A Garota Que Eu Quero

A Garota Que Eu Quero Markus Zusak

Resenhas - A Garota Que Eu Quero

Sil 13/01/2017

Trilogia...
Só descobri que fazia parte de uma trilogia depois que terminei de ler.
Dadá 14/01/2017minha estante
Ixi. Pior sou eu que só descobri com sua resenha. Kkk

Sil 15/01/2017minha estante
Haha pois é. Faltou escrever no livro algo do tipi como volume 1 rsrs

Dadá 15/01/2017minha estante
Com certeza. Kkk

Barbara.Franca 01/04/2017minha estante
Qual os outros nomes?

Sil 01/04/2017minha estante
O azarão e bom de briga acho

Matheus.Azevedo 22/11/2017minha estante
QUE??? É uma trilogia??

driano 19/03/2014

MEU ESPÍRITO INUNDADO POR PALAVRAS
Quando meus olhos encontraram "A Garota Que Eu Quero" na extensa fileira de livros da livraria, eu soube... aquela seria de fato a leitura que a muito tempo eu buscara.
O título em sincronia com a capa me atraiu de uma forma incrivelmente simultânea. Então eu li a sinopse na orelha do livro.

"O Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo."

Pronto, a curiosidade bateu, o coração martelou forte e me obriguei a levar o livro para casa.

Primeiro fato: Muita gente ler o livro em menos de 24 horas, pois ele é muito curto, são só 174 páginas e a leitura é super prática.
Entretanto, eu li o livro em 2 dias. O porque dessa longevidade está ligada à vontade de sentir cada palavra entrar em eu ser, sentir as mesmas emoções do personagem, visualizar cada passo, cada piscar de olhos, visualizar todo um repertório em minha mente, chegando mais próximo possível do mundo repassado na mente do autor - Markus Zusak. Sim, cada um tem seu método de leitura, e esse é o meu. Leva tempo, mas eu gosto, e no fim, de alguma forma isso me torna parte da história.

Segundo Fato: Há momentos que o livro desperta aflição no leitor. O autor descreve diversas passagens em uma simples frase, como também diversos acontecimentos com uma única lauda. Claro, deixa muito a desejar pois convenhamos, estamos cada vez mais exigentes com a Literatura... quanto mais detalhes em determinada situação, MELHOR.

Terceiro Fato: Há reflexões que te faz fechar o livro e olhar pro "nada" pensando e pensando sobre no que acabou de ler. Como por exemplo, a fraternidade da família Wolfe distintamente explícita, ou também as palavras que Cameron escreve em papéis para se sentir melhor. Essas palavras são interligadas com o enredo do livro, colocadas na página seguinte ao término de um capítulo. As palavras que me causaram um impacto foram estas:

"- Qual é a do som de mãos aplaudindo? - pergunto.
O cachorro continua a andar, mas não me importo. Apenas continuo a falar.
- Por que ele parece um mar de som, como ondas quebrando em cima da gente? Por que faz a maré virar dentro de nós?
Agora só penso nisso.
Talvez seja porque é uma das coisas mais nobres que os seres humanos fazem com as mãos.
Digo, os seres humanos cerram as mãos em punhos. Usam-nas para ferir uns aos outros e para roubar coisas.
Quando os humanos batem palmas, é o único momento em que se unem para aplaudir outros seres humanos.
Acho que os aplausos existem para conservar as coisas. [...]"

Bom, foram estas palavras que me fizeram ler o livro somente no dia seguinte...

Ápice:
Eu teria que passar uma eternidade escrevendo e escrevendo sobre este e qualquer outro livro que li para conseguir expor todas a palavras e sentimentos que me consome quando leio alguma obra. Contudo, isso foi o máximo de um resumo que consegui formular. *risos*
Por fim, vale a pena seu precioso tempinho na companhia de Cameron Wolfe e todo seu universo "escuro". RECOMENDADO!

(Pessoal, por enquanto não tenho blog... porém no meu instagram eu posto foto do livro que estou lendo e depois escrevo uma mini resenha sobre eles. Confere lá!)

site: http://instagram.com/drianoaraujos
Isa 22/03/2014minha estante
Muito bom, ótima resenha, meus parabéns.
Eu já tinha muita curiosidade em ler esse livro, e após essa resenha minha vontade de lê-lo só aumentou. A história parece ser realmente boa, e prender o leitor até o final da trama.
Estarei comprando ele o mais rápido possível.

