grifeinumlivro.tumblr.com
trocandolivros.com.br
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Claudinha Belem 23/12/2016

Livro leve
Livro leve e engraçado, vale muito a leitura para abstrair entre um tumulto e outro do dia a dia! Carreguei na bolsa e amei!! ?
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Simone de Cássia 29/10/2016

Muito bom esse livrinho... como um "financier"...a gente olha e acha que não vale muito, mas quando experimenta não pára mais de querer... rs rs Nota "A", de "alegre"!
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Carolina 20/09/2016

Trabalhar em livraria é para poucos
Com ótima escrita, bom humor e sarcasmo, a autora nos faz refletir como o livreiro tem um papel importante na livraria. Passei a admirá-los muito mais. Recomendo!!!
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Ana 19/09/2016

Divertidíssimo!
Leitura rápida e extremamente prazerosa!! Me arrancou várias gargalhadas!! E a edição é uma fofura!!
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GeL 14/01/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros
Qualquer ambiente de trabalho que tenha que lidar com o publico é preciso ter muito jogo de cintura, mas confesso que sempre considerei o livreiro trabalhando em uma especie de paraíso. literário. Sempre imaginei que deve ser algo maravilhoso com aquele cheirinho de livros no ar,aquela paz e tranquilidade de uma biblioteca. Mas vejo que nem tudo é um mar de rosas,nem mesmo para eles. Cheguei a me perguntar se tais relatos eram mesmo verdadeiros, mas então me lembrei que como moderadora de um grupo de leitores no facebook, percebi que bom senso falta a muita gente e que sim as vezes nos deparamos com as situações mais sem noção.



A autora conta com muito bom humor os causos em que é preciso muita paciência e nos mostra o outro lado da moeda em uma livraria. Me peguei gargalhando muitas vezes e tive que ler em voz alta alguns trechos para membros da família. Acho que eles ainda não se acostumaram com as minhas reações durante uma leitura.

Fregues: Moça eu gostaria de alguma indicação de livro pra ler.
Livreira: Hum, certo. O que você gosta de ler?
Fregues: Hum... Não sei te dizer.
Livreira: Qual foi o ultimo livro que você leu?
Fregues: Não lembro.
Livreira: Você já leu algum livro na vida?
Fregues: Já.
Livreira: Qual?
Fregues: Não sei.
Grilos: Cri Cri Cri

Fiquei aliviada em não me ver representada ali, minto, tirando as vezes que me esqueço tanto o nome do livro quanto do autor. Não é possível que eu me lembre de todos os livros que eu desejo, mas sempre tinha outras informações relevantes para ajudar o vendedor. Depois desse livro vou ser mais solidária, comprei até um caderninho para deixar na bolsa com anotações dos livros que me interessam. Há uma parte onde ela classifica os tipos de fregueses, acho que me encontro entre o Amigo e o Dibowie/Tranquilão. E vocês, em que tipo de fregueses se encaixam?

O livro é um coisinha fofa, eu tinha visto apenas uma foto na internet e quando o tive em mãos me surpreendi. Ele é do tamanho de um pocket, recheado de ilustrações. Uma edição linda, as paginas são de papel couchê ou similar,uma textura deliciosa de encher os olhos de qualquer leitor, a editora caprichou e estão de parabéns.

Quando fui atras desse livro ocorreu um fato interessante já que me encontrava na situação de fregues VS livreiro. Eu fui com o intuito de dar de presente, o vendedor estava ocupado arrumando uns livros e ele era o único que eu tinha visto na livraria. Perguntei se ele poderia me ajudar, odeio atrapalhar vendedores, mas eles estão ali para isso né? Falei o nome do livro e ele riu, senti um tom de deboche quando ele disse que aquele livro era mesmo necessário, me pareceu que ele não conhecia o livro. Pensei, será que isso foi comigo? Impressão ou não ele não devia estar um bom dia pois notei a má vontade. Quando me vi com aquele livro tão fofo em mãos me peguei querendo um também e só tinha dois e antes que eu pudesse dizer para o vendedor que tinha o interesse em levar os dois ele colocou o outro livro no bolso do avental dizendo que iria levar um para ele. Fiquei com aquela cara de tacho pois ele saiu andando sem perguntar se eu precisava de mais alguma coisa. Achei melhor deixar pra lá. Na hora de pagar a moça do caixa sorriu e mostrou a colega ao lado que juntas riram (tinha ali uma piada interna claro).


