O Segredo do Anel Kathleen McGowan

Resenhas - O Segredo do Anel

1 | 2 | 3 | 4

Carla.Parreira 04/10/2023

O segredo do Anel
O livro fala de Maria Madalena como madrinha das mulheres incompreendidas, a primeira mulher de grande importância que teve sua vida alterada de forma intelectualmente intencionada e totalmente destorcida pelos cronistas da historia. Ela é colocada no livro como uma das seguidoras discípulas mais próximas de Cristo que foi cortada quase por completo dos evangelhos por motivos escusos descritos ao longo da leitura. De tal modo, Madalena não era uma prostituta, mas uma importante seguidora de Jesus, a primeira pessoa que o Senhor em ascensão escolheu para abençoar com seu aparecimento. Assim como noutros livros, boa parte da historia é baseada numa especulação sobre a linhagem sagrada provinda de Jesus e Madalena. Para mim isso é um assunto um pouco vago, pois se todos somos filhos do mesmo Pai, que diferença faz ser descendente direto de Jesus caso realmente ele houvesse desposado Madalena? O livro cita (pela historia fictícia da autora) alguns descendentes da linhagem sagrada: Francisco de Assis (o único santo conhecido a apresentar todos os cinco pontos de estigmas), Joana D?Arc (seu sobrenome indica que tinha alguma relação oculta com a região de Arques, embora tenha nascido em Domrémy. Alem disso, suas visões divinas indicariam sua linhagem), Santa Germana (filha do equinócio vernal e da ressurreição, representada por um cordeiro pascal e um carneiro, para indicar seu nascimento no começo de Áries. Sua mãe morreu misteriosamente e Germana foi assassinada no final da adolescência), Botticelli (mistura do sangue do Batista com o do Nazareno) e vários outros como Rei Fernando da Espanha, Lucrecia Bórgia, Maria I da Escócia, Bonnie Prince Charlie, a imperatriz Maria Tereza da Áustria, sua filha Maria Antonieta, Isaac Newton, Thomas Jefferson, etc. Em dois mil anos de historia e evolução, há provavelmente cerca de um milhão de pessoas no mundo com o sangue de Jesus nas veias. Talvez mais, como diz no livro. E não há nada de elitista ou secreto nisso, caso realmente exista possibilidade de Jesus ter tido filhos.
O livro deixa claro que algumas coisas estão gravadas nos desígnios de Deus e algumas pessoas estão fadadas a desempenhar um determinado papel. Mostra com firmeza que o reino de Deus deve estar no coração, donde nenhum opressor poderá tirar. Um trecho belo é tido quando Jesus diz a Madalena que Deus cria seu plano e põe cada homem e mulher em seu lugar, mas não nos obriga a entrar em ação. Como qualquer bom pai, o senhor orienta seus filhos, mas também lhes dá a oportunidade de tomarem suas próprias decisões. O Senhor não nos determina nada, apenas nos orienta, cabendo a cada um escolher entre os planos divinos e os terrenos. Não se pode servir a Deus e aos prazeres físicos ao mesmo tempo. O Reino de Deus está para aqueles que optam por Ele e se sacrificam deixando o que é mundano para buscar o que é divino. Quanto a história revelada de Jesus e Madalena, eis um resumo breve: Madalena ia casar-se com Jesus quando se viu obrigada a casar com João Batista, o primo de Jesus. João batizou Jesus em reverencia ao acordo feito por ambos. No casamento de João (da linha sacerdotal de Aarão e Sadoq) com Madalena (a filha da casa de Benjamim), ocorrido na colina de Caná, na Galiléia, Jesus transformou a água em vinho. Algum tempo depois, Madalena foi (as escondidas de João) até a casa de Simão, numa reunião com os nazarenos. Lá ela encontra suas grandes amigas Salomé (filha de Herodíades e enteada de Herodes) e Verônica (irmã do credo nazareno, o qual era ensinado pela Grande Maria mãe de Jesus). Jesus falou que ela estava grávida e disse para deixar Betânea e ir imediatamente para as praias da Galiléia. Antes de conseguir executar tal fuga, João descobre que ela o desobedecera e a espanca. Em tal época, era comum nas familhas tradicionais o homem espancar uma esposa desobediente. Tentando se livrar da surra, ela conta que está grávida e João a rotula de prostituta. Salomé encontra-se às escondidas com Madalena no jardim e diante da raiva de vê-la tão machucada, pede para Herodes prender João em troca de apresentar-se para ele numa dança. Jesus livra Madalena de ser apedrejada e segue fazendo seus milagres, pregando a palavra d?O Caminho e ensinando as pessoas sobre a luz de Deus. João é executado por um centurião que separa sua cabeça do corpo. Salomé fica chocada quando sabe da morte de João, pois não esperava por isso, nem muito menos pelas historias mentirosas que começam a surgir sobre sua sexualidade. Na própria bíblia está escrito sobre o incesto dela com o padrasto e a exigência da cabeça de João numa bandeja de prata. Madalena dá a luz a um filho que chama de João-José. Madalena passa a ser vista como uma pecadora arrependida e Salomé como uma meretriz decadente, o que consolida a idéia das mulheres como seres inferiores. Jesus casa-se com a viúva Madalena numa praia da Galiléia e multiplica os peixes e pães durante o festejo lotado de curiosos que se