Eu compro, sim!

Eu compro, sim! Pedro de Camargo

Resenhas - Eu compro, sim!

Gustavo 28/06/2021

Interessante
É um livro interessante, aborda bastante comportamentos fruto da nossa ancestralidade e que impactam na relação entre pessoas e consequentemente no consumo.

Carol 11/10/2020

Uma leitura legal se você conseguir ignorar alguns comentários desnecessários
...mas não espere nada incrível!

Esse livro estava na minha estante há alguns anos e até o momento não tinha me despertado muito interesse. Por um acaso, comecei a leitura sem muitas expectativas, gostei da linguagem fácil e segui lendo.

O autor fala sobre alguns fatores que podem influenciar nosso comportamento de consumo como a arquitetura e disposição dos itens na loja, a música de fundo, a organização do cardápio e o lado o vendedor nos aborda, por exemplo. Traz também assuntos como compras de alimentos, mercado da plástica, cartão de crédito, a prevalência da cor vermelha, as influências do clima e a incessante busca por novidades.

É possível tirar informações interessantes sobre o funcionamento do cérebro e suas influências no comportamento de compra, mas vai ser praticamente impossível passar por alguns trechos sexistas sem revirar os olhos - como "pra ser mulher tem que gostar de salto alto", oi? A ideia parece ter sido munir as mulheres "gastonas", o público alvo do livro, de estratégias para driblar os hormônios e fazer escolhas mais racionais, mas esses conselhos não caíram muito bem.

Apesar dos comentários sem graça, a leitura foi rápida e consegui tirar algo positivo. Porém, gostaria que as informações fossem mais aprofundadas. Seria melhor se o autor não tivesse focado tanto no comportamento feminino, e abordasse outras hipóteses como a influência da cultura, para contrastar com a visão evolucionista, que parece reduzir a questão a dois objetivos: reprodução e sobrevivência.

Eloi 20/09/2020

Uma boa desculpa
Como uma pessoa formada em marketing, pude perceber que a compra não é determinada somente por fatores emocionais, mas sim por fatores biológicos. Neste livro, Pedro de Camargo mostra os diversos fatores biológico que faz que compremos algo mesmo quando não saímos de casa dispostos a comprar. Ele dá exemplo de que uma mulher quando está menstruada tem o comportamento de compra totalmente distinto de quando ela não está e isto é um fator que deve ser levado em consideração por diversas marcas.

LIVROS RELACIONADOS:
1- O barato das compras - Pedro de Camargo
2- Marketing 3.0 - Phillip Kotler
3- Marketing em movimento

site: https://www.instagram.com/p/B5yJb5VprUv/

RayssaiGuedes 13/07/2016

Bobo e machista
Ok, pode ser que os hormônios nos estimulem a comprar mais mas o tema poderia ter sido tratado sem tanto machismo. Bobo e ultrapassado!

Livros e Citações 31/01/2016

"Você não precisa de coisas caras, de luxo nem de marca para provar seu valor!"
Autor: Pedro de Camargo
Editora: Novo Conceito
Páginas: 192
Classificação: 4.5/5 estrelas

Que atire a primeira pedra quem nunca gastou descontroladamente sem poder e depois bateu aquela onda de arrependimento. Pois é grande parte -se não todas- das pessoas fazem ou já fizeram isso. Vendo isso, Pedro de Camargo veio como um anjo em nossas vidas e nos explicou o motivo disso. E como podemos nos livrar dessas comprar desnecessárias. Junte isso a um pouco de comédia e terá Eu Compro, Sim! Mas a Culpa é dos Hormônios…

Depois de estudar o assunto e fazer várias pesquisas, Pedro nos expõe em sua obra várias explicações do por quê do consumo desenfreado. Ele explica os vários motivos de capítulo a capítulo e o mais legal de tudo: ao fim deles nos dá várias dicas para evitar as compras. Amei todos os fatos e dicas abordadas em Eu Compro, Sim!, mas dentre todos vou destacar os que achei mais interessantes.

A felicidade no ato da compra na verdade não está no produto em si, mas na experiência da compra. Sim, nós nos contentamos apenas pela expectativa de algo novo. Dessa forma, podemos evitar a compulsão de comprar algo caro comprando algo mais barato e que nos deixe com a mesma sensação (ótima dica, não?)

"A felicidade está nas pequenas experiências e não nos grandes produtos."

