O Segredo do Anel

O Segredo do Anel Kathleen McGowan

Resenhas - O Segredo do Anel

1 | 2 | 3 | 4

Márcia 06/08/2010

"A verdade não é o que aconteceu. É o que foi escrito."
Com essa única frase, Kathlee Mcgowan me conquistou.Pois sempre foi o que pensei em relação às histórias bíblicas.

Minha primeira impressão do livro "O segredo do Anel" foi extremamente positiva, e essa concepção se manteve firme e crescente durante toda a evolução da leitura. Sua obra é, em todos os sentidos, arrebatadora.
A paixão com que a autora relata os dados históricos - por si só polêmicos - é apaixonante. É explícito em cada vírgula do texto o amor que Kathlee dedicou a essa obra. Reflexos de sua forte crença naquilo que pesquisou, naquilo que escrevia - e sentia.

O Segredo do Anel - independentemente de crenças religiosas, históricas, ou qualquer outro tipo de individualismo humano - é um livro para ser apreciado - principalmente por aqueles que, em geral, se interessam pelo tema - não só por suas mensagens, mas por sua beleza mesmo. Pelas emoções implícitas de uma mulher que passou sua vida adulta inteira correndo atrás daquilo em que acreditava.

A autora diz ao final do livro que se viu obrigada a "disfarçar" a história por meio de uma ficção, para proteger organizações secretas que guardam os segredos de Maria Madalena até hoje.Na minha opinião, a ficção foi super bem estruturada no meio de toda a gama de informações que a autora nos passa. Mesmo o romance em si - a ficção - não sendo o ponto foco do livro, Kathlee conseguiu criar personagens convincentes, "reais" e acima de tudo, cativantes. E ainda por cima conseguiu transmitir sua fe para eles, que por suas vezes, a transmite para o leitor, não de uma maneira desagradável, como uma "evangelização", mas de uma maneira natural e gostosa, nos fazendo realmente pensar no significado de tudo aquilo, nos fazendo realmente acompanhar a tragetória de Maureen e suas descobertas sobre sua vida e seus ancestrais.

O Segredo do Anel é uma obra inquietante para alguns; pode mudar vidas quem sabe; pode ser considerado apenas uma divesão ou passatempo, como muitos outros livros. Mas, para mim, acima de tudo, ele fala de amor.
" Dois mil anos depois, ainda é o mundo contra a verdade." Espero que um dia, possamos todos compreender em fim a verdade.
Michele 24/07/2012minha estante
Também penso da mesma forma...

Diego Marques 27/12/2012minha estante
livro realmente fascinante, já o li duas vezes, mal posso esperar para ler "O Livro do Amor - O Legado de Maria Madalena"

Thatá 23/09/2014minha estante
Adorei a resenha, é exatamente o que penso. Que leitura maravilhosa!

Lucia.Ferreira 20/05/2020minha estante
Adoro livro histórico, e esse não foi diferente.

PolyFlores 27/12/2009

Gostei
Um livro que emociona e abre muitos questionamentos, de uma forma sutil e adorável.
Gostei muitíssimo da leitura e recomendo!

MizukaYoshino 28/10/2020

Foi um dos livros mais interessantes desse tema que li!
Adorei a forma como abordaram a Madalena (inclusive descobri que faço aniversário no mesmo dia!)

Jane Lara 10/05/2009

Emoção
É pura emoção.... Não dá vontade de parar de ler!

O Leitor 27/02/2009

Decepção
Seguindo a trilha do Código da Vinci, com a história de Jesus e Madalena, não consegue convencer na narrativa fraca. Nem me interessei pelos outros dois livros que compõem a trilogia.

SraNinho 27/05/2009minha estante
Minha opinião se aproxima da sua.

Márcia 22/11/2009minha estante
Você pode não ter gostado da história. Mas a narrativa não é fraca.

PaulaFa 17/04/2009

Maravilhoso. Indico para quem tem a mente aberta. Católicos extremistas fiquem longe, rs. Alguém sabe quando sai a continuação dele?
Márcia 17/11/2009minha estante
Tem continuação?

Márcia 22/11/2009minha estante
Sim... fiquem MUITo longe!!