deslocavam até Caná para conferir o ocorrido. Madalena fica grávida e dá a luz uma menina que chama de Sara-Tamar. Sara em homenagem a esposa de Abraão e Tamar em referencia as abundantes tamareiras da região. Jesus ressuscita Lázaro e assume o manto de João, sendo chamado de Batista redivivo. Madalena é envenenada, mas Jesus a salva (a bíblia conta uma versão oposta dizendo que Jesus expulsou os sete demônios da ?pecadora?, os quais estavam matando-a). Madalena passa o resto da vida sob os ataques dos que a desprezavam ou invejavam. Jesus resgata Ismédia (filha de Raquel e Jairo) da morte, e (a distancia) também cura Pito (filho de Pôncil Pilatos e Claudia Procula). A cura de Pito foi uma espada de dois gumes para Pilatos. Jesus pede (ordena) a Judas que o traia denunciando-o as autoridades e informando onde ele estaria. Fez isso porque queria ser preso fora da cidade e Getsêmani foi escolhido por não haver multidões, evitando assim tumulto e derramamento de sangue. Jesus já sabia de sua irrefutável morte como exemplo de amor supremo e novamente se reúne com os doze eleitos e todas as Marias, iniciando a noite com o ritual de unção, ou seja, lavando os pés de cada um. Depois ensina o mandamento de amar uns aos outros como Ele os havia amado. Os nazarenos seriam reconhecidos pelo amor. Jesus reparte o pão e o vinho. Apenas as Marias sabiam do plano de Jesus donde Judas procuraria Jairo para ser levado a presença de Anás e Caifás, pegando trinta moedas de prata para dar autenticidade a situação. Os outros discípulos não haviam sido informados disto porque Jesus não queria que corressem qualquer risco ou tentassem argumentar contra tal decisão. Ao dar o pedaço de pão embebido em vinho para Judas, Jesus lhe dá o sinal e diz para fazer depressa o que tem de ser feito. Os guardas aparecem com Judas durante a noite na colina donde estavam. Judas beija a face de Jesus para os discípulos compreenderem seu ato de pura obediência ao Mestre, e não de traição. Jesus é levado pelos soldados até os sacerdotes. Cláudia e Salomé ajudam Madalena a ver Jesus na prisão. Jesus fora espancado brutalmente e Madalena fica revoltada. Jesus acalma-lhe dizendo que quando perdoamos, estamos mais próximos de Deus e que aquele era o seu cálice, ou seja, a vontade do Pai. Em seguida Ele concede-lhe a liderança dentre os nazarenos, dando-lhe também O livro do Amor, escrito por si próprio, o que comprovaria sua vida e seus ensinos. Como Madalena estava grávida, Jesus lhe pede que dê o nome ao filho de Yeshua-Davi. Pilatos diz a Cláudia que não quer condenar Jesus, mas adianta que está sendo obrigado em nome de Herodes. Depois ele diz aos sacerdotes que não encontra culpa em Jesus para condenálo. Pilatos cumpre sua palavra perante o pedido de Cláudia e permite que Jesus, Madalena e os filhos se encontrem pela ultima vez. Jesus promete que não os deixaria, pois estaria com todos em espírito. No julgamento, Pilatos lava suas mãos em sinal de que a decisão final é do povo e não sua. Jesus é levado para Gólgota, donde é crucificado. Madalena faz vigília junto às demais Marias, banhadas pela chuva de um céu negro. Pretório, o soldado responsável em descer os corpos das cruzes, impede que as pernas de Jesus sejam quebradas (isso era feito para apresar o processo de sufocação). O corpo de Jesus é preparado pelas Marias para o sepultamento. Madalena cumpre os deveres de viúva no ritual fúnebre ungindo Jesus com mirra. Pouco depois Madalena descobre que Judas suicidara enforcando-se por não aceitar a injustiça dos julgamentos que todos estavam fazendo ao vê-lo como o maior ?traidor? de Cristo.
Madalena acorda durante a madrugada e intuitivamente vai até a tumba de Jesus. A pedra que precisara da força de uma dúzia de homens para fechar a tumba houvera sido removida e o corpo de Jesus sumira. Ela fica desesperada pensando que alguém roubara o corpo quando Jesus aparece e lhe pede para anunciar seu encontro com o Pai. Jônatas Anás e Caifás confessam a Pilatos que haviam cometido um erro terrível ao aceitarem apenas tardiamente que Jesus era o Filho de Deus. Ao final fica o ensinamento de Madalena: quando o Reino de Deus desperta no coração humano em forma de arrependimento sincero, não precisamos mais sofrer, pois Jesus sendo perdão e amor auxilia sempre no resgate dos débitos e erros cometidos. De uma maneira geral eu gostei bastante do livro e sinceramente não me cabe julgar a historia: obviamente acho uma utopia querer saber ao certo o que aconteceu a mais de dois mil anos atrás. Creio sim que exista um vasto tesouro de informações que não foram incluídas nos cânones tradicionais da Igreja e além do mais, não acho a bíblia confiável, porque cada religião tem uma tradução que defende a própria crença e isso cria antagonismos com contrastes impressionantes. Concordo que as versões da bíblia, bem como a maioria das informações documentadas, foram escritas sob camadas de distorções políticas, sociais e pessoais. Como diz a autora, cabe a cada leitor escolher qual versão da historia de Maria Madalena encontra eco no coração.

