Noite Polar: Uma História de Fantasmas

Noite Polar: Uma História de Fantasmas Michelle Paver

Resenhas - Noite Polar

1 | 2 | 3 | 4

Ana Lívia Mourão 08/03/2024

Enquanto assistia a 4ª temporada de ?True Detective? fiquei imersa nas noites ?sem fim? e por indicação de alguém que sigo (não lembro quem) resolvi ler ?Noite polar?.
O livro conta sobre uma expedição e os relatos são contados através dos registros do diário de um dos personagens. Além da questão de sobrevivência o livro relata sobre a questão da sanidade quando se fica meses sem a luz solar em um lugar congelado.
Em alguns momentos a beleza das auroras e da neve ofusca o suspense do livro, o que é ótimo!

Neyliana 03/01/2024

Ártico: cenário ideal para uma história de fantasmas
É a primeira vez que leio alguma coisa de Michelle Paver, e este livro chegou a mim não de outra forma: através de recomendações.

E, saindo de uma ressaca literária daquelas, devo dizer que o mesmo veio como um bendito remédio pela manhã. Revigorou meus ânimos para a leitura e arrepiou minha mente.

Paver, com sua escrita e narrativa envolventes, me enlaçou da primeira à última página. O ambiente escolhido é, sem dúvidas, perfeito para se construir uma boa história de fantasmas.

Ártico, 1937. Um ambiente selvagem e desafiador. Mais é a baía de Gruhuken ? local em que a expedição se instala para a pesquisa de 1 ano ? o cenário de eventos anormais e aterrorizantes. Frio, escuro e solitário.

Acompanhamos a história através do diário de Jack Miller, um físico que possui uma qualidade de vida inferior a de seus companheiros: Gus e Algie (os dois principais além de Jack).

Conforme avançamos na leitura, Paver vai nos envolvendo no Ártico; destrinchando e moldando o ambiente na medida em que os eventos se intensificam ? algo que, particularmente, foi feito com maestria. A autora constrói o suspense e o terror bem velados; algo crescente e participativo na vida de todas as personagens ? não apenas o narrador. Log, tais eventos se tornam impossíveis de serem ignorados.

Aos poucos a expedição vai se dividindo, até que resta somente Jack na cabana com Isaak (o huskie que conquistou o coração do narrador e o meu). A partir daí, uma figura sinistra e coxa assombra nosso narrador e quase o leva à loucura.

Noite Polar é uma história de fantasmas que se ambienta em um cenário perfeito. Eu ouso dizer que o grande personagem desta estória é o Ártico; Gruhuken ? a baía fictícia. Pois ali estão todos os componentes essenciais que nutrem uma boa narrativa para o terror, o suspense e o medo. Medo não só de coisas sobrenaturais, mas o de ficar sozinho.

Maria 20/11/2023

Noite Polar
Gostei muito dessa leitura.
A autora cria uma atmosfera de suspense e tensão do começo ao fim.
Em vários momentos senti aquele frio na espinha.
A história de Jack Miller é interessante pra dizer o mínimo, o desenvolvimento do personagem durante o livro é sensacional.
Esse livro me lembrou o livro "A incrível viagem de Shackleton" e a série "The Terror"

Regis 16/11/2023

Uma história sobre fantasmas que provoca reflexões
Noite Polar foi publicado pela primeira vez em 2010 e é o primeiro romance para adultos da autora Michelle Paver. E em minha opinião; um primeiro livro maravilhoso!

A viagem para a baía de Gruhuken tem início em 1937 com quatro homens, mas um deixa a expedição após quebrar a perna e os outros três (Jack, Gus e Algie) seguem para o Alto Ártico.
Jack é um físico frustrado, não tem pais ou irmãos; vive uma vida pobre e completamente solitária em Londres. Gus é botânico e Algie um geólogo; ambos são jovens aristocratas ricos que estão em busca da aventura de acampar durante um ano na gelada baía de Gruhuken, em uma excursão para explorar no longínquo mar Ártico. Os três se unem e seguem para essa jornada inesquecível no frio extremo.

Jack é quem escreve o diário que nos apresenta a história da estadia, dele e de seus companheiros, nesse lugar inóspito. Ele é o personagem principal e é através de seus pensamentos que visualizamos os acontecimentos que se desdobram nessa fatídica viagem.

Ao mesmo tempo que a leitura desperta uma sensação de solidão, por se passar no Alto Ártico, também nos faz sentir que existe algo a espreita... um suspense incontido, como se o tempo todo os personagens estivessem sendo observados e avaliados por algo que se imiscua, vagarosa e constantemente, entre eles. O que faz o expectativa nos envolver aos poucos enquanto a história se desenrola e um pavor genuíno vai lentamente tomando nossos sentidos e nos preparando para o pior.