Malu 13/09/2014minha estante
A singelidade desse livro é uma coisa linda. Uma daquelas leituras que inundam o espírito :) ótima resenha!!

emidio 02/05/2020minha estante
Caralho, acho que vou comprar esse livro

Leh 26/04/2021minha estante
Esse livro é incrível!

erie1 28/12/2021

Foi uma leitura muito gostosinha e leve.

Teve momentos que eu tive muita raiva de alguns personagens por serem muito infantis e egoístas, mas logo você começa a entender um pouco eles. O livro tem prosas poéticas e assim que terminei ele, me deixou com gostinho de quero mais.
Ricardo Tavares 28/12/2021minha estante
Gostei muito desse livro. É uma narrativa fluida e envolvente. Ele faz parte de um trilogia. O primeiro livro é O AZARÃO e o segundo, BOM DE BRIGA. Infelizmente, no Brasil, o livro A garota que eu quero saiu por uma editora diferente da que publicou os outros.
Sou fã do Markus Zusak.

Ricardo Tavares 28/12/2021minha estante
Os dois livros iniciais da trilogia foram publicados pela BERTRAND BRASIL. A Intrínseca publica atualmente os livros de Markus Zusak.

erie1 30/12/2021minha estante
Quero muito ler, mas não sei se vou achar porque esse, pelo visto, já saiu das livrarias e dos sites porque nunca mais vi ele em lugar nenhum

Ricardo Tavares 31/12/2021minha estante
Procure na Estante Virtual ou em "sebos".

Rose 09/07/2014

Cameron Wolfe é o caçula entre os irmãos: Steve Rube e Sarah. Steve é um jogador de futebol temido e respeitado por todos. Rube é o conquistador da região, sempre com uma namorada nova. Seu pai era um torneiro mecânico e sua mãe faxineira. Eles tinham uma vida simples.
Cam estava cansado de ser considerado um perdedor. Não estava feliz com sua aparência e nem consigo mesmo. Sonhava em ter uma namorada, mas o que fazia mesmo era ficar parado em frente da casa de Stephanie, uma garota de quem ele gostava e que o havia chamado em perdedor.
Os medos, os sonhos e o crescimento de um rapaz que aos poucos vai se encontrando, são retratados de uma forma simples e tocante. Onde percebemos que os gestos mais simples podem ser os mais importantes de uma vida.
O livro é curto e o enredo simples, sem enrolação. Você pode achar Cam estranho no início, mas ao fechar o livro não vai ter como negar a nobreza existente dentro dele.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Beth 12/07/2014minha estante
Não sei porque m,as achei esta história muito fraca. E olha que amo os livros desse autor. Pra mim ele foi infeliz ao escrever. não me motivou e me deixou entediada. Beijos.

Line :) 29/07/2014minha estante
Não sei porque até hj enrolo pra ler esse livor...vou tentar mes que vem...bjs

Clarice.Castanhola 09/06/2015minha estante
inda não li nada do autor, mas tenho bastante vontade. Vi que o livro é bem curtinho mesmo (se comparado a outros do mesmo gênero.). Isso me agrada, pois me dá a impressão de que o autor não vai se perder em meio a devaneios sem pé nem cabeça. Vai direto ao ponto. Só acho que se ele é o terceiro volume de uma trilogia, a Editora jamais deveria trata-lo como livro único. Então, já sabendo disso, assim que tiver oportunidade, vou ler os três na sequência.

Jessé 04/01/2018

Todo mundo tem uma história para contar
A resenha é sobre toda a trilogia, e não apenas sobre o último volume.

Títulos: O Azarão, Bom de Briga e A Garota que Eu Quero
Autor: Markus Zusak
Editoras: Bertrand Brasil e Intrínseca

Nota: 5/5

Cameron Wolfe é um garoto comum, membro de uma família comum e habitante de uma cidade comum do subúrbio da Austrália. Os seus dias se resumem a brigar com seu irmão, Rube, a assistir TV e a se apaixonar platonicamente por garotas que nem sequer notam a sua existência. Essa série de livros seria irrelevante se, de fato, estivéssemos falando de um garoto comum, mas como nos lembra Lewis, não existem pessoas comuns, e Cameron, ou Cam, como gosta de ser chamado, descreve e desnuda o mundo com tal sensibilidade que nos questionamos se de fato estamos lendo palavras de um jovem inexperiente que não entende nem a si próprio. Nos três volumes que integram a série, a saber, O Azarão, Bom de Briga e a Garota que Eu Quero, assistimos ao processo de amadurecimento de um adolescente e todas as dores e sabores que acompanham esse momento. Cam é desafiado a todo e tempo e, através de suas experiências, descobre que a vida não exige força para lutar sempre, mas sim para nunca desistir de apanhar.