MizukaYoshino 28/10/2020minha estante
Ia perguntar "como assim tem continuação?" Mas vi que faz 12 anos isso aaaa

PaulaFa 30/10/2020minha estante
pior q eu comprei a continuação e nunca nem li kkk

De Andrade 21/01/2022

O Segredo do Anel
Achei interessante como são abordadas a vida de Jesus e a história de Maria Madalena.
Nos faz repensar muita coisa e questionar alguns dogmas criados ao longo do tempo. Leitura fácil que mescla vida real com eventos históricos.

Luciana.Paiva 13/06/2020

Para acreditar basta ter Fé, assim é o verdadeiro Mistério.
Narrativa envolvente pela própria polêmica do tema. Pensar no "Código da Vinci" é absolutamente involuntário, afinal de contas o livro versa sobre o relacionalmento afetivo de Jesus e Maria Madalena e, a tentativa por séculos de mascarar a verdadeira história decorrente dessa linhagem. Enquanto a protagonista Maureen tenta entender o significado de suas visões, a vida da própria Madalena se entrelaça com a dela para que seja possível encontrar as explicações que trarão paz e sentido para tudo. Mais surpreendente pra mim foi o Posfácio, afinal de contas 20 anos pesquisando para escrever um livro é algo no mínimo louvável, demonstra que algumas convicões são construídas com trabalho árduo e outras precisam apenas de Fé pra existir. Um livro que me deixou cheia de Paz e Luz, obrigada Kathleen McGowan.

Nathy B.W. 27/12/2009

Gostei do livro, o fim é interessante, mas achei que a autora seguiu demais o estilo "Código da Vinci". A leitura é também um pouco confusa, acabei me perdendo um pouco em algumas passagens do livro onde ela muda de uma época para a outra da história. Apesar disso gostei bastante.

