Dias de Sangue e Estrelas

Dias de Sangue e Estrelas Laini Taylor

Resenhas - Dias de Sangue e Estrelas

Ray 02/07/2021

Depois de trancos e barrancos durante a leitura, enfim terminei. Devo dizer que quase abandonei o livro nos primeiros 25%, pra mim, estava chato, enrolado, não tinha apego a quase nenhum personagem e nem expectativa pro futuro da trilogia, mas resolvi me forçar a continuar. Não que tenha sido uma experiência ruim a partir dali, porque começou a ficar mais interessante o enredo, só que ainda assim não foi um livro que me arrebatou. Do meio pro final, entramos num ritmo frenético e admito que gostei bastante disso. Planos lá, planos cá. Mortes ali, mortes aqui. Inclusive fiquei até triste com a morte de um personagem, enquanto torcia para outros morrerem (e morreram, ainda bem!). Houve uma cena, perto do final, que me deixou extremamente agoniada e me fazia querer lutar junto com a protagonista, ao mesmo tempo que queria abraçá-la e dizer que tudo ficaria bem, pelo menos ela já tinha quem fizesse isso. Seria doloroso ver ela lidando com todo esse trauma sozinha. E sobre o final, ele me deixou um pouco curiosa para saber o que vem aí, além disso, quero muito concluir essa trilogia que é tão bem falada. Não sei o que vem pela frente, não sou tão otimista ao ponto de achar que tudo vai dar certo rápido entre os serafins e os quimeras, especialmente entre Karou e Akiva. E como sei que o próximo livro é um camalhacinho de +500 páginas, estou em dúvida do que sentir, tomara que a Laini me surpreenda.
P.S: Ainda não consigo imaginar nenhum quimera, cabeças de leão, pata de animal, mão de humano, chifres, cervo-centauro. O que exatamente eu tenho que beber pra minha mente não bugar com isso? kkkkkkkkkkkkkk

Debora 27/08/2021

Potencial desperdiçado
A autora consegue criar um universo muito diverso do que estou acostumada a ver na maioria das fantasias.

Os dilemas enfrentados pelos personagens são interessantes, passei todo o livro questionando suas atitudes e pensando: "Será que eu agiria diferente se estivesse no lugar deles?".

O potencial da história é enorme, mas o ritmo do livro é lento, extremamente lento, todos os acontecimentos demoram a acontecer, deixando a leitura maçante.

Os personagens secundários são mal desenvolvidos e alguns acabam esquecidos no meio do livro.

A ação é quase inexistente e embora existam algumas surpresas e viradas no enredo, elas foram insuficientes para me empolgar.

Pedrous 28/09/2020

Os horrores da guerra
Nesse segundo livro da trilogia Feita de Fumaça e Osso, o clima se torna mais tenso, o ritmo mais lento e a história mais sombria.

A escrita da Laini continua divina como sempre, e apesar do livro ser mais lento, não achei ele chato em nenhum momento. Acho que esse ritmo foi o ideal para esse momento da história, em que vemos como uma guerra pode ser cansativa, sangrenta, visceral e imunda. Eu sentia o desespero, incerteza e exaustão da Karou em cada página.

Gostei que o começo dessa leitura me proporcionou a mesma sensação do primeiro livro de não estar entendendo nada. Alguns elemento novos são introduzidos na mitologia e alguns acontecimentos se deram entre o fim do primeiro livro e esse, mas não sabemos o que, e essas são coisas que a história vai nos entregando aos poucos. Eu particularmente amo a sensação de estar perdido numa história e ir me encontrando aos poucos.

Sobre o romance, novamente não me incomodou e achei muito bem trabalhado. Os personagens Mik e Zuzana receberam mais destaque e me conquistaram!

lucyintheskies 29/04/2022

AAAAAAAAAA
minha única reação no momento é querer gritar. como pode as coisas darem tão certo enquanto dão tão errado????? ZIRI EU ESCOLHI TE AMAR KAROU VC É O AMOR DA MINHA VIDA

geloodev 25/05/2022

Delicioso e cativante (muito bom socorro)
Simplesmente impressionante como a Laini Taylor consegue manter a história super interessante e com reviravoltas muito espertas e gostosas de se descobrir a cada virada de página. Claramente é um gigante avanço em comparação ao primeiro livro da série, e é muito delicioso estar envolvido nesta história super cativante e neste universo totalmente engajante e cheio de vida.

