Europa Medieval

Europa Medieval Donald Matthew

Resenhas - Grandes Civilizações do Passado - 11

Rodolfo Schreiner 08/08/2016

Poderia ser Melhor
O livro deveria conter explicações mas amplas, pois deixa a desejar em alguns temas. Ficam questões muito vagas por causa das simples colocações que contém. Por exemplo: sobre as cruzadas praticamente não há nada. E as cruzadas são um tópico muito conhecido na história da Europa medieval. Quem quiser começar a se aprofundar neste tema recomendo ler o livro Cruzadas de Cécile Morrison.

Outra grande falha deste livro está no fato de não lançar uma boa idéia sobre como era a vida na Idade Media. Como as pessoas viviam? Quais eram os seus objetivos? Como atuava a igreja? Como a sociedade era dividida?

Na Idade Média a igreja era a instância mais poderosa socialmente e politicamente, e isto não ficou claro neste livro. O pensamento cristão e seus valores eram muito fortes na percepção das pessoas medievais, e isto não ficou claro neste livro.

Outros valores também eram muito importantes na sociedade medieval. A sociedade era dividida em três classes, oratores (os que oram), belatores (os que guerreiam) e laboratores (o que trabalham). Esta nomenclatura é usada nos livros dos historiadores medievais. Isto também não é explicado neste livro.

Este outros fatores compõem o que se conhece como Feudalismo, que é o modo que organiza toda a sociedade. Este livro não deixa isto claro e NÃO cita o feudalismo!!! Um grave erro.

Este livro deveria deixar isto claro para se poder perceber como funcionava a sociedade feudal européia. Recomendo ler o livro Feudalismo de Hilário Franco Júnior para se ter uma idéia sobre a organização social e produtiva da Europa medieval.

Há um texto no começo deste livro que se chama Os historiadores e a Idade Média e mostra como a Idade Média era abordada pelos historiadores do passado e de hoje. Este texto é interessante e mostra o que o título propõe.

Há também uma frase no final da introdução onde o autor diz "a Idade Média deve ser vista de modo diferente século após século." Isto é certo porque enquanto o temo vai passando, a Idade Média vai se diferenciando. Isto porque sua cultura não é extática. Aliás tal modo de estudo também deve ser aplicado quando comparamos as diversas regiões europeias.

Então a Idade Média deve ser estudada de modo personalizado século após século e de região em região. A Inglaterra anglo-saxã não seguiu o mesmo desenvolvimento da França e nem do Império Bizantino.

Pelo menos as fotos são boas.

Inlectus 27/06/2009

Obra excelênte.
Conhecimento profundo cheio de riqueza, detalhado e com belas gravuras.