Tenho que destacar o jeito progressivo e doce que Jack passa a gostar dos cachorros, que antes desgostava abertamente. Isaak, em especial, conquistou o coração de Jack Miller irremediavelmente em meio a todo aquele gelo e terror.

Noite Polar lembra muito Os Salgueiros de Algernon Blackwood; o clima de opressão e ansiedade em meio ao desconhecido e o sobrenatural é muito semelhante.

Michelle Paver usa o suspense para abordar temas como: a verdadeira solidão, desigualdades sociais, solidariedade e bravura. E través de uma escrita intimista e delicada ela nos surpreende com uma história ficcional, que cresce no decorrer da leitura tornando-se completamente provável de ter realmente acontecido.

Eu adorei o desenvolvimento lento, detalhista e conciso da narrativa, e o final realmente surpreende e provoca algo mais.
Essa é uma história sobre fantasmas, que suscita reflexões sobre a vida e a morte, transforma certezas em dúvidas e desperta o medo do desconhecido.

Recomendo para todos.
CPF1964 16/11/2023minha estante
Linda Resenha, Regis. ????

Obrigada, Cassius! ?
Eu adorei o livro.

CPF1964 16/11/2023minha estante
Este livro foi muito recomendado por uma booktuber algum tempo atrás. Eu já conhecia este livro porém preciso comprá-lo. Obrigado pela dica.

Regis 16/11/2023minha estante
Confesso que fui atraída: primeiro pela capa e depois pela sinopse, Cassius. Nunca tinha ouvido falar nele. ?

CPF1964 16/11/2023minha estante
Realmente, Regis..... A capa é muito linda.

??

Fabio 16/11/2023minha estante
Lindíssima resenha, Regis!?
Parabéns pela escrita maravilhosa!

Obrigada, Fábio! ??

HenryClerval 20/11/2023minha estante
Que resenha perfeita, Régis. Você tem o dom de me despertar o desejo de ler tudo que você resenha. ?

Regis 20/11/2023minha estante
Ah, obrigada, Leandro! ?

otxjunior 27/10/2023

Noite Polar, Michelle Paver
A literatura inglesa não se desprende da luta de classes nem em seu gênero fantástico. À maneira antiquada de um diário, esta "história de fantasmas" não surpreende (sabemos que o narrador sobrevive desde o começo) e tem pouca variação, aspecto este acentuado pela curta extensão.

Anny277 19/10/2023

Esse livro daria um ótimo filme de suspense psicológico, fiz esse comentário durante minha leitura e acho que tudo nessa história tem potencial pra isso, o local, o clima...enfim
Eu gostei muito da história, muito mais do que achei que gostaria, nem lembro onde eu vi a indicação desse livro, que me fez acabar comprando ele a meses atrás, mas fico feliz por ter comprado e ter lido.
A história é contada em formato de diário o que foi uma experiência muito interessante.
Essa não é uma daquelas histórias "preto no branco", onde você sabe exatamente o que aconteceu e se aconteceu, ou seja, fica a seu critério considerar se é ou não uma história de fantasmas.

Eliza139 16/10/2023

Não é uma obra prima, mas me prendeu demais.
Gostei bastante deste livro, para entretenimento funciona muito bem. Não tem um enredo super complexo, mas de forma geral a trama consegue prender o leitor.

Guilho 11/06/2023

Noite Polar - resenha
A história é barrada de uma forma cativante, que realmente prende o leitor.

Jack é um físico que participa de uma exploração a uma cidade fictícia no ártico e se vê numa situação complicada. O arquétipo construído combinou muito bem com a proposta do personagem e ajudou no passar da história.

Apesar do clima de febre da cabana não estar tão proeminente quanto outras resenhas me levaram a crer. Acredito que essa história tem mais a oferecer do que apenas um conto de terror com fantasmas. A escritora claramente possui um repertório sobre o que se propôs a escrever e seu estilo de escrita é imersivo.

Dito isso, Noite Polar é um livro de suspense. A história se delonga e vários artifícios colocados estrategicamente não são utilizados, dando a impressão que não são relevantes para a história. O que de maneira nenhuma prejudica completamente seu conteúdo, já que o estilo da autora salva a obra de um teor maçante que isso poderia causar.

Akkah 02/05/2023

Divertido
"Antigamente, eu pensava que o medo do escuro era o mais antigo de todos. Talvez eu estivesse equivocado. Talvez não seja o escuro que as pessoas temam, mas o que vem no escuro. O que existe nele."

Noite Polar é um livro bem curtinho mas com uma ambientação digna de se lembrar do Edgar Allan Poe, não sei se foi porque li em uma semana extremamente congelante em Curitiba, mas me senti totalmente absorto na história. Aqui vamos em uma viagem expedicionária para Gruhuken, no Ártico. Um lugar quase inexplorado até então, mas que aos poucos não parece tão pouco frequentado assim...