Carla.Parreira 04/10/2023

O segredo do Anel
O livro fala de Maria Madalena como madrinha das mulheres incompreendidas, a primeira mulher de grande importância que teve sua vida alterada de forma intelectualmente intencionada e totalmente destorcida pelos cronistas da historia. Ela é colocada no livro como uma das seguidoras discípulas mais próximas de Cristo que foi cortada quase por completo dos evangelhos por motivos escusos descritos ao longo da leitura. De tal modo, Madalena não era uma prostituta, mas uma importante seguidora de Jesus, a primeira pessoa que o Senhor em ascensão escolheu para abençoar com seu aparecimento. Assim como noutros livros, boa parte da historia é baseada numa especulação sobre a linhagem sagrada provinda de Jesus e Madalena. Para mim isso é um assunto um pouco vago, pois se todos somos filhos do mesmo Pai, que diferença faz ser descendente direto de Jesus caso realmente ele houvesse desposado Madalena? O livro cita (pela historia fictícia da autora) alguns descendentes da linhagem sagrada: Francisco de Assis (o único santo conhecido a apresentar todos os cinco pontos de estigmas), Joana D?Arc (seu sobrenome indica que tinha alguma relação oculta com a região de Arques, embora tenha nascido em Domrémy. Alem disso, suas visões divinas indicariam sua linhagem), Santa Germana (filha do equinócio vernal e da ressurreição, representada por um cordeiro pascal e um carneiro, para indicar seu nascimento no começo de Áries. Sua mãe morreu misteriosamente e Germana foi assassinada no final da adolescência), Botticelli (mistura do sangue do Batista com o do Nazareno) e vários outros como Rei Fernando da Espanha, Lucrecia Bórgia, Maria I da Escócia, Bonnie Prince Charlie, a imperatriz Maria Tereza da Áustria, sua filha Maria Antonieta, Isaac Newton, Thomas Jefferson, etc. Em dois mil anos de historia e evolução, há provavelmente cerca de um milhão de pessoas no mundo com o sangue de Jesus nas veias. Talvez mais, como diz no livro. E não há nada de elitista ou secreto nisso, caso realmente exista possibilidade de Jesus ter tido filhos.
O livro deixa claro que algumas coisas estão gravadas nos desígnios de Deus e algumas pessoas estão fadadas a desempenhar um determinado papel. Mostra com firmeza que o reino de Deus deve estar no coração, donde nenhum opressor poderá tirar. Um trecho belo é tido quando Jesus diz a Madalena que Deus cria seu plano e põe cada homem e mulher em seu lugar, mas não nos obriga a entrar em ação. Como qualquer bom pai, o senhor orienta seus filhos, mas também lhes dá a oportunidade de tomarem suas próprias decisões. O Senhor não nos determina nada, apenas nos orienta, cabendo a cada um escolher entre os planos divinos e os terrenos. Não se pode servir a Deus e aos prazeres físicos ao mesmo tempo. O Reino de Deus está para aqueles que optam por Ele e se sacrificam deixando o que é mundano para buscar o que é divino. Quanto a história revelada de Jesus e Madalena, eis um resumo breve: Madalena ia casar-se com Jesus quando se viu obrigada a casar com João Batista, o primo de Jesus. João batizou Jesus em reverencia ao acordo feito por ambos. No casamento de João (da linha sacerdotal de Aarão e Sadoq) com Madalena (a filha da casa de Benjamim), ocorrido na colina de Caná, na Galiléia, Jesus transformou a água em vinho. Algum tempo depois, Madalena foi (as escondidas de João) até a casa de Simão, numa reunião com os nazarenos. Lá ela encontra suas grandes amigas Salomé (filha de Herodíades e enteada de Herodes) e Verônica (irmã do credo nazareno, o qual era ensinado pela Grande Maria mãe de Jesus). Jesus falou que ela estava grávida e disse para deixar Betânea e ir imediatamente para as praias da Galiléia. Antes de conseguir executar tal fuga, João descobre que ela o desobedecera e a espanca. Em tal época, era comum nas familhas tradicionais o homem espancar uma esposa desobediente. Tentando se livrar da surra, ela conta que está grávida e João a rotula de prostituta. Salomé encontra-se às escondidas com Madalena no jardim e diante da raiva de vê-la tão machucada, pede para Herodes prender João em troca de apresentar-se para ele numa dança. Jesus livra Madalena de ser apedrejada e segue fazendo seus milagres, pregando a palavra d?O Caminho e ensinando as pessoas sobre a luz de Deus. João é executado por um centurião que separa sua cabeça do corpo. Salomé fica chocada quando sabe da morte de João, pois não esperava por isso, nem muito menos pelas historias mentirosas que começam a surgir sobre sua sexualidade. Na própria bíblia está escrito sobre o incesto dela com o padrasto e a exigência da cabeça de João numa bandeja de prata. Madalena dá a luz a um filho que chama de João-José. Madalena passa a ser vista como uma pecadora arrependida e Salomé como uma meretriz decadente, o que consolida a idéia das mulheres como seres inferiores. Jesus casa-se com a viúva Madalena numa praia da Galiléia e multiplica os peixes e pães durante o festejo lotado de curiosos que se deslocavam até Caná para conferir o