Lucy 23/07/2023

Interessante
As ideias que o livro traz são interessantes e não vou trazer spoilers sobre a minha parte de maior interesse explicando como se dão as narrativas sobre as passagens do período histórico da vida de Maria Madalena, mas é algo que se espera, seja em visões, especulações ou como for, são as minhas partes preferidas.
O livro foi indicado em uma aula sobre Maria Madalena e só descobri mais sobre a autora lendo a obra. Portanto... recomendo que leiam antes se não gostam de romance açucarado. O foco é criar um romance de ficção para entregar a história de Maria Madalena pesquisada pela autora e que não pode ser comprovada por fontes, mas que permeia outros eixos que não os acadêmicos e por isso não são de grande conhecimento no mundo, mas sim de regiões específicas e de tradições mais orais.
Não espere muito da ficção, mas as revelações podem mexer muito com vc.

Daniel 26/02/2023

O segredo do anel
Uma história não muito envolvente, mas que na metade do livro fica bem mais envolvente, achei interessante sobre os fatos de Maria Madalena (agora acreditar ou não é outra história), meio dificil/absurdo de acreditar, não sei o que pensar sobre....
Já a história sobre o anel achei que seria mais emocionante, mas foi bem sem ação, tudo muito monótono, um pouco arrastado e muito detalhista, esperava mais da história e me decepcionei um pouco.
Foi uma boa experiência.
Sei também que a autora tem outros livros dessa série, mas sinceramente não pretendo ler.

De Andrade 21/01/2022

O Segredo do Anel
Achei interessante como são abordadas a vida de Jesus e a história de Maria Madalena.
Nos faz repensar muita coisa e questionar alguns dogmas criados ao longo do tempo. Leitura fácil que mescla vida real com eventos históricos.

MizukaYoshino 28/10/2020

Foi um dos livros mais interessantes desse tema que li!
Adorei a forma como abordaram a Madalena (inclusive descobri que faço aniversário no mesmo dia!)