Além da nossa grande vontade de comprar, também somos influenciados pelas estratégias de marketing que existem por aí. Um exemplo disso – que eu nunca havia percebido – são as lojas e supermercados: quando estão lotados os funcionários colocam músicas altas e agitadas para que possamos comprar com mais pressa e sem pensar. Assim, gastamos dinheiro e vamos embora logo para que outros possam entrar e fazer o mesmo. E quando estão vazios, músicas lentas são colocadas para que passemos muito tempo e compremos muito!

Pedro abre nossos olhos para essa e várias táticas utilizadas por vendedores. Uma vez que as descobrimos seremos mais críticos na hora de fazermos compras. O autor explora todo seu conhecimento sobre o assunto e faz o máximo para passar aos leitores usando de até mesmo experiências pessoais. Uma narrativa descontraída que te ensina o que fazer para não gastar tudo que nos sacrificamos para conseguir em poucos segundos.

Depois de todas as explanações sobre o motivo de gastarmos tanto pensei “Eba! Finalmente poderei gastar e colocar a culpa nos meus hormônios”. Porém, infelizmente Camargo nos mostra que a consciência é o bem mais precioso que temos e assim, devemos usá-la o máximo possível (adeus comprinhas). Portanto, ao saber o que há por trás das compras e as táticas utilizadas pelas empresas teremos outro olhar na hora que estivermos prestes a fazer algumas compras.

"Você não precisa de coisas caras, de luxo nem de marca para provar seu valor!"

Resenha por: Gabriela

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Tauana Mariana 28/08/2015

Hormônios ...
Sobre o livro:

Sim, eu adorei a leitura do livro. Contudo, no entanto, não gostei muito do posicionamento machista do autor. Em vários momentos me senti um tanto quanto ofendida por ser mulher e considerada uma consumidora compulsiva alienada.

Por mais que as reflexões, em sua maioria, se tratavam de ações e efeitos no ser humano em si, independente do gênero, Pedro Camargo escreveu o livro para as mulheres. Pior, escreveu para mulheres como a esposa dele, que compra roupas e depois diz que pegou emprestado da irmã. Num dos trechos, o autor comenta:

Faça sua tabelinha, acompanhe seu ciclo menstrual e saia para fazer compras de perfumes, roupas, joias, cosméticos e serviços de beleza fora do período de ovulação p. 101.

Oi? Como assim? Eu não vou fazer tabelinha alguma ou ficar acompanhando meu ciclo menstrual para não gastar. O dinheiro é meu e eu gasto com o que e quando eu quiser. Dá a entender que o autor leva em consideração uma velha premissa do consumo > o homem ganha o dinheiro, a mulher gasta. Mas as coisas mudaram, os tempos mudaram meu caro.

Outro erro, ao meu ver, é generalizar as ações de compra feminina como se todas as mulheres tivessem em seus armários 19 pares de sapatos. Bom, eu me identifiquei muito mais com os hábitos de consumo do autor (que adora comprar livros), do que com a mulher louca que ele pinta. Claro, eu me identifiquei quando ele falou em cremes de cabelo e chocolate, mas mesmo assim, parece meu pai reclamando dos gastos da minha mãe quando os dois eram casados.

Outra incoerência foi que, lá pelas tantas, o autor comenta que ele não quer que as mulheres utilizem os conhecimentos do livro para justificar suas compras. Oi? Dá uma olhada novamente no título do livro: Eu compro sim! Mas a culpa é dos hormônios. O próprio título do livro é uma desculpa. Coerência amigos, coerência.

Bom, mas nem tudo é tragédia. Com a leitura eu descobri muuuita coisa legal. E o melhor, a maioria das argumentações do autor são embasadas em pesquisas.

Entre as descobertas, o que mais me chamou a atenção foi:

> Nosso cérebro é ancestral. Ou seja, a sociedade se desenvolveu em uma velocidade que o cérebro não conseguiu acompanhar. Logo, nossas ações ~incluindo nossas compras ~ são baseadas, inconscientemente em dois objetivos: sobrevivência e reprodução. Sim amiga, quando seu namorado compra aquele carro novo vermelho, ele quer reproduzir (inconsciente e conscientemente, claro).

Reprodução e sobrevivência são os grandes motivadores das ações humanas. São as bases de todo o nosso comportamento biológico p. 104.

> Dinheiro traz felicidade, mas até certo ponto.

> Quando compramos, o nosso organismo libera dopamina, que nos provoca prazer. Contudo, há um problema: a dopamina só é liberada na pré-compra e a compra. Depois, tudo perde a graça.

