Luxo

Resenhas - Luxo

1 | 2 | 3 | 4

Nat 17/05/2014

Luxo - Anna Godbersen
Queridos, nem sei por onde começar. O livro me encantou só com a capa, digo isso porque os que apreciam romances de época já se interessam logo de cara, pois, cai entre nós, esse vestido faz jus ao nome da obra.
A escritora nos coloca dentre de um mundo da alta sociedade de Manhattan, nos mostrando que por detrás de exuberantes festas, mocinhas que estão preocupadas em: "qual vestido devo usar hoje?",há segredos, mentiras e todas as damas estão dispostas a qualquer coisa para conseguirem o que querem, qualquer coisa.
O livro é narrado em terceira pessoa, de modo que podemos ter acesso a todos os sentimentos das personagens, cada capítulo foca em um determinado grupo ou único personagem, que amarraram a trama para o final. Vale ressaltar que na entrada de cada novo capítulo, a autora trás um recorte de jornal da época, um trecho de algum diário ou um convite de baile, super interessante na minha opinião.
As páginas são amareladas e a textura é típica de papel antigo, o que nos coloca mais ainda no clima da obra, a fonte é agradável e, como os períodos são curtos, a leitura fica muito fluida e descontraída.
Anna Godbersen sabe como prender o leitor desde o prólogo até o último ponto final do livro.
Espero que se deleitem nessa maravilhosa leitura!! Beijinhos!!

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/2014/05/luxo-anna-godbersen.html

Flávia 28/02/2014

A história se passa no séc XIX, em Manhattan, em meio ao luxo das famílias nobres da sociedade. Vamos conhecer a história de diversos personagens: Elizabeth, a irmã mais velha da família Holland, é o modelo de Dama da Alta Sociedade, recatada, bons modos e bonita; Diana, a irmã mais nova, mais despojada, extrovertida, apenas tolera as regras; Penélope, a deslumbrante amiga de Elizabeth, que de amiga não tem nada. Essas personagens formarão tramas com outras, mas prefiro não mencioná-las para não causar algum spoiler.

Veremos a amizade de infância que se desfaz pela diferença de classes sociais e interesses conflitantes, o amor platônico e a política que se impõe sobre os sentimentos.

A trama é boa, envolta de tantos personagens com seus problemas particulares adicionada ao requinte da sociedade que deveria ter me conquistado mas não consegui me manter conectada. Achei um tanto infantil. Um pouco enfadonho em algumas situações. Infelizmente, os trechos de descrições de ambientes ou figurinos me causavam sonolência.

A diagramação é primorosa, os capítulos são bastante curtos e o título e a capa caem como uma luva.

Recomendo para quem aprecia histórias de época e infanto-juvenil. Parece estranho eu recomendar algo que não apreciei muito, mas é que meu estilo de leitura difere desse livro.

Luciana 07/03/2014minha estante
Sabe que pela sua descrição acho que eu gostaria muito desse livro? kkkk
A capa linda chama bastante a atenção.

Flávia 07/03/2014minha estante
Kkkkkk, pois é, depois que eu li a resenha percebi que só a elogio, rsrsrs

Sarah 19/01/2013

Quando li a sinopse pensei, mais que legal um Gossip Girl do século passado, só que desta vez a história é um pouco diferente.
Famílias da alta sociedade, vestidos maravilhosos, festas esplêndidas, em quantas áreas o dinheiro não pode nos beneficiar. Mas querendo valorizar os bons costumes ou não, o dinheiro não pode comprar o amor, ele não pode escolher por quem a gente realmente se apaixona, e ao meu ver, os sentimentos causados por um verdadeiro amor é que dão o verdadeiro luxo a esta trama, porque quando o poder começa a sufocar, o que é proibido para a classe alta se torna um verdadeiro refúgio.

Telma 09/01/2013

Inteligência e Estilo!
1ª livro da série "The Luxe"
Luxo - Anna Godbersen

Amigos,

devo confessar que estou muito positivamente supresa com esse livo!

Eu comprei por ver que havia boas resenhas sobre ele mas, sempre o deixava de lado na estante por algum outro (a fila está looooooonga!).

Depois de ler um livro mais "cabeça", resolvi embarcar numa leitura "light" e essa capa gritava "eu sou light".

Surpresaaaaaaaaaaaaa!!!!

O livro é uma delícia!

Anna Godbersen me ganhou pela escrita primorosa (não há erro algum). Ela sabe contar uma história e mais ainda: soube como me prender até o final do livro! Não tive vontade de pular nenhum parágrafo!