Uma ótima obra prima fantástica (em todos os sentidos da palavra), envolvente e apaixonante a cada novo capítulo, a cada nova cena dos diferentes pontos de vista. Totalmente recomendado se você, assim como eu, adora universos de fantasia envolventes, divertidos e com aquela pitada de medo e apreensão, que a Taylor faz de forma majestosa e bastante sincera. Claramente ela amou escrever este livro, e eu mais que amei ler também.

Lauraa Machado 13/10/2017

Poderia ter sido muito melhor
Muitas vezes quando eu vou escrever uma resenha, me pergunto o que faz um livro ser bom, o que me leva a escolher quantas estrelas dar para ele. Uma das partes mais importantes é se ele entrega aquilo que prometeu, mas a escrita também é válida. Os personagens, ainda que muitas vezes não façam tanta diferença para outras pessoas, são essenciais para mim. E, em relação a tudo isso, eu poderia dizer que esse livro talvez mereça cinco estrelas.

Mas eu simplesmente não gostei muito dele. A escrita da Laini Taylor é realmente ótima, porque ela explora emoções na narração, ao mesmo tempo que "brinca" com a ordem das palavras e dos acontecimentos sem se perder em nada. Isso é muito raro e muito incrível. O único problema é que às vezes ela explora as cenas demais. No primeiro livro, já senti que ela tinha feito isso algumas vezes, mas era só estilo e não chegou a roubar o ritmo da história. Nesse, infelizmente, não caiu tão bem.

A versão que eu li em inglês tinha 513 páginas, mas toda a história dele poderia ter sido escrita em 300 se a autora não tivesse perdido tanto tempo explorando personagens e acontecimentos desnecessários. É interessante ver o lado de uma quimera simples e no meio do nada, que não deveria ter nada a ver com a guerra? Claro. Mas quando chega no quinto capítulo dessa personagem - que no final das contas nem importa por razão alguma além de curiosidade, - fica chato. Teve um outro personagem que apareceu na história por um só capítulo, mas até esse poderia ter sido menor. Entendo a intenção dela de querer mostrar detalhes da vida de outra pessoa rapidamente, de uma pessoa que poderia ter passado despercebida, mas não funcionou para mim (como funcionou, por exemplo, no livro da Leigh Bardugo, Six of Crows).

Até cheguei a pensar que ela deixou muito a desejar na explicação de dois lados da mesma guerra, uma coisa que a Kiersten White fez maravilhosamente bem na continuação do livro Filha das Trevas. Talvez ter lido livros tão bons antes tenha me feito sentir a diferença entre eles e esse mais do que o normal.

Quem dera se essa fosse a única enrolação do livro. Até mesmo a história da Karou foi arrastada completamente. Eu imaginaria que em um livro com mais de quinhentas páginas, as coisas fossem mudar drasticamente comparando o começo ao fim, mas não. Até o primeiro livro, cem páginas menor, teve reviravoltas mais inesperadas e interessantes que esse. Aliás, se eu pudesse resumir esse livro, diria que ele é uma grande espera.

E, não, eu não quero ter que ler um livro inteiro desse tamanho para ter só acontecimentos realmente essenciais em uns três capítulos nas últimas cinquenta páginas. Não quero ter que passar por todas as páginas sentindo que não estou saindo do lugar.
E não foi nem questão de demorar para ler, já que eu terminei o livro em dois dias, em duas "sentadas". Ele continua sendo mais rápido e fácil de ler do que eu esperava, só foi chato mesmo.

O desenvolvimento dos personagens é muito bom ainda, principalmente da Karou, mas ele poderia ter sido feito em menos de cem páginas, principalmente porque, apesar do rancor dela e da culpa, eu senti quase o tempo todo que ela estava ignorando a mensagem que o Brimstone tinha passado para ela durante a vida inteira (não quero ser específica, mas né). Até entendo que ela precisava de um catalisador mais potente, mas me incomodei em ter que esperar mais da metade do livro para ele aparecer. Antes disso, ela ficou presa em uma vida sofrida e cativa que ela mesma cavou para si. E talvez essa seja a única incoerência para mim, como ela odeia quem já amou, mas se alia sem pensar a quem só a quer morta. Sem contar com o tempo todo que ela passa querendo se redimir sem pensar em paz. Se o Brimstone estava certo há dezoito anos atrás, ela não deveria ser do tipo de pessoa que aceita isso tão fácil assim, principalmente depois de tudo que viveu.

