As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Aline no país das maravilhas 07/02/2022

Esse livro é a compilação de várias histórias maravilhosas, cheio de criaturas mágicas, batalhas épicas e grandes aventuras, que te prendem até a última página. Simplesmente amei!
Lara 07/02/2022minha estante
Eu comecei a ler, mas não achei que a história prende. Fica melhor com o tempo?

Aline no país das maravilhas 07/02/2022minha estante
Nossa, sério?
Me prendeu já no primeiro livro kkk, talvez seja pq vc esteja no comecinho. Quando os personagens começarem a viajar fica muito bom ?

NatAlia1704 03/02/2024

Uma das melhores histórias que já li
As Crônicas de Nárnia são histórias esplêndidas! Cada Crônica apesar de ter como cenário principal o país de Nárnia traz de maneira criativa histórias singulares, ricas e emocionantes. Os personagens são cativantes e não tem como não amar os heróis e odiar os vilões, pois a forma como a história é contada, nos faz sentir cada uma, cada lugar e situação. Você consegue se enxergar em Nárnia, Calormânia, nas florestas, montanhas e todo e qualquer lugar descrito. Eu sentia cada momento de partida, então a crônica final é prazerosa, reconfortante e maravilhosa. Não é à toa que foi premiada com uma das mais importantes medalhas da literatura infantil. Recomendo a qualquer um ler, imaginar e até refletir sobre sua vida e experiência, e também, sobre sua fé em Nárnia! Para frente, para cima! Por Nárnia, por Aslam!
Bia Fontes 03/02/2024minha estante
Esse livro é perfeito. Amo demais!
Minha irmã tem ele e peguei emprestado para ler quando eu tinha 14 anos. Foi incrível demais ?

NatAlia1704 03/02/2024minha estante
Nossa Bia, queria ter tido o prazer de ler este livro antes. É uma daquelas histórias que marcam sua vida! Mas Aslam sabe tudo e sabia qual era o momento certo pra que eu vivesse essa experiência hahaha Estou encantada. Está sendo um luto diferente. Estou sentida por não ter mais histórias, mas com felicidade e esperança no coração. É meio esquisito, mas o livro me deixou com essa sensação!

Bia Fontes 03/02/2024minha estante
Totalmente, Nat. Eu li ele em pouquíssimo tempo porque já cresci assistindo o filme e com minha irmã me contando sobre essa história fascinante. Eu senti Deus quando o li ?

Gabriel1994 31/08/2022

Até um próximo encontro Nárnia.
As Crônicas de Nárnia é um calhamaço que reúne em livro único os 7 livros que se passam em Nárnia, escritos por C.S. Lewis. Uma fantasia infanto-juvenil com um mundo vasto e imersivo, convidativo e fascinante que te fará mergulhar nas mais diversas e empolgantes aventuras com crianças espertas e cativantes, além de personagens um tanto quanto estranhos, mas pra lá de interessantes.

Tudo que engloba esse livro único nos traz uma experiência literária, que sinceramente e Particularmente, na minha concepção, somente os livros de fantasia conseguem transmitir. Claro, você pode mergulhar e se encontrar imersivo em histórias de ficção científica, ficção histórica, romances e afins, mas eu acredito como leitor e como a criança que um dia fui que os livros de fantasia realmente tem uma magia que os diferencia dos outros gêneros literários. E As Crônicas de Nárnia é um livro que consegue justificar muito bem esse sentimento de vivenciar algo completamente diferente lendo um livro de fantasia.

Um livro imersivo, com um cenário vasto e completo, ao mesmo tempo que de uma narrativa complexa, prolixa e convidativa. A cada capítulo de cada história de cada livro que encontramos aqui é um convite para continuar e As Crônicas de Nárnia com o tempo se transforma naquele doce preferido pelo qual você vai comendo aos poucos para que ele renda por mais tempo. A cada passo a mais que eu dava eu me corrigia dizendo: "Epa. Vamos deixar um pouco para amanhã!", pois se deixasse eu leria até não querer mais de tão conectado e pertencido que estava com aquele universo, aqueles seres estranhos e curiosos, aquelas crianças espertas, aventurescas, corajosas e aquela narrativa que tornava tudo tão vívido em minha mente que por vezes me pegava em devaneio imaginando como seria cada detalhe daquele mundo, daquele lugar.