Jorisdana 20/09/2020

Um dos melhores do ano!!! Li pouco depois de ler Códico da Vinci e achei as "revelações" ainda mais surpreendentes. Me emocionei demais, e a história me prendeu SUPER. Só senti falta do livro apontar quais os fatos eram "baseados em fatos reais" e quais eram fictícios, tive que ficar pesquisando tudo que tinha no livro pra me certificar se era real ou não. Mas o livro é excelente,recomendo demais!

Luciana.Paiva 13/06/2020

Para acreditar basta ter Fé, assim é o verdadeiro Mistério.
Narrativa envolvente pela própria polêmica do tema. Pensar no "Código da Vinci" é absolutamente involuntário, afinal de contas o livro versa sobre o relacionalmento afetivo de Jesus e Maria Madalena e, a tentativa por séculos de mascarar a verdadeira história decorrente dessa linhagem. Enquanto a protagonista Maureen tenta entender o significado de suas visões, a vida da própria Madalena se entrelaça com a dela para que seja possível encontrar as explicações que trarão paz e sentido para tudo. Mais surpreendente pra mim foi o Posfácio, afinal de contas 20 anos pesquisando para escrever um livro é algo no mínimo louvável, demonstra que algumas convicões são construídas com trabalho árduo e outras precisam apenas de Fé pra existir. Um livro que me deixou cheia de Paz e Luz, obrigada Kathleen McGowan.

Mari_Finco_Favero 18/03/2020

??
Mais um livro que envolveu e mexeu com esta que vos fala, que livro, que história, que trama!!!

Muito bom mesmo, um livro que faz você querer ver as obras de arte que são mencionadas. Assim como a obra de Dan Brown.

Esta que vos fala encontra-se ansiosa para ler o segundo volume.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2019

A protagonista do romance é a jornalista e escritora Maureen Paschal. Com a intenção de escrever um livro que faça justiça a personalidades femininas difamadas por razões políticas ao longo dos séculos, ela corre o mundo em busca de documentos raros que contradigam a História oficial. Sua pesquisa começa em Jerusalém, onde a jornalista pretende localizar documentos que a ajudem a escrever o capítulo que dedicará a Maria Madalena. Perambulando pelas ruas da Cidade Santa, a pesquisadora se sente estranhamente atraída por um anel, exposto num antiquário.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8532520960

Jessica Becker 06/09/2017

O segredo do Anel
"A história não é o que aconteceu. A história é o que foi escrito." (pág. 413)

Thriller de conspiração é um gênero que, via de regra, é caracterizado por personagens, geralmente jornalistas, escritores ou historiadores, que percebem algo e investigam até descobrirem uma conspiração, pondo em risco suas vidas. Os autores desse gênero fazem uso de fatos e personagens históricos misturados à ficção, para dar mais veracidade ao enredo. Um exemplo bastante famoso deste tipo de thriller é o livro O Código da Vinci, do norte-americano Dan Brown. Outro exemplo, não tão conhecido mas sobre o qual falarei a seguir, é O Segredo do Anel, de Kathleen McGowan.

"Há amargas rivalidades em nossa terra, abbé Healy. Projetam-se ao longo de muitos anos e não admitem a voz da razão. Esta região...é inundada pela luz mais bela. Mas essa luz às vezes atrai as trevas mais terríveis. Lutamos contra as trevas da melhor forma possível. Mas, como aconteceu com os nossos ancestrais, nem sempre vencemos." (pág. 156)

Na obra de McGowan, Maureen é uma jornalista e escritora que passa a ter visões envolvendo uma mulher misteriosa, durante e após uma viagem a Jerusalém. Depois de retornar para casa, Maureen escreve e publica um livro defendendo figuras históricas femininas controversas, apresentando argumentos que as inocentem de suas acusações. Uma das mulheres defendidas pela jornalista é a personagem bíblica Maria Madalena.

O livro escrito por Maureen atrai a atenção de um ricaço francês, Berenger Sinclair, que a convida a visitá-lo e a hospedar-se em seu castelo. Ele promete respostas para as perguntas que a escritora tem feito a si mesma sobre seu pai desde criança.