A história é da sociedade de New York, em meados de 1800. As damas têm que se comportar com decoro mas, algumas delas, movidas pelos mesmos sentimentos que nós, as damas do século XXI (rs*), acabam por os pés pelas mãos ao querer ter mais prestígio social.

Prestígio social se compra acom dinheiro e a esperteza conta muito, tanto para as já inseridas no meio quando para as que desejam inserir-se.

Parece cansativo? Eu juro que não é!!!

É divertido, é romântico, é bem escrito! Alinhavadíssimo!

A prova do que estou falando é que, depois dele já comprei (e já estou lendo) o nº 2 da série, o livro "Intriga".

Impossível não bater palmas para a sagavidade e inteligência da autora assim como é impossível não dar 5 estrelas!

Vale cada centavo gasto nele!

Gio 07/02/2012

Luxo, realmente.
Polêmica, vestidos luxuosos, bailes, intrigas, paixões, escândalos e mais um toque de polêmica.

O primeiro livro da série Luxo nos leva a conhecer a Manhattan na virada do século XIX, assim como vários personagens. Cada um deles nos mostra a sua versão desse mundo, assim como a própria vida nos holofotes e atrás das cortinas da alta sociedade.

Elizabeth Holland é uma boa garota e a salvação da família, ela segue rigidamente os códigos da sociedade, por mais que isso a sufoque por dentro. Já sua irmã mais nova, Diana, é o completo oposto, ela faz o que dá vontade, não se importando com riquezas e etiquetas. Penelope Hayes é, apesar de sua imensa riqueza, considerada uma nova rica e somente depois de muito tempo começa a conquistar o respeito da elite, ela não quer perder nada do que conquistou para ninguém. Henry Schoonmaker é um filhinho de papai, que não faz nada da vida além de beber e ter romances com belas mulheres, quer dizer, até que ele encontra o amor. E, por fim, Lina Broud, que é a "empregada" de Elizabeth, as duas eram amigas quando crianças e, por não serem mais, Lina guarda grande rancor de sua patroa e não mede esforços para se vingar.

A escrita é fabulosa, parece que estamos dentro das páginas, vivendo junto com os personagens, usando os vestidos, vendo os bailes... Porém, a autora pecou em muito na criatividade. É um livro extremamente fácil de se prever, além de um pouco cansativo, por só se falar de "ah, eu quero ele/ela, mas não posso" ou "quero me vingar por blablablá". É o mesmo enredo durante o livro inteiro.

É a versão XIX de Gossip Girl, vale a pena ler para se distrair, mas não comece a ler esperando grande coisa, se não irá se decepcionar - e muito! O que mais vale a pena no livro, é a escrita, que realmente nos transporta para a era.

Nota: 3 estrelas.

psyche 07/02/2012minha estante
Concordo em gênero, número e grau.
Eu mesma escrevi uma mini resenha sobre o livro em março de 2010 e dissemos praticamente a mesma coisa. rs

Psychobooks 01/12/2011

Resenha Dupla - Alba e Mari
Alba - Taí uma coisa que não recomendo: A leitura de uma série começando DO SEGUNDO LIVRO! Conheci a série "The Luxe" com o livro Intriga , ou seja, comecei metendo os pés pelas mãos, colocando a carroça na frente dos bois, etc... Por conta disso, minhas opiniões estavam todas influenciadas pelas ações dos personagens no segundo livro. =/ E CLARO: Eu já sabia DE TODOS OS SEGREDOS! =´(

Mari - Eu conheci a série por causa da Livia do Whising a Book, que recomendou a série como Must Read, demorei um pouco para comprar, já que em português estava bem mais caro, acabei comprando o box com os três primeiros livros em inglês. Diferentemente da Alba que já tinha lido o segundo livro da série (apressadinha) eu nem tinha lido a sinopse completa do The Luxe, sendo assim, me surpreendi MUITO com a leitura.

Alba - Aliás, segredos e maquinações recheiam o livro todo! A ordem é: "puxe o tapete para se dar bem", e nesse assunto Penélope, a antagonista do livro é perita! E já que falei dela, vou iniciar minhas impressões com essa dhyva mesmo. Claro que Mariana vai me xingar aí embaixo, maaaas... Penélope é deliciosamente má e inescrupulosa! Sabem aquelas antagonistas que você se vê torcendo para que dê tudo certo com ela na história? Pois é... Vai lá Penny, sua linda!