O que dizer dos personagens? Lord Digory, Lady Polly, Pedro, Silvana, Edmundo, Lúcia, Eustáquio, Jill, Tumnus, Shasta, Bri, Brejeiro, Caspian, Trumpkin, Ripchip, entre outros... não serão personagens fáceis de esquecer e toda vez que me pegar lembrando de quando li As Crônicas de Nárnia, certamente estarei viajando de volta para cada página virada e rindo atoa das presepadas, peripécias, coragem, bravura, aventura e humor desses memoráveis personagens.

Para um cético esse livro é um desafio, para quem tem a capacidade de divergir tais coisas, aproveitará um prato cheio da mais pura fantasia, para quem não consegue ignorar as semelhanças com Algo do mundo real e ao mesmo tempo que mergulha em uma fantasia fascinante, tira reflexões, pensamentos e ensinamentos de cada história, certamente terá Nárnia como uma das maiores experiências literárias da vida!

O Sobrinho do Mago, O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa , O Cavalo e o seu Menino, O Príncipe Caspian, O Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata e A Ultima Batalha são os livros que compõem está Crônica e ditarei abaixo minha ordem dos melhores na minha opinião:

1 - O Leão, a Feiticeira e o G-R?????
2 - O Cavalo e o Seu Menino ?????
3 - O Peregrino da Alvorada ?????
4 - A Última Batalha ????
5 - O Sobrinho do Mago ????
6 - A Cadeira de Prata ????
7 - O Príncipe Caspian ???

O Leão a Feiticeira e o Guarda Roupa foi uma mistura nostálgica do que eu conheço do universo por conta dos livros com a ação de abrir a porta para um mundo novo e essa mistura de sentimentos é muito louca! Como Lewis apresenta o universo para o leitor (claro, depois e além de todo conceito apresentado por O Sobrinho do Mago) é mágico e crucial para o desfrutar de todo o universo.

O Cavalo e o Seu Menino foi uma aventura apaixonante!!! Como não passar a amar Shasta e torcer por ele? Como não se sentir parte dessa jornada? Disparado foi o livro que mais me aqueceu o coração! Toda a disposição, determinação, superação e ascensão de Shasta nos faz torcer por ele e nos traz motivação e nos inspira completamente.

O Peregrino da Alvorada foi o livro que trouxe um novo ar, com uma vibe diferente, mas muito aventuresca e exploradora. A transição do começo desse livro que levou Edmundo, Lúcia e Eustáquio foi uma das melhores transições que eu já li na minha vida!!! Uma verdadeira obra de arte na qual C.S. Lewis transcendeu a outro patamar quando escreveu. Uma baita aventura!!!

O Príncipe Caspian foi o livro que menos curti. Apesar de ter sido uma leitura fluída e rápida, foi o livro que me trouxe uma sensação de que o Lewis empurrou com a barriga e encheu linguiça, mas quando avancei nos outros livros entendi que O Príncipe Caspian foi uma preparação para o crescimento dos personagens na próxima aventura. Foi isso também que construiu O Peregrino da Alvorada como um dos meus livros favoritos. O Caspian que achei um mero figurante em O Príncipe Caspian, se tornou um herói e personagem de respeito quando chegou a outra aventura.

Os demais livros foram especiais em seu conceito individual e magicamente excepcionais e marcantes no conjunto de toda obra. As Crônicas de Nárnia é um livro que certamente me marcou! Entrou no meu top 3 fantasia e no meu top 6 livros da vida!

Uma leitura digníssima de 5 estrelas favoritado!!! Recomendo muito!!!!

Livros de fantasia são de um gênero que aconselho a leitura sem compromisso de tempo. Não fique apegado a idéia de terminar o livro em 3, 5, 10 ou 15 dias. Vá no seu ritmo! Leitura prolixa com descrições e narrativa lenta é justamente para te fazer DESACELERAR. Desacelere e aprecie cada página virada, meus amigos. O tempo ele é fatal, pois nada supera o tempo, então nada mais justo que acompanha-lo pelo máximo de tempo que der. Desfrute de cada segundo de uma nova experiência e se tratando desta experiência aqui, garanto que o meu único arrependimento foi de ter terminado. Gostaria de viver mais 1 mil páginas desse universo, se possível, moraria nele. É uma maravilha sem fim os livros de Fantasia e uma coisa eu entendi lendo Nárnia: Nenhum universo é igual, porém o sentimento de viver um novo universo literário é igualmente único e satisfatório.

