O Preço De Ser Diferente

O Preço De Ser Diferente Mônica de Castro

Resenhas - O Preço De Ser Diferente

Tiffa. 31/05/2024

Esse livro espírita, me causou muita revolta.
Tem inúmeros gatilhos, e acontecimentos fortes, então recomendo cuidado em sua leitura.

Acompanha a história difícil de Romero, um jovem homossexual, e todo o preconceito que viveu, a fase de própria aceitação e a rejeição dos pais e das pessoas.

Realmente é preciso ter muita coragem para ser diferente.

16/04/2024

Neste livro, a sociedade é mostrada como realmente é, com todo o seu moralismo e crueldade para quem não o segue. O preconceito é realmente muito intenso e não só para Romero e sua sexualidade, mas também nas outras esferas, como no caso de Noêmia, que partilha do pensamento que mulher deve sempre seguir as vontades do marido, mesmo reconhecendo que ele está errado. Isso deixa claro que o preconceito no meio familiar pode causar uma dor ainda mais forte. Embora essa ideia tenha mudado com o passar dos anos, mas algumas formas de agir estão tão enraizadas na cultura que muitos dos ?diferentes? ? cor, classe social, religião, etc. ? não conseguem se aceitar e acabam sofrendo com isso.

Por fim, achei uma experiência válida, não só em relação à homossexualidade, mas em vários outros pontos abordados no livro. Se a sociedade não se conscientizar que todos somos singulares em algum aspecto, faremos com que muitas pessoas paguem caro ?O Preço de Ser Diferente?.

Kauany198 06/03/2024

Um gênero que nunca tinha lido.
É o primeiro livro espírita que leio, e achei bem interessante pq nunca tinha lido algo parecido, não espera nada e a história me prendeu bastante. Os personagens são cheios de camadas e alguns são uns amores.

Tem que ter uma mente mto mto aberta e forte, pq o livro é cheio de gatilhos.
Abusos, pedofilia e outros...

Eu particularmente não conseguiria perdoar as várias situações citadas, pra mim é uma coisa sem perdão, isso só mostra como meu espírito ainda não ta bem evoluído.

A parte q retrata o espiritismo é maravilhosa.

fabi_spredemann 15/02/2024

Ser direito
Um livro maravilhoso e emocionante que envolve muitas questões sociais e que mostra que ser direito não tem nada a ver com a sua forma de amar e sim, com o seu caráter, sua honestidade.

Fico pensando? como seria o mundo se algumas das situações que acontecem no livro fossem hoje em dia? ??

Nika.616 21/10/2023

?Amor da minha vida?
Amo mais que tudo, tem protagonistas ótimos, um enredo maravilhoso, um desenvolvimento impecável e um final magnífico, sem duvidas é um dos meus livros favoritos

Carla.Parreira 02/10/2023

O preço de ser diferente
Eis alguns trechos: ??Natural, para mim, é fazer tudo aquilo que o coração manda, porque o coração jamais engana ninguém?
Para me assumir, não preciso me expor, até porque não tenho necessidade de ter a aprovação de ninguém. Eu me assumi porque aceito o que sou e não me sinto nem culpado nem uma aberração. Sou apenas diferente em uma particularidade, o que não significa que seja melhor ou pior do que ninguém?
Só se desvirtua dos ensinamentos de Deus quem não consegue amar. Para mim, a única lei que é eterna e verdadeira é a lei do amor. A partir daí, tudo o mais é conseqüência. Quem ama compreende, ajuda, não critica, não rouba, não inveja, não mata, não fala mal. É isso, para mim, é o que conta no ser humano. Não importa se homem ou mulher, hétero ou homossexual, branco ou negro, rico ou pobre. Cada um vive o que tem de viver, e ninguém vive de forma errada. Vive o que precisa. E o que precisamos é sempre o melhor para nós. E o melhor, seja o que for, é o que vem para nossas vidas?
Todo mundo vive e todo mundo aprende. Quem faz o mal sempre tem a oportunidade de repensar o que fez e de refazer sua atitude. Mais cedo ou mais tarde, todos acabam acertando. Mas ninguém, jamais, é castigado. Deus é bom demais para pensar em castigos. O que ele nos apresenta são as oportunidades que a vida põe a nosso dispor. Cada um aproveita o que quer, na medida do que pode? Dizer a verdade é muito fácil. o que complica é a mentira. Para mentir, precisamos inventar uma historia e memorizá-la, para que sempre a contemos do mesmo jeito. Você não precisa tomar cuidado para não cair em contradição, o que sempre acontece com a mentira. Porque mentir até que é fácil. Difícil é sustentar a mentira?
Só seremos inteiramente livres quando nosso coração não se confranger mais diante das lembranças. No dia em que pararmos e olharmos para dentro de nós mesmos, evocando recordações de tempos idos, e isso não nos incomodar, aí, sim, já teremos nos libertado e estaremos prontos para viver novas experiências em outros mundos?
Amor é um sentimento, não uma equação que deva ser resolvida à base da lógica. Fulano é um bom rapaz, logo é digno de ser amado. Já o outro não é, portanto não merece o amor. Para amar, basta sentir. Só isso. Não é preciso explicação nem justificativa nem motivo. O amor é simplesmente o amor?
Tudo está certo na criação de Deus, e todas as coisas que existem no mundo trabalham em favor de nosso crescimento. A vida dispõe de muitos métodos para nos auxiliar, cabendo a nós optar por aqueles que mais se adaptam a nosso propósito??