ocorrido. Madalena fica grávida e dá a luz uma menina que chama de Sara-Tamar. Sara em homenagem a esposa de Abraão e Tamar em referencia as abundantes tamareiras da região. Jesus ressuscita Lázaro e assume o manto de João, sendo chamado de Batista redivivo. Madalena é envenenada, mas Jesus a salva (a bíblia conta uma versão oposta dizendo que Jesus expulsou os sete demônios da ?pecadora?, os quais estavam matando-a). Madalena passa o resto da vida sob os ataques dos que a desprezavam ou invejavam. Jesus resgata Ismédia (filha de Raquel e Jairo) da morte, e (a distancia) também cura Pito (filho de Pôncil Pilatos e Claudia Procula). A cura de Pito foi uma espada de dois gumes para Pilatos. Jesus pede (ordena) a Judas que o traia denunciando-o as autoridades e informando onde ele estaria. Fez isso porque queria ser preso fora da cidade e Getsêmani foi escolhido por não haver multidões, evitando assim tumulto e derramamento de sangue. Jesus já sabia de sua irrefutável morte como exemplo de amor supremo e novamente se reúne com os doze eleitos e todas as Marias, iniciando a noite com o ritual de unção, ou seja, lavando os pés de cada um. Depois ensina o mandamento de amar uns aos outros como Ele os havia amado. Os nazarenos seriam reconhecidos pelo amor. Jesus reparte o pão e o vinho. Apenas as Marias sabiam do plano de Jesus donde Judas procuraria Jairo para ser levado a presença de Anás e Caifás, pegando trinta moedas de prata para dar autenticidade a situação. Os outros discípulos não haviam sido informados disto porque Jesus não queria que corressem qualquer risco ou tentassem argumentar contra tal decisão. Ao dar o pedaço de pão embebido em vinho para Judas, Jesus lhe dá o sinal e diz para fazer depressa o que tem de ser feito. Os guardas aparecem com Judas durante a noite na colina donde estavam. Judas beija a face de Jesus para os discípulos compreenderem seu ato de pura obediência ao Mestre, e não de traição. Jesus é levado pelos soldados até os sacerdotes. Cláudia e Salomé ajudam Madalena a ver Jesus na prisão. Jesus fora espancado brutalmente e Madalena fica revoltada. Jesus acalma-lhe dizendo que quando perdoamos, estamos mais próximos de Deus e que aquele era o seu cálice, ou seja, a vontade do Pai. Em seguida Ele concede-lhe a liderança dentre os nazarenos, dando-lhe também O livro do Amor, escrito por si próprio, o que comprovaria sua vida e seus ensinos. Como Madalena estava grávida, Jesus lhe pede que dê o nome ao filho de Yeshua-Davi. Pilatos diz a Cláudia que não quer condenar Jesus, mas adianta que está sendo obrigado em nome de Herodes. Depois ele diz aos sacerdotes que não encontra culpa em Jesus para condenálo. Pilatos cumpre sua palavra perante o pedido de Cláudia e permite que Jesus, Madalena e os filhos se encontrem pela ultima vez. Jesus promete que não os deixaria, pois estaria com todos em espírito. No julgamento, Pilatos lava suas mãos em sinal de que a decisão final é do povo e não sua. Jesus é levado para Gólgota, donde é crucificado. Madalena faz vigília junto às demais Marias, banhadas pela chuva de um céu negro. Pretório, o soldado responsável em descer os corpos das cruzes, impede que as pernas de Jesus sejam quebradas (isso era feito para apresar o processo de sufocação). O corpo de Jesus é preparado pelas Marias para o sepultamento. Madalena cumpre os deveres de viúva no ritual fúnebre ungindo Jesus com mirra. Pouco depois Madalena descobre que Judas suicidara enforcando-se por não aceitar a injustiça dos julgamentos que todos estavam fazendo ao vê-lo como o maior ?traidor? de Cristo.
Madalena acorda durante a madrugada e intuitivamente vai até a tumba de Jesus. A pedra que precisara da força de uma dúzia de homens para fechar a tumba houvera sido removida e o corpo de Jesus sumira. Ela fica desesperada pensando que alguém roubara o corpo quando Jesus aparece e lhe pede para anunciar seu encontro com o Pai. Jônatas Anás e Caifás confessam a Pilatos que haviam cometido um erro terrível ao aceitarem apenas tardiamente que Jesus era o Filho de Deus. Ao final fica o ensinamento de Madalena: quando o Reino de Deus desperta no coração humano em forma de arrependimento sincero, não precisamos mais sofrer, pois Jesus sendo perdão e amor auxilia sempre no resgate dos débitos e erros cometidos. De uma maneira geral eu gostei bastante do livro e sinceramente não me cabe julgar a historia: obviamente acho uma utopia querer saber ao certo o que aconteceu a mais de dois mil anos atrás. Creio sim que exista um vasto tesouro de informações que não foram incluídas nos cânones tradicionais da Igreja e além do mais, não acho a bíblia confiável, porque cada religião tem uma tradução que defende a própria crença e isso cria antagonismos com contrastes impressionantes. Concordo que as versões da bíblia, bem como a maioria das informações documentadas, foram escritas sob camadas de distorções políticas, sociais e pessoais. Como diz a autora, cabe a cada leitor escolher qual versão da historia de Maria Madalena encontra eco no coração.