Manu 31/05/2021

Gosto
É um dos primeiros livros que li, e já faz bastante tempo, por isso não lembro muito bem, mas demorei um pouco pra insistir na leitura, de maneira geral vale a pena

Maris 02/01/2010

Nota-se pelo apêndice desta edição que C. S. Lewis foi um homem inteligente, e com uma mentalidade ideal para que fosse um ótimo escritor. Mas, por algum motivo estranho, esse potencial pode ser reconhecido apenas em algumas partes do livro, especialmente na última crônica. De resto, as histórias são exageradamente oníricas - o que deixa a sensação de que o autor as escreveu em estados alterados de consciência, o que, por sua vez, sendo verdade ou não, deixa a sensação de que o autor não tem muita criatividade (é como se precisasse sonhar, ou se drogar, para ter idéias) -, exageradamente moralistas, exageradamente maniqueístas, exageradamente anti-árabes e exageradamente cristãs (chega a ser ridículo quando se sabe que a religiosidade de Lewis era indefinida, ao contrário da de Tolkien, que, mesmo sendo cristão fervoroso, não deixou que isso sujasse tanto seus livros).

Meus filhos, quando eu os tiver, não lerão As Crônicas de Nárnia, ao menos não até que estejam maduros o suficiente para saber que não é preciso ser branco para ser bonito, nem ser bonito para ser bondoso. Maduros o suficiente para saber que não há bem ou mal, e muito menos que o mal deve necessariamente ser representado por criaturas feias e/ou burras ou por humanos de características fisionômicas e culturais árabes. Isto é tolice do tempo das cruzadas! Sem falar na pregação religiosa insuportavelmente tosca representada pela figura do leão Aslam, "alter-ego" do Deus bíblico em Nárnia. É uma associação muito forçada a feita entre o tal leão e "todas as coisas boas", é como propaganda de cigarro mostrando pessoas legais fazendo coisas legais: "cigarro tem a ver com tudo que é legal, se você gosta de coisas legais e de ser legal, fume". O mesmo acontece aqui, o autor usa de todos os seus poderes criadores para afirmar e demonstrar que tudo o que é bom e belo tem a ver com Aslam, se você gosta das coisas boas e belas, então goste de Aslam, siga Aslam, ame Aslam (e, claro, querida criança manipulável, não esqueça que Aslam é Deus). Uma lógica duvidosa, mas que é a base de muitas religiões, as quais não quero que meus filhos sigam, e, caso eu não consiga os impedir, pelo menos não quero que sigam com base nesse tipo de argumento pega-trouxa (e qual argumento religioso não é pega-trouxa?).
Lucas de Castro 04/01/2010minha estante
Ótima observação!

Risoflora 05/01/2010minha estante
tirou palavras da minha boca, em especial o 2º parágrafo.

raphael 27/12/2013minha estante
Bela resenha.

Triste como um livro que começa tão bem, mesmo com as influências religiosas que não concordo, pode terminar de maneira tão absurda. Preconceito, maniqueísmo bobo, racismo escancarado. Triste.

Coruja 27/01/2016minha estante
É importante lembrar que um calormano foi aceito por Aslam no "paraíso", entretanto, percebi também um determinado racismo nas referências aos povos comandados por Tisroc, sendo analogamente islamofobicas.

Brenda - Sol 15/08/2021

Conexão
Se você estiver pensando que esse livro vai ser somente sobre aventuras de adolescentes, está totalmente equivocado. Nárnia vai além de simplesmente aventurar-se, ele expande sua mente e te conecta com sua espiritualidade. É sobre você e o quão maravilhoso são os detalhes que estão destinados para nós. Cada passagem relata a história de um personagem, trazendo lições que vai muito além do texto, para vida.
Sofia 15/08/2021minha estante

Arieliis 15/08/2021minha estante
Sem dúvidas é meu preferido, e só em saber que Aslan é Deus me deixa com o coração quentinho

Gabriel Vilela 06/08/2023

Nárnia- Um mundo de fantasias
Como descrever os 7 livros ? ? Apesar de achar que é bem mais adequado para crianças e adolescentes, eu me submergi com a magia da leitura que me tirou desse mundo real e me levou a um outro fantasioso chamado Nárnia. Uma crônica ótima e que muitas pessoas já devem ter lido. Eu adorei me deixar levar. E não acho que seja um calhamaço rs
Eu creio, que na verdade, se observar bem direitinho, verás a teoria do cristianismo implantada em uma história de literatura infanto-juvenil.