Ewerton 16/09/2023

O preço de ser diferente
É uma história cheia de sofrimento, de lutas e perdas. Mas cheia de amor e compreensão nas pessoas que a gente não espera nada.

A narrativa corre bem. A escrita é um pouco formal demais e por vezes dura, mas, contraditoriamente, flui bem.

O drama é tão intenso que você não consegue parar de ler e sofrer com os absurdos que o pobre Romero passa em sua vida atual. É tristeza atrás de tristeza; perda atrás de perda; sofrimento atrás de sofrimento. Eu fiquei tocado por causa disso.

Não sou espírita nem religioso, mas vira e mexe leio romances espíritas. Então consigo entender que o sofrimento atual, para aqueles que acreditam, é fruto de problemas mal resolvidos das vidas passadas e que servem para crescermos. Eu não vou entrar em detalhes e nem daria minha opinião por falta de conhecimento e para não ofender ou falar o que não sei.

A parte ruim nesse livro é que ele tende a ficar datado quanto mais os anos forem passando, pelos termos preconceituosos usados em várias partes - homossexualismo não existe; -ismo é um sufixo pra designar doenças e a própria OMS retirou da lista de doenças. Hoje entendesse por homossexualiDADE (como uma das identidades sexuais mesmo).

Outra questão é que o livro trás uma enxurrada de pré-conceitos da época em que se associava o homossexual à pedófilos etc; o ser humano é algo bizarro quando quer estigmatizar certos grupos. Nunca vou conseguir entender isso.

Enfim, é uma boa leitura apesar de tudo. O livro não deixa de ter uma mensagem interessante sobre tolerância, respeito e amor, mesmo com esses pontos mais rotulados.

Mr.Kanji 02/08/2023

Reli e continuo encantado
Li esse livro na minha adolescência a muitos anos atrás, e mesmo me esquecendo de muita coisa
fico feliz que ele continua sendo especial pra mim
chorei em diversos momentos que quando novo me passaram batido
a sensibilidade da Monica em descrever situações delicadas
e tocar nosso coração com tamanha profundidade é lindo de se ler.
recomendo muito esse livre
me deu uma outra perspectiva de vida.

Anthonio.Motta 13/07/2023

Chorando novamente?
Resolvi ler este livro novamente, porque ele me tocou muito na primeira vez. Relendo agora, me fez enxergar um outro ponto, um outro modo de vida. Um momento em que estou vivendo.
A história trás uma reflexão muito boa sobre família, falta de acolhimento, preconceito, medo, falta de informação dentre as pessoas. Eu sempre pensei que o que acontece na vida da pessoa não é por acaso, sempre tem um propósito. E nós temos que saber como ligar e resolver tudo isso.
Por se tratar de um livro espírita, o primeiro que li sobre essa temática. Achei ele muito intenso, forte, a história realmente te prende, mesmo achando que faltam algumas coisas para serem concluídas. Amei ler novamente, e mesmo se passando 10 anos, ainda me tocou muito.

