Ruins

Ruins Dan Wells

Resenhas - Ruins

Tati- Leitora 27/05/2022

A história em si não é ruim mas isso só me faz ficar mais decepcionada ainda com o livro pois ele poderia ser bem melhor. Na minha opinião o autor enrola muito, diversas vezes na história, o que fez com que o livro se torne cansativo e exageradamente longo fora queno final tudo teve que ser resolvido as pressas.

Raeli 20/06/2020

Problemáticas de mais resoluções de menos
Enfim terminei a trilogia Partials e eu tenho tanta coisa pra dizer que uma resenha só não vai permitir. Mas vamos lá!

Ruins é o último livro da trilogia escrita por Dan Wells que é ambientado em um mundo pós apocalíptico onde os seres humanos estão entrando em extinção por conta do vírus chamado RM e a única cura vem dos feromônios exalados pelos Partials, uma espécie de super soldados criados em laboratórios que também está ameaçada de morte pela data de expiração cada dia mais próxima. Humanos e Partials são inimigos e fazer com que essas duas espécies coexistam é uma missão impossível.

Neste contexto acompanhamos a jornada de Kira para encontrar a cura da expiração Partial e garantir o sobrevivência de ambos os povos. O que não será nada fácil visto a animosidade entre as espécies.

O livro já começa de forma eletrizante e permanece assim durante toda a trama. Acompanhamos em Ruins o desenrolar da história através do ponto de vista de uma infinidade de personagens que pode confundir a cabeça do leitor por um momento. Vários eventos estão acontecendo ao mesmo tempo então até que essa quantidade de pontos de vistas é justificável.

Kira continua sendo a mesma pessoa determinada e astuta que conhecemos no primeiro e segundo livro e a forma como ela continua lutando pelos seus ideais me cativa muito. Além da nossa protagonista outra personagem feminina que me surpreendeu positivamente foi Ariel, a irmã adotiva de Kira, os capítulos narrados por ela nos deu um vislumbre de toda tensão vivida pela rivalidade entre os povos e o iminente fim.

No que diz respeito aos personagens masculinos temos Marcus, que de longe é o meu personagem preferido de toda a trilogia, que funciona como um alívio cômico extremamente eficaz sempre com uma piada na ponta da língua. Samm sendo o Samm de sempre suspirando pela Kira, e Vince e Green, dois personagens novos muito importantes para a história que ganharam meu coração.

Alguns personagens que tinham muito a ser explorados, como Cálix, Dr. Morgan, Madison e Nandita, ficaram apagados no último volume e confesso que isso me incomodou bastante.

Outra coisa que me incomodou foi o tanto de problemáticas que o autor criou para a história que foram resolvidos de forma rasa e no final não acrescentou em nada. O último livro deveria ser um fechamento, mas não houve um momento de paz na história toda hora aparecia um problema e quando este era resolvido surgia outro do nada. As folhas que foram perdidas com esses pseudoproblemas deveriam ser gastas com uma construção sólida para a resolução do problema principal que na minha opinião foi bem mediano.

O livro em sim é muito bom, a escrita do Dan Wells me agrada muito, os personagens também são bem construídos e carismáticos mas os problemas citados anteriormente não me fizeram apreciar tanto o último volume como aconteceu com os anteriores. O final aconteceu muito rápido e fácil demais, poderia ter sido melhor, mas foi uma conclusão aceitável para a série Partials.

Por fim, eu super recomendo a leitura de Ruins, mesmo não sendo o melhor livro da trilogia. Vou sentir saudade de acompanhar a trajetória de Kira e alguns personagens como o Marcus terão sempre um espaço no meu coração.
Luciana Mello 02/01/2021minha estante
Olá, aonde vc conseguiu o terceiro livro traduzido?

Raeli 05/01/2021minha estante
Oi amg eu li em inglês