Mari - Albalena, a Penélope pode até ser uma dhyva, mas é totalmente 'dumal', cobra, é uma riquinha mimada, egoísta que está completamente equivocada e só pensa nela. A autora foi muito boa ao criar a trama e a personagem, eu a odeio com todas as minhas forças.

Alba - A história se passa no finalzinho do século XIX, em Nova York. O ambiente são as grandes festas e a alta sociedade da época, mas não pensem que os menos abastados ficam para trás no quesito intrigas! Lina e Will estão aí pra provar que o livro não é feito apenas de figurões! Will aliás tem um papel superimportante no enredo do livro.

Mari - Eu AMEI o ambiente do livro, uma época onde o mais importante eram as aparências, quem tinha dinheiro esbanjava com coisas supérfulas, um vestido custava eram mais caro do que o salário de um ano de um empregado da casa. É agora que devo dizer o quanto odeio a Lina? Mais do que a Penélope?

Alba - Elizabeth e Diana são as irmãs Holland. Elas vêm de uma família tradicional, Liz é a mais velha e é considerada uma garota exemplar, que anda na linha e obedece todos os mandos e desmandos de sua mãe. Diana é uma alma livre, com apenas 16 anos está sempre pronta para viver aventuras amorosas e encontrar alguém que realmente abale o seu mundo. A melhor amiga de Liz é minha antagonista dhyva Penélope Hayes, uma nova rica considerada vulgar e temidas por todos. No meio dessas três belas moças a figura de Henry Schoonmaker é inserida... Um playboy dado a aventuras amorosas, bebedeiras e jogatinas. deu pra perceber que não fui com a cara dele??

Mari - A Elizabeth é a típica mocinha da história, por vezes muito ingênua, depois de ter passado um tempo na França, aprendendo etiqueta e como uma moça da alta sociedade deve se portar, ela volta para casa e cai nos braços de uma certa pessoa que não é bem vista aos olhos da sociedade, mas ela aceita sua nova situação muito fácil, desistindo de seu amor proibido. Já a Diana, me conquistou! Acho que é a personagem que mais gostei da trama, destemida e abusada, faz o que quer sem se importar com o que os outros vão pensar ou dizer dela, desafia as ordens de sua mãe e entra de cabeça num relacionamento (que também é proibido). A Albalena não gostou do Henry, mas devo avisar as moçoilas que o rapaz é um gatinho safadenho muito cute S2

Alba - O livro é feito todo num clima comedido e ao mesmo tempo libertino... Não entendeu? Pois bem, enquanto dois protagonistas estão conversando sobre o clima em uma visita formal, os diálogos ficam carregados de mensagens subliminares. Um "fez uma linda noite, ontem" é carregado de um simbolismo que remete às atitudes tomadas por dois amantes. Achei essas colocações bem divertidas!

O enredo é cheio de reviravoltas e surpresas. Quando se acha que um personagem vai ter certa atitude ele resolve te surpreender. Há um aumento de tensão durante a leitura, e acho que é isso que faz com que as páginas sejam consumidas no final. Quando chegamos perto do clímax da história é IMPOSSÍVEL abandonar a leitura. Palmas para a autora que não deixou uma ponta solta sem explicação mas deixou várias possibilidades para a continuação, que, posso garantir, não decepciona nem um pouco.

Mari - Acho que eu ter lido o livro de 434 páginas em menos de dois dias explica um pouco a ansiedade para saber o que vai acontecer nas próximas páginas... Mas devo dizer que fiquei revoltada por ter lido o prólogo com um spoiler gigante, fiquei meio brava (putíssima) já que odeio spoiler, mas ao ler a última página minha raiva já tinha passado um pouco...

Alba - Em cada capítulo é apresentada a visão de um personagem: Liz, Diana, Penélope, Henry ou Lina. A apresentação do capítulo é dada ora por uma nota de jornal da época; ora por um trecho de diário; ora por um capítulo de livros de boas maneiras e por aí vai. Cada apresentação descreve por alto o estado de espírito ou atos que o personagem irá tomar. Gosto bastante dessa divisão e ela continua no segundo livro da série.

Mari - Eu adorei esse lance no começo do capítulo, você sempre sabe mais ou menos o que esperar e ainda assim acaba se surpreendendo, mal posso esperar para saber o que acontece no próximo livro, porque o final é de deixar muito angustiada pelo próximo volume!

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/04/resenha-luxo.html

Flavinha 22/09/2011

Mais ou menos
Comprei pela capa e paguei uma pequena fortuna. Parecia que eu estava lendo clássicos históricos, nada demais. Nada de ruim tb, mas não justifica toda essa pompa do livro não.