Esses livros me proporcionaram grandes reflexões, e eu quero partilhar pelo menos duas com você. A primeira foi sobre como nós simplesmente objetificamos e rotulamos as pessoas que dividem esse planeta conosco. Já parou para pensar nos sentimentos que habitam o interior do carteiro que todo mês deixa as contas na sua porta? E nos anseios do cobrador do ônibus que diariamente libera a catraca para você passar e coloca algumas moedas nas suas mãos? E nos sonhos aquela senhora que limpa o chão do seu serviço ou da sua escola / faculdade? Já parou para imaginar quais são as dores e as alegrias que essas pessoas vivenciam? Já se perguntou ao menos quais devem ser os seus nomes?
Conhecer os pensamentos e lutas diárias de Cameron Wolfe me fez perceber que qualquer um, mesmo alguém que você julgue como inútil, parvo ou extremamente ignorante, possui uma história para contar, e essa história é digna de ser ouvida porque é sobre um ser humano. Cam é só um garoto normal, mas que sente e vive o mundo da sua própria maneira, assim como todos os outros 6.999.999.999 de indivíduos que habitam a Terra. Precisamos ter mais consciência disso.

Outro pensamento que me acompanhou durante essas leituras foi a importância de se ter um porto seguro para onde voltar quando tudo der errado. No caso de Cameron, esse oásis é a sua família. O clã Wolfe, que é composto por sua mãe, seu pai e por seus irmãos (Steve, Sara e Rube). A mãe trabalha como faxineira em casas de bairros nobres, o pai é encanador, já o irmão mais velho (Steve) é o bem sucedido da família que tem um bom trabalho e conseguiu ir pra faculdade, enquanto a sua irmã vive apenas namorando e sofrendo (coisas que são quase sinônimas). Rube, o único irmão que eu ainda não apresentei, é apenas um ano mais velho que Cam, o que torna os dois muito próximos, pois além de irmãos eles são os melhores amigos um do outro. Na verdade, Cameron não tinha lá muitos amigos, então ou ele era amigo de Rube ou então não era de mais ninguém (não que isso fosse o único motivo para os dois serem tão próximos, mas ajudava).
Essa família simples e suburbana possui em seu âmago o instinto do animal que lhes emprestou o sobrenome, e, como uma alcateia, todos se protegem e cuidam uns dos outros quando alguém se fere. Essa relação familiar, longe de ser perfeita, pois são vários os percalços que surgem durante o caminho, como o desemprego do Sr. Wolfe, a péssima habilidade culinária de sua companheira, a soberba de Steve e a preguiça de Cam e Rube, mas é na hora das crises que eles mais se aproximam e permitem conhecer um ao outro, estreitando ainda mais os laços que já os unem tão tenazmente.
É impossível não lembrar de Chesterton quando ele disse que "a coisa mais extraordinário do mundo é um homem comum, uma mulher comum e os seus filhos comuns".

Resumindo, a trilogia de Markus Zusak versa sobre a dificuldade da vida em um mundo onde ninguém se importa com ninguém, o que dificulta ainda mais a já conturbada existência de um adolescente, porém o autor também dá pistas durante a sua escrita sobre o que realmente vale a pena nessa jornada cheia de obstáculos, mas também de momentos únicos e inebriantes que fazem todo o resto valer a pena.
No mais, fico por aqui e torço para que, se um dia você decidir também viajar por essas páginas, perceber que o simples é a coisa mais sofisticada que existe, pois nós não somos seres humanos por causa das grandes glórias que alcançamos, mas sim por partilharmos das mesmas limitações enquanto uma raça que sofre para encontrar o seu lugar em um mundo hostil.

Resenha originalmente publicada em: http://sobreoquelievivi.blogspot.com.br/2018/01/resenha-trilogia-irmaos-wolfe.html
Thagillys 19/01/2018minha estante
Nossa significa que eu li apenas o último, ele não parecia fazer parte de uma trilogia e nem sabia da existência dos outros, que pena.

