Feérica

Resenhas - Feérica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fagner 05/10/2017

Um sonho De Fada
Violet Lashian é uma fada desprezada em seu mundo, ou pelo menos é isso o que ela pensa. Quando é perseguida por Bree, uma fada egoísta e de muito mau caráter, acaba se cansando de todas aquelas injustiças e parte para uma aventura no mundo dos humanos, um lugar onde ela acredita que vai se dar muito bem e conseguira fazer grandes feitos, conseguindo se tornar inesquecível naquela dimensão.
Uma Feérica muito ousada consegue em pouco tempo conquistar uma rede mundial de fãs, e então tudo que ela vinha sonhado acaba se tornando realidade. Segundo ela, há muito tempo que as fadas realizavam os sonhos dos humanos, agora estava na hora de ser o contrário.
Em meio há tantas dificuldades e problemas com boatos espalhados de forma desastrosa pela mídia, Violet vai oscilando de dentro de um poço até sua superfície, numa camada continua de incertezas ligadas a problemas de relacionamentos amorosos, sua família e sua essência de fada.
Ver uma fada tão diferente como Violet submersa nesse mundo moderno, vai mudar completamente sua concepção sobre contos de fadas. De um lado está um ser angélico de outra dimensão tão fascinada pela humanidade, do outro lado está o peso da ganância e hipocrisia dessa mesma espécie. Transtornos que a fada vai percebendo aos poucos fazendo com que faça, mais uma vez, uma auto avaliação sobre quem ela é ou o que quer de verdade, qual sua real missão para com seu povo, e suas perspectivas nessa dimensão tão esparafatória.
E como qualquer outro livro que envolva um pouco de drama e romance, não estranhe se ao final da leitura não puder conter as lágrimas, pois de certa forma, querendo você ou não, é o que vai acontecer, há menos que você seja um ser frio e não consiga enxergar os sentimentos que ali estão descritos. Ao término da leitura só consegui pensar em uma frase: a vida é uma droga e temos que ser fortes apesar das circunstâncias.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/12/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
“- Meu nome é Violet Lashian. Acho que para vocês eu teria uns 17 anos e quero ser o próximo ídolo americano porque vocês estão acostumados a verem faz realizarem os seus sonhos, e acho justo pela primeira vez na realizarem o sonho de uma fada.” (página 9)

Pela citação acima, vocês já podem perceber quem é a protagonista. Violet, uma fada adolescente, que, diferente de todas as outras fadas de sua dimensão mágica, tinha cabelos roxos. A cor diferente era até vista como o sinal de uma maldição no seu mundo, e Violet era perseguida e humilhada por algumas outras fadas.

O sonho de Violet era brilhar, ser famosa e amada como os astros humanos que ela via na TV. Violet era apaixonada pela cultura humana, fazendo coisas perigosas para ter objetos da Terra. Tudo isso só fazia com que ela fosse ainda mais vítima de bulliyng entre o seu povo.

“Mas Violet sempre foi uma fada ignorada. A única feérica que não era deslumbrante, que não transbordava vitalidade em um caminhar que irradiasse luz. Ela não se sentia parte daquela dimensão. O desejo de evolução da raça feérica existia dentro dela, a necessidade de ser maior, mais poderosa, mais venerada. O que não havia era apenas o desejo disso ser feito ali. Possuía a noção, bem lá no fundo, como se enterrada a sete palmos no coração, que aquele pensamento a prejudicava e um dia aquela energia se voltaria conta ela. Mas não naquele momento.
De fato, Violet era a fada mais humana que já haviam visto.” (página 14)

Até que Violet viu sua vida em risco e o sonho de ir para a dimensão humana teve que ser colocado em prática, ela fugiu do mundo feérico e foi para Los Angeles tentar ser famosa. Seu plano era participar de um reality show musical e mostrar pro mundo que era uma fada. Mas ela descobriria que nem tudo seria tão fácil assim. Qual será o desfecho da aventura de Violet?