SARITA 24/05/2011

Chick Lit histórico. Moças recatadas (ou nem tanto), da alta sociedade que vivem numa atmosfera de romance, mentiras, inveja e tradições. Leitura bem agradável, sem muito estardalhaço. Recomendo para passar o tempo.

Yara 03/05/2011

Chato....
Luxo conta a historia de Elizabeth Holland e sua irmã Diana. Recém chegada de Paris, Elizabeth vai a um baile à fantasia organizado pela sua amiga Penélope Hayes, uma nova rica. Porém na manha de domingo seguinte ao baile, Elizabeth e Diana recebem uma noticia drástica que põem em risco sua posição social.
Foi realmente estranho ler “Luxo”. Logo no inicio do livro eu já sabia o que ia acontecer com todos os personagens nas páginas seguintes, e isso me desanimou a lê-lo, já que o livro tinha se tornado previsível. E antes que me entendam mal, o fato do final do livro ser descoberto logo no inicio não tem nada a ver com o prólogo, que já revela em parte o desfecho de Elizabeth Holland.
Na verdade, eu acho que eu me expressei de maneira errada, eu não gostei de ler Luxo. O livro foi focado nos personagens errados, na minha opinião. Os personagens mais interessantes de toda a historia, Henry Schoonmaker e Will Keeler, não foram usados com todo o seu potencial. E o lado psicológico de todos estava muito fraco, apenas dois personagens mudaram no decorrer do livro, porém a mudança foi mínima.

Cíntia Mara 23/04/2011

Poderia ser melhor
A HISTÓRIA

Não dá pra falar muita coisa além da sinopse. Aliás, recomendo a quem não gosta de spoilers que não leia resenhas ou resumos dos livros seguintes. Eu não me incomodei, até porque a história é bem previsível. Ao final do quinto capítulo já dava pra saber tudo o que ia acontecer dali pra frente. Talvez por isso eu tenha achado tudo muito lento. Ou talvez por ser o primeiro de quatro livros, pois espero que os próximos sejam mais ágeis.

Ah, sim... A história, né? Ainda não sei a que veio e qual seria o propósito da autora, mas é legal. Fofocas, intrigas, paixões, traições... Já vi a série ser comparada a Gossip Girl – o que pra mim não é um elogio, já que não consegui passar do primeiro capítulo do primeiro livro. Fazendo uma comparação bem precária, eu diria que me lembrou um pouco dos livros de Jane Austen, embora sem o tom crítico e irônico desta.

OS PERSONAGENS

As pessoas daquela época eram mesmo tão sem graça e apáticas? A autora descreve muito bem os personagens; Os capítulos, apesar de narrados em terceira pessoa, alternam a visão de Elizabeth, Diana, Penelope, Henry e Lina. Mas até a metade do livro eu não sabia se gostava ou não deles.

Elizabeth vive de aparências. Não é por mal, pois foi educada para ser uma dama. Ela tem uma imagem de garota perfeita perante a sociedade, mas, obviamente, tem seus defeitos, seus erros, suas culpas e feridas.

Diana é o oposto da irmã. Sanguínea define. É, de longe, a personagem mais viva.

Penelope e Lina são vilãs típicas. Invejosas, cruéis e inescrupulosas, embora com motivações diferentes.

Henry é o filhinho de papai que não quer nada na vida além de farra. Não é um mocinho-encantador-com-cara-de-vilão, porque lhe falta personalidade. Mas, ok, se não fosse pela vida desregrada dele e as ambições de seu pai, não teria história nenhuma. (Henry é moreno, mas cada vez que ele aparecia, eu via o Logan/Matt Czuchry.)

O FINAL

Os últimos capítulos são legais, emocionantes. O importante não é apenas “o que” vai acontecer, porque isso eu já sabia, mas também o “como” acontece. Dá vontade de ler de trás pra frente :-P Porém, o final não é realmente um final. Fiquei com a impressão de que esse livro é apenas o prólogo para os seguintes e espero estar certa.

EDIÇÃO

Gente do céu, que capas lindas são essas? E a edição é super caprichada, tudo combina com o clima luxuoso da história. Antes de cada capítulo tem uma citação de livros da época, notas de jornal ou trechos de cartas e diários, para que o leitor já tenha uma idéia do que se trata o capítulo. E, melhor de tudo, um texto muito bem editado e com pouquíssimos erros. Será que é demais pedir que os livros da Rocco sejam um pouco mais baratos?