Bem... a pessoa que ganhou o livro gostou muito, não perdi meu tempo e me dei de presente um exemplar. Adorei as dicas de sites, blogs, sebos, livrarias e claro LIVROS.Recomendo muito e considero também ser um ótimo título para presentear os amigos leitores e porque não os não leitores também.

PS: Não se esqueçam de que livro esgotado e livro indisponível são duas coisas bem diferentes.Fica a dica.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2014/02/resenha-09-manual-pratico-de-bons-modos.html
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*Rô Bernas 22/11/2015

Livro delicioso que li em apenas uma tarde. Peguei para ler apenas uma ou outra história, me peguei rindo e só consegui parar no final. Sério, dei muita risada com as coisas absurdas (e que eu nem imaginava) que acontecem em uma livraria. O livro partiu da ideia do blog da Lilian Dorea, que leva o mesmo nome do livro, mas pelo que vi, não está sendo atualizado mais. :(. Nele, ela reuniu várias situações que aconteciam com ela, quando era funcionária em uma livraria, mas o blog fez tanto sucesso que vários livreiros começaram a lhes enviar também, enriquecendo ainda mais o livro com casos surreais.
Tem também a parte da vingança, onde os livreiros dão seus foras. Rá
Um livro que vale a pena ser lido para se divertir e para evitar dar alguns foras ao ir à livraria num futuro próximo, afinal ir sem saber o nome do livro ou do autor e saber apenas a cor da capa, não ajuda! E por incrível que pareça, isso acontece e muito! Se liga, ô!
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Cheiro de Livro 10/09/2015

[MANUAL PRÁTICO DE BONS MODOS EM LIVRARIAS]
Como boa rata de livraria já me divertia há tempos com o blog [manual prático de boas maneiras em livraria], sou daquelas leitoras assíduas que recomenda para os amigos. Quando vi que Hillé Puonto (Lilian Dorea) tinha transformado os deliciosos post em um livro ele entrou rapidinho na minha lista. Não só comprei um para mim com presentei amigos. Um detalha curioso, entrei em uma grande livraria ao acaso e pedi o livro, tive com resposta “temos sim e a autora trabalha aqui”. Com essa coincidência acabei tendo o livro autografado, assim como o que dei de presente.
O livro contem toda a graça que faz do blog um sucesso, ou seja, divertidas historias de quem trabalha em uma livraria, historias de clientes e de livreiros. Tudo isso acompanhado por comentários hilários. É daqueles livros que se lê em uma sentada, presente certo para quem gosta de literatura e frequenta livrarias.
Tenho que admitir que me reconheço em algumas situações, quem, que é frequentador de livraria, nunca entrou em uma e foi acometido por aquele branco e esqueceu o nome do livro e do autor, só lembra da cor da capa e se socorre de um livreiro para tentar lembrar de tudo?
O livro é dividido como um manual mesmo. Começa com os bons modos em livrarias, passa pelos causos, classifica os clientes, tem curiosidades e termina com um super serviço com endereços de sebos, blogs e livrarias. Em determinado momento até dá razão aos clientes, foi nessa parte que levei um susto. Como já disse, sou frequentadora assídua do blog e há milênios mandei um mail para a Hillé contando um causo meu com um livreiro desinformado, qual não foi minha surpresa ao ver minha história no livro (para os curiosos: é a sobre os heterônimos de Fernando Pessoa).
Esse livro é ótimo para os aficionados por livros. Tem até um tamanho ideal para levar na bolsa. Já é o meu presente numero um para amigos, que como meu, são grandes frequentadores de livraria. Sou eu tentando contribuir para a sanidade mental dos queridos livreiros.

site: http://cheirodelivro.com/manual-pratico-de-bons-modos-em-livrarias/
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Maria - Blog Pétalas de Liberdade 28/05/2015

Depois de ler o tenso Uma praça em Antuérpia, tudo o que eu pensava era que necessitava urgentemente de um livro de piadas, para desopilar o fígado e dar muitas risadas. [manual prático de bons modos em livrarias] não é um livro de piadas, mas poderia ser, caso não fosse um livro de histórias reais, e foi muito bom conseguir lê-lo pouco depois de Uma praça em Antuérpia.