Dopamina é um neurotransmissor (agente químico que faz a comunicação entre as células nervosas) que tem como função estimular o sistema nervoso central. [...] Verdade é que a dopamina é um neurotransmissor que ativa o centro do prazer em certas partes do cérebro e, por isso, nos induz ao vício, que é nada mais nada menos do que a vontade de repetir uma experiência gratificante p. 33.

> Vitrines, obviamente, liberam dopamina.

> O “cérebro decide pela compra de um produto milésimos de segundos antes que você tenha consciência disso”.

> Músicas e cheiros alteram o nosso modo de consumir.

> “Adultos comem mais quando estão na presença de outras pessoas do que quando estão sozinhas”.

> Existe uma tática chamada “engenharia do menu”.

> “Um estudo mostra que a mulher tende a ler mais do que os homens”.
> “Desenvolveu-se em nós um cérebro ávido por informações que, quando as obtinha, ativava o centro de recompensas, inundando-se de dopamina e de uma sensação de prazer”.

> Quando você for fazer um pedido a alguém, fale no ouvido direito.

> Quando comemos chocolates, o nosso organismo libera endorfina (diminui a dor e o estresse), serotonina (melhora o humor), feniletilamina (produz excitação e alerta, também conhecida como a droga do amor) e dopamina (que produz bem-estar). Mas todos esses efeitos acontecem apenas nas mulheres. Os homens nunca vão entender o poder do chocolate.

CAMARGO, Pedro de. Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios.... São Paulo: Novo Conceito, 2013.

Elis 20/06/2015

Esse é um livro impressionante, interessante e muito benéfico para nossa vida financeira kkk. Nele o autor mostra através de exemplos reais e nada complexos como funciona nosso organismo no ato de consumir e como as empresas se aproveitam de fatores como luz, cheiro e até audição para obterem seus lucros. Eu gostei de como ele utilizou de estudos científicos para embasar suas teorias e de como comprovou usando atitudes suas e de membros da própria família, fazendo com que o leitor se identificasse com pelo menos uma das situações descritas. Eu gostei muito dos capítulos: "Cartões de crédito e débito engordam você" e "O doce pode melar sua poupança, engordar você e emagrecer seu bolso", acho que todo mundo que tem cartão de crédito e ama doce (como eu) deveria ler.
Embora o livro seja muito voltado ao mundo feminino e sabemos que homens também consomem e são tão vítimas dos hormônios quanto as mulheres, vale a leitura porque será muito útil na hora de controlarmos nossas finanças.

Juliana 25/08/2014

Um novo olhar.
O livro trás uma visão interessante sobre como o nosso corpo e ações involuntárias definem nossos hábitos de consumo. Tudo em busca do prazer efêmero, mas totalmente ligado à reações químicas. Nos mostra como estarmos atentos à essas "armadilhas" e gatilhos que nos envolvem nos impulsos consumistas. Bastante útil!

Literatura 24/06/2014

A culpa é minha!
“Se fôssemos realmente racionais em nosso comportamento econômico, como prega a economia comportamental, não veríamos o menor sentido em gasta com algo que sequer usamos.”(pag 12)

Mais um da série: eu leio nacionais. O autor é Pedro Camargo, o qual tive o privilégio de trocar algumas palavras e lhe dizer que minha namorada iria adorar seu livro. Ele disse: serve para todos, homens e mulheres.

E sim, ele estava certo. Tudo que se aplica no livro, serve para todos.

Existem muitas coisinhas que vemos por uma promoção, ou mesmo algo que queremos para o momento e vamos lá e compramos. Parcelamos em “mil” vezes só para ter aquilo que talvez você só vá usar uma, duas ou três vezes. Por coisas supérfluas nos enroscamos em dívidas e esquecemos do essencial.

Pedro Camargo trouxe, de suas experiências e estudos, um guia para todas as pessoas, sejam ou não consumistas. Ele usa, às vezes, termos mais científicos, mas, mesmo assim, com todos os dados apresentados, a leitura é tranquila e por vezes até engraçada quando nos deparamos com nós mesmos em algumas situações.

A leitura é sempre recomendada para quem precisa mesmo se policiar (só as referências bibliografias dão 13 páginas, gente), valendo para homens, mulheres e adolescentes. Sim, toda e qualquer faixa etária. Capinhas de celulares aos montes para um aparelho? Jogos e mais jogos para brincar uma vez e largar no canto? Compras abusivas de coisas sem muito uso no supermercado? Roupas demais no armário? Sair de mãos cheias de sacolas de dentro de um shopping?