Jessé 22/01/2018minha estante
Pois é, infelizmente a editora não divulgou que esse livro faz parte de uma trilogia... É uma pena.

milla.pitalugatavares 17/08/2018minha estante
Linda sua resenha!

Marina @cafeina.literaria_ 13/12/2022

Romance leve
Um romance onde o enfoque não é apenas no relacionamento amoroso, fala bastante sobre família e sobre se descobrir. Tem um ritmo bem lento, retratando o cotidiano um pouco monótono do personagem, mas alterna com as poesias do protagonista, que conversam com a história. Pra mim foi o ponto alto do livro. Rápido e tranquilo de ser lido.
Gi Reis 13/12/2022minha estante
Uau alguém mais leu e gostou desse livro além de mim

Marina @cafeina.literaria_ 13/12/2022minha estante
Ele é bem pouco conhecido né kkkk achei um livro ok pra passar o tempo, mas não me marcou

Gi Reis 13/12/2022minha estante
Eu gosto mto do autor, então sou suspeita pra falar

Beatriz 05/06/2023

Confuso
Achei bom, mas parece um livro inacabado, a história é gostosinha de acompanhar mas tem muita coisa mal desenvolvida, eu comprei ele num sebo simplesmente pq adoro a escrita do Markus Zusak, não foi diferente, a escrita é realmente boa, mas achei sla, incompleto?
Dan Carvalho 15/06/2023minha estante
Tbm senti isso, aí pesquisei e descobri que esse livro faz parte de uma trilogia: o azarão, bom de briga e a garota que eu quero. Já li o Azarão e gostei? vou procurar o outro que falta :)

Beatriz 17/06/2023minha estante
Agora faz sentido, os outros são bons? Tipo vale a pena?

Dan Carvalho 18/06/2023minha estante
O Arazão é uma leitura bem rápida também e eu gostei bastante quando li.

Denise195 20/03/2014

Não li os outros livros da trilogia ainda, mas adorei esse. É leve, com um romantismo suave e toques de realidade que mantêm a história interessante do começo ao fim.
Uma menina 24/04/2014minha estante
Uai.. como assim trilogia? Sério isso? Onde c viu?

Denise195 09/05/2014minha estante
Nayara, vi em alguns blogs como por exemplo: http://goo.gl/ohofI6 e http://goo.gl/5A6PrN e outros tantos. Eu também não sabia antes de ler o livro.

Anna.Oliveira 24/02/2024minha estante
Meu deus eu nunca li tanto lendo uma resenha KKKKKKKK falou tudooooo! Me senti exatamente assim. Eu não entendi a poesia dele em NENHUM momento, só servia pra bugar minha mente que ainda estava tentando entender a história. E terminei sem entender, o título do livro é tão?

Sonic Judeu 12/05/2024minha estante
KAJAKAKKAAK adorei a resenha mt boa, concordo com tudo, ser virjola tudo bem, agr ficar reclamando toda hora, falando merda, e objetificando mulher "ain ngm quer me dar" dá pra aturar nao, q enrolação, sem contar q só o ruben salva pq quase ninguém la tem realmente uma evolução ou vale de alguma coisa, parecem tudo figurante

RUDY 17/08/2014

Resenha feita por Rose - Blog Fábrica dos Convites

Rube ao contrário, trocava de garota toda semana. Cam só esperava que Sarah não ficasse como as garotas que Rube usava. Então ele conheceu Octávia, a namorada da vez de Rube. Ele se encantou pelo brilho e beleza da garota. Mas não poderia fazer nada, afinal ela era (pelo menos por alguns dias), a namorada de Rube.

As coisas começaram a mudar depois que Rube e Octávia terminaram. Octávia começa a fazer parte dos pensamentos e sonhos de Cam, e faz despertar dentro de Cam sentimentos há muito adormecidos. Eles se dão muito bem, e aos poucos vão se entendendo. Cam fica mais confiante em si mesmo, só que está muito preocupado com Rube. Seu irmão está sofrendo ameaças por conta de seu atual namoro com Júlia. Seu sexto sentido dizia que alguma coisa ruim estava para acontecer. Ele queria estar pronto caso Rube precisasse, mesmo que Rube não fizesse o gênero de precisar de alguém...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/08/resenha-56-garota-que-eu-quero-markus.html
Michelle 20/08/2022minha estante
curti