Achei os livros incluindo os filmes? muito interessantes. E nem preciso dizer que estou recomendando para todos que ainda não os leram . ??
(Existe! Acredite)
Bom... Tenham uma boa leitura ? e sejam maleaveis e menos críticos a essa história fantástica.
sthe.may 06/08/2023minha estante
Aaah parabéns pela leitura do "calhamaço" moço ?? haha

Gabriel Vilela 06/08/2023minha estante
Antes de ler o comentário eu já sabia que era isso do calhamaço kkkk mas obrigado sthe ? boa leitura para nós ??

sthe.may 06/08/2023minha estante
hahaha ??

CaioHFelipetto 13/11/2020

Incrível
Confesso que não estava tão animado quando comecei, mas Lewis sempre surpreende! Excelente livro e, apesar de ser destinado ao público infantil, consegue cativar leitores de qualquer idade, como eu e muitos amigos que tenho e amam esta obra!
Gabriel 13/11/2020minha estante
Até hoje, pra mim o final de Nárnia é um dos mais loucos q já li

Mari._lira 31/12/2022

For Narnia & For Aslam
4 pq é bom mas demorado. Desisti no meio, voltei, desisti de novo, mas no fim terminei rapidinho e amei. Os capítulos iniciais são meio chatos mas você passa rapidinho por aqueles dos irmãos perfeitos Pevensie?
lanisari 31/12/2022minha estante
queria ler como se fosse a primeira vez

ChielleK8 10/02/2022

Amo demaaaiss
Esse é um daqueles livros que eu simplesmente SEI que vou gostar antes mesmo de ler; ele é uma fantasia maravilhosa, muito bem escrito, um universo perfeito e bem completo. Mesmo tendo mais de 700 páginas é super rápido pra ler, porque é
?IN
?CRÍ
?VEL
Enfim, é tudo tão envolvente e agradável, e os paralelos cristãos, meus amigos! Me emocionei em várias partes, uma sensação indescritível.
Pesquisando (porque tenho o senso crítico de uma batata) eu vi alguns pontos problemáticos, e isso somado a coisas que senti, como que às vezes parece que os personagens não têm personalidades tão distintas e desenvolvidas, me faz avaliar o livro como 4,5 ?, mas tem grandes chances de eu mudar pra 5 ? ignorando isso tudo e pronto, porque, sério, tá do lado de Harry Potter no meu coração ?
Matheus 10/02/2022minha estante
Esse livro é incrível!! :)

ChielleK8 10/02/2022minha estante
Ele é :)

ted_luar 01/09/2021

Posso dizer que esse é o livro da minha vida. Já li todas as crônicas mais de três vezes e em cada uma das leituras me foi despertado algo diferente. E um mundo lindo com histórias fantásticas e que te faz pensar nessa atmosfera por anos e anos. E a memória sempre ficará viva. O sobrinho do mago e o cavalo e seu menino são as duas crônicas que eu acho mais lindas, embora não menos perfeitas que as outras cinco.
Eloisy.Freitas 01/09/2021minha estante
Esse livro de longe foi um dos mais marcantes pra mim.. como queria poder viver dentro desse mundo também!! ?

Jade 22/07/2021

Vale apena !
Sobre a edição:o preço e bom,porém a letra é pequena,mas eu acho que valeu a pena ter lido ppr ela,por conta que a história é leve e bem rápida.

Sobre a s crônicas: uma maravilha,porquê eu não li antes ???

(Rank pessoal)

6 a última batalha
7 Príncipe caspin

purestxheroine 06/06/2021

nárnia é um sonho
as crônicas de nárnia podem até ser histórias escritas para crianças, mas com certeza são histórias que encantam a todos que as lêem. queria eu poder ir a nárnia. off: só não gostei tanto do final, justiça pela susana caras
Biel.Moreira 06/06/2021minha estante
Como que faz para lê ou ouvir

purestxheroine 06/06/2021minha estante
eu tenho o livro físico, mas se você procurar talvez encontre em pdf :)

limallanita 24/03/2024

Final supreendeentemente BOM
LA VEM TEXTOES

Acabei Nárnia depois de alguns meses, eu tinha uma ideia sobre a história porque cheguei a ver um dos filmes, mas pelo que me lembrava não gostei da história. Ganhei de presente e fiquei devendo uma resenha, mas por alguns motivos não consegui iniciar ele por um tempo. Quando finalmente iniciei a leitura eu sabia que não terminaria tão cedo, ele é imenso e bem detalhado.