No Brasil foram lançados os dois primeiros, Luxo e Intriga, com capas idênticas às da imagem.

As personagens da capa são, na ordem: Elizabeth, Penelope, Diana e Lina

CONCLUSÃO

Hmm... Posso ler Intriga antes de dizer se recomendo ou não?
--------------------

Maria Carolina 15/04/2011

Tinha tudo pra ser um dos Melhores Livros!!
O Livro é muito bem escrito, tem intrigas , romances, mais a historia é muito óbvia, não e aquele livro que vc fica na curiosidade pra saber o que vai acontecer!!! E por isso o livro não me empolgou!! Parecia que eu estava assistindo Gossip Girl só que no século passado!! A protagonista não achei nela a mínima graça, nem em outros personagens...Os unicos que eu realmente gostei foi da Diana e do Henry, que deixaram a historia um pouco melhor. Vou ler a continuação de curiosidade pra saber da Diana e do Henry porque se não fosse por isso não leria de jeito nenhum!!!

Adriana 08/03/2011

Um livro luxuoso a começar pela capa que é linda!!! Só posso dizer que amei a história, os personagens que são muito bem construídos e apresentados. A sociedade da época me encantou! Nem dá para dizer qual personagem é a principal, pois todas são tratadas como tal. A escrita de Anna Godbersen me maravilhou, estou encantada até agora (tanto que corri para comprar o segundo volume e já estou lendo)! A descrição das roupas e cenários é fantástica. A vida de todos eles é muito regrada sob a luz, mas na escuridão nem tudo é o que parece. O início de cada capítulo contem uma "citação" do jornal do dia na trama ou de um livro de etiquetas e eu achei fantástico (geralmente eu pulo qualquer coisa que esteja entre mim e a história) porque dava dicas sobre o que estava acontecendo. Por fim só digo uma coisa: leiam sem medo pois vale a pena, você vai se maravilhar assim como eu!

William Souza 02/02/2011

O que você faria para viver um verdadeiro amor?

Em 1899, fim do século XIX, intrigas, mentiras e desejos obscuros são guardados por baixo de vestidos luxuosos. Manhattan, o lugar onde as família mais poderosas da América vivem, entre mansões, bailes e muito Luxo. Elizabeth Holland, Diana Holland e Penélope Hayes, estampam capas de jornais por serem as jovens mais notadas na sociedade norte americana, mas cada uma delas guarda seus segredos a sete chaves e tudo acaba quando a morte resolve aparecer para uma delas. E agora todos deverão pagar por seus atos.

Pense em Gossip Girl, só que em uma época diferente e um pouco melhor? Assim é Luxo. E o que mais me encantou na história foi por se tratar no passado.

Lendo o livro percebi como as coisas eram diferentes naquela época, casamentos arranjados, manter as aparências, ser gentil até com as pessoas mais odiosas, carruagens, casarões, bailes e muitos pretendentes. A coisa que as pessoas mais se preocupavam na é poca era só em arrumar um casamento para se garantir na vida.

A estória pode ser um pouco previsível e um tanto clichê, mas mesmo assim não consegue apagar o brilho por trás de cada personagem. Elizabeth me irritou no começo do livro, mas do meio para o fim ela me surpreendeu totalmente, de sem sal, para um garota totalmente corajosa para seu tempo. Penélope é aquela vilã que amamos odiar e Diana é sim a personagem que mais brilha durante a leitura, ela é totalmente diferente de Elizabeth, e a única coisa que as unem mesmo é a relação de sangue.

Como eu já disse, a estória é previsível e logo no começo eu já previ o final, mas fico pensando se não é isso essa intenção mesmo que a autora quis passar. Ana Dosbersen tem uma escrita muito gostosa e de fácil entendimento, e por se tratar de um romance de época, a narrativa dela não é pacata como a de Patrícia Cabot (Aka Meg Cabot, em Aprendendo a Seduzir que eu desisti de ler, por que é chato). Sem contar nas descrições que ela faz sobre a Nova York daquele tempo, até parece mesmo que ela vivenciou tudo aquilo.

Os acontecimentos são contados de forma intercalada entre os personagens do livros, cada capítulo é sobre o ponto de vista de um, mas a estória é contínua e flui muito bem, o que é bem legal.

Romances proibidos, ganancia por muito dinheiro, chantagem emocional e moral, e muita história por trás da Nova York do fim do século XIX. Esse é Luxo.

A série The Luxe é composta por:
Luxo
Intriga
Envy*
Splendor*

* Os demais ainda não lançados no Brasil.

1 | 2 | 3 | 4