Mas cada pessoa reage a luto à sua maneira, então nem me incomodei tanto com o que ela sentiu, só com o tempo exagerado que a autora demorou para desenvolver isso, toda a situação dela. Com o Akiva, apesar de ele não ter saído muito do lugar também, foi bem mais rápido e lógico.

O final do livro tem suas cenas mais emocionantes e que realmente têm consequências diferentes para os mundos, mas nem consegui me animar muito, depois de ter passado tanto tempo esperando por qualquer cena mais interessante. Vou ler o terceiro em seguida, mas não porque estou animada, só por medo de desistir dessa trilogia se parar agora. Porque, realmente, o primeiro livro foi bom demais para a caída desse.

Aliás, aqui vai minha apreciação pela Zuzana e pelo Mik, oásis - quase literais, - nessa história toda. E, também, pela Liraz e pelo Hazael.
Andréa Araújo 16/10/2017minha estante
Eu adoro as tuas resenhas, adoro como passa realmente o que achou sem enrolação. Sério!

Roberta.Cristina 09/01/2018minha estante
Olá, estou doida para comprar esse livro! Tem interesse em vender?

Lauraa Machado 09/01/2018minha estante
Eu li em inglês, sinto muito! Além disso, eu amei o primeiro e o terceiro, então a trilogia é muito amorzinho para mim!

Ninigalai 14/06/2020

O livro é uma encheção de linguiça até uns 40 e poucos %, mas daí começa a ficar interessante e até faria valer 4 estrelas, mas acontece que tinham duas situações interessantes acontecendo e o narrador mudava a para cada situação todo capítulo - que não são longos - , ou seja, sempre no ápice de uma situação eles matavam minha empolgação, acontece que isso é um porre e sinceramente não sei como aguentei sáporra até uns 87%.
Enfim, é bão, mas nada mais.

MahElisabete 28/03/2022

Esperava muito mais
?SPOILER DO PRIMEIRO LIVRO!

Esse livro se passa logo depois dos últimos acontecimentos de Feita de Fumaça e Osso.

Karou conseguiu acessar o portal e agora está trabalhando com os quimeras, como ressureicionista, literalmente montando um exército.

O que me irritou foi que o livro inteiro só acontece isso. Ela ressuscitando corpos. Temos outros narradores também, com o Akiva e a Zuzana, mas nada de emocionante.

O final desse livro deu um gás pro próximo, e espero que seja bem mais agitado.

Laise 24/05/2020

Dias de sangue e estrelas
Um segundo livro muito bom, arrisco a dizer que gostei até mais que o primeiro.
Uma leitura rápida, muito interessante a forma como ela abordou a guerra e a relação entre os dois lados, e como ela construiu os tiranos à frente da batalha.
Também gostei de como tivemos diversos pontos de vista nesse livro, podendo acompanhar e entender melhor o que se passava em todos os lugares afetados pelos combates.

Saan0 09/04/2022

Eu amei
Eu amei esse tanto quanto amei o primeiro da série, pra mim, os dois tiveram vários movimentos importantíssimos e a história não ficou parada e nem foi arrastada. A Laini sabe o momento certo pra tudo, parece. O modo como ela descreve as coisas, as situações e pessoas.... ela simplesmente consegue fazer isso de um jeito perfeito e sem deixar cansativo. Eu amei. Simplesmente.
Vamos pra guerra!

