Assassinatos na Rua Morgue

Assassinatos na Rua Morgue Edgar Allan Poe

Resenhas - Os assassinatos da rua morgue

Rapha51 18/04/2024

Surpreendente!
Esse livro me deixou sem palavras.

As histórias com reviravoltas incríveis. A história principal do livro (Assassinatos na rua Morgue) não teve um final tão bom quanto esperava. Porém, foi algo interessante de se ler. Gostei bastante do conto O Gato Preto.

Demorei um pouco para terminar a leitura, as vezes ficava monótona. Mas, a escrita, o enredo, totalmente incríveis.

Meu primeiro livro do Edgar e realmente gostei, com certeza lerei outros em breve!

Https_absch 19/03/2024

O personagem central do conto que dá nome ao livro poderia ser Sherlock Holmes, desvendando os misteriosos casos de assassinato de mãe e filha num apartamento da rua Morgue.

Minha segunda experiência com o autor Edgar Allan Poe, e posso te dizer que estes contos sempre estão me surpreendendo.

Franciel.Oliveira 13/02/2023

Assassinatos na rua Morgue
Esse livro tem apenas 6 contos, dentre eles, para mim, se destacam "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar", "O gato preto" e o último e maior deles "Os assassinatos na rua Morgue" que apesar de iniciar muito descritivo e lento, é sem dúvidas de enorme importância para a literatura mundial, sua narrativa é muito bem construída e minuciosa. Foi uma leitura muito proveitosa.

Paloma 17/05/2021

Contexto
Confesso que tinha grandes expectativas sobre o "pai do romance policial moderno". Os primeiros contos não deram um pingo de medo. Gostei do clássico O gato, e também do carro chefe do livro - e do autor. Assassinatos na Rua Morgue veio antes de Conan Doyle (Sherlock Holmes) e Agatha Christie (Hercule Poirot) e inspirou a construção desses personagens. Dá pra notar algumas semelhanças, como o método indutivo e a narração do companheiro do detetive. Levando em consideração o contexto do livro (século XIX), dá pra aproveitar a leitura. Se for comparar a obras posteriores, obviamente a visão é outra. Ah, e o único conto desse livro que é sobre investigação policial é o Assassinatos na Rua Morgue. Os demais são umas histórias de suspense ou terror.

Janaí­na 11/02/2021

Gosto muito desse livro. Te surpreende e te choca em pouquíssimas folhas. Livro curtinho, contos muito bem escritos e tem um chamego especial no meu coração.

raphaeljsc 13/04/2020

Edgar é um dos seus autores favoritos. Vale muito a pena ler todos os contos deles. Até mesmos os contos mais simples nesse livro te surpreendem no final.
10/10

Rafaela 20/03/2018

Eu não gostei dos contos de terror, eu me sentia até mal em ler, não é exatamente o que ele escrevia, mas como, a intenção. Em contrapartida, gostei do romance policial.

Paulo.Eduardo 15/04/2016

Contos de Edgar Allan Poe
Recentemente li meu primeiro Stephen King, o livro Revival, onde King evidência seu vasto conhecimento em diversos tipos de literatura para contar uma história de terror épica.

Apesar de na sequência ter lido o livro Hellraiser de Clive Barker, (que fiquei sabendo foi aclamado por King como o futuro do horror) minha curiosidade sobre as influências de King se fizeram implacáveis, então prossegui com Drácula de Brans Stocker e agora por último Os assassinatos da rua Morgue e outros contos de Edgar Allan Poe, e é dele que vou escrever hoje, porque apesar de Stocker ter sido uma influência indelével para uma geração de escritores principalmente para os de terror, foi Poe que levou o gênero para o próximo nível.

Neste coletânea em versão pocket não obstante ao prazer de contemplar as análises assustadoras sobre crimes, pude refletir a relação entre o assassino e sua mente.

A perversidade, aquele instinto primitivo que leva as pessoas a realizarem atos indescritíveis de horror, seus medos, suas fobias, suas fragilidades e a sua força. A necessidade perversa em ser descoberto, algo que a maioria dos investigadores já sabem hoje em dia.

Tudo que se tornou normal ser discutido nas atuais literaturas sobre serial killers.

Junte a isso o fato de que Edgar sabe escrever uma história como ninguém, uma pessoa de fato muito inteligente, e que criou diversos personagens igualmente extraordinários.

Afinal Sherlock Holmes não seria possível
se não fosse seu "O assassinato da rua Morgue".

Tenho certeza de que King teve outras influências. No entanto irei buscar as influências da mente  brilhante de Poe daqui em diante.

Leonel.Medeiros 03/11/2013

Mistério
Nunca tinha lido algo assim ...