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-eu-compro-sim-a-culpa-e-minha-por-isso-a-coloco-nos-hormonios/#.U6ov2_ldUn4

F. S. Galindo 28/05/2014

A culpa é minha, por isso a coloco nos hormônios
"Se fôssemos realmente racionais em nosso comportamento econômico, como prega a economia comportamental, não veríamos o menor sentido em gasta com algo que sequer usamos."(pag 12)
E sim, ele estava certo. Tudo que se aplica no livro, serve para todos.
Pedro Camargo trouxe, de suas experiências e estudos, um guia para todas as pessoas, sejam ou não consumistas. Ele usa as vezes termos mais científicos, mas mesmo assim com todos os dados apresentados, a leitura é tranquila e por vezes até engraçada quando nos deparamos com nós mesmos em algumas situações.
A parte da culpa ser dos hormônios quer dizer que sempre deixamos nos levar por certas “ofertas”. Gente, sou comerciante, entendo o que querem dizer com “ofertas”, mas o modo como são colocas em vitrines, sites, aqueles “compre com apenas um clique”, suas facilidades com parcelamentos... os hormônios ficam a mil. Eles querem aquilo mais do que acha que pode precisar.
Como eu disse, a leitura tem termos técnicos, pois é impossível não ter, já que o próprio autor tem um forte currículo em Neuromarketing e Biologia do Comportamento do Consumidor, mas é envolvente e cheia de amarras do dia a dia em que todos passamos sem perceber, desde a Coca Cola gelada ao invés da Água, as compras de valores extremos.
A diagramação é boa. Não tem o que falar mal da Novo Conceito. A capa traz a reflexão mais feminina, dos gastos desnecessários com roupas, sapatos e acessórios, mas não se enganem com a capa: o livro serve a todos, como um prato barato, mas cheio de nutrientes.

Mallu 26/01/2014

Muito interessante!
Para quem pensa que é um livro de autoajuda, se engana. "Eu compro, sim!" é o resultado de uma grande e interessante pesquisa realizada por Pedro de Camargo. Só de referências bibliográficas são 13 paginas, dá pra acreditar?!

O Pedro de Camargo tem um currículo e tanto quando o assunto é Neuromarketing e Biologia do Comportamento do Consumidor (eu não fazia ideia da existência dessa área nas ciências). Eu adorei a maneira como ele guiou o desenvolvimento do livro porque deve ser uma tarefa difícil apresentar uma série de dados sem que a leitura fique chata.

O livro é dividido em capítulos curtos e alguns títulos são bastante divertidos. Nos primeiros é dada uma introdução sobre como funciona nosso cérebro, porque é tão difícil economizar, porque nos focamos em gastar tudo o que temos agora sem pensar no futuro e questões como essas.

Para mim, foi uma leitura rápida e deliciosa. É um livro bem inteligente e eu aprendi uma série de coisas que com certeza vão me ajudar a poupar dinheiro e me controlar na hora das compras (principalmente se o produto for livros).

O que mais me chamou atenção, foi saber como a música que toca na loja tem influência direta na hora da compra. A música pode liberar o hormônio dopamina, excitando o sistema nervoso e tirando todo o nosso controle sobre o consumismo.

Quando o supermercado está vazio a música, mesmo que baixa, é calma, para que você aja vagarosamente e compre mais. Em contrapartida, quando o local está cheio, como em dia de pagamento, a música é sempre acelerada, para que você e as outras pessoas que nele estão tenham ações rápida, escolham rápido, comprem rapidamente e saiam rapidamente para dar lugar a outras pessoas que querem entrar.

E sabia que quando o vendedor fala com você através do ouvido direito, as chances de você ser convencido a fazer uma compra é muito maior? Que os sons da fala (pontuação, acentuação e entonação) também fazem parte da influência? Que o clima (umidade, temperatura, etc) tem bastante efeito sobre o nosso humor?

Mesmo tendo foco nas mulheres, o livro também trás uma explicação sobre como funciona o sistema de compra nos homens e também nos adolescentes e jovens. Posso garantir que é uma leitura que vale muito a pena. Esclarece bastante e ajuda a nos prevenirmos dessa alienação do consumismo também.

“A sensação de prazer acontece antes da compra, na expectativa de ter algo, e quando estamos inundados de dopamina. Depois dela, ou assim que compramos algo, essa substância cai drasticamente, e muitas vezes nos arrependemos da compra.”

Recomendo essa leitura para quem se interessar nessas curiosidades. Não é entediante, pelo contrário, por diversas vezes eu ri por me identificar com a situação narrada. A diagramação da Novo Conceito, mais uma vez, não está deixando a desejar. A página é amarelada e a letra tem um tamanho agradável. É só você se acomodar num sofá, poltrona ou cama e pronto! Leitura confortável garantida!