Carol 18/10/2014

Exatamente como eu previa, muito melhor que o primeiro...
Eu adorei o livro "Feito de fumaça e osso", mas acho que ele demorou um tempo para engatar a segunda marcha e demorou muito para que nós conseguíssemos entender a história.
Em "Dias de sangue e estrelas" as revelações do livro anterior foram feitas e mudaram todo o rumo de Karou e Akiva. A garota-para-lá-e-para-cá está completamente devastava após a morte da sua família quimera e o anjo procura a rendição pelo seus erros, pela sua vingança.
Os dois estão separados e não há nada de romântico nesse livro, só lembranças do passado.
Akiva esta travando uma batalha interior, procurando a tão sonhada paz, mostrando aos anjos Ilegítimos que existem outra coisa além da vida de lhes ensinaram, da vida para qual foram criados por Joram, existe amor e esperança para os Ilegítimos também.
Novos personagens surgem na história e me encantei por Ziri, que conhecia Madrigal e foi contra a punição dela, seu caráter e sua índole são mostradas de forma tocante no livro e sua fidelidade pela nova ressureicionista Karou é tão grande do que a que ele tinha por ela em sua vida passada. A volta dos personagens Zuzana e Mik dão uma leveza e diversão a vida de garota do cabelo azul, que passa os seus dias criando um novo exército para combater os anjos, criando um novo exército para THIAGO, O LOBO BRANCO. Será que após 18 anos do assassinato da Madrigal o Comandante quimera mudou a sua postura, se tornou alguém melhor e se arrependeu do que fez?
Só lendo para saber huahua
Assim como no livro anterior Laini Taylor deixa as revelações bombásticas para o final e nos deixa morrendo de ansiedade para o fim dessa trilogia entre anjos e demônios.

diandrapruner 25/04/2017

Já começo avisando que Dias de Sangue e Estrelas definitivamente não é um livro alegre. Mas eu me pergunto, como manter expectativas felizes após o final de Feita de fumaça e osso? Muito difícil!
Nesse livro a autora nos mostra que todos os personagens tem o seu lado bom e seu lado ruim, e que todos contribuíram de alguma forma para o desenrolar dos acontecimentos. Os personagens estão mais melancólicos e sombrios, mais desconfiados e vingativos, até mesmo Karou mostrou diferentes nuances em sua personalidade, muitas vezes negativas.
Nesse livro o principal foco é a guerra. Karou conseguiu me surpreender ainda mais, já mostrava ser uma pessoa forte e independente, mas no momento em que descobriu que estava realmente sozinha, não fraquejou e mostrou que não é mais uma menina, e sim uma mulher. Não se deixou levar por sentimentos conflituosos em relação a Akiva, pelo contrário, usou isso como uma justificativa para de fato escolher um dos lados. Apesar das dificuldades e limitações, Karou foi determinada do início ao fim do livro, abrindo mão de tudo em prol da sobrevivência das quimeras. Adoro o anjo Akiva, mas sinto que Karou teve uma evolução maior e ainda melhor nesse livro, ofuscando um pouco o núcleo dos anjos.
Se existe uma coisa irritante numa história, é quando há um conflito grave ou até uma guerra (como nesse caso), e no meio disso tudo os personagens encontram tempo para viver um romance. E Laini Taylor conseguiu não seguir esse clichê. Como não admirar essa mulher?!
Os capítulos não são divididos apenas entre Karou e Akiva, novos personagens são apresentados e também muito bem explorados em apenas 448 páginas. Amo/sou Kiri!!! Senti que esse livro foi mais arrastado que o primeiro, mas creio que isso se deve ao clima obscuro da história, há muita dor e sofrimento e Laini (íntima) com sua narrativa genial me fez sofrer e sentir junto aos personagens.

isabela.bss 31/08/2021

Dias de sangue e estrelas
5/5?
Impecável. Simplesmente bom demais. Não consigo raciocinar direito ainda. Louca pra começar o próximo, mas não quero que acabe, de jeito nenhum.

ZUZANA, MIK E AKIVA EU AMO VOCÊS COM TODO O MEU CORAÇÃO ?

Lari 09/09/2021

Já quero devorar o próximo livro
Esse livro foi perfeito, em minha humilde opinião melhor que o primeiro.
Muitas coisas que não foram desenvolvidas no primeiro livro a autora consegue inserir na história de modo envolvente.
Com o surgimento do novos personagens e com novas perspectiva, a história fica casa vez melhor.
Meus pontos negativos do primeiros livro foram esmagados no segundo. Temos muito mais desenvolvimento da história da Karou e o Akiva, adjunto ao seu amor real, com culpa, dor, luta e a história que carrega por seu povo.
Um adendo: Meu coração dói pelo Ziri, e a Zuzana é PERFEITA.