Beleza

Beleza Roger Scruton

Resenhas - BELEZA

caio.lobo. 30/08/2020

Este sim é o livro essencial
Um livro com uma linguagem simples, pois é para ser lido por todos aqueles que perderam o senso de beleza, ou seja, todo o público geral. Sim, este livro é para mim, para você, para toda a sociedade, para os artistas modernos e para professores e alunos com o objetivo de nos relembrar o que é beleza. Roger Scruton mostra a diferença entre erótico e pornô, trágico e violento, singelo e infantil; mas engana-se que ele vai demonstrar categoricamente o que é o belo, mas ele vai dar pistas de onde encontrar, no corpo e sentimentos humanos, na natureza, nos detalhes, roupas e gestos do cotidiano e na busca pelo sublime. Mostra duas formas decadentes de arte, a profanação da arte através da grosseria e através da transformação da arte em objetos de decoração fúteis. Recomendo que leia fazendo buscas das pinturas e obras musicais para sentir o contrastes entre diferentes tipos de beleza, diferentes tipos de feiúra e do abismo que há entre belo e horrível.