Angela Cunha 28/08/2023minha estante
Olha que só me lembrava da capa e título desse romance!!!Ah, deu muita vontade ler!!!
Beijo

Bibi 10/06/2021

A garota que eu quero
A garota que eu quero foi uma leitura que, mesmo sendo um livro curtinho, demorei pra pegar o jeito e render. Demorou muito para alguma coisa acontecer: senti que foi lá pela página 50-60 que aconteceu algo pela primeira vez, e depois disso levou mais um tempo para algo acontecer. Não foi uma leitura que me prendeu muito, quase no final do livro tive o único momento que realmente queria seguir lendo pra saber o que ia acontecer. É um livro legal, só achei bastante enrolado para acontecer algo...
JonasDomm 10/06/2021minha estante
o markus zusak e daqueles escritores que se você lê um livro dele, ja sabe a escrita dos outros livros dele. o mesmo é com os demais livros dos irmãos wolf, eu sou o mensageiro, a menina que roubava livros e o construtor de pontes.

JonasDomm 10/06/2021minha estante
o mesmo serve para o john green

aliiyh 15/02/2024

Uma tortura disfarçada de romance adolecente
TORTURANTE! Não me levem a mal, o Markus parece ser um ótimo escritor e tenho muita gana ainda de ler A Menina que Roubava Livros, mas essa joça aqui só pode ser definida por uma palavra: nada.
Eu não consegui ter nem sentir nenhum apego por nenhum deles, no máximo do Rubes pelo simples fato de ser o único personagem minimamente interessante, mesmo sendo um babacão.
Provavelmente, se esse fosse o primeiro livro que eu lesse na vida toda, iria gostar, afinal o sr. Zusak escreve de um jeitinho bem fácil e reconfortante de ler. Massss como não é o caso, eu só não gostei mesmo.
O Cameron é completamente desinteressante e tem uma maneira bem rude e esquisita de ver a vida (eu entendo o fato de ter mlks que tenham a mesma mentalidade dele na vida real, mas definitivamente não é uma mentalidade q eu gostaria de ler em um livro) e o romance acontece tão do nada q é fácil desejar que eles não fiquem juntos.
Enfim, num gostei.
Anna.Oliveira 24/02/2024minha estante
Concordo em tudo sem tirar nenhuma vírgula kkkk e o fato dele citar 2 vezes que se masturb4? Achei tão desnecessário.

Sonic Judeu 12/05/2024minha estante
resumiu perfeitamente

Lude 02/10/2013

Bem...
Uma vez, uma de minhas professoras disse à classe que o bom texto é aquele que não deixa a costura aparecer. Ou seja, quanto mais bem escondidos os mecanismos que fazem o texto funcionar, melhor ele será. Afinal, convenhamos, o escritor é uma espécie de mágico - e qual a graça do show de mágica onde podemos ver todos os alçapões, espelhos, fios de náilon e demais trucagens em funcionamento?
Eis aí o grande problema de "A Garota que eu Quero": sua costura está muito exposta. A todo momento o autor tenta nos emocionar com metáforas líricas - na verdade meio exageradas - e situações tocantes ou dramáticas. Mas falta sutileza. Sim, sutileza cairia bem aqui. E o fato é que Markus Zusak sabe como ser sutil: quem leu "A Menina que Roubava Livros" não pode negar que ele consegue hipnotizar o leitor e fazê-lo chorar quando a história pede que chore, sorrir quando pede que sorria, se revolte quando a revolta é adequada. Desta vez, porém, faltou-lhe a discrição necessária para manipular nossos sentimentos sem que o percebêssemos. "A Garota que eu Quero" não é o momento mais brilhante de Markus Zusak. Não obstante, não se trata de um livro ruim. Há momentos legitimamente tocantes, que me fizeram parar e dizer para mim mesmo frases tipo autoajuda como "Sim, a vida pode ser maravilhosa" (esta frase, até onde eu lembro, não está no livro).

Para resumir esportivamente, um belo chute - mas explodiu no travessão. Melhor sorte na próxima, Markus. Força: sabemos do que você é capaz.
Thata 08/10/2013minha estante
Melhor resenha que eu li sobre o livro. O lirismo forçado dele me incomodou demais, quase parei de ler.
Graças a Deus não são nem duzentas páginas.

May Immortal 26/10/2014minha estante
Ótima resenha! Colocou em palavras o que senti. Acredito que se não fossem aqueles trechos entremeados na história, teria sido um livro bem melhor.