Na França, hospedada no castelo de Berenger, Maureen se descobre descendente de Maria Madalena e consegue as respostas que procurava desde a infância. Além disso, fica sabendo de um tesouro revolucionário, capaz de mudar o rumo da humanidade. Mas ela não será a única a procurar tal tesouro. A busca envolverá homens perigosos, que não medirão esforços para encontrar aquilo que procuram.

"Não é que o Evangelho tenha mudado. Apenas passamos a compreendê-lo melhor. Chegou o momento de discernir os sinais dos tempos, de avaliar as oportunidades e olhar para a frente." (pág. 78)

Antes de opinar sobre a qualidade do livro e apresentar seus pontos negativos e positivos, quero deixar claro que o analisarei sob a perspectiva de uma obra de ficção, sem levar em conta minhas crenças religiosas ou a falta delas. Dito isso, posso começar afirmando que O Segredo do Anel é uma obra muito inteligente e envolvente, mas que desperdiça seu potencial em personagens rasos e um desfecho decepcionante.

"Já que o demônio demonstrava grande habilidade em tentar os homens para a perdição, a mesma habilidade devia ser demonstrada para salvá-los." (pág. 152)

McGowan, além de utilizar personagens reais e basear-se em algumas histórias que circulam na Europa sobre o Santo Graal, faz uso de pinturas famosas e artistas renomados para tecer sua trama. Ler a teoria levantada por um dos protagonistas ao mesmo tempo em que visualizava a obra por ele mencionada, fez com que parecesse que aquilo que era narrado pela autora em O Segredo do Anel realmente tivesse acontecido.

Outro ponto positivo da obra é sua narrativa fluída e envolvente. O leitor consegue visualizar muito facilmente as cenas e os diálogos, de tal modo que parece estar assistindo a um filme. A partir de determinado ponto da obra, a maneira como a história era contada foi a única coisa que me impediu de abandonar sua leitura.

Se por um lado a trama é inteligente e muito bem elaborada, por outro as informações que temos dos personagens são escassas. Tudo o que sabemos é o básico do básico, não desenvolvendo no leitor sentimento capaz de fazê-lo torcer por alguém. A única personagem que conseguiu ganhar minha afeição foi Maria Madalena e, ainda assim, foi quase no final da narrativa. Não me preocupava com o que aconteceria com eles, se sofreriam ou se teriam um final feliz. Tudo o que eu queria saber era do que se tratava o tesouro e qual seria o rumo dado a ele.

Além disso um romance forçado (não entendo a mania que alguns escritores tem de forçar romances goela abaixo do leitor quando não é necessário!) e um desfecho fraco, quando comparado com a dimensão do problema que os protagonistas tinham em mãos, afastaram qualquer possibilidade de um dia eu vir a ler os outros dois livros que compõem esta trilogia.

"Sabe o que não posso compreender? Por que incomoda tanto as pessoas a ideia de que Jesus foi casado e teve filhos? Como isso pode diminuir sua mensagem? Por que os cristãos se sentiriam ameaçados?" (pág. 267)

Assim, o primeiro livro da trilogia O Legado de Maria Madalena começa bem mas vai perdendo o fôlego à medida em que se aproxima do final. A narrativa fluida e a trama inicialmente inteligente não foram o suficiente para superar os personagens rasos, as situações forçadas e o desfecho fraco, tirando qualquer interesse em continuar a leitura da saga.

site: https://acervodajess.wordpress.com/2017/09/25/resenha-38-o-legado-de-maria-madalena-o-segredo-do-anel/

mara sop 27/07/2017

A verdade por trás do que foi escrito
A escritora Maureen Paschal descobre uma forte ligação com um anel muito antigo, que tem possivelmente pelo menos mil anos de idade, e ao pô-lo no dedo, passa a ter sonhos com a crucificação de Cristo e com uma mulher de véu vermelho que só pode ser Maria Madalena. Esses sonhos a fazem entrar em contato com Berenger Sinclair, um poderoso nobre escocês dono de um castelo no sudoeste da França, que a convida para participar de uma festa, e logo em seguida ajudá-la a desvendar os mistérios desses sonhos inquietantes. O que ela não sabe é que Berenger é um dos líderes de uma importante sociedade secreta que visa proteger a memória e o legado de Maria Madalena.