Depois de alguns eventos do livro nosso protagonista fica praticamente sozinho em um lugar em que se consegue ouvir até os próprios olhos piscando, e uma cabeça vazia é sempre a oficina do diabo. Aos poucos aprendi que não existe nenhum monstro ou criatura que seja tão assustadora quanto o poder criativo da nossa própria cabeça. O livro vai criando sua tensão aos poucos, que me lembra muito "A Caixa de Pássaros", quando o autor faz com que o personagem entre em uma rotina fazendo a mesma coisa por várias vezes em vários dias separados, pelo mesmo trajeto, mas que nos detalhes começa a jogar migalhas de estranheza. Um som de pegadas, um metal arranhando, um vulto de canto de olho, a sensação de estar sendo observado e etc.

Não é tão pesado quanto outros livros de horror que já recomendei, então se você for meio "fraco" para livros do gênero ou queira se aventurar nele, fica aí uma boa pedida. Sem enrolar, direto ao ponto, bem claustrofóbico e deveras assustador. Uma boa pedida para o inverno, ah, e está disponível no Kindle Unlimited. :)

Nota final: 3,9

resenha postada la no meu insta literario: @akkah.bookclub

site: instagram.com/akkah.bookclub
Luvale 27/03/2024minha estante
Gostei desse, achei a ambientação muito angustiante, eu surtava fácil também kkkk

Viviane @resenhasdaviviane 24/01/2023

Uma História de Fantasmas
A história do Jack Miller e a expedição até a baía de Gruhuken começou muito bem mas, terminou de uma maneira trágica como esperado por mim mas, diferente do que diz a descrição eu não classifico esse livro como terror e sim, suspense psicológico. No decorrer da história vamos sendo submersos na narração melancólica e assombrada do Jack, que por estar sozinho acaba tendo alucinações ou seriam visões? Não quero dar spoiler mas, algumas coisas estranhas começam a acontecer naquele lugar solitário e frio.

O livro funcionou muito bem para mim, gostei da narração ter sido feita em primeira pessoa e vermos tudo, por meio, do diário do protagonista porque me deixou com aquela sensação de apreensão e medo, até senti frio..rs! O que fez a livro perder alguns potinhos na minha classificação foi o desfecho da história, a parte em que encerra a vida dos personagens em Gruhuken, para mim o desfecho ficou muito atropelado e diferente da maneira como tudo estava sendo narrado até aquele momento. Mesmo assim super recomendo a história pra vocês!

Janaine.Mioduski 15/01/2023

Um suspense de gelar os ossos
Fazia tempo que eu não saia recomendando um livro para todo mundo antes mesmo de terminar a leitura, já que a história é tão boa que mesmo que o final desandasse, a caminhada teria valido a pena. E no caso desse livro, ele não desapontou. Que história maravilhosa!

A autora não se preocupa muito em descrever os demais personagens, até mesmo no caso do nosso narrador em primeira pessoa, apesar de estar dentro da sua cabeça através das entradas no diário, somente aos poucos vamos montando o quebra cabeças da sua personalidade e história.

Porém, a forma como ela descreve a natureza ao redor dos personagens, o terror inenarrável do escuro, do frio e do desconhecido, esse nosso medo primal que mesmo adormecido por séculos de vida moderna e confortável, pode despertar em um piscar de olhos, tem o poder de nos gelar os ossos.

Se você gosta de histórias de aventura sobre o desbravamento do Ártico, esse livro é para você. Se você gosta de uma boa e velha história de terror narrada ao redor da fogueira, esse livro também é para você. Mas se você só quer uma boa história que te prenda e que te faça esquecer as horas e contar os minutos para voltar à leitura, parabéns, esse livro também é para você.

"Não há amanhecer e anoitecer. O tempo não tem significado. Saímos do mundo real e entramos numa terra de sonhos".

"Aproximando-me mais da beira, olhei para baixo. A água era de um verde vítreo, extraordinariamente clara. Vivi a sensação que às vezes me acomete quando estou numa ponte ou plataforma ferroviária. Racionalmente, sei que não tenho intenção nenhuma de saltar da ponte ou da plataforma – ou deste bloco de gelo –, mas tenho consciência de que posso e que a única coisa que me impede é minha vontade".

"Jamais gostei de espaços confinados e meu espírito se deprimiu ao me agachar atrás dele. Os gritos das gaivotas definharam. Só o que ouvia era o vento lamuriento na chaminé do fogão. O cheiro era denso em minha garganta: algas apodrecidas e mais. Como se alguma coisa tivesse se arrastado para cá para morrer".

"As aves partiram. Os penhascos estão silenciosos. Tem-se a sensação de algo à espera".

1 | 2 | 3 | 4