A história do primeiro livro traz dois personagens, que presenciam a criação do mundo de Nárnia por Aslam (O grande leão), eles vivem uma aventura, e assim se seguem as demais histórias. Em cada um dos próximos livros surgem novos personagens, como os viajantes são crianças, quando completam certa idade, são substituídas por outras mais novas.

Além de que quando as crianças retornam à Nárnia, em algumas vezes já se passaram anos. Por exemplo, aqui pode apenas ter se passado apenas cinco anos, lá já se passaram milhares. Eles encontram um lugar mágico, seres encantados, animais e árvores falantes, viagens aos mares e a ruínas, batalhas decisivas.

Amor, traição, perdão, arrependimento, amizade e justiça. Além de tudo isso, a gente encontra uma mensagem sobre as consequências de nossas decisões, atitudes. Nem sempre todos se saem bem, ao fazer o mal por exemplo, você pode se arrepender ou pagar pelo que fez. O legal, é que não existe impunidade aqui.

Os personagens são muitos, e lembro de praticamente todos eles, porque são bem criados e têm papéis bem definidos, importantes.

Todas as crianças que aparecem nas histórias, são personagens permanentes, não somem completamente das crônicas, ou são citados novamente ou reaparecem.

Gosto muito da grande maioria, tirando os vilões, claro. Aslam para Nárnia é como o Deus cristão, que é um grande leão mágico. Aslam significa Leão em Turco e ele é o único personagem que aparece em todos os livros.

Eu me surpreendi positivamente, gostei muito do primeiro livro e fui amando os demais também, acho que o que tornou minha experiência melhor, foi o fato de que eu não conhecia a história, eu tinha apenas uma ideia do que ela se tratava.

Então eu fui ?desbravando? as Crônicas de Nárnia desde os primeiros personagens.

Adoro também as ?considerações finais? do autor (não sei se é o título correto) mas no final desta edição, que é volume único, têm mais sete páginas que ele inicia com o título ?Três maneiras de escrever para crianças? e com ele, pude conhecer sobre um tema interessantíssimo e também a opinião do autor sobre ele.

Ele basicamente discorre sobre contos de fadas, literatura infantil. Aproxima o leitor do autor, deu vontade de saber mais sobre o tema assim como Nárnia me deu vontade de ler outros títulos seus. Pela sabedoria que ele demonstra, cautela e senso.

É bonito de ler o amor e dedicação do autor pela literatura e a forma que ele forma uma ponte nessa relação que existe entre os tipos de literatura e as nossas fases da vida, de crescimento.

O primeiro livro foi publicado pela primeira vez em 1955, ele levou oito anos para escrever os sete livros da saga, que se tornou um dos grandes clássicos da literatura mundial. Os meus favoritos são: O Cavalo e seu menino, A viagem do Peregrino da Alvorada, A cadeira de prata e A última batalha. Amo mais que os outros!

Dito tudo isso, na minha opinião, As Crônicas de Nárnia deveriam ser aquela saga que você pega pra ler pelo menos uma vez na vida, seja criança, adulto ou idoso. Ele tem referências cristãs, mas isso não o torna um livro religioso. É fantasia, é conto de fadas.

Se você não for cristão, se não for católico, você consegue ler como uma linda história de fantasia, sem que isso te incomode. Claro, os valores cristãos estão presentes, mas eles são sucintos, fortes porém breves. Se você for cristão, vai amar ao encontrar as semelhanças. Eu com certeza vou reler os livros favoritos, agora em volumes separados.

Amei o presente e amei a oportunidade de conhecer uma história tão bem escrita, tão bonita e emocionante. O final é absurdamente surpreendente!!

Eu penso que é muito bonito a forma que o C. S. LEWIS criou seu universo, como ele era muito religioso acabou colocando na história referências e metáforas remetendo ao catolicismo, mesmo que essa não fosse a sua intenção, ele não pretendia criar uma história em cima da bíblia.

Com isso, são inúmeras as passagens do livro que se ligam diretamente a partes das histórias bíblicas.

Eu amei!
limallanita 24/03/2024minha estante
surpreendentemente ***

Carol 18/02/2022

Um clássico entre gerações.
Todos que gostam de fantasia deveriam ler. Mesmo que não venham a gostar, é algo que ao menos deve se conhecer a história.
Baseado na Bíblia, o autor era cristão, mas teve uma boa imaginação em criar vários personagens e ambientes.
Vale a pena a leitura.