Marcos Mateus 15/06/2023

" pessoas de bem são todas aquelas que tem amor no coração"
Sou suspeito para falar porque amo livros com temática LGBT, e na minha curiosidade sobre a.religiao Espirita, busquei alguns livros que envolvesse esses dois universos e um dos livros que encontrei foi o Preço de ser Diferente, da autora Mônica de Castro. No livro conhecemos a historia de Romero quando ainda era muito novo, o despertar da sexualidade, primeiro e único amor e claro todo preconceito da sociedade e da família que ele enfrenta e vence, todo os abusos q passou e que venceu graças a ajuda de pessoas incriveis como Mozart ( seu amor) Judite ( sua irmã) Plínio ( o médico que foi como um pai) e bem posteriormente a advogada e a mãe de Romero. É um livro muito bem escrito, sem correr no desenrrolar da história e nem fica enrrolando, foi feito na medida certa, é um drama lindo, triste e cheio de reflexão aqui podemos pensar a respeito de como preconceito é prejudicial para sociedade, como a sociedade precisa ter mais empatia, como a falta de amor da família e compreensão acaba contribuindo para a marginalização do LGBT, como uma mentira pode destruir a vida de pessoas maravilhosas e como é lindo o perdão ( apesar de n ter concordado tanto com uma decisão feita por Romero)
No desenrolar do livro Mônica vai incrementando os ensinamentos espiritas, explica o porquê de cada acontecimento e que tudo é para o aprendizado, para reequilibrar pelo equilibro, explica que a gente mesmo escolhe o que iremos passar ao ser reencarnado para que podemos evoluir espiritualmente. Nessa história os personagens fracos ficarem fortes cujo uma frase do livro me marcou " o que estimula a ser arrogante e autoritário é sua passividade " O livro possui alguns pequenos trechos homofobicos, como a parte que Judite deixa a entender que homossexualidade é uma escolha e no momento q separa homens, mulheres e homossexuais, entretando o livro é nuito forte, profundo e necessário e merce ser lido para que as pessoas revejam seus preconceitos e evolua, me admiro com Plínio e Judite, para mim esses foram os personagens mais belos do livro, assim como todos livros que gosto, desejaria muito que esse livro virasse uma adaptação para os cinemas, mas sei que é pouco provável que isso aconteça no cinema brasileiro, mas fica aqui registrado que caso aconteça eu adoraria que Caco Ciocler atuasse como o médico Plinio ! A Quem for ler o livro, boa leitura e reflexão, aos que não foram espero que consiga de outras formas refletir e diminuir seus preconceitos para que o publico LGBT possa ser mais feliz e não entrar na marginalização for falta de opção .
Ps: que cena mais linda foi aquela do Mozart e do Romero no piano, Mozart cantando e tocando no piano a música Menino Bonito enquanto trocava olhares timidos com o Romero, gente tremi de emoção nessa hora, sem dúvidas minha cena favorita do livro, acho tão legal quando os autores colocam músicas em determinadas cenas, ajudam a criar uma atmosfera, uma ideia maior, da identidade pra obra, pro casal parabéns para os escritores que fazem isso.
Apesar do livro ser lindo e tentar diminuir o preconceito, noto q a autora ainda denota certo preconceito em alguns trechos, então tenha cautela ao ler pq homossexualidade em nenhum hipotese é escolha, castigo e n é sexo, e sim uma sexualidade.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Amei tanto que não sei nem explicar, quando terminei de ler já queria começar denovo a ler de tão bom que é o livro

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Doug 28/04/2023

A Importância Da Inclusão E Do Respeito Às Diferenças
"O Preço De Ser Diferente" de Mônica de Castro é um livro que me emocionou profundamente. A história de Luiz é um exemplo inspirador de superação e perseverança, e me fez refletir sobre como tratamos as pessoas diferentes de nós. A escrita da autora é envolvente e cativante, e me levou a uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre a minha própria vida. É importante ressaltar que o livro tem envolvimento com o espiritismo, mas ainda assim, os ensinamentos e a mensagem que ele traz são universais e podem ser aplicados independentemente de crenças religiosas ou espirituais. Além disso, o livro traz ensinamentos valiosos sobre inclusão, respeito às diferenças e a importância de lutar contra o preconceito em todas as suas formas. Recomendo "O Preço De Ser Diferente" a todos que buscam inspiração e aprendizado para suas próprias vidas.

Kianne 04/03/2023

Para se pensar
Bom, achei um livro de fácil leitura. Contudo tem um conteúdo delicado que em meu entendimento deveria ficar mais exposto na sinopse, pois algumas pessoas o pegaram para ler e não conseguiu terminar. Tirando isso é uma boa leitura.

Fabs 30/11/2022

Entrega o que se propõe
Desde o começo o livro te prende em uma narrativa direta e cativante, e não se demora para mostrar o motivo pelo qual foi criado. É quase angustiante acompanhar todo o sofrimento de Romero que parece nunca ter sossego e mesmo quando o tem é para que as coisas negativas cheguem até ele (o menino sofre mais do que a Juliette). E o livro nunca se trai, o roteiro e a sua ideia estão sempre ali, isso não muda. Mas confesso que me frustrei com as expectativas que eu criei, não esperava que a mensagem total da história no fim de tudo fosse sobre o perdão, mas o livro nunca prometeu algo diferente.
Lá para os capítulos finais eu senti que a história perdeu um pouco de sua fluidez. Com reflexões longas, que muitas vezes passam de duas páginas, eu me vi pulando passagens que repetiam coisas que já haviam sido ditas antes (até mesmo parágrafos antes), mas de forma geral foi uma leitura bastante positiva.