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/12/resenha-eu-compro-sim.html

Vanessa Sueroz 13/01/2014

Neste livro vamos conhecer os consumistas de plantão com Pedro Camargo. O autor é consultor em Neuromarketing e tenta nos explicar e nos ajudar como deixar esse fascínio pelas compras para lá e ter mais dinheiro no bolso.

O estudo diz que muitas vezes compramos coisas por impulso, mas quando digo impulso é impulso mesmo. Dizem que algumas pessoas são tão fanáticas que não podem passar perto de uma loja e ver alguma coisa legal que compram, muitas vezes sem saber para que vão usar, sabendo que nunca vão usar ou não tendo onde guardar, e claro, geralmente essas pessoas nunca tem dinheiro sobrando para uma compra dessas.

Quantas mulheres já não compraram roupas e sapatos que nunca usaram só porque era bonito? Ou porque iria emagrecer para usar? (Ainda bem que não me encaixo nisso)

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/eu-compro-sim/

Larissa Gunia 11/12/2013

Pedro de Camargo é um consultor em Neuromarketing e biologia do comportamento do consumidor, através de muitas pesquisas e bastante estudo o autor nos explica de uma maneira divertida como combater nosso consumo ao fazer compras.
Muitas vezes compramos algo sem nem ao menos pensar, como por exemplo, ao comprarmos uma camiseta por compulsão e ela ficar guardada durante anos no guarda-roupa sem nunca ser usada.
Calma, a culpa não é completamente nossa por sermos seres humanos compulsivos e sim dos nossos hormônios, dos vendedores e até da música que estamos escutando enquanto compramos.
"Vá dar uma volta, até para refrescar a cabeça, e compre algo para si, mas não leve o cartão de crédito. Apenas um pouco de dinheiro para alguma coisa simples, que a fará feliz,
ainda mais bonita e trará sua autoconfiança e estima de volta. Você não precisa de coisas caras, de luxo nem de marca para provar seu valor!

Pedro nos fala de quando estamos com o humor totalmente para baixo e acabamos descontando, ou melhor, gastando nosso cartão de crédito em produtos para que possamos se sentir melhor, e não é que isso é verdade mesmo?

O livro também aborda questões da vaidade, algo que acontece com a maioria das mulheres quando vão a uma loja e vejam a vendedora com lindos cabelos, corpo, pele... e decidem comprar a mesma roupa, maquiagem e sapato que a vendedora está usando.
A dopamina é um grande perigo para nós, pois ela é um neurotransmissor, agente químico que faz a comunicação entre as células nervosas, que tem como função estimular o sistema nervoso central, ou seja, a dopamina é algo que estimula o nosso cérebro a comprar/beber/comer mais do que o necessário.

Nós compulsivos, não podemos cair na conversa de qualquer vendedor, quem nunca ficou encantado com a voz melodiosa de um vendedor? pois é, isso é uma armadilha para nossos ouvidos e dinheiro, pois a voz do vendedor faz com que ficamos influenciados a comprar algo através de pura emoção. Também não podemos nos deixar cair por suas histórias, através de uma pesquisa quando lhe é contada alguma história, a possibilidade comprar mais produtos é maior do que uma venda rápida, dura, seca e sem papo.

Não vamos nos deixar cair por estas armadilhas, mas caso comprarmos bastante livros já sabemos onde colocar a culpa... Nos hormônios é claro.

Solicitei esse livro com o intuito de comprar menos, pois sou compradora compulsiva e os vendedores da livraria me amam.
Gostei bastante da escrita do Pedro de Camargo, pois o autor nos explica tudo o que acontece com nosso cérebro enquanto estamos comprando e o que devemos fazer para não gastar compulsivamente nosso dinheiro. O livro é dividido em bastante e curtos capítulos fazendo a leitura se tornar rápida.

As dicas do Pedro são ótimas, mas muitas coisas tive que discordar, uma delas é virar-se quando o vendedor for falar em sua orelha direita (?). Achei que o autor exagerou em algumas coisas e isso foi o que fez o livro ter se tornado um pouco fraco. Mesmo assim ele me ajudou em algumas coisas e diminui meus gastos com livros.

Agradeço a editora parceira Novo Conceito por ter me mandado esse livro para resenha.
Recomendo a todos os compradores compulsivos!

site: http://assuntosobrelivros.blogspot.com.br/2013/12/eu-compro-sim-mas-culpa-e-dos-hormonios.html