Uma Vida em Cartas

Uma Vida em Cartas George Orwell

Resenhas - Uma Vida em Cartas

va 30/07/2020

George Orwell, para além da Revolução dos Bichos e 1984
Uma vida em cartas é uma biografia do George Orwell (Eric Arthur Blair) contada por meio de um compilado de cartas, desde a época de sua infância até a de sua morte, enviadas por ele e algumas outras de seus amigos, conhecidos e familiares que ajudam a conhecer mais quem foi esse homem.

Além de ajudar a entender quem foi o homem por trás dos livros, ?Uma vida em cartas? expõe as perspectivas de George em relação aos acontecimentos da época e a visão que ele tinha sobre a sociedade, ademais nos permite compreender melhor as obras dele, entendendo as intenções e as dificuldades por trás de cada uma delas, no contexto histórico e pessoal.

Uma passagem de uma das cartas enviada por ele traz uma ideia interessante que demonstra a importância de se ler uma biografia: ?Quando a gente conhece alguém em pessoa percebe que se trata de um ser humano e não de uma espécie de caricatura que encarna certas ideias.?
Apesar de que nesse trecho ele fala sobre conhecer alguém pessoalmente, uma biografia já é um caminho para se familiarizar mais com o autor.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/07/2019

Contextualizando o pensamento de George Orwell
Nos anos 1920, aós uma traumática experiência de cinco anos como agente de Polícia Imperial britânica na Birmânia, George Orwell abandonou a respeitabilidade burguesa a que sua origem social o condenava e iniciou um carreira literária repleta de altos e baixos. Para conhecer de perto a vida dos marginalizados pelo capitalismo, vagou pelos bairros proletários de Londres, trabalhou como lavador de pratos em Paris e visitou a miserável zona carbonífera do norte da Inglaterra. Mas dificuldades materiais de toda ordem não foram suficientes para afetar sua obstinada capacidade de trabalho, que renderia numerosos romances, ensaios, resenhas e críticas.
Este volume possibilita o leitor seguir de perto o cotidiano pessoal e profissional do autor, esclarecendo aspectos pouco conhecidos de sua biografia e dos bastidores de sua produção literária.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535922998