“O senhor ficou em silêncio, observando aquela menina, que ao mesmo tempo o fascinava e o assustava. Já Violet analisava que, se um humano não conseguia explicar a origem ou a lógica de algumas coisas de sua própria vida, quem era ela para se obrigar a saber? Cada dia passado naquela dimensão fazia com que percebesse sua falta de planejamento. Notava que os sonhos também precisavam ser arquitetados.
E a magia naquele mundo estava em fazê-los dar certo.” (página 88)

Eu ganhei “Feérica” como presente de aniversário no final de 2013, mas só com uma Maratona Literária no final do ano passado é que li o livro. E fico com a enorme dúvida se teria gostado ainda mais do livro se o tivesse lido assim que o tive em mãos. Essa é a terceira obra que leio da Carolina Munhóz, também já havia lido “A Fada” e “O inverno das fadas”, e “Feérica” se tornou meu favorito dos três. Para mim, é onde a escrita da autora está mais fluida, os personagens são mais interessantes e os diálogos estão super afiados.

“- Você diz isso porque tem um corpo perfeito.
Violet corou.
- Eu... eu não sei o que dizer...
- Ora, você deveria elogiar o meu corpo de volta...
E o rapaz simplesmente levantou a camiseta preta revelando uma barriga que mais parecia dotada de lombadas de quebra-molas, mesmo sentado. Um ser humano que revelava seu abdômen sentado era de se admirar.
- É um corpo... ãn... muito bonito...
- E não é? E esse corpo tem um nome tão bonito quanto... – ele esticou a mão e Violet entendeu que deveria apertá-la. Ele levou os dedos dela aos lábios e os beijou. Ela não soube bem o porquê, mas a sensação daquele gesto era boa. – Jack Rose! Encantado.
- Jack? Rose? – ela perguntou, franzindo a testa e unindo as sobrancelhas.
- Ótimo, não é? – perguntou, satisfeito consigo mesmo.
- Jack... e... Rose? Como em Titanic?” (páginas 104 e 105)

É doloroso ver como a Violet era incompreendida no seu mundo por ser diferente. Assim como é muito divertido ver ela se surpreendendo com o nosso mundo, podem ter certeza que a fada, com sua inocência feérica, se mete em muitas confusões aqui na Terra.

“Violet já tinha beijado antes. Mesmo sendo a perdedora da dimensão feérica, ela nunca foi totalmente rejeitada e chegou a sair com alguns elfos, muitas vezes escondida de todos por opção deles. Chegou até mesmo a beijar um anão, mas achou a experiência um terror por conta da barba, e daí vem seu trauma por pelos. Só que o humano parecia diferente.” (página 242)

Nos primeiros capítulos, eu tive certa dificuldade na leitura até entender que toda a história se passa enquanto Violet está sendo entrevistada num programa de auditório muito famoso da TV americana e que as perguntas vão fazendo com que ela nos conte a sua história de como tudo aconteceu até ela chegar ali. Depois que entendi isso, a leitura fluiu super bem.

Gostei muito de a obra abordar temas muito reais como o bulliyng e a busca pela fama e por se manter sob os holofotes. Quantas pessoas, assim como Violet, também sonham em ser famosas, mas não fazem ideia de como é difícil e de quantas coisas os famosos tem de abrir mão, como da privacidade e do direito de ser quem realmente são, para poder continuar na mídia agradando o público?!

Há uma outra edição mais nova, com uma capa diferente, mas eu gosto bastante da capa dessa primeira edição, que tem tudo a ver com a trama, nas cores e nas imagens. As páginas são amareladas e lisas, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e encontrei alguns erros de revisão. Cada capítulo começa com uma referência a um programa de TV, e os que ainda não conhecia, fui correndo pesquisar para saber o que era.

“Feérica” foi um livro que eu gostei e que recomendo. Uma leitura fluida, cheia de cenas divertidas, mas que também trouxe reflexões através da forma como Violet via os humanos com tanta admiração. Os personagens da obra são muito interessantes, assim como todo o universo feérico criado pela autora. Leia se você gosta de reality shows, do mundo da TV e dos famosos, se gosta de histórias com fadas e outros seres mágicos.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/07/resenha-livro-feerica-carolina-munhoz.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5