Daniel 26/02/2023

O segredo do anel
Uma história não muito envolvente, mas que na metade do livro fica bem mais envolvente, achei interessante sobre os fatos de Maria Madalena (agora acreditar ou não é outra história), meio dificil/absurdo de acreditar, não sei o que pensar sobre....
Já a história sobre o anel achei que seria mais emocionante, mas foi bem sem ação, tudo muito monótono, um pouco arrastado e muito detalhista, esperava mais da história e me decepcionei um pouco.
Foi uma boa experiência.
Sei também que a autora tem outros livros dessa série, mas sinceramente não pretendo ler.

Mari_Finco_Favero 18/03/2020

??
Mais um livro que envolveu e mexeu com esta que vos fala, que livro, que história, que trama!!!

Muito bom mesmo, um livro que faz você querer ver as obras de arte que são mencionadas. Assim como a obra de Dan Brown.

Esta que vos fala encontra-se ansiosa para ler o segundo volume.

nathy 09/11/2010

Simples assim.
A perspectiva da autora do papel de Maria Madalena, como discípula e esposa de Jesus, é fascinante, e é para mim mais fácil de crer do que as diversas versões da vida de Cristo.

Ela coloca Jesus como nosso Messias e salvador, sem deixar de lado sua humanidade, sendo capaz de amar, casar e ter filhos com Maria Madalena.

Além de mostrar o profundo respeito a participação da mulher nas decisões e na vida da família e até mesmo como lideres religiosas.

Aos em vez de meras procriadoras, como muitas religiões e seitas as personificaram no decorrer da história.

Eu acredito que o fato de Jesus ter tido uma familia não diminue as suas ideias e a mensagem d'O caminho que ele tentou nos passar, ao contrario agrega mais valor a suas palavras já que ele se torna um exemplo.
"Mas no começo do mundo Deus fez homem e mulher; por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se ligará a sua mulher e os dois de tornarão uma só carne. Assim eles não são mais dois, mas uma só carne".
MARCOS, Cap. 10, versículo 16.

Rauana8 22/12/2009

Muito bom, para quem gosta de um ramance juntamente com uma aventura investigativa.
suspensa até a ultimas páginas e instigador não da vontade de parar de ler ele ..

Recomendo muitOOO.

Renato 20/11/2009

O Segredo do Anel: O Legado de Maria Madalena
O tema central do livro são as personagens femininas que tiveram sua história modificada com o tempo, sendo a principal delas a polêmica Maria Madalena.

Durante uma viagem a Jerusalém, a escritora Maureen Paschal fica surpresa ao receber de um mercador, chamando-lhe pelo nome, um anel que, estivera esperando por ela durante anos. Desconcertada e sem saber o que fazer, Maureen aceita o presente e o utiliza no dedo na foto tirada para ilustrar a contra-capa de seu livro. Tempos depois, Berenger Sinclair, morador do Château des Pommes Bleues, na região de Rennes-le-Château, França, ao ver a fotografia de Maureen no livro, a identifica como "a escolhida". Segundo ele, somente a mulher digna de usar o anel estaria apta a descobrir o local exato onde está escondido um grande tesouro: o Graal que, nesta história, trata-se do Evangelho de Arques, escrito por Maria Madalena.

Com uma história bem contada e repleta de informações verídicas sobre locais, monumentos e obras de arte, Kathleen McGowan consegue neste livro surpreender o leitor, não pela história em si, pois lendas sobre o Graal não faltam nos últimos anos, mas pelo fato de, ao final de cada capítulo, a escritora acrescentar um trecho do suposto envangelho escrito por Maria Madalena, o que nos faz pensar: o evangelho realmente existe, ou suas palavras são meramente fruto da imaginação da autora? E mais: na segunda parte do livro, a autora viaja no tempo, nos leva à Galiléia no ano de 26 D.C, e conta a história de Jesus Cristo e Maria Madalena de uma forma totalmente nova, desde uma suposta rivalidade entre Jesus e João Batista, até os dias que se seguiram à crucificação, história essa que contradiz tudo o que é pregado pela Bíblia e pela Igreja.

E para quem não está satisfeito, O segredo do anel é apenas o primeiro de uma trilogia anunciada pela escritora. O segundo discorrerá sobre um outro evangelho: O Livro do Amor, escrito pelas mãos do próprio Jesus Cristo. Qual será o terceiro?

1 | 2 | 3 | 4