Em 2011, a Lilian Dorea criou um blog chamado [manual prático de bons modos em livrarias], onde ela contava situações engraçadas que vivia na livraria onde trabalhava. O blog fez tanto sucesso que passou a receber relatos de outros livreiros do país. Em 2013, as histórias do manual se tornaram o livro que estou resenhando hoje. Como já conhecia e gostava bastante do blog, fiquei com muita vontade de ler o livro, finalmente consegui ele emprestado e valeu muito a pena poder lê-lo.

O livro é dividido em partes, com um manual propriamente dito do que não fazer em uma livraria, lista de sites e endereços de livrarias interessantes do país, além das histórias reais e hilárias de situações e diálogos muito loucos que ocorreram em livrarias (essa é a melhor parte). E não são só os fregueses que cometem gafes, tem também uma parte destinada aos casos de livreiros que não estavam em seus melhores dias.

Algumas situações são muito engraçadas, outras, menos; mas eu perdi a conta de quantas risadas eu dei ao longo da leitura. E não me contentei somente em ler em silêncio e rir, tive que ler em voz alta para os meus irmãos, como eles não são leitores tão viciados quanto eu, não conseguiam entender muito bem o que eu estava achando tão engraçado.

Fotografei os trechos que mais me fizeram rir (veja as fotos no blog se preferir):

https://c4.staticflickr.com/8/7783/17577128793_6fa362d71e_o.jpg
https://www.flickr.com/photos/126049541@N05/17577128793

Mas nada superou essa da Clarice! Levei um tempão para conseguir ler em voz alta sem rir:
https://c4.staticflickr.com/8/7734/18009880728_35c397d778_o.jpg

O livro tem ilustrações do Diogo Machado, que complementam os textos, deixando tudo mais divertido. A capa é linda, as páginas são de um papel diferente (que eu não lembro o nome), branco e liso, a diagramação está ótima: margens, espaçamento e fonte de bom tamanho.

[manual prático de bons modos em livrarias] é um livro que gostei muito e que recomendo, especialmente para quem é apaixonado por livros. O blog ainda existe, mas infelizmente não é mais atualizado, é legal poder acessá-lo e ler alguns casos, mas ter o livro em mãos e foleá-lo é ainda melhor.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/05/resenha-livro-manual-pratico-de-bons.html
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Lucas Mateus 19/02/2015

Por Experiência Própria.
Como livreiro, vi tudo o que já havia vivenciado, e ri ainda mais com essas "declarações". Um ótimo livro para ler uma história ou outra, mas já digo, se começou a ler, só vai conseguir parar de ler, e rir, quando chegar na última página.
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Aline 20/12/2014

Sem desmerecer os outros, esse foi um livro que valeu muito a pena ter solicitado no Plus. Recomendo não só pra quem quer rir muito da falta de noção e informação, mas pra quem é praticante natural da arrogância e da falta de educação nas livrarias dessa vida, pra que vejam que feio e que desnecessário é o seu modus operandi.
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Anny128 29/10/2014

Começou com a criação do blog [manual prático de bons modos em livrarias], em 2011. O que era para ser apenas um lugar para desabafos da livreira Hillé Puonto (pseudônimo criado por Lilian Dorea, inspirada na obra de Hilda Hilst) virou um sucesso!
Daí nasceu o livro de mesmo nome, uma coletânea das melhores histórias publicadas no mundo digital, acrescentado de passagens de outros livreiros, causos diversos e situações ocorridas também com os clientes das livrarias.
O livro é pequeno, dá para ler tranquilamente em apenas uma tarde. E por isso mesmo deixa um gostinho de querer conhecer mais histórias... A obra consegue te arrancar gargalhadas a todo momento. É até difícil acreditar na veracidade de algumas passagens, de tão obtusas que são. Mas, sabendo que não há limites para o ser humano, essas são as passagens que mais fazem a gente dobrar a barriga de tanto rir!
Ao final, também temos endereços de alguns sebos e livrarias, bem como dicas de sites que tratam de literatura. Um prato cheio para os loucos por livros!
De Alexandre Dumas a Osho, tudo pode ser motivo de confusão entre as estantes de uma livraria. Fica a lição para todos os clientes: quando estiverem à procura de alguma obra, levem ao menos o título do livro ou nome do autor. Se não der, pelo menos chegue com educação e carinho. Os livreiros agradecem!

site: http://www.leioeu.com.br/2014/10/manual-pratico-de-bons-modos-em.html
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