Eis que aos poucos, Maureen vai conhecendo a verdadeira história de controversa mulher, que na verdade não foi apenas a Apóstola dos Apóstolos, mas também a esposa de Jesus e mãe de seus filhos, e que através dos descendentes desse importante casal nasceram as principais casas reais da Europa, e que essa linhagem permanece até hoje protegendo os segredos de Madalena.

Recentemente eu li um livro sobre Maria Madalena de uma autora que amo, mas que não me envolveu como os outros livros dela. Eu esperava mais, e me senti um pouco frustrada ao terminá-lo, mas eis que ao pegar O Segredo do Anel, encontrei tudo aquilo que esperava sobre a história dessa mulher fantástica e ainda mais um pouco. Esse livro tem tudo bem dosado, aventura, mistério, misticismo, drama, conspiração, sociedades secretas, caça ao tesouro... além de um belo e envolvente romance, e é dividido entre presente e passado na medida certa.

Ver um Jesus humano, casado com a bela Madalena, que nada tinha de pecadora, prostituta ou possuída por demônios como sempre pregou a Bíblia e tantos outros livros, foi um verdadeiro deleite. E é claro que não podia deixar de ter aquele gostinho de quero mais que é saciado nos próximos livros. Há, e tem um verdadeiro presente aos amantes de história da arte na descrição de inúmeras obras de arte cheias de simbologia e beleza.

E lembrem-se: "A verdade não é o que aconteceu. É o que foi escrito."

O Segredo do Anel, é o primeiro livro da série O Legado de Maria Madalena, e é seguido por O Livro do Amor (que também é maravilhoso, mas falarei dele numa próxima resenha), e The Poet Prince (ainda inédito no Brasil, mas espero que venha logo, pois na minha humilde opinião, é o melhor dos três). O livro 4 ainda está sendo escrito pela autora, e falará de Ana Bolena e Henrique VIII. Quem mais tá ansioso pra ler essa série toda numa pegada só?

site: https://goo.gl/3NVqM1

Josias.Lopes 30/12/2016

O Segredo do Anel
Livro interessante pois mistura personagens não tao vistos assim na história da religião, e por abordar um Jesus mais humano mesmo que de modo fictício, o livro tem ritmo constante e não entedia em momento algum, muito bom

@uaitolendo 16/09/2016

O segredo do anel
Mais um livro sobre Maria Madalena que leio.Nesse livro Jesus tambem e participante.Assim como a personagem Maureen a chama,vou chama-la tambem.Minha Maria. Por varias vezes me senti reelendo "O Codigo DaVinci" pela quinta vez. E nao,nao acho ruim. Me mostra que os autores procuram conhecero que estao escrevendo. Nao colocam no papel qualquer coisa que vem a mente. Ha uma pesquisa, um fundo historico dentro da ficcao e eu acho um maximo isso. Adoro livro assim. Li outro livro recentemente "Labirinto" que tambem ten fotos que sao descritos no "Segredo do Anel". No "Segredo do Anel" Maria Madalena não é a "prostituta" que nos foi apresentada pela igreja,digamos que era a atriz coadjuvante que apos a morte de Jesus se tornou a atriz principal. Maria Madalena teve um importante papel na historia. O livro ressalta o lado humano de Jesus Cristo. Que Maria Madalena foi sua esposa e mãe dos seus filhos. Pra quem acredita nessa teoria esse livro e um prato cheio. A autora se aprofunda para falar do Povo Cataro de Languedoc. Esse livro e de uma riqueza de conhecimento,que eu me perco nas palavras para falar dele. Pra mim o ponto alto do livro e a rivalidade criada e manipulada entre Jesus e Joao Batista. Deixou o livro bem maia empolgante. O livro mostra Jesus como o maior genio e lider de todos os tempo sem puxar pro lado religioso. E Maria Madalena e Judas Iscatiotes sendo seus maiores e mais fieis seguidores. Vale mto a pena a leitura desse livro.

Carla 30/01/2016

Fantástico! Uma descoberta surpreendente de fatos históricos relevantes e que eu desconhecia por completo. Tão didático quanto fictício.

1 | 2 | 3 | 4