Little Dorrit

Little Dorrit Charles Dickens

Resenhas - Little Dorrit

Marcos606 27/10/2023

O governo e a sociedade em geral são satirizados com especial destaque para as prisões de devedores, que encarceravam os endividados que não conseguiam pagar, impossibilitando-os de trabalhar e mantendo-os presos até que conseguissem pagar. A prisão em Little Dorrit é Marshalsea, onde certa vez o pai de Charles Dickens foi preso.

A primeira parte do romance, “Pobreza”, apresenta William Dorrit, que é um empresário malsucedido, mas um cavalheiro de bom caráter. Ele é enviado para a prisão de devedores de Marshalsea, em Londres, quando não consegue cumprir suas obrigações para com seus credores. A lei permite que a família de Dorrit more em sua cela com ele, então sua esposa e seus dois filhos, Fanny e Tip, se juntam a ele. Eles têm mais uma filha, Amy, que nasceu na prisão. Amy recebeu o apelido de Pequena Dorrit por causa de seu tamanho. Os colegas presidiários de seu pai e o diretor da prisão a mimam.

A mãe de Little Dorrit morre quando a menina tem oito anos. Esta perda é seguida, poucos anos depois, pela morte da Sra. Bangham, que ajudou a libertá-la, e do carcereiro que também era próximo da jovem. Depois que o diretor morre, William Dorrit passa a ser conhecido como o pai de Marshalsea, e a pequena Dorrit, que completou dezesseis anos, é chamada de filha de Marshalsea. A pequena Dorrit assume a responsabilidade de sustentar financeiramente sua família fazendo trabalhos de costura.

Juh Lira 17/10/2022

Personagens secundários roubam a cena
Definitivamente os melhores personagens do romance foram os secundários. Mr. Panks, Doyce, Mr. Miggles, Affrey, para citar alguns roubaram a cena. Jurava que eu não ia gostar desse romance do Dickens, mas o final e as reviravoltas valeram a pena. Não recomendo se você nunca leu nenhuma romance do Dickens ou não está acostumado com o estilo dele. Para quem já é fã, vale a pena apesar de não ser uma leitura tão fácil.