Getúlio

Getúlio Lira Neto

Resenhas - Getúlio 1930-1945

Lucas 10/05/2024

OBRA FANTÁSTICA!
Lira Neto descreve detalhadamente o período, mostrando aos leitores quais eram os pensamentos da época, os sentimentos de Getúlio e os caminhos que decidiriam o futuro da nação.

O país estava a beira do caos, tenentistas, liberais, republicanos, comunistas, integralistas, militares, separatistas, oligarcas, todos digladiando-se em busca do poder, sem contar a briga de influências externas norte americana, europeia e soviética. No meio de toda essa bagunça, desse labirinto de possibilidades, o chefe do governo deveria ter a lucidez de encontrar o único caminho que realmente importa, do desenvolvimento, do progresso e da justiça social, e Getúlio o encontrou.

Mesmo sua revolução falhando em diversos pontos, Getúlio deixou um legado imensurável para o país. Provou não se importar com influências, opiniões, ideologias, sempre analisava as situações friamente buscando a melhor saída, um oportunista, perito no jogo político.

A maior mensagem que Getúlio nos deixou é infelizmente ignorada, a de que o Brasil deve ser um país independente, com sua própria forma de governo, comprometido em servir a nação e estar disposto a sacrificar-se pela mesma!

Leywyson.Ramon 16/12/2023

Resenha N°5
Aqui a vida do Getúlio Vargas e do governo brasileiro foi como a vida caótica da época de ditaduras e guerras.
Essa segunda fase do livro é muito ricas nod detalhes da politica brasileira que até faz a gente pensar na atual realidade do porquê as coisas são como são/estão.

Acacio 19/07/2023

Ditador declarado
Segundo volume devidamente devorado!!!
Ninguém foi santo na construção da República brasileira mas, Getúlio abusou dos seus poderes de forma aberta a fim de garantir sua permanência no poder...

De forma envolvente o autor explora todas as facetas do primeiro governo getulista ilustrando o que há de pior em um governo populista que, abraçado às forças armadas, mata a democracia.

dudinha 08/05/2023

Adorável!
O livro é extremamente bom, com uma linguagem repleta de clareza ele traz detalhes que, para um estudante comum, eram deveras desconhecidos. São apresentados diversos pontos de vista da história brasileira e as anotações do diário de Getúlio deixam o livro ainda mais especial.

Margo_livros 12/04/2023

Persistente e maroto
Neste volume, Lira Neto, narra as muitas das lutas enfrentadas por Getúlio enquanto no poder ditatorial.

Aqui são relatadas as torturas, as jogadas políticas, traições, artimanhas em busca de manter-se no poder, contudo sem a devida democratização alardeada.

Também nos foi apresentada a vida privada do então presidente, em especial com suas amantes. A forma como mantinha os relatos dos fatos ocorridos em seu diário, Getúlio, deixou registrados não só seus dissabores, como a maquinação para a permanência na presidência.

Interessante, pois quando imaginava sua derrocada lá vinha suas astutas confabulações atingindo o alvo desejado. Lira Neto foi simplório quando dos relatos dos avanços realizados pelo então presidente, mas o registro está feito.

Vamos ao último volume. Adotando ?

Vitor 01/02/2023

Muito bom!
Lira Neto mas uma vez fez um excelente trabalho descrevendo a vida de Getúlio Vargas, uma excelente obra! Vargas foi uma figura controvérsia mas tem uma coisa que é indiscutivel: é o maior líder da história do Brasil, gigantesco demais! Não concordo com Getúlio em todas suas posições e atos porém o respeito muito e tenho um respeito inabalável por sua figura!

joao malta 18/01/2023

Sensacional!
O livro retrata, com muitos detalhes, o período em que Getúlio Vargas foi o chefe da Era Vargas. Todas as revoltas e reviravoltas são muito bem postas e expostas durante todo o livro.

Vanessa Daflon 07/03/2022

Denso e intenso
Ler um relato tão cheio de detalhes da nossa história provoca um misto de emoções: angústia, orgulho, revolta e tantos outros.

Livro excelente para quem quer conhecer profundamente a história do nosso país.

Mellissa.Soler 05/01/2022

Conhecendo o passado para entender o presente
Livro excelente do ponto de vista histórico, explícito nos bastidores da política brasileira, contextualizando as ações do então presidente e seus contemporâneos.

Juliana.Savi 07/12/2021

Esse autor me conquistou com o primeiro volume do trio lançado sobre Getúlio. Em Getúlio: 1930-1945 o autor nos transporta para os dias de Estado Novo, com foco na vida pública e privada de Getúlio Vargas. A utilização dos diários pessoais do presidente permitem a compreensão do que o ser humano pensava e como agia, além do que o presidente que se vê nos livros de história. A narrativa é impecável e envolvente. Com profundidade e respeito à verdade, o livro é uma aula de história muito mais divertida que a maioria das aulas. Envolvente e curioso, é difícil de largar esse livro.

Adri Crivelaro 02/12/2021

Segundo volume da trilogia, o livro abrange o período de 30 a 45, quando Getúlio está no poder. A linguagem é simples e o texto é gostoso de ler, mas requer atenção pela grande quantidade de 'personagens' e pela riqueza de detalhes e fontes. Já ansiosa pra ler o último livro.

Barney Catatau 21/09/2021

As entranhas da politicagem
Diferente do primeiro volume, este aborda de forma mais densa a politicagem do governo do Getúlio já na capital federal. Em um olhar retrospectivo é possível enxergar de forma clara como os elementos civis que compunham seu governo trabalhavam de forma assíncrona, independente em relação aos militares. Também fica evidente o namoro platonico dos militares em assumir o poder federal. Getúlio governou no meio do fogo cruzado, pressionado pelos civis e militares, tentando atender aos interesses de todos ao passo que fazia vista grossa para as abominações que aconteciam nos calabouços de seu governo. Não há nada de romantico em seu governo, foi uma ditadura sem direito a liberdade de expressão com direito a retaliação, prisões sumárias, torturas e assassinatos a queima roupa.

Wagner 26/08/2021

De nação agrária e semicolonial ao processo de industrializ
O segundo vol da trilogia reconstitui os 15 anos de Getúlio no poder. Neste período o Brasil passou de nação essencialmente agrícola e quase
colonial ao início da industrialização, com a criacao de empresas como a CSN e Vale. Também a criação da CLT, salário mínimo, férias, descanso semanal, jornada de trabalho. Também o lado sinistro e sombrio das ditaduras, com torturas, censura e prisões arbitrárias. O livro termina com a deposicao do presidente por um golpe militar em 1 de novembro de 1945

Heros Pena 03/03/2021

Clara e imparcial
Como o primeiro volume, um trabalho primoroso, traça uma biografia clara e imparcial, de uma das figuras mais importantes do Brasil em um dos períodos mais conturbados da História mundial.

Pedro Henrique 26/12/2020

Incrível e muito curioso!
Livro sobre o maior e melhor presidente da história do Brasil em seu maior período a frente da nação. Muito bom livro para entender os 3 períodos compreendidos entre 30 e 45. Lira Neto maid uma vez fez um trabalho espetacular para juntar fontes, documentos, cartas para escrever este período tão importante da nossa história. Me chamou mais atenção o período da Segunda Guerra Mundial em que Getúlio esteve a frente do país e precisou, com sua incrível habilidade, negociar com o Eixo e com os Aliados os interesses brasileiros e não de países estrangeiros. Recomendo muito a todos!